Portal do Professor

Início do Conteúdo

As cores do Arco-?ris

alessandra arce

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Michele Varotto

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Michele Varotto, Alessandra Arce

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transforma??o
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os fen?menos da natureza
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar as cores do arco-?ris;

- Agu?ar os sentidos e as express?es por meio da observa??o e conhecimento do arco-?ris;

- Compreender o fen?meno da Refra??o;

Duração das atividades

Aproximadamente 3 dias, com 20 minutos di?rios.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sugere-se que as crian?as j? conhe?am as cores. Para isso, pode-se aplicar a seguinte aula anteriormente a esta:

O segredo das cores, dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=29012

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Todas as cores...

1.  Para introduzir a tem?tica sobre o arco-?ris ? interessante partir dos conhecimentos pr?vios que as crian?as t?m, bem como agu?ar suas hip?teses em rela??o ao assunto. Desta forma, inicie a aula com uma hist?ria, que traga alguns dos elementos que ser?o trabalhados nesta aula e que forne?a maiores subs?dios para as discuss?es posteriores. Para isso, sugere-se o seguinte livro:

ZIRALDO. Flicts. Editora: Melhoramentos.

flicts

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

?

* Procure fazer a leitura da hist?ria de maneira interativa, para que as crian?as possam visualizar as imagens.

?

2. Ap?s a leitura, em uma roda de conversa, questione as crian?as sobre os principais acontecimentos, de modo a despertar o interesse sobre o arco-?ris. Para isso, sugerem-se as seguintes quest?es:

- Quem ? Flicts?

- Quais as cores que aparecem na hist?ria?

- Em quais lugares encontramos essas cores?

- O que aconteceu com Flicts?

- Por que n?o tinha lugar para Flicts?

- Quais os diversos lugares que ele tentou ficar?

- Onde Flicts foi parar?

- Como ele descobriu que era importante?

- Quais s?o as pessoas que podem v?-lo?

?

3. Depois da discuss?o, questione as crian?as sobre as diversas cores que podemos encontrar. Desta forma, organize um passeio com as crian?as pela escola. Divida as crian?as em grupos de 3 alunos, entregue uma folha de papel A4, uma prancheta e uma caixa de l?pis de cor, para cada trio. Ap?s isto, oriente os trios a observarem tudo que tem na escola e suas diferentes cores e irem registrando no papel.

?

4. De volta ? sala de aula, em uma nova roda de conversa, pe?a para que cada trio demonstre os diferentes objetos e suas cores que encontraram na escola. Assim, oriente-os, agora individualmente, a desenharem a escola e a pintarem com as diferentes cores que encontraram.

?

5. A partir dos desenhos apresentados, aguce a criatividade das crian?as, dispostas de forma individual, pe?a para que elas fa?am um desenho da escola, e em seguida, escolham uma cor (de prefer?ncia a que mais gostarem), e pintem todo o desenho com a mesma cor.

?

6. Disponha as crian?as em um c?rculo e pe?a para que cada uma mostre seu desenho sobre a escola colorida e a escola de uma ?nica cor. Assim, v? discutindo com os alunos as diferentes cores e como o mundo fica mais bonito com elas. Pode-se para isto fazer as seguintes quest?es:

- Como seria nossa escola se tudo fosse da mesma cor?

- E as flores?

- E nossa casa?

- E n?s?

- Nossos brinquedos?

- Nossas roupas?

- Seria legal? Seria bonito?

- Voc?s gostariam?

?

7. A partir das discuss?es com as crian?as, apresente a seguinte can??o: Aquarela ? Toquinho

AQUARELA

Toquinho

Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas
? f?cil fazer um castelo...

Corro o l?pis em torno
Da m?o e me dou uma luva
E se fa?o chover
Com dois riscos
Tenho um guarda-chuva...

Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho
Azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota
A voar no c?u...

Vai voando
Contornando a imensa
Curva Norte e Sul
Vou com ela
Viajando Hava?
Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela
Brando navegando
? tanto c?u e mar
Num beijo azul...

Entre as nuvens
Vem surgindo um lindo
Avi?o rosa e gren?
Tudo em volta colorindo
Com suas luzes a piscar...

Basta imaginar e ele est?
Partindo, sereno e lindo
Se a gente quiser
Ele vai pousar...

