Portal do Professor

Início do Conteúdo

Nova ordem ou nova desordem mundial?

Autor e Co-autor(es)

Ros?ngela Nasser Ganimi imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson V. F. Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia Organiza??o da geografia pol?tica do mundo atual, estado e organiza??o do territ?rio
Ensino M?dio Geografia Produ??o e organiza??o do espa?o geogr?fico: proje??es cartogr?ficas
Ensino M?dio Geografia Quest?es ambientais, sociais e econ?micas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno dever? compreender a forma??o de um novo arranjo geopol?tico, econ?mico e social nos pa?ses. Dever? realizar an?lises sobre as atuais diverg?ncias e desigualdades presentes no novo ordenamento geopol?tico e econ?mico internacional.

Duração das atividades

Duas aulas de cinquenta minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos dever?o ter um conhecimento pr?vio sobre o per?odo e o fim da Guerra Fria. Dever?o conhecer a ordem bipolar e as principais caracter?sticas do capitalismo e do socialismo.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

1? passo:

O professor dever? iniciar a aula com os seguintes questionamentos:

O que ? ordem (ou desordem) mundial?

Qual ? a (des)ordem do mundo atual?

O que as pessoas mais buscam/almejam no mundo atual? (Nesse questionamento poder?o aparecer respostas variadas. Aproveitar para trabalhar o lado humano das rela??es entre as pessoas).

O que voc?s pensam sobre a dissemina??o do consumo pelo mundo?

Todas as pessoas t?m acesso aos produtos dispon?veis no mercado? Por qu??

?

2? passo:

Mostrar a imagem e deixar livre para an?lises.

Dispon?vel em: http://circbolivarianopaulofreire.blogspot.com/, acessado em 15/12/2010. 

Cada aluno deve escrever, individualmente, uma breve an?lise sobre a imagem. Os alunos dever?o ser chamados a aten??o para perceber o conte?do da imagem. Seriam produtos (nesse caso bolsas) produzidos/montados com mat?rias primas de v?rias origens. A aula dever? acontecer na sala de inform?tica da escola, onde os alunos ter?o oportunidade de pesquisar sobre a produ??o de outros produtos, escolhidos de acordo com interesse deles pr?prios, e verificar a origem da(s) mat?ria(s) prima(s) principal(is) na elabora??o/constru??o de tal produto.

Feito isso, eles dever?o se reunir em grupos de 3 ou 4 para discutir e trocar opini?es, construindo um pequeno texto (?nico para o grupo).

A turma dever? ser organizada em c?rculo, de modo que todos possam se ver, para leitura dos textos constru?dos pelos grupos. O professor deve, depois da leitura, mediar um debate, onde muitos conhecimentos e ideias devem ser orientados a fim de que tenham um encadeamento.

?

Aula 2

1? passo:

O professor dever? trabalhar a leitura e a an?lise dos textos:

A HEGEMONIA DO NOVO LIBERALISMO

Corrente dominante no pensamento econ?mico contempor?neo, o neoliberalismo defende a abertura dos mercados e a redu??o do Estado.

No come?o dos anos 1990, entramos num novo momento econ?mico mundial, que se convencionou chamar de globaliza??o. Iniciado com o fim da Guerra Fria, ap?s a queda do Muro de Berlim (1989) e a derrocada da Uni?o Sovi?tica (1991) e dos regimes comunistas do Leste Europeu, ? um per?odo marcado pela crescente interdepend?ncia de todos os atores econ?micos globais - governos, empresas e movimentos sociais.

Para entendermos a globaliza??o, ? preciso saber que o fen?meno em si come?ou h? muito tempo. Os primeiros passos rumo ? conforma??o de um mercado mundial e de uma economia global remontam aos s?culos XV e XVI, com a expans?o ultramarina europ?ia. [...] O mercantilismo estimulou a procura de diversas rotas comerciais da Europa para ?sia e a ?frica, cujas riquezas iriam somar-se aos tesouros extra?dos das minas de prata e ouro do continente americano.

Essas riquezas forneceram a base para a Revolu??o Industrial, no fim do s?culo XVIII, que, com o tempo, desenvolveu o trabalho assalariado e o mercado consumidor. As descobertas cient?ficas e as inova??es de m?quinas provocaram a expans?o dos setores industrializados e possibilitaram o desenvolvimento da exporta??o de produtos.

Surgiram, no fim do s?culo XIX, as corpora??es multinacionais, industriais e financeiras, que iriam refor?ar-se e crescer no s?culo seguinte. O mercado mundial estava, ent?o, atingindo todos os continentes. A interdepend?ncia econ?mica entre as na??es tornou-se evidente em 1929: ap?s a quebra da Bolsa de Valores de Nova York, a depress?o econ?mica teve consequ?ncias negativas em todo o planeta. Enquanto isso, a Revolu??o Russa de 1917 e outros movimentos ap?s a II Guerra Mundial retiraram diversos pa?ses de uma inser??o direta no mercado mundial. Mas, com o tempo, esses regimes comunistas passaram a sentir uma crescente press?o econ?mica e pol?tica e foram se abrindo, gradualmente.

