![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva ![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
Alessandra Arce e Michele Varotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transforma??o |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
1. Explorar os cinco passos de uma investiga??o cient?fica: observa??o, registro, questionamento, experimenta??o e conclus?o;
2. Compreender a rela??o entre o campo com a cidade;
3. Perceber, identificar, comparar e valorizar aspectos diferentes entre espa?os, paisagens, profiss?es, meio de vida etc. rurais e urbanos;
3. Conhecer o processo envolvido na fabrica??o de produtos consumidos no cotidiano;
4. Reconhecer a import?ncia do desenvolvimento de h?bitos alimentares saud?veis para a sa?de;
5. Desenvolver e ampliar o vocabul?rio.
N?o h? a necessidade de conhecimentos pr?vios.
ATIVIDADE 1: O CAMPO
1. O professor iniciar? a aula fazendo uma receita de bolo com a classe, para lancharem no recreio. ? interessante que esta seja de fruta ou legume, como por exemplo: cenoura, beterraba, laranja, banana, ou outra de prefer?ncia da turma.
* Como sugest?o, indicamos algumas receitas:
a) Bolo de beterraba:
http://www.nestle.com.br/site/cozinha/receitas/bolo_divertido_de_beterraba_e_neston.aspx
b) Bolo de cenoura:
http://www.nestle.com.br/site/cozinha/receitas/bolo_de_cenoura_e_farinha_lactea.aspx
c) Bolo de laranja:
http://www.nestle.com.br/site/cozinha/receitas/bolo_facil_de_laranja.aspx
d) Bolo de banana com nozes:
http://tvg.globo.com/receitas/bolo-de-banana-com-nozes-4d50f2e552e0b252bc0097d3
?
2. Enquanto o bolo assa no forno, o professor dispor? os produtos utilizados em uma mesa (ovos, leite, fruta/legume, cereal, farinha, margarina, ?leo, a??car etc.), e questionar? ? classe:
- De onde v?m os produtos que utilizamos no bolo?
- Onde s?o produzidos?
- A partir do que s?o fabricados?
- Da onde vem o a??car, os ovos, o leite, as frutas/hortali?as, a farinha etc.?
- Quais produtos s?o naturais, ou seja, consumimos do mesma forma como encontramos na natureza?
- Quais s?o derivados de outros produtos, ou seja, que foram modificados pelo homem?
- Dos produtos derivados, quais s?o de origem animal ou de origem vegetal?
?
3. O professor apresentar? ? classe, o v?deo: Chico Bento: na ro?a ? diferente.
* Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=X588TuX1Wv0
?
4. Ao t?rmino do v?deo o professor realizar? um debate com a classe sobre as quest?es levantadas pela anima??o.
- Onde as pessoas que vivem no campo adquirem seus alimentos?
- Onde o Chico Bento obt?m as laranjas para o suco?
- O primo do Chico pensa que os ovos v?m de onde?
- E o leite? Vem de caixinhas e saquinhos?
- Por que o primo do Chico pensa que os ovos v?m de caixinhas compradas no supermercado e o leite de caixinhas e de saquinhos?
- Como o primo do Chico pensa que se deve tirar o leite da vaca?
- Voc?s j? viram como se tira o leite da vaca?
- Onde o Chico Bento colhe as cenouras?
- Como s?o as moradias no campo? S?o pr?ximas umas das outras, como na cidade?
- Como s?o os meios de transporte utilizados no campo?
- Quais animais apareceram na hist?ria?
- Que alimentos estes animais comem?
- Quais os locais constru?dos pelas pessoas que vivem no campo para abrigar esses animais? (curral, galinheiro, chiqueiro, est?bulo etc.).
- Qual a utilidade destes animais para o ser humano?
- Quais as profiss?es das pessoas que vivem no campo? (apicultor, granjeiro, sitiante, agricultor, veterin?rio etc.).
- Que outros produtos voc?s conhecem que s?o produzidos no campo?
