Maria da Concei??o de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Aprecia??o significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Vivenciar experi?ncias est?ticas e art?sticas.
Desenvolver habilidades de execu??o e express?o de movimentos.
Conhecer produ??es art?sticas e est?ticas de sua regi?o.
Construir objetos art?sticos em diferentes linguagens
Linguagens art?sticas.
ATIVIDADE 1
Converse com os alunos sobre as manifesta??es artisticas que eles conhecem. Em seguida, os alunos ir?o aprenciar v?deos e depois conversar sobre o que perceberam/acharam interessante. Pe?a para eles destacarem as manifesta??es culturais que o v?deo mostra. Ap?s, a aprecia??o do v?deo as crian?as ir?o registrar por meio do desenho e escrita o que aprenderam.
Diversidade brasileira
http://www.youtube.com/watch?v=cV_-QOCdxDI&feature=related
Dan?as folcl?ricas
http://www.youtube.com/watch?v=E4vWs8yEbQs&feature=fvst
ATIVIDADE 2
Organize uma oficina de m?sica. Leve um CD com diferentes ritmos gravados. As crian?as s?o organizadas em uma grande roda no p?tio/quadra. Ao som da m?sica cl?ssica elas ir?o fazer movimentos livres com o corpo. Em seguida, distribua bola de encher para cada participante, em duplas elas ir?o dan?ar. Sendo que uma faz o movimento e a outra repete/imita, depois elas trocam de posi??o. Troque a m?sica (sugerimos as m?sicas Superfant?stico do Bal?o M?gico, Uma partida de futebol de Skank). As crian?as criam movimentos de acordo com o ritmo da m?sica. Ap?s essa atividade, sugira o registro com desenho. Entregue para as crian?as papel colorido, l?pis de cor e giz de cera. Exponha os desenhos.
ATIVIDADE 3
Combine com as crian?as uma aula de campo para conhecer o artesanato local. Leve- as ao centro ou feira de artesanato da cidade. Durante a visita as crian?as poder?o conversar com os artes?os, apreciar os trabalhos, fazer compras. As crian?as dever?o levar um di?rio de campo para registrar o que observarem durante a visita. Ao retornar para sala de aula, converse com as crian?as e organize um texto coletivo registrando o que eles aprenderam sobre as produ??es art?sticas e est?ticas de sua regi?o.
ATIVIDADE 4
Promova uma oficina de criatividade. Sugira as crian?as que imaginem um objeto de arte para produzir. Deixe a disposi??o das crian?as papel de v?rios tipos, jornal, fita crepe, cola, cola gliter, TNT, sucata, brinquedos, argila, palitos, barbante, tecido, l? e etc. As crian?as poder?o usar a criatividade livremente e produzir um objeto. Depois que os objetos estiverem prontos organize uma exposi??o na escola.
Observar e registrar se a crian?a ? capaz de:
Vivenciar experi?ncias est?ticas e art?sticas.
Desenvolver habilidades de execu??o e express?o de movimentos.
Conhecer produ??es art?sticas e est?ticas de sua regi?o.
Construir objetos art?sticos em diferentes linguagens.