Portal do Professor

Início do Conteúdo

No campo tem... Do campo vem...

alessandra arce

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Michele Varotto

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Alessandra Arce e Michele Varotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transforma??o
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Explorar os cinco passos de uma investiga??o cient?fica: observa??o, registro, questionamento, experimenta??o e conclus?o;

2. Compreender a rela??o entre o campo com a cidade;

3. Perceber, identificar, comparar e valorizar aspectos diferentes entre espa?os, paisagens, profiss?es, meio de vida etc. rurais e urbanos;

3. Conhecer o processo envolvido na fabrica??o de produtos consumidos no cotidiano;

4. Reconhecer a import?ncia do desenvolvimento de h?bitos alimentares saud?veis para a sa?de;

5. Desenvolver e ampliar o vocabul?rio.

Duração das atividades

7 dias, com 60 minutos, di?rios.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? a necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: O CAMPO

1. O professor iniciar? a aula fazendo uma receita de bolo com a classe, para lancharem no recreio. ? interessante que esta seja de fruta ou legume, como por exemplo: cenoura, beterraba, laranja, banana, ou outra de prefer?ncia da turma.

* Como sugest?o, indicamos algumas receitas:

a) Bolo de beterraba:

http://www.nestle.com.br/site/cozinha/receitas/bolo_divertido_de_beterraba_e_neston.aspx

b) Bolo de cenoura:

http://www.nestle.com.br/site/cozinha/receitas/bolo_de_cenoura_e_farinha_lactea.aspx

c) Bolo de laranja:

http://www.nestle.com.br/site/cozinha/receitas/bolo_facil_de_laranja.aspx

d) Bolo de banana com nozes:

http://tvg.globo.com/receitas/bolo-de-banana-com-nozes-4d50f2e552e0b252bc0097d3

?

2. Enquanto o bolo assa no forno, o professor dispor? os produtos utilizados em uma mesa (ovos, leite, fruta/legume, cereal, farinha, margarina, ?leo, a??car etc.), e questionar? ? classe:

- De onde v?m os produtos que utilizamos no bolo?

- Onde s?o produzidos?

- A partir do que s?o fabricados?

- Da onde vem o a??car, os ovos, o leite, as frutas/hortali?as, a farinha etc.?

- Quais produtos s?o naturais, ou seja, consumimos do mesma forma como encontramos na natureza?

- Quais s?o derivados de outros produtos, ou seja, que foram modificados pelo homem?

- Dos produtos derivados, quais s?o de origem animal ou de origem vegetal?

?

3. O professor apresentar? ? classe, o v?deo: Chico Bento: na ro?a ? diferente.

* Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=X588TuX1Wv0

?

4. Ao t?rmino do v?deo o professor realizar? um debate com a classe sobre as quest?es levantadas pela anima??o.

- Onde as pessoas que vivem no campo adquirem seus alimentos?

- Onde o Chico Bento obt?m as laranjas para o suco?

- O primo do Chico pensa que os ovos v?m de onde?

- E o leite? Vem de caixinhas e saquinhos?

- Por que o primo do Chico pensa que os ovos v?m de caixinhas compradas no supermercado e o leite de caixinhas e de saquinhos?

- Como o primo do Chico pensa que se deve tirar o leite da vaca?

- Voc?s j? viram como se tira o leite da vaca?

- Onde o Chico Bento colhe as cenouras?

- Como s?o as moradias no campo? S?o pr?ximas umas das outras, como na cidade?

- Como s?o os meios de transporte utilizados no campo?

- Quais animais apareceram na hist?ria?

- Que alimentos estes animais comem?

- Quais os locais constru?dos pelas pessoas que vivem no campo para abrigar esses animais? (curral, galinheiro, chiqueiro, est?bulo etc.).

- Qual a utilidade destes animais para o ser humano?

- Quais as profiss?es das pessoas que vivem no campo? (apicultor, granjeiro, sitiante, agricultor, veterin?rio etc.).

- Que outros produtos voc?s conhecem que s?o produzidos no campo?

?

5. De modo a sistematizar o conte?do debatido, o professor propor? uma pesquisa acerca das quest?es debatidas. Dividir? a sala em grupos, no qual cada um se responsabilizar? por um aspecto da pesquisa: meios transportes, profiss?es e ferramentas utilizadas, animais de produ??o, produtos cultivados, cria??es etc.

