Rita Maria Cardoso Meirelles, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes da Cunha, Raquel Cupolillo Simões de Sousa, Ivail Muniz Junior, Clayton Gonçalves Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Ensino Médio | Matemática | Funções |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Fonte da Imagem: http://www.sinmec.ufsc.br/sullivann/inicio.html
Se montar a figura já é um problemão, imagine o trabalho que será movê-la! Para mover toda a figura, é necessário saber como e para onde mover cada pequeno polígono que a compõe. Porém, desde que saibamos resolver o problema mais simples de como mover um polígono, poderemos mover a figura inteira, bastanto para isso, mover um polígono de cada vez. Desse modo, para aprender a fazer animações computacionais, devemos, em primeiro lugar, aprender como animar polígonos, por exemplo, um triângulo.
1) Desenhe o segmento que une os pontos (0,0) a (1,0).
2) Desenhe o segmento que une os pontos (1,0) a (1,1).
3) Desenhe o segmento que une os pontos (1,1) a (0,0).
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http://www.im.ufrj.br/dmm/projeto/projetoc/precalculo/sala/conteudo/conteudop.htm
A figura ao lado foi traçada ligando-se os pontos (0,3),(1,2),(3,2),(5,3),(6,2),(6,5),(5,4),
(3,5),(1,5),(0,4),(0.5,3.5),(0,3) por segmentos de reta e marcando-se o ponto (1,4) por um pequeno losango.
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http://www.im.ufrj.br/dmm/projeto/projetoc/precalculo/sala/conteudo/conteudop.htm
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Reflexão
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Translação | Rotação | Reflexão com Deslizamento |
1º) Faça a exposição oral com apoio de um projetor para as imagens disponíveis acima.
2º) Leve os alunos para um laboratório de informática.
3º) Apresente as informações a seguir.
Uma outra classe de transformações é obtida quando fixamos um ponto do plano e giramos a figura de um ângulo alpha qualquer, ao redor deste ponto.
http://www.im.ufrj.br/dmm/projeto/projetoc/precalculo/sala/conteudo/capitulos/cap26s2.html
Considere, por exemplo, o triângulo cujos vértices são dados pelos pontos (1,1), (1,3), (2,1). (Figura A). Agora vamos girar esta figura. Copie a figura numa folha de papel transparente e recote-a usando a linha pontilhada como guia. Espete um alfinete na origem do sistema de coordenadas e use este alfinete para prender o recorte no desenho da Figura A, de modo que as duas figuras coincidam perfeitamente. Gire o recorte 90 graus no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, isto é, de tal modo que o eixo x do recorte coincida com a posição do eixo y na figura original. O triângulo do recorte deve estar agora na mesma posição do triângulo mostrado na Figura B.
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Figura A | Figura B |
Esta transformação é definida geometricamente como uma rotação de 90 graus em relação à origem. A animação abaixo ilustra este movimento.
http://www.im.ufrj.br/dmm/projeto/projetoc/precalculo/sala/conteudo/capitulos/cap26s2.html
1º) Faça a exposição oral com apoio de um projetor para as imagens disponíveis acima.
2º) Ainda com os alunos no laboratório de informática, indique os sites abaixo para que eles possam visualizar a rotação de figuras.
http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/RotacaoFigura.html
http://www.im.ufrj.br/dmm/projeto/projetoc/precalculo/sala/conteudo/capitulos/Rot2.htm
1º) Faça a exposição oral com apoio de um projetor para as imagens disponíveis acima.
2º) Ainda com os alunos no laboratório de informática, indique os sites abaixo para que eles possam visualizar a reflexão de figuras.
http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/tecnologias/minicursos/xenem/SimetriaAxial.html
Atividade Extra
Como já vimos, transformações podem ser combinadas. Isto é feito executando-se várias transformações em seqüência. Neste caso, a ordem em que as transformações são executadas é importante no resultado final. Nesta atividade vamos explorar a combinação de reflexões e translações.
Indicamos que o professor acesse o site: http://www.im.ufrj.br/dmm/projeto/projetoc/precalculo/sala/conteudo/capitulos/reflexn3.htm e manipule os objetos para mostrar como podem ser combinadas as transformações de Reflexão e translação.
Como avaliação individual sugerimos a atividade disponível no link:
http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/ExerAula5Rotação.pdf
Outras ideias para questões podem ser retiradas da lista de exercícios disponível em
http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/Atividades_rotacao.pdf