Numa folha qualquer
Eu desenho um navio
De partida
Com alguns bons amigos
Bebendo de bem com a vida...

De uma Am?rica a outra
Eu consigo passar num segundo
Giro um simples compasso
E num c?rculo eu fa?o o mundo...

Um menino caminha
E caminhando chega no muro
E ali logo em frente
A esperar pela gente
O futuro est?...

E o futuro ? uma astronave
Que tentamos pilotar
N?o tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licen?a
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...

Nessa estrada n?o nos cabe
Conhecer ou ver o que vir?
O fim dela ningu?m sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorir?...

Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
(Que descolorir?!)
E com cinco ou seis retas
? f?cil fazer um castelo
(Que descolorir?!)
Giro um simples compasso
Num c?rculo eu fa?o
O mundo
(Que descolorir?!)

Fonte:http://letras.mus.br/toquinho/

?

* V?deo com a can??o, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=T9poZwxpWj0

?

  8. Com base nessa m?sica e apresenta??o do v?deo, oriente as crian?as a fazerem um quadro com alguma das imagens apresentadas na m?sica, de modo a reconhecerem as diversas cores. Para isso, pode-se confeccionar um quadro de papel craft, o qual pode ser feito da seguinte maneira:

Materiais:

- Uma folha de papel craft 50x50 cm;

- Tinta a ?leo de diferentes cores (que poder? ser substitu?da por guache, caso seja necess?rio);

- L?pis ou giz preto;

- Pinc?is de diferentes tamanhos;

- Recipientes com ?gua;

- Retalhos de tecido para limpar os pinc?is;

- Cavaletes (um para cada papel, para apoia-los);

- Um peda?o de papel?o ou madeira nas dimens?es do papel craft.

?

Procedimentos:

- Com o aux?lio de fita adesiva prenda o papel craft na madeira ou papel?o de modo que n?o solte.

- Pe?a para que, com o aux?lio do l?pis ou giz preto, as crian?as fa?am seus desenhos;

- Em seguida, apoia-se a tela no cavalete, escolhem-se as cores e os pinc?is. Com isso, deixe que cada crian?a pinte seu desenho da forma que mais lhe agrade.

?

Resultados:

Ao final exponha os quadros na escola.

?

Atividade 2: De onde v?m as cores? Conhecendo o arco-?ris!

1. Continuando a discuss?o da atividade anterior, a partir do descobrimento das crian?as sobre as diferentes cores que encontramos e que deixam nosso mundo mais lindo. Introduza mais diretamente a tem?tica do arco-?ris. Para isso, pode-se realizar o seguinte experimento:

Experimento 1: Conhecendo o arco-?ris

Materiais:

- Uma mangueira de ?gua;

?

Procedimentos:

- Leve as crian?as at? o jardim da escola, com muito cuidado para n?o molhar as crian?a, ligue o registro e molhe o jardim. Procure fazer isto em um local aberto para que o sol fique diretamente na ?gua que est? saindo.

?

Resultados:

- A partir do contato dos raios de sol com a ?gua, se formar? um arco-?ris. Procure chamar a aten??o das crian?as para esse fen?meno.

?

2. Ap?s a observa??o, em uma roda de conversa, que pode ser feita ao ar livre mesmo, questione as crian?as sobre o que elas observaram:

- O que apareceu enquanto molhava as plantas?

- O que ? esse arco colorido?

- Como ? o nome dele?

- Quais as cores que aparecem nele?

- Quando ele aparece?

- Como ele aparece?

- O que o faz ficar assim?

- Quais os outros lugares que voc? j? o viu?

- O que voc? sabe sobre ele?

?

3. Com as hip?teses levantadas, de volta a sala de aula, entregue uma folha a cada crian?a e oriente-as a ilustrarem suas ideias sobre a origem do arco-?ris.

?

4. A partir dos registros feitos pelas crian?as, apresente a elas o seguinte v?deo:

?

?

?

?

O qual tamb?m pode ser encontrado em livro:

CATUNDA, Celia; MISTRORIGO, Kiko; SALEM, Fernando. De onde vem o arco-?ris? Editora: Panda Books

Kika

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

?

