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Uma viagem ao mundo gelado: Polo Norte e Polo Sul

alessandra arce

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SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Michele Varotto

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SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva

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SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Alessandra Arce e Michele Varotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os fen?menos da natureza

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Explorar os cinco passos de uma investiga??o cient?fica: observa??o, registro, questionamento, experimenta??o e conclus?o.

2. Conhecer as caracter?sticas das regi?es polares;

3. Conhecer e comparar a diversidade da fauna nas regi?es polares;

4. Compreender por que as regi?es polares s?o as mais frias do planeta;

5. Compreender a import?ncia da preserva??o do meio ambiente;

6. Discutir formas para a preserva??o do planeta;

7. Conhecer h?bitos e costumes de culturas diferentes.

Duração das atividades

5 dias, com 60 minutos di?rios.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar familiarizado com as esta??es do ano.

Estratégias e recursos da aula

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*NOTA: Apesar das palavras Polos ou Polo serem grafadas com acento agudo em alguns recursos anexados nesta aula, estes foram publicados no Banco Internacional de Objetos Educacionais do MEC anteriormente ? nova reforma ortogr?fica que entrou em vigor no ano de 2009, eliminando o referido acento nestas palavras. Portanto, as autoras desta aula, embora estejam cientes do conte?do da reforma, n?o tem poder para alterar a ortografia destes recursos.

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ATIVIDADE 1:

1. O professor iniciar? a aula realizando a leitura do livro: Mam?e, voc? me ama?, de Barbara M. Joosse, Editora Brinque-Book. A hist?ria ? sobre uma menina que testa os limites de sua independ?ncia, e de uma m?e que prova, de forma tranquila e suave, que o amor materno ? incondicional. Ela se passa no cen?rio do ?rtico, revelando um pouco da variedade de sua fauna e da cultura dos Inuit. Tr?s, ao final, um gloss?rio com alguns termos relativos ? vida neste local e aos costumes dos Inuit.

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Fonte: http://www.brinquebook.com.br/livro.php?livro=119

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2. Ao fim da hist?ria, o professor propor? um debate acerca do livro, de modo a verificar os conhecimentos pr?vios dos alunos e despertar a curiosidade para um aprofundamento sobre o tema. Para isso poder? questiona-lhes:

- Sobre o que fala o livro?

- Quem s?o seus personagens?

- Como s?o as roupas que vestem?

- Estas roupas podem ser usadas em que esta??o do ano?

- Como ? o local onde vivem? Frio ou quente?

- Na hist?ria apareceram animais? Quais?

- H? algum animal que aparece na hist?ria que voc?s n?o conhecem?

- Como ser? a regi?o em que estes animais habitam?

- H? palavras diferentes na hist?ria?

- Quais os costumes, h?bitos, meios de locomo??o, tipo de moradia etc. que pudemos observar na hist?ria?

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* Ao t?rmino do debate ? importante que os alunos compreendam que a hist?ria trata dos costumes dos Inuits, povo que vive no ?rtico (Polo Norte), tamb?m chamados de esquim?s. E que essa regi?o ? uma ?rea de muito frio.

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3. O professor, ent?o, apresentar? um globo terrestre ? classe, de modo que os alunos possam manuse?-lo e identificarem, sob sua orienta??o, a localiza??o do polo norte.

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4. Ainda com o globo terrestre, o professor dever? chamar a aten??o da classe para o polo oposto: polo sul, destacando que estas duas regi?es s?o chamadas de polares e questionando se algum deles poderia dizer o significado da palavra polar. O que ela lembra? Ent?o dever? explicar que as regi?es polares s?o as ?reas mais frias do planeta Terra. Suas temperaturas encontram-se abaixo de zero grau cent?grados. ? como se viv?ssemos dentro de um congelador. Assim dever? questiona-lhes se sabem por que estas regi?es s?o as mais frias do planeta. Ap?s ouvir suas hip?teses iniciais, escrevendo-as na lousa, poder? realizar o seguinte experimento:

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Experimento: Por que as regi?es polares s?o mais frias?