?
5. De modo a sistematizar o conte?do debatido, o professor propor? uma pesquisa acerca das quest?es debatidas. Dividir? a sala em grupos, no qual cada um se responsabilizar? por um aspecto da pesquisa: meios transportes, profiss?es e ferramentas utilizadas, animais de produ??o, produtos cultivados, cria??es etc.
?
ATIVIDADE 2: ANIMAIS
1. O professor apresentar? a m?sica: O s?tio de Seu Lobato.
* Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=nBmy90DikwQ&feature=related
?
2. Questionar? a classe sobre os animais que aparecem na m?sica e os sons que eles produzem. Propor? um jogo de imita??o dos sons de animais.
?
3. Tamb?m poder? apresentar alguns sons de animais, de modo que os alunos, sem os verem, possam adivinhar quem o emite.
* Sons de animais est?o dispon?veis em:
http://www.youtube.com/watch?v=HU4C6QD36ug&feature=fvwrel
?
4. A partir da m?sica, o professor elaborar? com a classe um cartaz contendo alguns dos animais citados, os produtos que fornecem e os produtos derivados destes.
?
NOME E IMAGEM DO ANIMAL |
VACA |
GALINHA/ PATOS |
OVELHA |
ABELHA |
PORCO |
? ? FORNECEM |
? Carne Couro Leite ? |
? Carne Ovos Penas ? |
? Carne Leite L? |
? Mel Geleia Real |
? Carne Couro |
? PRODUTOS DERIVADOS |
? Manteiga Bolos Iogurte Queijo Sapato Roupas Alm?ndegas ? ? |
? Salsichas Bolos Quindim Travesseiros ? ? ? |
? Bolos Iogurte Queijo Sapato Roupas ? |
? Doces Rem?dios |
? Lingui?a Salame Presunto ? ? |
?
5. Ser?, ent?o, realizada uma pesquisa acerca da cria??o destes animais, alimenta??o, profiss?es envolvidas no cuidado dos animais, gesta??o, n?meros de filhotes, locais constru?dos para abrig?-los etc..
?
6. O professor far? a leitura de livros e apresenta??o de v?deos mostrando o processo de produ??o de alguns produtos que consumimos.
?
a) V?DEOS:
- De onde vem o ovo?
* Dispon?vel em:
?
?
?
- De onde vem leite?
* Dispon?vel em:
?
?
?
- De onde vem a??car?
* Dispon?vel em:
?
?
?
- Pontoci?ncia - O mist?rio do queijo minas
* Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=J_5vE549sNg&feature=related
?
b) LIVROS:
QUENTAL, Cristina e MAGUAH?ES, Mariana. Ciclo do ovo. Cole??o Onde vamos hoje. Edi??es Gailivros
Fonte: Edi??es Gailivros
?
QUENTAL, Cristina e MAGUAH?ES, Mariana. Ciclo do leite. Cole??o Onde vamos hoje. Edi??es Gailivros.
Dispon?vel em: http://pt.scribd.com/doc/35073277/Ciclo-do-Leite
Fonte: Edi??es Gailivros
?
QUENTAL, Cristina e MAGUAH?ES, Mariana. Ciclo do mel. Cole??o Onde vamos hoje. Edi??es Gailivros
Dispon?vel em: http://www.slideshare.net/bbcosta/ciclo-do-mel
Fonte: Edi??es Gailivros
?
7. Se poss?vel, o professor organizar? uma visita a alguma pecu?ria ou granja para que a classe possa conhecer e observar a cria??o de animais, os processos de produ??o e de conserva??o de leite, carne, ovos etc. no ambiente rural, a higieniza??o e prepara??o destes produtos para o consumo, a import?ncia desses alimentos na dieta humana, produtos derivados etc..
?