*Outra literatura que pode ser usada ?: ROWE, Jeannette; PARK, Louise. Gatinha Esperta: Arco-?ris ? como os arco-?ris surgem? Editora: Ciranda Cultural

Arco-??ris

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

?

* Para dinamizar a hist?ria, procure ia apresentando as p?ginas do livro para as crian?as. Sugere-se tamb?m, que ap?s a conta??o, as crian?as manuseiem a obra para melhor visualizar os elementos que a comp?em.

?

5. Em uma roda de conversa, ap?s a apresenta??o do v?deo e leitura dos livros, procure destacar os principais conceitos apresentados. Para isso, questione:

- De onde vem o arco-?ris?

- Quais os lugares que voc? j? o viu?

- Quais as cores que o formam?

- Por que acontece isso?

- Onde podemos encontrar essas cores?

?

6. A partir da discuss?o feita, reproduza com as crian?as um arco-?ris, de modo a fixar seu formato e suas cores, bem como agu?ar a criatividade das crian?as. Desta forma, sugere-se a constru??o de um mosaico, o que pode ser feito da seguinte maneira:

- Entregue uma folha de papel A4 com o contorno de um arco-?ris para cada crian?a. Procure fazer com o que o desenho ocupe toda a folha;

- Recorte diversos quadradinhos de EVA ou papel dobradura, das cores do arco-?ris. Essa tarefa tamb?m pode ser feita pelas crian?as, no entanto, ? importante sempre o acompanhamento do adulto, devido ao manuseio da tesoura;

- Com os quadradinhos e cola em m?os, oriente as crian?as a irem colando de modo a reconstru?rem um arco-?ris.

- Ao final, exponha os mosaicos pela escola para que os demais colegas possam visualizar.

?

7. Sugere-se tamb?m, imprimir diversos contornos de desenhos, e deixar que aleatoriamente as crian?as escolham. Ap?s isto, oriente-as a colorirem utilizando apenas as cores que formam o arco-?ris.

?

Atividade 3: Entendendo o arco-?ris...

?

1. A partir da releitura e apresenta??o dos conceitos sobre o arco-?ris retome cada um deles, de modo que as crian?as possam compreend?-los. Desta forma, inicie trabalhando com o conceito de refra??o. Para isso, em uma roda de conversa, aguce a curiosidade das crian?as a respeito desse fen?meno. Sugerem-se as seguintes quest?es:

- Quais palavrinhas que vimos no v?deo da Kika que n?o conhecemos?

- O que ser? que significa cada uma delas?

- O que voc?s acreditam que seja Refra??o da Luz?

- O que a Kika nos ensinou sobre isso?

?

2. Com base na hip?tese levantada pelas crian?as, fa?a uma explica??o bem simples sobre a Refra??o da luz, a qual pode ser feita utilizando-se do seguinte experimento:

Experimento 2: Refra??o

Objetivo: Compreender como ocorre o fen?meno de refra??o da luz;

Materiais:

- Um copo;

- ?gua;

- Um bot?o;

?

Procedimentos:

- Coloque o bot?o dentro do copo;

- Jogue um pouco de ?gua;

?

Resultados:

- Voc? ver? dois bot?es, isto acontece porque a luz ao atravessar a ?gua tem seu raio mudado de posi??o. O que faz com que vejamos as coisas que est?o embaixo da mesma um pouco fora de posi??o.

* Outros experimentos que tamb?m podem ser aplicados para a compreens?o deste tema s?o:

?

?

?

?

3. A partir do experimento realizado associe-o com o fen?meno do arco-?ris, tal explica??o pode ser feita com a ajuda de fantoches, de modo a destacar que ao passar pela ?gua o raio de luz muda de posi??o, e ao passar pela outra camada de ?gua, o mesmo se decomp?e em v?rias cores ao ambiente. Para essa explica??o, podem ser utilizados os seguintes recursos e imagens:

?

?

?

?

?

?

http://km-stressnet.blogspot.com.br/2008/11/como-encontrar-um-arco-ris.html

-http:// http://educartecnologiasfisica.blogspot.com.br/2010/10/formacao-do-arco-iris.html

?

*Maiores informa??es, podem ser consultados nos endere?os:

http://www.brasilescola.com/fisica/a-refracao-luz.htm

-http:// http://www.youtube.com/watch?v=nTiq733vPFU

?