Objetivo:

Demonstrar por que o planeta Terra tem polos gelados.

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Materiais:

- 2 folhas de papel color set na cor preta;

- 2 term?metros;

- Livro grosso;

- Fita crepe;

- Lumin?ria.

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Procedimentos:

1. Fixe uma folha de papel color set em cada um dos lados do livro;

2. Posicione o livro, de modo que uma das folhas receba diretamente a luz da lumin?ria. Para isso a folha deve formar um ?ngulo de 90? com os raios da lumin?ria;

3. Fixe um term?metro em cada uma das folhas pretas;

4. Leia a temperatura em ambos os term?metros a cada 10 minutos.

  

  

Fonte: D?bora Alfaro

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Resultado:

Embora ambos recebam a mesma quantidade de luz, esta incide de forma mais intensa no term?metro exposto na posi??o perpendicular, aquecendo-o mais. J? a luz que incide no term?metro colocado do lado oposto do livro, ela est? mais espalhada e, portanto, abrange uma superf?cie maior. A mesma quantidade de luz e de calor ser?o, ent?o, distribu?dos nesta maior ?rea, deixando esta ?rea mais fria.

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O que acontece:

O mesmo acontece com o planeta Terra. Em virtude de sua forma esf?rica, os raios solares incidem em sua superf?cie em ?ngulos diferentes, resultando diferen?as na intensidade da luz e calor que cada ?rea do globo recebe. Um raio solar chega a uma regi?o situada na linha do Equador, numa dire??o pr?xima a um ?ngulo de 90?, o que significa uma maior intensidade de luz e calor em sua superf?cie. O mesmo raio solar que chega ?s regi?es polares chega de forma obl?qua (inclinada), e espalha-se por uma regi?o maior. A energia do sol ? ent?o distribu?da numa maior ?rea, tornando-a mais fria.

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Fonte: D?bora Alfaro

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5. No debate sobre o experimento com os alunos, o professor poder? demonstrar como os raios do sol chegam ao Equador e nas regi?es polares, projetando a luz de uma lanterna nestas duas regi?es. Em seguida, pe?a que desenhe a figura que a luz da lanterna projeta no ch?o, quando esta ? direcionada na posi??o perpendicular e na posi??o inclinada.

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Fonte: D?bora Alfaro

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* Para visualizar como a luz do sol chega de modo diferente nestas regi?es, acesse:

http://cienciastododia.blogspot.com.br/2008/08/por-que-sempre-frio-nos-plos.html

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6. Ao finalizar o debate ? importante que o professor retome as hip?teses iniciais dos alunos e as discuta, de modo que possam verificar sua veracidade , e mesmo refut?-las, a partir dos conhecimentos adquiridos.

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* Outras informa??es:

http://www.brasilescola.com/geografia/zonas-termicas-terra.htm

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/zonas-termicas-terra.htm

http://www.youtube.com/watch?v=sjCSkCUMzmM

http://www.youtube.com/watch?v=xCzImAvuXGE

http://www.youtube.com/watch?v=2M5NgPg-szs

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* Experimento similar pode ser acessado no seguinte endere?o:

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* Livros com outros experimentos similares:

- PROVID?NCIA, Constan?a; CRATO, Nuno; PAIVA, Manuel e FIOLHAIS, Carlos. Ci?ncia a brincar: descobre o c?u, n. 4. Editora Biz?ncio.

- VANCLEAVE, Janice. Astronomia para jovens. Publica??es Dom Quixote.

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ATIVIDADE 2: POLO NORTE

1. O professor iniciar? a aula apresentando o filme: Aventuras no Novo ?rtico.

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Fonte: http://baixakola.blogspot.com.br/2010/07/aventuras-no-novo-artico.html

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Dire??o: Adam Ravetch, Sarah Robertson

Ano de Produ??o: 2007

Roteiro: Linda Woolverton, Mose Richards, Kristin gore (narra??o)

G?nero: Document?rio

Origem: Estados Unidos

Dura??o: 96 minutos

Tipo: Longa metragem

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SINOPSE: Ambientado no ?rtico, o document?rio mostra a vida de duas criaturas polares muito diferentes, em sua luta pela sobreviv?ncia: Nanu, um filhote de urso polar, e Seela, o pequeno le?o- marinho. Armados apenas com seus instintos naturais e a orienta??o de suas m?es, estes inspiradores enfrentam in?meros desafios em um mundo que est? se derretendo rapidamente ao redor deles. Trata tamb?m de outros aspectos, como: aquecimento global e suas consequ?ncias para a vida do planeta, fam?lia e meio ambiente.

