Al?xia P?dua Franco
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Educando e o lugar de viv?ncia |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Migra??es, cultura e identidades |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Cidadania e cultura no mundo contempor?neo |
Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Organiza??o hist?rica e temporal |
Para o desenvolvimento desta aula, não é necessário o conhecimento de outros conceitos ou assuntos, pois estes serão desenvolvidos no decorrer da própria aula.
Atividade 1 - Desafio histórico
Para iniciar o estudo sobre as fontes históricas, suas características e tipos, o professor deve escolher um tema que motive a sua turma de alunos e lançar o seguinte desafio:
Se quisermos conhecer e escrever a história de (falar o tema) onde podemos pesquisar?
Como exemplo, e a partir do pressuposto de que esta atividade será realizada no início do ano, época de professores e alunos se conhecerem melhor, sugerimos como tema a história de cada aluno e professor da turma. Então, o desafio seria:
Se quisermos conhecer e escrever a história de cada um da nossa turma onde podemos pesquisar?
A partir deste desafio, pedir para os alunos, em casa, procurarem objetos, imagens, sons, escritos que eles possam levar para sala de aula para que através deles a turma possa conhecer a sua história.
Atenção! Peça para os alunos idenficarem as fontes que levarem para sala de aula com seu nome completo. Isto facilitará que, após a exposição montada na atividade 2, os alunos consigam reconhecer e recuperar suas fontes.
Atividade 2 - Reconhecendo as fontes históricas
Solicitar a cada aluno que apresente as fontes que eles encontraram em sua casa para que, através delas, os alunos possam conhecer a sua história.
No decorrer da apresentação, o professor deve solicitar aos alunos que separem, classifiquem e organizem as fontes levantadas por cada aluno. Para isto, o professor deve, em um espaço da sala, organizar uma exposição, dividindo-a em 5 espaços para se colocar as fontes levadas pelos alunos:
- uma espaço para as fontes que contêm imagens,
- outro para as fontes que contêm escritos,
- outra espaço para objetos,
- outro para fontes que contêm imagens de edificações,
- outro para fontes que contêm sons.
Após a apresentação de cada fonte, o professor deve instigar os alunos a decidirem em qual dos espaços da exposição eles devem colocar a fonte apresentada.
Observação:
Fonte escrita: uma carta, uma certidão de nascimento, um livro, etc.
Capa de livro apresentado por um aluno da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba UFU) para mostrar material didático utilizado por seu avó nos anos 1930. |
Fonte oral: um depoimento escrito ou gravado, uma música grava em CD ou vinil, etc.
Capa de CD apresentado por aluna da Eseba UFU para mostrar as músicas que gostava de ouvir em sua infância Atenção! Explicitar para os alunos que a fonte oral não é a imagem do CD, mas a música gravada no CD. |
Fonte imagética: um filme, uma foto, uma pintura, um desenho, etc.
Desenho apresentado por uma professora dos alunos da Eseba UFU para mostrar um brincadeira feita por sua família no ritual de passagem do ano de 2006 para 2007 |
Fonte material: roupa, moedas, brinquedo, etc.
Boneca apresentada por aluna da Eseba UFU para mostrar um dos brinquedos que gostava quando criança |
Fonte arquitetônica: um monumento, uma casa, um prédio, etc.
Foto de fonte arquitetônica apresentada por aluno da Eseba UFU para mostrar local onde gostava de passear nos fins de semana: Praça Clarimundo Carneiro, em Uberlândia, 2008. Atenção! Em relação a fonte arquitetônica, é importante explicar para os alunos que, pela impossibilidade de levá-la até a sala de aula, pois é uma edificação, levou-se um registro fotográfico/imagético desta fonte. |
Após a apresentação, por alunos e professores, das primeiras fontes por eles levantadas, é interessante incentivá-los a procurar, em suas casas, pelo menos uma fonte para eles colocarem em cada um dos cinco espaços da exposição.
Atividade 3 - Classificando e conceituando as fontes históricas
Após as atividades 1 e 2, com a exposição das fontes organizada, pedir para os alunos, a partir do que descobriram com a apresentação de cada colega e com a montagem da exposição, criarem, por escrito, um conceito para fonte histórica e escolherem nomes que definam cada um dos 5 tipos de fontes expostos (as com som, as com escrito, as com imagens, as com edificações, as que são objetos).
Pedir para os alunos apresentarem seus conceitos e os nomes que deram para cada tipo de fonte.
No decorrer das apresentações, ir elaborando respostas coletivas que os alunos devem anotar no caderno como síntese da atividade realizada. Esta síntese pode-se basear nas seguintes ideias:
As fontes históricas nos permitem conhecer, através da sua observação e análise, a história de uma pessoa ou de um acontecimento. Elas podem ser de diversos tipos como:
Fontes Orais: reproduzem em CDs, MP3, DVDs ou anotações escritas as lembranças que uma pessoa conta sobre um acontecimento ou tempo passado;
Fontes Escritas: são documentos escritos em papéis ou digitalizados que registram um acontecimento passado;
Fontes Iconográficas ou Imagéticas: são imagens sobre um acontecimento passado registradas em fotos, DVDs, quadros, cartões;
Fontes Materiais: são objetos usados no passado;
Fontes Arquitetônicas: são casas, monumentos e outras construções edificadas no passado.
Atenção! Se os alunos inventarem nomes diferentes dos listados acima para identificarem cada tipo de fonte, citá-los no texto coletivo, mas também registrar os nomes acima, explicando que eles são os mais usados pelos profissionais que escrevem a História - os historiadores.
Esta atividade pode ser uma atividade conjunta entre Português e História, pois além dela desenvolver os conceitos e a tipologia das fontes históricas, elas contribuem para que os alunos desenvolvem a capacidade de sintetizar, por escrito, suas descobertas e análises.
A avaliação da aprendizagem deve ser realizada através da análise da participação de cada aluno nas atividades 1, 2 e 3, observando se ele conseguiu identificar e classificar os diferentes tipos de fontes históricas, conceituar fonte histórica e criar nomenclaturas para identificar cada tipo de fonte histórica.