Portal do Professor

Início do Conteúdo

Boliche de Material Reciclado

alessandra arce

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Michele Varotto

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Educa??o Infantil Matem?tica Espa?o e forma
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transforma??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conscientizar sobre a import?ncia da preserva??o do meio ambiente, por meio da reutiliza??o de materiais (garrafa pet);
  • Manipular materiais e objetos que fazem parte do dia-a-dia de outra forma;
  • Perceber as diferentes maneiras que podemos reaproveitar materiais j? utilizados;

Duração das atividades

2 horas aproximadamente

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento sobre o tempo de decomposi??o do pl?stico na natureza.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: Podemos reutilizar os materiais?

1. Em uma roda de conversa o professor dever? discutir com os alunos como podemos reutilizar os materiais, para que estes pela demora no seu tempo de decomposi??o, n?o prejudiquem o meio ambiente e nosso Planeta.

2. O professor poder? apresentar a m?sica: "? preciso reciclar" de Marcio Ara?jo e Robson Bala, o qual pode ser encontrado com a interpreta??o feita pela  Turma da M?nica , no seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=NgV7O_fJsD8

? PRECISO RECICLAR

M?rcio Ara?jo e Robson Bala

Reciclar o lixo ? a solu??o
Pra acabar de vez com a polui??o
O que ? reciclado logo se transforma
E a gente reutiliza, mas de outra forma
Pl?stico vira bola, papel vira sacola
? s? ter consci?ncia do que se joga fora
Na hora de jogar,
separe o lixo direitinho
Assim voc? ter?
um mundo muito mais limpinho

Reciclar, reciclar...
? preciso reciclar!
Reciclar, reciclar...
A gente tem que reciclar!

E o lixo transformado
n?o ser? mais despejado
nos campos, nos rios,
nas ruas e cidades.
Pra nossa felicidade!

Reciclar, reciclar...
? preciso reciclar!
Reciclar, reciclar...
A gente tem que reciclar!

Fonte: http://letras.mus.br/turma-da-monica/1000315/

?

3. Ap?s a apresenta??o poder? ser feita uma discuss?o com os alunos:

- O que o lixo pode causar no nosso planeta?

- Como podemos ajudar para que a polui??o diminua?

4. Desta forma, em grupos de 4 alunos, eles dever?o confeccionar cartazes que demonstrem o que o lixo pode causar em nosso Planeta.

5. Em seguida, o professor dever? mostrar  uma garrafa pet, e a partir da observa??o e manipula??o desta, solicitar que os alunos digam o que poder?amos fazer para reaproveit?-la. E com isso, o professor dever? registrar as hip?teses dos alunos em um cartaz.  

?

ATIVIDADE 2:   Construindo um Jogo de Boliche!

1. Ap?s a discuss?o, o professor dever? apresentar para as crian?as um jogo de Boliche, discutindo com os alunos:

- Voc?s j? viram um boliche?

- Como se joga?

- Ser? que conseguimos fazer um com as garrafas?

- Como podemos fazer?

2. Assim, o professor poder? montar o jogo com sua turma da seguinte maneira:

Materiais necess?rios (para a confec??o de um jogo):

- Folhas de papel crepom coloridas;

- 5 garrafas pets;

- Um saquinho de areia;

- Folhas de Jornal;

- Cartolina;

- Fita adesiva;

- Tesoura.

Procedimentos:

 1.  Divididos em grupos de 5, os alunos dever?o confeccionar um jogo de boliche. Para isso, cada crian?a receber?:

-  Uma garrafa pet com um pouco de areia dentro;

-  Diversas tiras de papel crepom para que coloquem dentro da garrafa, de modo a colorir os pinos;

?

Fonte: Arquivo pessoal de Michele Varotto

- Com 5 ou 6 folhas de jornal amassadas, com o aux?lio de fita colorida, a mesma ser? colocada em toda a volta da bola de jornal, para formar as bolas para arremessar nos pinos;

?

2. Ap?s a confec??o dos jogos de boliche, o professor, junto com os alunos definir? as regras para o jogo, registrando-as em um cartaz.     

?

ATIVIDADE 3: Jogando Boliche

1. Na quadra de esportes da escola ou no p?tio, os alunos dispostos em 4 equipes (dependendo da quantidade de jogos que construam e de alunos na sala), dever?o um por vez, jogar o boliche de acordo com as regras estabelecidas.

2. Depois, com um ?vencedor? de cada grupo pode-se fazer um jogo final.

?

Fonte: Arquivo pessoal de Michele Varotto

3. Ao final do jogo, em uma nova roda de conversa o professor questionar? as crian?as sobre a atividade, se eles gostaram ou n?o e como fariam novamente.

?

Fonte: Arquivo pessoal de Michele Varotto

?

* Outros experimentos tamb?m podem ser encontrados no livro:

ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea.

Ensinando ci??ncias na Educa????o Infantil

Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.html

Recursos Complementares

a) BIBLIOGRAFIA DE APOIO:

BRANCO, Samuel Murgel. O saci e a reciclagem do lixo. S?o Paulo: Moderna Editora, 2009.

MANNING, Mick. Reciclagem: a aventura de uma garrafa. S?o Paulo: ?tica, 2008.

RAGIOTTI, Naiara. Mini Larousse da Reciclagem. S?o Paulo: Editora Larousse, 2006.

?

b) Livros de Ci?ncias para Educa??o Infantil:

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http:// http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link:http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

?

c) Sites de experimentos para Educa??o Infantil:

http://www.cdcc.usp.br/maomassa/

http://www.ufv.br/crp/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html?busca=&tipoModalidade=nivel&modalidade=87380a95&componente=&tema=&tipoRecurso=578208a6&idioma=15600e5&ordem=0&x=45&y=5&ba=true#resultado

Avaliação

A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participa??o e envolvimento nas diferentes situa??es propostas; a intera??o e reflex?o em grupo, a compreens?o da tem?tica, por meio da express?o de suas ideias, sentimentos, observa??es, conclus?es.


Como sugest?o de avalia??o, tamb?m poder? ser realizada a seguinte atividade: Com a ajuda do professor, os alunos poder?o organizar uma oficina de Reciclagem, na qual exponham a import?ncia de reutilizarmos o pl?stico para n?o poluir o meio ambiente, e desta forma, demonstrar como pode-se construir um jogo de boliche com as mesmas, com base na confec??o proposta na atividade 02. Pode-se utilizar os cartazes feitos pelos alunos para demonstrar o que o lixo pode causar no meio ambiente. E ao final, ap?s ensinarem os demais colegas a fazerem os jogos, podem fazer uma partida com toda a escola.

*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.