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2. Ao final do filme o professor discutir? com os alunos os aspectos abordados pelo filme. Para isso poder? questiona-lhes:

- O filme conta a hist?ria de que animais?

- Como ? o lugar onde vivem?

- Algu?m gostaria de dizer o nome da regi?o em que passa o filme?

- (Apresentando o globo terrestre ? classe) Onde podemos localizar esta regi?o no globo?

- Quais animais existem no ?rtico?

- Que outros animais voc?s conhecem que vivem no Polo Norte/ ?rtico?

- Os pinguins tamb?m vivem no Polo Norte?

- Por que estes animais t?m mais dificuldade em encontrar comida?

- O que est? acontecendo no habitat desses animais?

- O que s?o as geleiras?

- Por que a ?gua se transforma em gelo nesta regi?o?

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* O professor poder? fazer experimentos sobre como a ?gua congela, os estados f?sicos da ?gua etc. Sobre isso poder? consultar o seguinte livro: CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos. Nele encontrar? uma s?rie de experimentos sobre esse tema. Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

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- Por que as geleiras est?o derretendo? O que est? causando o desgelo?

- O que pode acontecer a esses animais se o gelo derreter? E ao resto do planeta?

- H? alguma coisa que possamos fazer para evitarmos esse desastre ecol?gico?

- Ser? que depois que descongela, a ?gua dessas regi?es volta a se congelar?

- Por que os peixes n?o morrem congelados no polo norte?

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* Para responder esta quest?o o professor poder? fazer um experimento, de mesmo nome, que explica que quando a temperatura se torna muito baixa, a ponto das ?guas se congelarem, a camada de gelo formada na superf?cie serve como uma esp?cie de prote??o contra o frio intenso, isolando a ?gua abaixo do contato com o frio intenso. Isso faz com que a temperatura n?o diminua muito e mantenha-se a vida aqu?tica em meio ao inverno rigoroso. Dispon?vel em: 

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3. De modo a sensibilizar a classe sobre as consequ?ncias das varia??es do clima no planeta, o professor poder? realizar experimento: Como reagem os animais ?s varia??es do clima? Ele permite observar a rea??o de carac?is (caramujos), quando expostos a diferentes condi??es no meio. Ao final do experimento, o professor retomar? a situa??o do filme, relacionando-o ao experimento. Dispon?vel em: http://vamoscuidardaterra.bot.uc.pt/index.php?menu=13&language=pt&tabela=geral

E tamb?m:

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4. O professor propor? uma pesquisa acerca dos aspectos caracter?sticos do Polo Norte: tipo de clima, esp?cies de animais, se h? habitantes, em que regi?o habitam, como s?o suas vestimentas, alimenta??o, contos de seu folclore, tipos de moradias, como ca?am, seus animais de estima??o, temperatura m?dia no inverno e no ver?o, fen?menos da natureza que ocorrem (como a aurora boreal), quantas esta??es ocorrem nesta regi?o durante o ano, o sol da meia noite, se h? terra em baixo do polo norte ou se ? composto apenas de gelo, as primeiras expedi??es organizadas para conhecer a regi?o, a import?ncia desta regi?o e de sua fauna, fun??o das esta??es meteorol?gicas, icebergs etc..

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5. Como uma forma de descobrir algumas dessas quest?es, o professor poder? fazer a leitura do livro: O polo norte e o polo sul, de Pierre Winters. Editora Brinque-Book Saber. Durante a leitura, ? interessante que o professor tenha em m?os o globo terrestre para que as crian?as possam se orientar durante a hist?ria.