?

ATIVIDADE 2: ANIMAIS

1. O professor apresentar? a m?sica: O s?tio de Seu Lobato.

* Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=nBmy90DikwQ&feature=related

?

2. Questionar? a classe sobre os animais que aparecem na m?sica e os sons que eles produzem. Propor? um jogo de imita??o dos sons de animais.

?

3. Tamb?m poder? apresentar alguns sons de animais, de modo que os alunos, sem os verem, possam adivinhar quem o emite.

* Sons de animais est?o dispon?veis em:

http://www.youtube.com/watch?v=HU4C6QD36ug&feature=fvwrel

?

4. A partir da m?sica, o professor elaborar? com a classe um cartaz contendo alguns dos animais citados, os produtos que fornecem e os produtos derivados destes.  

?

NOME E IMAGEM DO ANIMAL

VACA

GALINHA/ PATOS

OVELHA

ABELHA

PORCO

?

?

FORNECEM

?

Carne

Couro

Leite

?

?

Carne

Ovos

Penas

?

?

Carne

Leite

L?

?

Mel

Geleia Real

?

Carne

Couro

?

PRODUTOS DERIVADOS

?

Manteiga

Bolos

Iogurte

Queijo

Sapato

Roupas

Alm?ndegas

?

?

?

Salsichas

Bolos

Quindim

Travesseiros

?

?

?

?

Bolos

Iogurte

Queijo

Sapato

Roupas

?

?

Doces

Rem?dios

?

Lingui?a

Salame

Presunto

?

?

?

5. Ser?, ent?o, realizada uma pesquisa acerca da cria??o destes animais, alimenta??o, profiss?es envolvidas no cuidado dos animais, gesta??o, n?meros de filhotes, locais constru?dos para abrig?-los etc..

?

6. O professor far? a leitura de livros e apresenta??o de v?deos mostrando o processo de produ??o de alguns produtos que consumimos.

?

a) V?DEOS:

- De onde vem o ovo?

* Dispon?vel em:

?

?

?

- De onde vem leite?

* Dispon?vel em:

?

?

?

- De onde vem a??car?

* Dispon?vel em:

?

?

?

- Pontoci?ncia - O mist?rio do queijo minas

* Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=J_5vE549sNg&feature=related

?

b) LIVROS:

QUENTAL, Cristina e MAGUAH?ES, Mariana. Ciclo do ovo. Cole??o Onde vamos hoje. Edi??es Gailivros

Fonte: Edi??es Gailivros

?

QUENTAL, Cristina e MAGUAH?ES, Mariana. Ciclo do leite. Cole??o Onde vamos hoje. Edi??es Gailivros.

Dispon?vel em: http://pt.scribd.com/doc/35073277/Ciclo-do-Leite

http://multimedia.fnac.pt/multimedia/PT/images_produits/PT/ZoomPE/3/5/7/9789895576753.jpg?201104212014

Fonte: Edi??es Gailivros

?

QUENTAL, Cristina e MAGUAH?ES, Mariana. Ciclo do mel. Cole??o Onde vamos hoje. Edi??es Gailivros

Dispon?vel em: http://www.slideshare.net/bbcosta/ciclo-do-mel

http://multimedia.fnac.pt/multimedia/PT/images_produits/PT/ZoomPE/2/9/6/9789895576692.jpg?201104212014

Fonte: Edi??es Gailivros

?

7. Se poss?vel, o professor organizar? uma visita a alguma pecu?ria ou granja para que a classe possa conhecer e observar a cria??o de animais, os processos de produ??o e de conserva??o de leite, carne, ovos etc. no ambiente rural, a higieniza??o e prepara??o destes produtos para o consumo, a import?ncia desses alimentos na dieta humana, produtos derivados etc..

?

8. Ao final da visita, ap?s os alunos relatarem e debatem sobre o que observaram, ser? produzida uma maquete do local visitado, contemplando os animais, planta??es transportes, ferramentas, constru??es, profiss?es envolvidas etc. utilizados na cria??o destes animais e no processo de produ??o de produtos e derivados destes.

?