O fim do s?culo XX assiste a um salto nesse processo. Em 1989 ocorre a queda do Muro de Berlim, marco da derrocada dos regimes comunistas no Leste Europeu. Nos anos seguintes, esses pa?ses ser?o incorporados ao sistema econ?mico mundial. A pr?pria integra??o da economia global acentuou-se a partir dos anos 1990, por interm?dio da revolu??o tecnol?gica, especialmente no setor de telecomunica??es. A internet, rede mundial de computadores, revelou-se a mais inovadora tecnologia de comunica??o e informa??o do planeta. A troca de informa??es (dados, voz e imagens) tornou-se quase instant?nea, o que acelerou muito o fechamento de neg?cios.

[...]

Fonte: Atualidades Vestibular. S?o Paulo: Abril, 2008. p. 152.

?

TURBUL?NCIAS NO MUNDO GLOBALIZADO

A economia mundial enfrenta recess?o em 2009, ap?s crise financeira iniciada nos Estados Unidos.

Fal?ncia de bancos e ind?strias, bolsas de valores em queda e pa?ses com a economia em crise. Esses t?m sido alguns dos acontecimentos recentes da economia mundial, sobre os quais podemos ler todo dia nos jornais e revistas. Como, atualmente, a economia dos pa?ses ? muito interligada, a crise iniciada h? dois anos no mercado financeiro dos Estados Unidos acabou rapidamente por afetar a economia global de modo geral.

A atual crise estourou em setembro de 2008, quando uma onda de fal?ncias atingiu bancos e empresas imobili?rias norte-americanos. A seguir, o problema espraiou-se para a Europa, provocando a pior crise econ?mica desde a quebra da Bolsa de Nova York, em 1929. Em consequ?ncia, o mundo entrou numa recess?o em 2009, da qual estava tentando se recuperar no fim do ano, de acordo com o Fundo Monet?rio Internacional (FMI). Mas eis que, em dezembro, eclodiu uma crise de endividamento financeiro da Gr?cia, pa?s da Uni?o Europeia, que voltou a tumultuar as bolsas de valores e os mercados internacionais.

As principais caracter?sticas da atual crise, como a grande liberdade de movimento de capitais e a velocidade com que os problemas financeiros surgidos nos Estados Unidos se espalharam, s?o t?picas da globaliza??o, atual fase de desenvolvimento da economia global, na qual o mundo entrou h? duas d?cadas.

[...]

Fonte: Atualidades Vestibular. S?o Paulo: Abril, 2011. p. 134.

?

2? passo:

Depois de lido e chamado a aten??o para pontos fundamentais do texto (inclusive, fazendo refer?ncias a fatos hist?ricos relevantes para a compreens?o da organiza??o do espa?o mundial), o professor deve organizar novamente a turma com os grupos da aula anterior e pedir que reflitam e anotem sobre os seguintes questionamentos:

Como era a ordem mundial no per?odo da Guerra Fria?

Como voc?s imaginam ser a vida em um pa?s que adotou o sistema socialista, como forma de gerir a na??o?

O que voc?s pensam a cerca da possibilidade de implementa??o de um outro de sistema, em alguns pa?ses do mundo?

Voc?s conseguem imaginar, de que maneira, um pa?s (ou grupo de pa?ses) socialista enfrentaria o capitalismo hoje?

Como voc?s avaliam a economia global? Quais s?o os pontos positivos e negativos dessa economia para a sociedade mundial?

Como pode ser estabelecida a nova (des)ordem mundial?

Com tantos avan?os t?cnicos e cient?ficos, de que forma voc?s pensam o futuro do planeta?

?

Dica: a leitura dessas respostas pode gerar um semin?rio em outro momento. Para a execu??o do semin?rio, os alunos poder?o fazer uma pesquisa na internet, livros e revistas dispon?veis na escola, com a orienta??o do professor, e objetivar a constru??o de um material sistematizado (em forma de texto, em t?picos ordenados, com imagens, charges, v?deos, entrevistas postadas na internet e outros) para a discuss?o e apresenta??o no semin?rio proposto.

Recursos Complementares

Recursos:

-Textos;

-Imagem.

Bibliografia:

SANTOS, Milton. Por uma outra globaliza??o - do pensamento ?nico ? consci?ncia universal. S?o Paulo: Record, 2000.

Endere?os eletr?nicos:

http://desenvolvimentoemquestao.blogspot.com/2009/07/por-uma-outra-globalizacao-milton.html

Entrevista com Milton Santos - Conex?o Roberto D'?vila (1998) (v?deo) - Dispon?vel em: http://www.cantacantos.com.br/blog/?p=8177

Avaliação

O professor dever? avaliar a participa??o dos alunos, desde a forma??o e organiza??o dos grupos, at? o seu comprometimento/envolvimento nas discuss?es, na pesquisa, nas respostas solicitadas e na argumenta??o e respeito com opini?es divergentes.