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Fonte: http://www.brinquebook.com.br/livro.php?livro=163

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ATIVIDADE 3: POLO SUL

1. Como a aula anterior foi finalizada abordando os aspectos caracter?sticos de ambos os polos, o professor iniciar? propondo um experimento a classe sobre como podemos descobrir onde fica o polo norte e o polo sul do planeta.

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Experimento: Onde fica o norte e o sul geogr?ficos?

Objetivo:

Descobrir por meio do gn?mon (rel?gio do sol) o norte e o sul geogr?ficos.

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Materiais:

1 vareta de madeira

1 rolo de barbante

1 r?gua

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Procedimentos:

1. O local para a realiza??o do experimento deve ser aberto, estar nivelado e receber luz do sol pelo menos durante o per?odo das 10h ?s 15h;

2. Finque uma vareta perpendicularmente no ch?o sob o sol, entre ?s 10h e 11h da manh?;

3.  Marque um ponto onde termina a sombra da vareta no ch?o, identificando-a por: ?sombra da manh??;

4. Com o barbante, trace uma circunfer?ncia no ch?o ao redor da vareta, de modo que passe pelo ponto marcado;

5. Observe de hora em hora, at? que a sombra da vareta toque novamente a circunfer?ncia. Neste ponto fa?a outra marca??o com um ponto, identificando-o por: ?sombra da tarde?. Dependendo do hor?rio de in?cio da experi?ncia, isso deve ocorrer entre uma e duas horas da tarde;

7. Trace uma linha reta que passe exatamente entre os dois pontos, unindo-os;

8. Sobre a linha tra?ada, marque o ponto na metade do comprimento da linha, trace outra linha perpendicular a primeira e que passe no centro da circunfer?ncia. Esta ser? a linha meridiana que indica a dire??o norte-sul;

9. Para identificar o norte-sul, posicione em frente da linha meridional e estenda seu bra?o direito para o lado da circunfer?ncia em que voc? marcou a sombra da tarde. Este corresponde ao leste. A sua frente estar? o norte, atr?s o sul e a esquerda o oeste.

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Fonte: D?bora Alfaro

* Sugest?o de experimentos similares:

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=aas&cod=_indefinidognomon

http://professormarcello.com/index.php?option=com_content&task=view&id=398&Itemid=52

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2. Num segundo momento, o professor apresentar? o filme A Marcha dos Pinguins.
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Dire??o: Luc Jacquet

Ano de Produ??o: 2004

Roteiro em portugu?s: Patr?cia Pilar e Ant?nio Fagundes (narra??o)

G?nero: Document?rio

Origem: Fran?a

Dura??o: 85 minutos

Tipo: Longa metragem

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SINOPSE: O filme relata uma hist?ria que se repete a milhares de anos: por instinto, pinguins machos e f?meas deixam seu habitat natural em dire??o ao deserto gelado da Ant?rtica (polo sul) em busca do par perfeito para realizar seu ritual de acasalamento. Nesta jornada de bravura e sobreviv?ncia enfrentam as mais dif?ceis condi??es clim?ticas. O document?rio mostra a invers?o de pap?is entre pinguins machos e f?meas, onde o casal se separa ap?s o nascimento do ovo: enquanto o macho choca o ovo, a f?mea retorna ao mar em busca de alimento para o novo membro da fam?lia. Caso contr?rio, ele n?o sobreviver?.

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* Informa??es sobre o filme:

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/pinguins-da-geladeira-para-as-telas-de-cinema/

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2. Ao final do filme o professor, al?m de discutir com os alunos alguns de seus aspectos, poder? fazer rela??es com o filme Aventura no ?rtico. Para isso poder? questiona-lhes:

- O filme conta a hist?ria de que animal?

- Que tipo de animal ? o pinguim? (ave)

- Qual a esp?cie do pinguim do filme?

- Voc?s conhecem outra esp?cie de pinguim?

- Como ? o lugar onde vivem?

- Algu?m gostaria de dizer o nome da regi?o em que passa o filme?

