Portal do Professor

Início do Conteúdo

Música - Criação de canção - “Estudando o samba” (parte 1)

Autor e Co-autor(es)

Leonardo Stefano Masquio imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Rodrigo Russano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Artes Música: Canal
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Atividades produtivas e as relações sociais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer um breve perfil histórico do gênero samba.
  • Ouvir e identificar características de canções de samba tradicionais e experimentais.
  • Conhecer processos de criação de compositores de samba.
  • Iniciar composição utilizando as características do estilo.

Duração das atividades

1 aula de 2 horas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Não são necessários conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

I Bienal do Samba - TV Record (maio, 1968) - http://1.bp.blogspot.com/_EdHLYYNjf7s/RwRKKcvxPcI/AAAAAAAAGY0/0yQYwhJK9RU/s1600/bienal-do-samba.jpg

 

         Caro Professor(a), nesta série de três aulas "Estudando o samba" propomos uma breve abordagem do gênero por meio de pesquisa histórica, audição crítica e criação de canções.

         É muito vasto o número de produções textuais sobre samba. Para compor esta bibliografia básica, vide links 2 a 9 em Recursos Complementares. Também indicamos o site de consulta discográfica "Discos do Brasil", vide link 1 em Recursos Complementares. O site oferece acesso a amplo acervo de música popular brasileira, inclusive com a possibilidade de audição de trechos de muitos dos discos elencados.

         Também nesta série propomos um diálogo entre o tradicional gênero popular brasileiro com experiências contemporâneas que se apropriam da linguagem do samba. O título desta série de aulas é inspirado no disco "Estudando o Samba" de Tom Zé. Nesta obra, o artista apresenta uma série de possibilidades de leituras e interpretações do estilo motivando novas fusões do samba com outros gêneros populares. Recomendamos uma visita ao site oficial do artista, vide link 10 em Recursos Complementares. 

          

Atividade 1 - Conhecendo tipos de samba

Roda de samba - http://1.bp.blogspot.com/_xwnFU4zG0QM/TPfWmdNEeOI/AAAAAAAAB6M/gikjsYrVZIg/s1600/cultura_samba.jpg

         Professor, inicie a aula apresentando aos alunos alguns exemplos sonoros do gênero samba tradicionais e outros de derivações e fusões contemporâneas com o estilo. 

         Músicas sugeridas:

  1. "Pelo telefone" - (Donga) - http://www.4shared.com/audio/D3LrZbTB/Baiano_-_Pelo_Telefone__comp_D.html
  2. "O sol nascerá" - (Cartola) - http://www.4shared.com/audio/WcbhkO2b/06_O_Sol_Nascer.html
  3. "Liberdade, Liberdade! Abra as asas sobre nós" - (Samba de enredo da Imperatriz Leopoldinense de 1989) - http://www.4shared.com/file/221123788/7e25bfcb/SAMBAS_ENREDOS_-_INESQUECIVEIS.html
  4. "Folhas secas / Exaltação à Mangueira" - (Nelson Cavaquinho / Enéas Brites da Silva e Aloísio Augusto da Costa) - http://www.4shared.com/audio/x3vpAEzL/12Folhas_Secas_-_Exaltao__Mang.html
  5. "A flor e o espinho" - (Nelson Cavaquinho) - http://www.4shared.com/audio/_MrQ64_n/39_Nelson_Cavaquinho_-_A_Flor_.htm
  6. "Foi um rio que passou em minha vida" - (Paulinho da Viola) - http://www.4shared.com/audio/tBKNtHRp/26_Foi_um_Rio_que_passou_em_mi.htm
  7. "Isto, aqui o que é?" - (Ary Barroso) - versão João Gilberto - http://www.4shared.com/audio/7yvcfEIB/08_Isto_Aqui_O_Que_E-.htm
  8. "A felicidade" - (Tom Jobim) - versão Tom Zé álbum "Estudando o samba" - http://www.4shared.com/audio/PcQX204j/a_Felicidade_-_Tom_Z.htm
  9. "O telefone tocou novamente" - (Jorge Benjor) - http://www.4shared.com/audio/Secc3iam/Samba_Rock_Jorge_Benjor_-_O_Te.html
  10. "Eu sambo mesmo" - (Janet de Almeida) - Interpretação de Roberta Sá - http://www.4shared.com/audio/Gpc9hOMa/Roberta_Sa_-_Eu_Sambo_Mesmo.html
  11. "Essa moça tá diferente" - (Chico Buarque) - versão Bossa Cuca Nova - http://www.4shared.com/audio/BwMlqV-Y/Bossacucanova__Wilson_Simoninh.htm

 

           Peça para os alunos apontarem características sonoras, timbrísticas, estilísticas identificadas nas diversas gravações ouvidas. Anote os comentários dos alunos no quadro. 

           Em um segundo momento analise com a turma se estas características possivelmente diversas se relacionam com todos os tipos de samba ouvidos. Faça uma seta e associe às músicas que dialogarem com as características levantadas. 

           Problematize: como um gênero musical como o samba pode ser representado por um repertório tão vasto e variado de estilos? É possível apontar uma única vertente que seja de fato o samba? Há 'o samba' ou o que existem são 'os sambas'?