8. Ao final da visita, ap?s os alunos relatarem e debatem sobre o que observaram, ser? produzida uma maquete do local visitado, contemplando os animais, planta??es transportes, ferramentas, constru??es, profiss?es envolvidas etc. utilizados na cria??o destes animais e no processo de produ??o de produtos e derivados destes.
?
9. Outra sugest?o ? uma pesquisa acerca da import?ncia destes alimentos para nossa sa?de. Como, por exemplo, o leite: fonte de c?lcio (mineral essencial para a forma??o e manuten??o da sa?de dos ossos de nosso corpo); fonte de energia para atividades cotidianas (como o leite integral); fonte de vitaminas (vitaminas: a) A: respons?vel pelo crescimento e combate a doen?as; b) B1: importante na produ??o de energia; c) B2: regula a utiliza??o de prote?nas, gorduras e a?ucares); fonte de prote?na (que auxiliam na forma??o e manuten??o dos tecidos do corpo); fonte de minerais (f?sforo: importante para a forma??o dos ossos; mangan?s: respons?vel pelo aproveitamento de gorduras e o desenvolvimento e funcionamento do sistema nervoso); recomenda??es (at? os 10 anos de idade, deve-se tomar 3 copos de leite por dia).
* Informa??es adquiridas do site:
http://ebsalgueiromaia.blogspot.com.br/2011/06/festa-do-leite.html
?
10. Para finalizar esta etapa, o professor propor? a fabrica??o de um dos produtos derivado do leite, como por exemplo, a manteiga:
?
Experimento 1: Fa?a voc? mesmo a sua manteiga caseira!
Objetivo:
Compreender o processo de fabrica??o de manteiga a partir do leite.
?
Materiais:
- 1 litro de leite integral fresco;
- 1 colher grande ou concha;
- 1 vasilha;
- 1 recipiente de vidro grande com tampa;
- 1 peneira;
- Sal;
- 1 tigela.
?
Procedimentos:
1. Pegue 1 litro de leite, ferva-o e ponha na geladeira por 12h, para que a gordura possa se separar do leite;
2. Quando a gordura encontrar-se na superf?cie do leite, pegue uma colher grande e retire o creme formado por esta (nata);
3. Despeje a nata numa vasilha e deixe repousando fora da geladeira, at? que atinja a temperatura ambiente;
4. Coloque a nata, j? em temperatura ambiente, no recipiente de vidro, tomando o cuidado para que este n?o fique muito cheio. Tampe-o e agite-o, de maneira vigorosa, por uns 20 minutos;
5. Despeje o leite de manteiga da jarra na peneira, escorrendo-o;
6. Depois de escorrer o leite sobrado da jarra, lave a manteiga com ?gua fria. Neste momento ela ficar? despeda?ada;
7. Coloque a manteiga numa tigela e, com as m?os lavadas, esprema a manteiga para que a ?gua saia;
8. Lave a manteiga at? a ?gua ficar transparente, caso contr?rio, a manteiga ficar? com um gosto ruim;
9. Coloque sal a gosto e bom apetite! Est? pronta a sua manteiga.
?
O que acontece?
Existem min?sculas bolsas de gorduras no leite, protegidas por uma membrana, como se fossem bal?es cheios de gordura. Ao colocarmos a nata dentro do frasco e a agitarmos, estas membranas se rompem e libertam a gordura que come?a a se aglomerar, formando a manteiga.
?
* Receitas e Experimentos similares est?o dispon?veis em:
- Como fazer manteiga?
http://videos.sapo.pt/bHF0TqwnKFTVWdU8pA2R
?
?
ATIVIDADE 3: HORTA E POMAR
1. O professor realizar? com a classe uma visita a uma feira ou quitanda, para que as crian?as tenham a oportunidade de observarem, manusearem, sentirem o aroma e sabor das frutas, dos legumes e das verduras. Ao final desta aula passeio, o professor perguntar?: De onde v?m as frutas, legumes e verduras que consumimos em nosso dia a dia? Ser? que vem da feira, da quitanda ou do supermercado? Pedir?, ent?o, que os alunos registrem suas hip?teses iniciais em uma folha de papel, com um desenho.