- (Apresentando o globo terrestre a classe) Onde podemos localizar esta regi?o no globo?

- ? a mesma regi?o em vivem os ursos polares?

- Quais animais existem na Ant?rtica?

- Que outros animais voc?s conhecem que vivem no Polo Sul/ Ant?rtica?

- H? ursos polares na Ant?rtica?

- H? algum animal em comum com o polo norte?

- Qual a diferen?a que pudemos observar entre o polo norte e o polo sul?

- Quem choca o ovo do filhote de pinguim ap?s o nascimento: a m?e ou o pai?

- Quem cuida dos filhotes dos ursos polares?

- Quem vai ? busca de comida para o filhote pinguim?

- Como se alimentam os filhotes dos de pinguins? E os filhotes de ursos?

- Como era o clima no filme? Fazia frio ou calor?

- Qual dos polos parece mais frio? Por que?

* Sobre a quest?o acima, consultar o livro Polo norte e polo sul e tamb?m: http://www.brasilescola.com/curiosidades/polo-norte-polo-sul-qual-mais-frio.htm

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3. Ao final do debate, o professor poder? propor uma pesquisa como meio de conhecer melhor as caracter?sticas desta regi?o. Para isso poder? se orientar pelo roteiro sugerido para a pesquisa do polo norte.

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4. Realizada a pesquisa, o professor propor? a confec??o de duas maquetes: uma referente ao polo norte e outra o polo sul, ilustrando a fauna existente em cada uma das regi?es polares, bem como suas diferen?as. Para isso poder? modelar os animais que habitam esta regi?o com massinha de modelar ou papel march?.

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* Sobre animais dos polos, consultar:

http://www.youtube.com/watch?v=5OFGw9WxqMo

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5. Para finalizar a aula poder? realizar a leitura do livro: Como pode um pinguim no polo norte? Discutindo com a classe por que n?o existem pinguins no polo norte.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Porque n?o morrem congelados os peixes no P?lo Norte? Experimento pr?tico
Por que est? frio nos P?los? V?deo
Como reagem os animais ?s diferen?as de temperatura? Experimento pr?tico

Recursos Complementares

LIVROS

- COLVIN, Leslie. Minha primeira enciclop?dia da natureza. Editora Girassol.

- CALLERY, Sean. Regi?es polares. Cole??o Ciclo de Vida. Editora Ciranda Cultural.

- CIRANDA CULTURAL. Regi?es polares. Cole??o Planeta Terra. Editora Ciranda Cultural.

- VILELA, Mario. Explorando as regi?es polares. Editora ?tica.

- LEME, Neusa Maria Paes. Sob o c?u da Ant?rtica. Editora Oficina de textos.

- GANS, Roma. Perigo: Icebergs! Editora ?tica.

- MARTINS. Isabel Minh?s. Os mil brancos dos esquim?s. Editora OQO.

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ANIMA??O

- Doki: uma aventura no gelo (espanhol).

* Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=Y8uzkECvbDo&feature=endscreen

- Descobrindo a Ci?ncia: Polo Norte e Polo Sul - Parte 1 e 2

* Dispon?vel em: http://sabertv.com.br/repositorio/busca/?termo=polo%20norte

- T? dando onda.

- Happy feet 1 e 2.

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M?SICA:

http://www.youtube.com/watch?v=9eyoLrQJ-qc

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SITES:

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/aventura-no-gelo/

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/brasil-no-continente-gelado/

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5735320-EI8145,00-Irmao+de+Knut+vira+estrela+de+parque+na+Alemanha.html

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LIVROS SOBRE O ENSINO DE CI?NCIAS PARA EDUCA??O INFANTIL:

- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea.

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

Avaliação

A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse, a participa??o, o envolvimento, a intera??o e reflex?o em grupo, a compara??o entre o resultado do experimento e das hip?teses iniciais, bem como as falas, as observa??es e as conclus?es realizadas pelas crian?as ap?s cada uma das atividades.

*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos  propostos, no tempo e  no ritmo  de trabalho, para que assim, possa dar continuidade  ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.