![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva ![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Matem?tica | Espa?o e forma |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transforma??o |
Conhecimento sobre o tempo de decomposi??o do pl?stico na natureza.
ATIVIDADE 1: Podemos reutilizar os materiais?
1. Em uma roda de conversa o professor dever? discutir com os alunos como podemos reutilizar os materiais, para que estes pela demora no seu tempo de decomposi??o, n?o prejudiquem o meio ambiente e nosso Planeta.
2. O professor poder? apresentar a m?sica: "? preciso reciclar" de Marcio Ara?jo e Robson Bala, o qual pode ser encontrado com a interpreta??o feita pela Turma da M?nica , no seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=NgV7O_fJsD8
? PRECISO RECICLARM?rcio Ara?jo e Robson Bala |
Reciclar o lixo ? a solu??o
Reciclar, reciclar...
E o lixo transformado
Reciclar, reciclar... |
Fonte: http://letras.mus.br/turma-da-monica/1000315/
?
3. Ap?s a apresenta??o poder? ser feita uma discuss?o com os alunos:
- O que o lixo pode causar no nosso planeta?
- Como podemos ajudar para que a polui??o diminua?
4. Desta forma, em grupos de 4 alunos, eles dever?o confeccionar cartazes que demonstrem o que o lixo pode causar em nosso Planeta.
5. Em seguida, o professor dever? mostrar uma garrafa pet, e a partir da observa??o e manipula??o desta, solicitar que os alunos digam o que poder?amos fazer para reaproveit?-la. E com isso, o professor dever? registrar as hip?teses dos alunos em um cartaz.
?
ATIVIDADE 2: Construindo um Jogo de Boliche!
1. Ap?s a discuss?o, o professor dever? apresentar para as crian?as um jogo de Boliche, discutindo com os alunos:
- Voc?s j? viram um boliche?
- Como se joga?
- Ser? que conseguimos fazer um com as garrafas?
- Como podemos fazer?
2. Assim, o professor poder? montar o jogo com sua turma da seguinte maneira:
Materiais necess?rios (para a confec??o de um jogo):
- Folhas de papel crepom coloridas;
- 5 garrafas pets;
- Um saquinho de areia;
- Folhas de Jornal;
- Cartolina;
- Fita adesiva;
- Tesoura.
Procedimentos:
1. Divididos em grupos de 5, os alunos dever?o confeccionar um jogo de boliche. Para isso, cada crian?a receber?:
- Uma garrafa pet com um pouco de areia dentro;
- Diversas tiras de papel crepom para que coloquem dentro da garrafa, de modo a colorir os pinos;
?
Fonte: Arquivo pessoal de Michele Varotto
- Com 5 ou 6 folhas de jornal amassadas, com o aux?lio de fita colorida, a mesma ser? colocada em toda a volta da bola de jornal, para formar as bolas para arremessar nos pinos;
?
2. Ap?s a confec??o dos jogos de boliche, o professor, junto com os alunos definir? as regras para o jogo, registrando-as em um cartaz.
?
ATIVIDADE 3: Jogando Boliche
1. Na quadra de esportes da escola ou no p?tio, os alunos dispostos em 4 equipes (dependendo da quantidade de jogos que construam e de alunos na sala), dever?o um por vez, jogar o boliche de acordo com as regras estabelecidas.
2. Depois, com um ?vencedor? de cada grupo pode-se fazer um jogo final.
?
Fonte: Arquivo pessoal de Michele Varotto
3. Ao final do jogo, em uma nova roda de conversa o professor questionar? as crian?as sobre a atividade, se eles gostaram ou n?o e como fariam novamente.
?
Fonte: Arquivo pessoal de Michele Varotto
?
* Outros experimentos tamb?m podem ser encontrados no livro:
ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea.
Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.html
a) BIBLIOGRAFIA DE APOIO:
BRANCO, Samuel Murgel. O saci e a reciclagem do lixo. S?o Paulo: Moderna Editora, 2009.
MANNING, Mick. Reciclagem: a aventura de uma garrafa. S?o Paulo: ?tica, 2008.
RAGIOTTI, Naiara. Mini Larousse da Reciclagem. S?o Paulo: Editora Larousse, 2006.
?
b) Livros de Ci?ncias para Educa??o Infantil:
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http:// http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link:http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
?
c) Sites de experimentos para Educa??o Infantil:
A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participa??o e envolvimento nas diferentes situa??es propostas; a intera??o e reflex?o em grupo, a compreens?o da tem?tica, por meio da express?o de suas ideias, sentimentos, observa??es, conclus?es.
Como sugest?o de avalia??o, tamb?m poder? ser realizada a seguinte atividade: Com a ajuda do professor, os alunos poder?o organizar uma oficina de Reciclagem, na qual exponham a import?ncia de reutilizarmos o pl?stico para n?o poluir o meio ambiente, e desta forma, demonstrar como pode-se construir um jogo de boliche com as mesmas, com base na confec??o proposta na atividade 02. Pode-se utilizar os cartazes feitos pelos alunos para demonstrar o que o lixo pode causar no meio ambiente. E ao final, ap?s ensinarem os demais colegas a fazerem os jogos, podem fazer uma partida com toda a escola.
*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.