Portal do Professor

Início do Conteúdo

Linguagens Art?sticas

Autor e Co-autor(es)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Concei??o de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Aprecia??o significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar experi?ncias est?ticas e art?sticas.

 Desenvolver habilidades de execu??o e express?o de movimentos.

Conhecer produ??es art?sticas e est?ticas de sua regi?o.

Construir objetos art?sticos em diferentes linguagens

Duração das atividades

2 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Linguagens art?sticas.

Estratégias e recursos da aula

 ATIVIDADE 1

Converse com os alunos sobre as manifesta??es artisticas que eles conhecem. Em seguida, os alunos ir?o aprenciar  v?deos e depois conversar sobre o que perceberam/acharam interessante. Pe?a para eles destacarem as manifesta??es culturais que o v?deo mostra. Ap?s, a aprecia??o do v?deo as crian?as ir?o registrar por meio do desenho e escrita o que aprenderam.

Diversidade brasileira

http://www.youtube.com/watch?v=cV_-QOCdxDI&feature=related

Dan?as folcl?ricas

http://www.youtube.com/watch?v=E4vWs8yEbQs&feature=fvst

ATIVIDADE 2

Organize uma oficina de m?sica. Leve um CD com diferentes ritmos gravados. As crian?as s?o organizadas em uma grande roda no p?tio/quadra. Ao som da m?sica cl?ssica elas ir?o fazer movimentos livres com o corpo. Em seguida, distribua bola de encher para cada participante, em duplas elas ir?o dan?ar. Sendo que uma faz o movimento e  a outra repete/imita, depois elas trocam de posi??o. Troque a m?sica  (sugerimos as m?sicas Superfant?stico do Bal?o M?gico, Uma partida de futebol de Skank). As crian?as criam movimentos de acordo com o ritmo da m?sica. Ap?s essa atividade, sugira o registro com desenho. Entregue para as crian?as papel colorido, l?pis de cor e giz de cera. Exponha os desenhos.

ATIVIDADE 3

Combine com as crian?as uma aula de campo para conhecer o artesanato local. Leve- as ao centro ou feira de artesanato da cidade. Durante a visita as crian?as poder?o conversar com os artes?os, apreciar os trabalhos, fazer compras. As crian?as dever?o levar um di?rio de campo para registrar o que observarem durante a visita. Ao retornar para sala de aula, converse com as crian?as e organize um texto coletivo registrando o que eles aprenderam sobre as produ??es art?sticas e est?ticas de sua regi?o.

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.jornalserranonline.com.br/imagens/feira-artesanato-gd.jpg&imgrefurl=http://www.jornalserranonline.com.br/noticia-sao-pedro-da-serra-012.html&usg=__Vr58ahwCGjyb3FeLV5hZNqfwJvA=&h=368&w=400&sz=242&hl=pt-BR&start=165&zoom=1&tbnid=rVIkJHjz2LgoPM:&tbnh=111&tbnw=140&prev=/images%3Fq%3Dartesanato%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DX%26biw%3D1333%26bih%3D525%26tbs%3Disch:1%26prmd%3Divcnlm0%2C3082&itbs=1&ei=qocKTYbqB8WBlAeq9OWZBQ&iact=hc&vpx=960&vpy=135&dur=2868&hovh=185&hovw=201&tx=108&ty=115&oei=GocKTf2vKs6s8AbNl-ygAQ&esq=20&page=8&ndsp=23&ved=1t:429,r:21,s:165&biw=1333&bih=525

ATIVIDADE 4

Promova uma oficina de criatividade. Sugira as crian?as que imaginem um objeto de arte para produzir. Deixe a disposi??o das crian?as papel de v?rios tipos, jornal, fita crepe, cola, cola gliter, TNT, sucata, brinquedos, argila, palitos, barbante, tecido, l? e etc. As crian?as poder?o usar a criatividade livremente e produzir um objeto. Depois que os objetos estiverem prontos organize uma exposi??o na escola.

Recursos Complementares

Avaliação

Observar e registrar se a crian?a ? capaz de:

 Vivenciar experi?ncias est?ticas e art?sticas.

Desenvolver habilidades de execu??o e express?o de movimentos.

Conhecer produ??es art?sticas e est?ticas de sua regi?o.

Construir objetos art?sticos em diferentes linguagens.