9. Outra sugest?o ? uma pesquisa acerca da import?ncia destes alimentos para nossa sa?de. Como, por exemplo, o leite: fonte de c?lcio (mineral essencial para a forma??o e manuten??o da sa?de dos ossos de nosso corpo); fonte de energia para atividades cotidianas (como o leite integral); fonte de vitaminas (vitaminas: a) A: respons?vel pelo crescimento e combate a doen?as; b) B1: importante na produ??o de energia; c) B2: regula a utiliza??o de prote?nas, gorduras e a?ucares); fonte de prote?na (que auxiliam na forma??o e manuten??o dos tecidos do corpo); fonte de minerais (f?sforo: importante para a forma??o dos ossos; mangan?s: respons?vel pelo aproveitamento de gorduras e o desenvolvimento e funcionamento do sistema nervoso); recomenda??es (at? os 10 anos de idade, deve-se tomar 3 copos de leite por dia).

* Informa??es adquiridas do site:

http://ebsalgueiromaia.blogspot.com.br/2011/06/festa-do-leite.html

?

10. Para finalizar esta etapa, o professor propor? a fabrica??o de um dos produtos derivado do leite, como por exemplo, a manteiga:

?

Experimento 1: Fa?a voc? mesmo a sua manteiga caseira!

Objetivo:

Compreender o processo de fabrica??o de manteiga a partir do leite.

?

Materiais:

- 1 litro de leite integral fresco;

- 1 colher grande ou concha;

- 1 vasilha;

- 1 recipiente de vidro grande com tampa;

- 1 peneira;

- Sal;

- 1 tigela.

?

Procedimentos:

1. Pegue 1 litro de leite, ferva-o e ponha na geladeira por 12h, para que a gordura possa se separar do leite;

2. Quando a gordura encontrar-se na superf?cie do leite, pegue uma colher grande e retire o creme formado por esta (nata);

3. Despeje a nata numa vasilha e deixe repousando fora da geladeira, at? que atinja a temperatura ambiente;

4. Coloque a nata, j? em temperatura ambiente, no recipiente de vidro, tomando o cuidado para que este n?o fique muito cheio. Tampe-o e agite-o, de maneira vigorosa, por uns 20 minutos;

5. Despeje o leite de manteiga da jarra na peneira, escorrendo-o;

6. Depois de escorrer o leite sobrado da jarra, lave a manteiga com ?gua fria. Neste momento ela ficar? despeda?ada;

7. Coloque a manteiga numa tigela e, com as m?os lavadas, esprema a manteiga para que a ?gua saia;

8. Lave a manteiga at? a ?gua ficar transparente, caso contr?rio, a manteiga ficar? com um gosto ruim;

9. Coloque sal a gosto e bom apetite! Est? pronta a sua manteiga.

?

O que acontece?

Existem min?sculas bolsas de gorduras no leite, protegidas por uma membrana, como se fossem bal?es cheios de gordura. Ao colocarmos a nata dentro do frasco e a agitarmos, estas membranas se rompem e libertam a gordura que come?a a se aglomerar, formando a manteiga.

?

* Receitas e Experimentos similares est?o dispon?veis em:

- Como fazer manteiga?

http://videos.sapo.pt/bHF0TqwnKFTVWdU8pA2R

http://jornalescolaraeob.files.wordpress.com/2011/03/cic3aancia-viva-na-escola-na-escola-bc3a1sica-de-silveiro.pdf

?

?

ATIVIDADE 3: HORTA E POMAR

1. O professor realizar? com a classe uma visita a uma feira ou quitanda, para que as crian?as tenham a oportunidade de observarem, manusearem, sentirem o aroma e sabor das frutas, dos legumes e das verduras. Ao final desta aula passeio, o professor perguntar?: De onde v?m as frutas, legumes e verduras que consumimos em nosso dia a dia? Ser? que vem da feira, da quitanda ou do supermercado? Pedir?, ent?o, que os alunos registrem suas hip?teses iniciais em uma folha de papel, com um desenho.

?

2. Em seguida far? a leitura do livro: Saladinha de queixas, de Tatiana Belinky, Editora Moderna, realizando posteriormente um debate acerca das informa??es trazidas pelo livro e as hip?teses iniciais das crian?as.

?

Fonte: Editora Moderna

?

?

