| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem escrita |
| Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos lingüísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
| Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise lingüística |
| Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise lingüística: organização estrutural dos enunciados |
| Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise lingüística: processos de construção de significação |
Pontuação: usos do ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, ponto e vírgula, dois pontos, reticências, travessão e vírgula.
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade 1
Importante: professor, como já posto na seção "Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos", é de suma importância que esta aula seja dada apenas após a exploração dos sinais de pontuação e seus usos habituais. Nesta aula o foco com a pontuação recairá sobre o sentido por ela produzido em vários discursos.
Mas caso queira recordar com os alunos os usos básicos da pontuação, trabalhe com o poema : "A família pontuação", disponível em: http://www.scribd.com/doc/4850157/Texto-lacunar-pontuacao-verso-7
Para tornar divertida a recordação dos usos básicos da pontuação por meio do poema, após os alunos completarem os tracejados, o professor pode propor um jogral com os alunos variando a entonação, as pessoas, trocando os versos, dentre outras alternativas criativas.
Você, professor, pode também levar os alunos para o laboratório de informática e deixá-los brincar com o joguinho online de pontuação. Disponível em:
http://guida.querido.net/jogos/portug/pontua-2.htm
Para início da aula, o professor distribuirá aos alunos o texto abaixo e solicitará que façam a leitura silenciosa:
Um homem muito rico estava extremamente doente, agonizando. Pediu papel e caneta e escreveu, sem pontuação alguma, as seguintes palavras:
'Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres. '
Não resistiu e se foi antes de fazer a pontuação. Ficou o dilema, quem herdaria a fortuna? Eram quatro concorrentes.
1) O sobrinho fez a seguinte pontuação:
"Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres."
2) A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o texto:
"Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres."
3) O padeiro pediu cópia do original. Puxou a brasa pra sardinha dele:
"Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga aconta do padeiro. Nada dou aos pobres."
4) Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação:
"Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga aconta do padeiro? Nada! Dou aos pobres."
Texto disponível em: http://simplesmenteportugues.blogspot.com/2009/06/sala-de-aula-texto-para-trabalhar.html
Após a leitura, o professor questionará:
Depois de discutidas as questões, o professor comentará que nesse exemplo fica evidente a importância de uma pontuação adequada aos propósitos enunciativos. Formalizará ainda com os alunos que a aula tratará do uso da pontuação e os efeitos de sentido por ela provocados.
No caderno, o docente pedirá aos alunos para elaborarem o texto:
a) incluindo todos os personagens como herdeiros da fortuna.
b) incluindo todos os personagens com exceção dos pobres.
Após a elaboração, segue a correção das frases.
Para findar esta primeira atividade, é importante que o professor conclua que no texto a lição de moral que fica é: "A vida pode ser interpretada e vivida de diversas maneiras. Nós é que fazemos sua pontuação. É isso que faz toda a diferença..."
Atividade 2
O professor escreverá no quadro as frases abaixo e solicitará que os alunos, trabalhando em duplas, escrevam no caderno os sentidos decorrentes dos sinais de pontuação. Antes de escrever o sentido propriamente, os alunos terão de criar um contexto em que as frases são cabíveis.
Para corrigir, o professor sorteará algumas duplas que terão de ler os contextos para que os colegas descubram qual frase com qual pontuação caberá no discurso criado.
Atividade 3
Agora, os alunos terão de usar a vírgula adequadamente conforme as proposições do texto abaixo para descobrirem seu valor. O professor entregará o texto xerocopiado e os alunos colocarão a vírgula onde julgarem adequado. Depois de feita a atividade, o professor corrigirá oralmente com os alunos pedindo a eles para lerem suas respostas com a entonação adequada conforme posição da vírgula. A cada vírgula, o professor deverá tecer comentários sobre seu efeito de sentido conforme postulam as proposições anteriores ao par de frases do exercício.
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O valor da vírgula
A vírgula pode ser uma pausa. Ou não. Não espere. Não espere.
Ela pode sumir com seu dinheiro. R$234. R$234.
Pode ser autoritária. Aceito obrigado. Aceito obrigado.
Pode criar heróis. Isso só ele resolve. Isso só ele resolve.
E vilões. Esse juiz é corrupto. Esse juiz é corrupto.
Ela pode ser a solução. Vamos perder nada foi resolvido.Vamos perder nada foi resolvido.
A vírgula muda uma opinião. Não queremos saber. Não queremos saber.
Uma vírgula muda tudo. ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.
(Revista Língua Portuguesa, n. 36, out. 2008, p. 28). Texto adaptado disponível em: http://angelaescada.blogspot.com/2008/06/vrgula-pode-ser-uma-pausa-ou-no.html |
Atividade 4
O professor escreverá no quadro uma frase retirada do anúncio de uma escola de idiomas. Solicitará aos alunos para pontuarem-na conforme acharem adequado. Depois de os alunos pontuarem-na silenciosa e individualmente, o professor escolherá alguns estudantes para justificarem aos colegas a pontuação e apresentarem os efeitos de sentido decorrentes do uso dos sinais de pontuação.
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NÃO DEIXE QUE UM DIA SEU FILHO SE PERGUNTE POR QUE MEUS PAIS NÃO ME ENSINARAM ISSO QUANDO EU ERA MAIS NOVO |
Aula 2
Atividade
O professor organizará com os alunos uma pesquisa na comunidade escolar para saber se na frase abaixo
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SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER VIVERIA À SUA PROCURA. |
a pontuação feita tem alguma relação com o sexo masculino ou feminino.
Para tanto, xerocará essa frase em fichas e os alunos terão que entrevistar pessoas da comunidade escolar de ambos os sexos (número equivalente de mulheres e homens) e pedi-las para acrescentar uma vírgula se e onde julgarem necessário. Depois de realizada a pesquisa, os alunos catalogarão os dados e apresentarão os resultados.
A tendência seria a de se pensar que:
Importante: professor, é claro que essa atividade é apenas para descontração em relação ao uso da vírgula, mas você pode chegar a algumas conclusões ideológicas sobre a pesquisa.Converse com os alunos.
Para leitura do professor:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-44501998000100001&script=sci_arttext&tlng=in
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-44501997000100001&script=sci_abstract&tlng=pt
A avaliação constará da realização dos exercícios de pontuação, especialmente, na discussão do valor do emprego dos sinais de pontuação.