?
2. Em seguida far? a leitura do livro: Saladinha de queixas, de Tatiana Belinky, Editora Moderna, realizando posteriormente um debate acerca das informa??es trazidas pelo livro e as hip?teses iniciais das crian?as.
?
Fonte: Editora Moderna
?
?
* Outras atividades sobre livro est?o dispon?vel em:
?
* Outros livros que podem ser utilizados pelo professor:
BELINKY, Tatiana. Que horta. Editora Paulinas.
?
QUENTAL, Cristina e MAGUAH?ES, Mariana. Ciclo do arroz. Cole??o Onde vamos hoje. Edi??es Gailivros.
Fonte: Edi??es Gailivros.
?
3. O professor apresentar? ? classe a m?sica Pomar, da Palavra Cantada.
Pomar Palavra Cantada |
|
Banana, bananeira |
Amora, amoreira |
*Dispon?vel em: http://letras.mus.br/palavra-cantada/283411/
?
2. Em seguida, realizar? um debate com a classe sobre a m?sica. Para isso questionar? a classe:
- Qual o nome da m?sica? (Pomar)
- Sobre o que a m?sica fala? (Frutas)
- Quais as frutas citadas na m?sica?
- Qual o nome da planta ou ?rvore que nasce a amora? A banana? A ma??? A uva?
- O que ? um pomar?
- Quem j? teve a oportunidade de conhecer um pomar?
- Como ele ??
- Se as frutas s?o plantadas no pomar, como se chama o local onde s?o plantados os legumes e as verduras?
?
3. O professor solicitar? que as crian?as modelem, com massa de modelar, algumas das frutas e ?rvores para constru?rem a maquete de um pomar.
?
4. Apresentar?, ent?o, para a classe, alguns produtos, como: azeite e o p?o, questionando se sabem de onde vem, a partir de que produtos s?o fabricados e como s?o produzidos. Ap?s ouvir seus relatos, o professor far? a leitura dos seguintes livros:
?
QUENTAL, Cristina e MAGUAH?ES, Mariana. Ciclo do azeite. Cole??o Onde vamos hoje. Edi??es Gailivros.
Dispon?vel em: http://www.slideshare.net/bbcosta/ciclo-do-azeite
Fonte: Edi??es Gailivros.
?
QUENTAL, Cristina e MAGUAH?ES, Mariana. Ciclo do p?o. Cole??o Onde vamos hoje. Edi??es Gailivros.
Dispon?vel em: http://www.slideshare.net/bbcosta/ciclo-do-po
Fonte: Edi??es Gailivros.
?
5. O professor organizar? uma aula passeio em uma horta ou pomar. Para isso dever? visit?-la com anteced?ncia, observando-a, conversando e entrevistando o hortel?o, passando em revista os aspectos relevantes para a visita da classe e preparando-se como guia.
* No dia da aula passeio o professor dever? solicitar aos alunos que observem a paisagem e as transforma??es ocorridas no trajeto entre a escola e a horta ou pomar: as constru??es e suas disposi??es no espa?o, meios de transporte, animais, pavimenta??o das ruas/estrada etc.. O professor dever? filmar ou fotografar a visita, para que mais tarde possa retom?-las com a classe e tamb?m, realizar uma exposi??o sobre esta.
* No local da visita, o professor dever? realizar com a classe as seguintes tarefas:
a) Entrevista com o hortel?o: os alunos dever?o question?-lo sobre a hist?ria do local, como e porque escolheu este trabalho, o que lhe d? mais prazer na profiss?o, as dificuldades encontradas nela etc..
b) Observa??o da horta: a disposi??o e medi??es dos canteiros, os tipos de hortali?as plantadas, o trabalho nas sementeiras, prepara??o da terra, a aduba??o, a rega, calend?rio agr?cola, a colheita, instrumentos agr?colas utilizados, as atividades desenvolvidas, as ocupa??es envolvidas, as constru??es e suas finalidades, produtos derivados, comercializa??o dos produtos, roupas utilizadas pelos trabalhadores (chap?u, botas, luvas etc.), problemas enfrentados (pragas, parasitas etc.) e solu??es etc..
c) Plantio de mudas (se poss?vel).
