SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
|
D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva
SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
Michele Varotto, Alessandra Arce
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
| Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
| Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transforma??o |
| Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
| Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os fen?menos da natureza |
| Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
- Identificar as cores do arco-?ris;
- Agu?ar os sentidos e as express?es por meio da observa??o e conhecimento do arco-?ris;
- Compreender o fen?meno da Refra??o;
Sugere-se que as crian?as j? conhe?am as cores. Para isso, pode-se aplicar a seguinte aula anteriormente a esta:
O segredo das cores, dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=29012
Atividade 1: Todas as cores...
1. Para introduzir a tem?tica sobre o arco-?ris ? interessante partir dos conhecimentos pr?vios que as crian?as t?m, bem como agu?ar suas hip?teses em rela??o ao assunto. Desta forma, inicie a aula com uma hist?ria, que traga alguns dos elementos que ser?o trabalhados nesta aula e que forne?a maiores subs?dios para as discuss?es posteriores. Para isso, sugere-se o seguinte livro:
ZIRALDO. Flicts. Editora: Melhoramentos.
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
?
* Procure fazer a leitura da hist?ria de maneira interativa, para que as crian?as possam visualizar as imagens.
?
2. Ap?s a leitura, em uma roda de conversa, questione as crian?as sobre os principais acontecimentos, de modo a despertar o interesse sobre o arco-?ris. Para isso, sugerem-se as seguintes quest?es:
- Quem ? Flicts?
- Quais as cores que aparecem na hist?ria?
- Em quais lugares encontramos essas cores?
- O que aconteceu com Flicts?
- Por que n?o tinha lugar para Flicts?
- Quais os diversos lugares que ele tentou ficar?
- Onde Flicts foi parar?
- Como ele descobriu que era importante?
- Quais s?o as pessoas que podem v?-lo?
?
3. Depois da discuss?o, questione as crian?as sobre as diversas cores que podemos encontrar. Desta forma, organize um passeio com as crian?as pela escola. Divida as crian?as em grupos de 3 alunos, entregue uma folha de papel A4, uma prancheta e uma caixa de l?pis de cor, para cada trio. Ap?s isto, oriente os trios a observarem tudo que tem na escola e suas diferentes cores e irem registrando no papel.
?
4. De volta ? sala de aula, em uma nova roda de conversa, pe?a para que cada trio demonstre os diferentes objetos e suas cores que encontraram na escola. Assim, oriente-os, agora individualmente, a desenharem a escola e a pintarem com as diferentes cores que encontraram.
?
5. A partir dos desenhos apresentados, aguce a criatividade das crian?as, dispostas de forma individual, pe?a para que elas fa?am um desenho da escola, e em seguida, escolham uma cor (de prefer?ncia a que mais gostarem), e pintem todo o desenho com a mesma cor.
?
6. Disponha as crian?as em um c?rculo e pe?a para que cada uma mostre seu desenho sobre a escola colorida e a escola de uma ?nica cor. Assim, v? discutindo com os alunos as diferentes cores e como o mundo fica mais bonito com elas. Pode-se para isto fazer as seguintes quest?es:
- Como seria nossa escola se tudo fosse da mesma cor?
- E as flores?
- E nossa casa?
- E n?s?
- Nossos brinquedos?
- Nossas roupas?
- Seria legal? Seria bonito?
- Voc?s gostariam?
?
7. A partir das discuss?es com as crian?as, apresente a seguinte can??o: Aquarela ? Toquinho
AQUARELAToquinho |
|
Numa folha qualquer
Corro o l?pis em torno
Se um pinguinho de tinta
Vai voando
Entre as nuvens
Basta imaginar e ele est?
Numa folha qualquer
De uma Am?rica a outra
Um menino caminha
E o futuro ? uma astronave
Nessa estrada n?o nos cabe
Numa folha qualquer |
Fonte:http://letras.mus.br/toquinho/
?
* V?deo com a can??o, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=T9poZwxpWj0
?
8. Com base nessa m?sica e apresenta??o do v?deo, oriente as crian?as a fazerem um quadro com alguma das imagens apresentadas na m?sica, de modo a reconhecerem as diversas cores. Para isso, pode-se confeccionar um quadro de papel craft, o qual pode ser feito da seguinte maneira:
Materiais:
- Uma folha de papel craft 50x50 cm;
- Tinta a ?leo de diferentes cores (que poder? ser substitu?da por guache, caso seja necess?rio);
- L?pis ou giz preto;
- Pinc?is de diferentes tamanhos;
- Recipientes com ?gua;
- Retalhos de tecido para limpar os pinc?is;
- Cavaletes (um para cada papel, para apoia-los);
- Um peda?o de papel?o ou madeira nas dimens?es do papel craft.