 

Atividade 2 - O samba no cinema

"O Mistério do Samba" - http://fhenso.files.wordpress.com/2008/09/wp4_800x600.jpg

           Professor, exiba aos alunos o filme "O mistério do samba", que remonta às origens do samba a partir da velha guarda de uma das escolas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro, a Portela. No filme, percebemos a conexão com as novas gerações, no interesse de pesquisa da cantora Marisa Monte, cultuando o samba considerado de ´raíz´ e ao mesmo tempo reenquadrando-o em um cenário de música pop. 

          Para o download do filme "O mistério do samba" vide link: http://depositfiles.com/pt/files/qnz1szsi6

          Ao final da exibição, promova um debate com a turma polemizando aspectos como:

  1. O samba é um gênero puro? Existe o samba de raíz? Há uma única versão e verdade absoluta sobre o que é samba e o que não é?
  2. Que características, diferenças e semelhanças podemos identificar no samba praticado pelas personagens do filme?
  3. Que variações do gênero samba conhecemos? Samba canção, Samba chula, Samba choro, Samba de enredo, Samba de breque, Samba bossa, Samba Rock, Samba Funk. 

          Proponha aos alunos uma pequena pesquisa para ser desenvolvida em casa. Divida a turma em grupos e proponha que cada grupo se responsabilize por pesquisar uma das variações do conceito geral ´samba´. Um dos subgêneros exemplificados no item 3. Peça para que preparem uma apresentação comentando aspectos históricos e suas características musicais. 

 

Atividade 3 - Exercício de composição

Obra de Heitor dos Prazeres - http://2.bp.blogspot.com/_2T4l73KRSuY/TVEkcUD5TuI/AAAAAAAABJI/qpMbytg4XKU/s400/samba-do-crioulo-doido%255B1%255D.jpg

 

           Construa com os alunos um banco de palavras para um primeiro exercício de composição de um samba. Peça que a turma diga termos, expressões, características observadas e faça uma grande lista. Posteriormente estas palavras serão organizadas em frases e receberão uma melodia de acordo com o subgênero de samba escolhido. 

           Apenas como efeito de exercício, experimente com os alunos algumas possibilidades de cantar as palavras e/ou possíveis frases. Ainda não estamos pensando em uma forma para a composição, apenas exercitando maneiras diferentes de cantar. Avalie com os alunos:

  1. Que características identificam um jeito de cantar samba? É possível definir isso em linhas gerais?
  2. Que características rítmicas e oscilações de altura as melodias apresentam?
  3. O que faz com que uma melodia pareça samba?
  4. Se cantarmos essa melodia com acompanhamento rítmico diverso ainda sim terá características de samba? Um instrumento versátil como o pandeiro pode ser usado para diversos acompanhamentos rítmicos e experimentação dessas diferenças. 
  5. Precisamos de instrumentos musicais para compor um samba? É possível compor em parceria? 

           

Recursos Complementares

Link 1 - Site "Discos do Brasil" - http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/

Link 2 - Samba na wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Samba

Link 3 - "O mistério do samba" - Hermano Vianna - http://books.google.com/books?id=ppBQatzVxP0C&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false

Link 4 - "Almanaque do samba" - André Diniz - http://books.google.com/books?id=on37wuwuMS0C&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false

Link 5 - "Geografia carioca do samba" - Luiz Fernando Vianna - http://books.google.com/books?id=KOpVXgqxhWMC&printsec=frontcover&dq=samba&hl=pt-BR&ei=lqlhTZK6OcT38AaK7b34Cw&sa=X&oi=book_result&ct=book-thumbnail&resnum=7&ved=0CE0Q6wEwBg#v=onepage&q&f=false

Link 6 - "Samba for all" - Marcelo Salazar - http://books.google.com/books?id=UPYXJTa5hysC&printsec=frontcover&dq=samba&hl=pt-BR&ei=jKphTfKqCcP38Abe8dWJDA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CDAQ6AEwADgK#v=onepage&q&f=false

Link 7 - "Heranças do samba" - http://books.google.com/books?id=Kd1twJM9pXYC&printsec=frontcover&dq=samba&hl=pt-BR&ei=jKphTfKqCcP38Abe8dWJDA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=3&ved=0CDoQ6AEwAjgK#v=onepage&q&f=false

Link 8 - "Eletronic: samba" - http://books.google.com/books?id=ipN7ICCOZI0C&printsec=frontcover&dq=samba&hl=pt-BR&ei=jKphTfKqCcP38Abe8dWJDA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=10&ved=0CF8Q6AEwCTgK#v=onepage&q&f=false

Link 9 - "Tem mais samba - Das raízes à eletrônica" - Tárik de Souza - http://books.google.com/books?id=LSSgs4i3WLMC&printsec=frontcover&dq=samba&hl=pt-BR&ei=jKphTfKqCcP38Abe8dWJDA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=9&ved=0CFoQ6AEwCDgK#v=onepage&q&f=false

Link 10 - Tom Zé - Site oficial - http://www.tomze.com.br

Link 11 - Recursos Educacionais do Mec - Professor gente brasileira parte 03: Folguedos, danças e músicas samba de coco, siriá ludu e cururu - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18047

Link 12 - Recursos Educacionais do Mec - África na sala de aula - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10290

 

 

 



Avaliação

Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:

  • Conheceram um breve perfil histórico do gênero samba?
  • Ouviram e identificaram características de canções de samba tradicionais e experimentais?
  • Conheceram processos de criação de compositores de samba?
  • Iniciaram uma composição utilizando as características do estilo?