?
6. Em classe, dever?o: a) organizar um livro sobre o que aprenderam na visita (sugest?o: cada um dos t?picos levantados acima poder? servir como um tema a ser ilustrado pelos alunos); b) construir uma horta na escola.
?
7. Outras atividades que o professor poder? promover em sua classe ? uma pesquisa acerca da import?ncia dos alimentos (frutas e hortali?as) na sa?de de nosso corpo, formas de higieniza??o dos alimentos, doen?as causadas de decorr?ncia da falta de higieniza??o com estes, trabalhar com poesias etc..
?
8. Para encerrar a aula, o professor poder? realizar a leitura dos livros abaixo, discutindo com a classe suas rela??es com o que foi aprendido at? o momento:
- BELINKY, Tatiana. Que horta. Editora Paulus.
- ROCHA, Ruth. Rato do campo e rato da cidade. Editora Salamandra.
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem o a??car? | V?deo |
De onde vem o leite? | V?deo |
De onde vem o ovo? | V?deo |
LIVROS:
- LAROUSSE DO BRASIL. Meu primeiro Larousse do mundo. Editora Larousse J?nior.
- BAUMANN, Anne-Sophie. De onde as coisas vem? Cole??o Crian?a Curiosa. Editora Salamandra.
- RAY, Hannah. Bichos da fazenda: vaca. Editora Girassol.
- RAY, Hannah. Bichos da fazenda: ovelha. Editora Girassol.
- RAY, Hannah. Bichos da fazenda: galo. Editora Girassol.
- RAY, Hannah. Bichos da fazenda: porco. Editora Girassol.
- FERREIRA, Marina Baird et al. Aur?lio com a turma da M?nica. Ed. Nova Fronteira.
- PLANETA DEAGOSTINI. Cole??o animais da fazenda. Planeta DeAgostini.
- LINS, Guto. Que fome! Chovendo na horta. Editora Prumo.
- CHILD, Lauren. Charles e Lola: eu nunca vou comer tomate. Editora ?tica.
- LLEWELLYN, Claire e GORDON, Mike. Estou em forma? Aprendendo sobre nutri??o e atividade f?sica. Editora Scipione.
- LLEWELLYN, Claire e GORDON, Mike. Verdura? N?o! Aprendendo sobre nutri??o. Editora Scipione.
- JOS?, Elias. Poesia ? fruta doce e gostosa. Editora FTD.
- OBEID, C?sar. Rimas saborosas. Editora Moderna.
- BOCHECO, Eloi Elisabet. Pomar de brinquedo. Editora Larousse J?nior.
?
V?DEOS:
Cocoric?: Aventuras na fazenda.Paramount.
Cocoric?: Julio na cidade 1 e 2. Paramount.
Cocoric?: Novas aventuras de Jo?o na fazenda.Paramount.
Cocoric?: A prima da cidade.Paramount.
O planeta de Pipsqueak: Pipsqueak e os animais de produ??o.
?
OUTRAS INFORMA??ES:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15782
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21404
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28427
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/plantando-saber-467331.shtml
?
LIVROS SOBRE O ENSINO DE CI?NCIAS PARA EDUCA??O INFANTIL:
- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea.
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http:// http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse, a participa??o, o envolvimento, a intera??o e reflex?o em grupo, a compara??o entre o resultado do experimento e das hip?teses iniciais, bem como as falas, as observa??es e as conclus?es realizadas pelas crian?as ap?s cada uma das atividades.
*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.