* Outras atividades sobre livro est?o dispon?vel em:

http://www.modernaliteratura.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A7A83CB30D6852A013194F999945015

?

* Outros livros que podem ser utilizados pelo professor:

BELINKY, Tatiana. Que horta. Editora Paulinas.

?

QUENTAL, Cristina e MAGUAH?ES, Mariana. Ciclo do arroz. Cole??o Onde vamos hoje. Edi??es Gailivros.

http://multimedia.fnac.pt/multimedia/PT/images_produits/PT/ZoomPE/9/7/9/9789895578979.jpg?201106031710

Fonte: Edi??es Gailivros.

?

3. O professor apresentar? ? classe a m?sica Pomar, da Palavra Cantada.

Pomar

Palavra Cantada

Banana, bananeira
Goiaba, goiabeira
Laranja, laranjeira
Ma??, macieira
Mam?o, mamoeiro
Abacate, abacateiro
Lim?o, limoeiro
Tomate, tomateiro
Caju, cajueiro
Umbu, umbuzeiro
Manga, mangueira
Pera, pereira

Amora, amoreira
Pitanga, pitangueira
Figo, figueira
Mexerica, mexeriqueira
A?a?, a?aizeiro
Sapoti, sapotizeiro
Mangaba, mangabeira
Uva, parreira
Coco, coqueiro
Ing?, ingazeiro
Jambo, jambuzeiro
Jabuticaba, jabuticabeira

*Dispon?vel em: http://letras.mus.br/palavra-cantada/283411/

?

2. Em seguida, realizar? um debate com a classe sobre a m?sica. Para isso questionar? a classe:

- Qual o nome da m?sica? (Pomar)

- Sobre o que a m?sica fala? (Frutas)

- Quais as frutas citadas na m?sica?

- Qual o nome da planta ou ?rvore que nasce a amora? A banana? A ma??? A uva?

- O que ? um pomar?

- Quem j? teve a oportunidade de conhecer um pomar?

- Como ele ??

- Se as frutas s?o plantadas no pomar, como se chama o local onde s?o plantados os legumes e as verduras?

?

3. O professor solicitar? que as crian?as modelem, com massa de modelar, algumas das frutas e ?rvores para constru?rem a maquete de um pomar.

?

4. Apresentar?, ent?o, para a classe, alguns produtos, como: azeite e o p?o, questionando se sabem de onde vem, a partir de que produtos s?o fabricados e como s?o produzidos. Ap?s ouvir seus relatos, o professor far? a leitura dos seguintes livros:

?

QUENTAL, Cristina e MAGUAH?ES, Mariana. Ciclo do azeite. Cole??o Onde vamos hoje. Edi??es Gailivros.

Dispon?vel em: http://www.slideshare.net/bbcosta/ciclo-do-azeite

Fonte: Edi??es Gailivros.

?

QUENTAL, Cristina e MAGUAH?ES, Mariana. Ciclo do p?o. Cole??o Onde vamos hoje. Edi??es Gailivros.

Dispon?vel em: http://www.slideshare.net/bbcosta/ciclo-do-po

http://multimedia.fnac.pt/multimedia/PT/images_produits/PT/ZoomPE/6/4/7/9789895576746.jpg?201104212014

Fonte: Edi??es Gailivros.

?

5. O professor organizar? uma aula passeio em uma horta ou pomar. Para isso dever? visit?-la com anteced?ncia, observando-a, conversando e entrevistando o hortel?o, passando em revista os aspectos relevantes para a visita da classe e preparando-se como guia.

* No dia da aula passeio o professor dever? solicitar aos alunos que observem a paisagem e as transforma??es ocorridas no trajeto entre a escola e a horta ou pomar: as constru??es e suas disposi??es no espa?o, meios de transporte, animais, pavimenta??o das ruas/estrada etc.. O professor dever? filmar ou fotografar a visita, para que mais tarde possa retom?-las com a classe e tamb?m, realizar uma exposi??o sobre esta.