4. Em seguida apresente ?s crian?as o Disco de Newton, de modo a ilustrar a decomposi??o da luz branca que d? origem ao arco-?ris. Para isso, fa?a o seguinte experimento:

Experimento 3: Construindo um Disco de Newton

Objetivos: Comprovar se a cor branca ? composta por todas as demais cores

Materiais:

- L?pis de cor;

- Compasso;

- L?pis preto;

- r?gua

- Borracha

Procedimentos:

1. Fa?a um c?rculo de aproximadamente 15 cm de di?metro na cartolina e recorte-o.

disco1

Fonte: Elaborado por Michele Varotto

?

2. Divida o c?rculo em 8 partes iguais:

disco2

Fonte: Elaborada por Michele Varotto

?

3. Pinte cada uma das partes utilizando as seguintes cores: amarelo; azul escuro; violeta; laranja; verde; azul claro; vermelho; roxo.

?

disco3

Fonte: Elaborada por Michele Varotto

?

?

4. Fa?a um furo no centro do c?rculo e passe o l?pis no meio. Em seguida, gire-o velozmente e observe o que acontece.

?

Resultados:

- Ao girar o c?rculo rapidamente, todas as cores misturam-se aparecendo a cor branca.

?

*Maiores informa??es consulte:

?

?

?

?

- http://educacao.uol.com.br/planos-aula/fundamental/ciencias-construindo-o-disco-de-newton.jhtm

- http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/construindo-disco-newton.htm

?

**Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, tamb?m podem ser encontrados no livro:

ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea, 2011.

Ensinando ci??ncias na Educa????o Infantil

Fonte: http:// http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.htm

?

***Sugest?es de literatura para trabalhar este tema:

AYALA, Walmir. Onde vive o arco-?ris? Editora: Leitura.

AZEVEDO, Israel Belo de. O arco-?ris do vov?. Editora: United Press

CANTON, Katia; CATUNDA, Leda. O Roubo do arco-?ris: uma f?bula sobre as cores. Editora: WMF Martins Fontes.

CIRANDA CULTURAL. Um Arco-?ris de lembran?as.

KLEIN, Cristina. Brilha Brilha Arco- ?ris. Editora: Bicho Esperto

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Arco ?ris ?udio
Arco-?ris Anima??o/simula??o
O disco de Newton (Pi?o colorido) Experimento pr?tico
A f?sica e o cotidiano: Arco-?ris ?udio
Arco - ?ris Experimento pr?tico
Podemos construir - atividade 2: Podemos construir um Disco de Newton? Experimento pr?tico
Arco-?ris Experimento pr?tico
A f?sica e o cotidiano - Fique sabendo ! - O Arco Iris Anima??o/simula??o
De onde vem o arco-?ris? V?deo

Recursos Complementares

a) Livros sobre o Ensino de Ci?ncias:

- CENTRO DE DIVULGA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link:http:// http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULGA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULGA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

?

b) Sites de experimentos:

http://www.cdcc.usp.br/maomassa/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html?busca=ciclo+da+%C3%A1gua&tipoModalidade=nivel&modalidade=87380a95&componente=&tema=&tipoRecurso=578208a6&idioma=15600e5&ordem=0&x=29&y=3&ba=true#resultado

Avaliação

A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participa??o e envolvimento nas diferentes situa??es propostas; a intera??o e reflex?o em grupo, a compreens?o da tem?tica, por meio da express?o de suas ideias, sentimentos, observa??es, conclus?es.

?

Como sugest?o de avalia??o, tamb?m poder? ser realizada a seguinte atividade: com os conceitos e discuss?es da aula, organize com os alunos uma hist?ria coletiva na qual seja contemplada todas as informa??es sobre o arco-?ris. Ao final, pode transforma-la em um livro, em que o professor seja o escriba, e os alunos ilustrem a explica??o de cada uma delas.  Tal atividade pode ser feita com o aux?lio de diferentes materiais como: cola; tesoura; tiras de papel; massinha de modelar; cola colorida; glitter; lantejoulas; peda?os de EVA; tecido; hidrocor; tinta; galhos secos; flores; terra; grama; etc.

?

*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.