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Descobrimento do Brasil

Autor e Co-autor(es)

Bruno Pimenta Starling imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Ensino Médio História Processo histórico
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Poder

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Principais motivos que levaram Portugal a aportar em costas americanas.

• As principais teorias historiográficas para o descobrimento do Brasil.

• Brasil: terra habitada por indígenas.

Duração das atividades

Três aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Noções sobre as estruturas básicas do Ocidente medieval.

• A formação do Estado português e o seu pioneirismo naval.

• As Grandes Navegações

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

Ao iniciar a abordagem do tema, é importante que o professor saliente que o Descobrimento do Brasil faz parte de um contexto mais amplo, o das Grandes Navegações. Além disso, é importante que ele esclareça os alunos a respeito das controvérsias sobre a chegada dos portugueses à América.

DESENVOLVIMENTO

Primeira aula

Apresentar aos alunos as seguintes imagens:

• Imagem 1: http://1.bp.blogspot.com/_2GftjDNXV7A/S9DFYxFXu8I/AAAAAAAABSI/ShpZPegMWzo/s1600/Desc.+do+Brasil+I.gif 

 

• Imagem 2: http://www.brasilescola.com/upload/e/Descobrimento%20do%20Brasil%20-%20BRESCOLA.jpg 

• Imagem 3: http://www.historiadetudo.com/descobrimento-brasil.jpg  

A seguir, estimular os alunos a uma discussão, questionando-os:

• A que se referem às imagens?

• Em qual contexto elas se inserem?

• Quem são os personagens presentes nas imagens?

Segunda aula

Atividade

Apresentar aos alunos o texto a seguir, disponível em: http://www.consciencia.org/resumo-sobre-o-descobrimento-do-brasil .  

Com base no texto e na discussão da aula anterior, o professor deverá propor o desenvolvimento de uma redação de 20-25 linhas a respeito do Descobrimento do Brasil. Entre os elementos que deverão ser explorados no texto, elencamos, principalmente, os seguintes:

• Contexto em que se insere o descobrimento do Brasil;

• Os objetivos portugueses com a chegada à América;

• A teoria do descobrimento por casualidade;

• A teoria do descobrimento por intencionalidade;

• A carta de Pero Vaz de Caminha e seu conteúdo.

Terceira aula 

O professor deverá iniciar a aula mostrando as imagens disponíveis nos links abaixo e questionando sobre elas:

http://4.bp.blogspot.com/_A3F2820uOII/S0-vpi-QuyI/AAAAAAAABuQ/5KTjEJ7gtZQ/s400/indios_14_b.jpg  

http://www.overmundo.com.br/uploads/overblog/img/1229801607_escravidao_do_indio_1.jpg 

– A quem elas se referem?

Em seguida, apresentar o seguinte texto, disponível em: http://www.historiadobrasil.net/indiosdobrasil/ .  

Feita a leitura do texto, reunir a turma em grande círculo e iniciar um debate a respeito dos índios brasileiros no tempo dos descobrimentos. O professor deve seguir o seguinte roteiro:

• Quem eram os indígenas?

• Como se organizavam?

• Quais as principais tribos?

• Como se deu a relação inicial com os portugueses?

• O que pensavam dos índios os portugueses?

CONCLUSÂO

Após as aulas, os alunos serão capazes de compreender que, quando da chegada dos portugueses ao Brasil, a terra já era habitada e que a relação entre nativos e europeus nem sempre se deu de forma amistosa. Compreenderão, também, os principais motivos que levaram o reino de Portugal a aportar em costas brasileiras, assim como conhecerão as teorias historiográficas da casualidade e da intencionalidade do Descobrimento do Brasil.

Recursos Complementares

Avaliação

Como forma de avaliação, sugerimos que o professor observe a participação e o desempenho do aluno ao longo das atividades sugeridas. Assim como os textos escritos pelos alunos deverão ser avaliados em conteúdo e consistência.