* No local da visita, o professor dever? realizar com a classe as seguintes tarefas:

a) Entrevista com o hortel?o: os alunos dever?o question?-lo sobre a hist?ria do local, como e porque escolheu este trabalho, o que lhe d? mais prazer na profiss?o, as dificuldades encontradas nela etc..

b) Observa??o da horta: a disposi??o e medi??es dos canteiros, os tipos de hortali?as plantadas, o trabalho nas sementeiras, prepara??o da terra, a aduba??o, a rega, calend?rio agr?cola, a colheita, instrumentos agr?colas utilizados, as atividades desenvolvidas, as ocupa??es envolvidas, as constru??es e suas finalidades, produtos derivados, comercializa??o dos produtos, roupas utilizadas pelos trabalhadores (chap?u, botas, luvas etc.), problemas enfrentados (pragas, parasitas etc.) e solu??es etc..

c) Plantio de mudas (se poss?vel).

?

6. Em classe, dever?o: a) organizar um livro sobre o que aprenderam na visita (sugest?o: cada um dos t?picos levantados acima poder? servir como um tema a ser ilustrado pelos alunos); b) construir uma horta na escola.

?

7. Outras atividades que o professor poder? promover em sua classe ? uma pesquisa acerca da import?ncia dos alimentos (frutas e hortali?as) na sa?de de nosso corpo, formas de higieniza??o dos alimentos, doen?as causadas de decorr?ncia da falta de higieniza??o com estes, trabalhar com poesias etc..

?

8. Para encerrar a aula, o professor poder? realizar a leitura dos livros abaixo, discutindo com a classe suas rela??es com o que foi aprendido at? o momento:

- BELINKY, Tatiana. Que horta. Editora Paulus.

- ROCHA, Ruth. Rato do campo e rato da cidade. Editora Salamandra.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
De onde vem o a??car? V?deo
De onde vem o leite? V?deo
De onde vem o ovo? V?deo

Recursos Complementares

LIVROS:

- LAROUSSE DO BRASIL. Meu primeiro Larousse do mundo. Editora Larousse J?nior.

- BAUMANN, Anne-Sophie. De onde as coisas vem? Cole??o Crian?a Curiosa. Editora Salamandra.

- RAY, Hannah. Bichos da fazenda: vaca. Editora Girassol.

- RAY, Hannah. Bichos da fazenda: ovelha. Editora Girassol.

- RAY, Hannah. Bichos da fazenda: galo. Editora Girassol.

- RAY, Hannah. Bichos da fazenda: porco. Editora Girassol.

- FERREIRA, Marina Baird et al. Aur?lio com a turma da M?nica. Ed. Nova Fronteira.

- PLANETA DEAGOSTINI. Cole??o animais da fazenda. Planeta DeAgostini.

- LINS, Guto. Que fome! Chovendo na horta. Editora Prumo.

- CHILD, Lauren. Charles e Lola: eu nunca vou comer tomate. Editora ?tica.

- LLEWELLYN, Claire e GORDON, Mike. Estou em forma? Aprendendo sobre nutri??o e atividade f?sica. Editora Scipione.

- LLEWELLYN, Claire e GORDON, Mike. Verdura? N?o! Aprendendo sobre nutri??o. Editora Scipione.

- JOS?, Elias. Poesia ? fruta doce e gostosa. Editora FTD.

- OBEID, C?sar. Rimas saborosas. Editora Moderna.

- BOCHECO, Eloi Elisabet. Pomar de brinquedo. Editora Larousse J?nior.

?

V?DEOS:

Cocoric?: Aventuras na fazenda.Paramount.

Cocoric?: Julio na cidade 1 e 2. Paramount.

Cocoric?: Novas aventuras de Jo?o na fazenda.Paramount.

Cocoric?: A prima da cidade.Paramount.

O planeta de Pipsqueak: Pipsqueak e os animais de produ??o.

?

OUTRAS INFORMA??ES:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15782

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21404

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28427

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/plantando-saber-467331.shtml

?

LIVROS SOBRE O ENSINO DE CI?NCIAS PARA EDUCA??O INFANTIL:

- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea.

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http:// http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

Avaliação

A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse, a participa??o, o envolvimento, a intera??o e reflex?o em grupo, a compara??o entre o resultado do experimento e das hip?teses iniciais, bem como as falas, as observa??es e as conclus?es realizadas pelas crian?as ap?s cada uma das atividades.

*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos  propostos, no tempo e  no ritmo  de trabalho, para que assim, possa dar continuidade  ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.