?
Procedimentos:
- Com o aux?lio de fita adesiva prenda o papel craft na madeira ou papel?o de modo que n?o solte.
- Pe?a para que, com o aux?lio do l?pis ou giz preto, as crian?as fa?am seus desenhos;
- Em seguida, apoia-se a tela no cavalete, escolhem-se as cores e os pinc?is. Com isso, deixe que cada crian?a pinte seu desenho da forma que mais lhe agrade.
?
Resultados:
Ao final exponha os quadros na escola.
?
Atividade 2: De onde v?m as cores? Conhecendo o arco-?ris!
1. Continuando a discuss?o da atividade anterior, a partir do descobrimento das crian?as sobre as diferentes cores que encontramos e que deixam nosso mundo mais lindo. Introduza mais diretamente a tem?tica do arco-?ris. Para isso, pode-se realizar o seguinte experimento:
Experimento 1: Conhecendo o arco-?ris
Materiais:
- Uma mangueira de ?gua;
?
Procedimentos:
- Leve as crian?as at? o jardim da escola, com muito cuidado para n?o molhar as crian?a, ligue o registro e molhe o jardim. Procure fazer isto em um local aberto para que o sol fique diretamente na ?gua que est? saindo.
?
Resultados:
- A partir do contato dos raios de sol com a ?gua, se formar? um arco-?ris. Procure chamar a aten??o das crian?as para esse fen?meno.
?
2. Ap?s a observa??o, em uma roda de conversa, que pode ser feita ao ar livre mesmo, questione as crian?as sobre o que elas observaram:
- O que apareceu enquanto molhava as plantas?
- O que ? esse arco colorido?
- Como ? o nome dele?
- Quais as cores que aparecem nele?
- Quando ele aparece?
- Como ele aparece?
- O que o faz ficar assim?
- Quais os outros lugares que voc? j? o viu?
- O que voc? sabe sobre ele?
?
3. Com as hip?teses levantadas, de volta a sala de aula, entregue uma folha a cada crian?a e oriente-as a ilustrarem suas ideias sobre a origem do arco-?ris.
?
4. A partir dos registros feitos pelas crian?as, apresente a elas o seguinte v?deo:
?
?
?
?
O qual tamb?m pode ser encontrado em livro:
CATUNDA, Celia; MISTRORIGO, Kiko; SALEM, Fernando. De onde vem o arco-?ris? Editora: Panda Books
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
?
*Outra literatura que pode ser usada ?: ROWE, Jeannette; PARK, Louise. Gatinha Esperta: Arco-?ris ? como os arco-?ris surgem? Editora: Ciranda Cultural
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
?
* Para dinamizar a hist?ria, procure ia apresentando as p?ginas do livro para as crian?as. Sugere-se tamb?m, que ap?s a conta??o, as crian?as manuseiem a obra para melhor visualizar os elementos que a comp?em.
?
5. Em uma roda de conversa, ap?s a apresenta??o do v?deo e leitura dos livros, procure destacar os principais conceitos apresentados. Para isso, questione:
- De onde vem o arco-?ris?
- Quais os lugares que voc? j? o viu?
- Quais as cores que o formam?
- Por que acontece isso?
- Onde podemos encontrar essas cores?
?
6. A partir da discuss?o feita, reproduza com as crian?as um arco-?ris, de modo a fixar seu formato e suas cores, bem como agu?ar a criatividade das crian?as. Desta forma, sugere-se a constru??o de um mosaico, o que pode ser feito da seguinte maneira:
- Entregue uma folha de papel A4 com o contorno de um arco-?ris para cada crian?a. Procure fazer com o que o desenho ocupe toda a folha;
- Recorte diversos quadradinhos de EVA ou papel dobradura, das cores do arco-?ris. Essa tarefa tamb?m pode ser feita pelas crian?as, no entanto, ? importante sempre o acompanhamento do adulto, devido ao manuseio da tesoura;
- Com os quadradinhos e cola em m?os, oriente as crian?as a irem colando de modo a reconstru?rem um arco-?ris.
- Ao final, exponha os mosaicos pela escola para que os demais colegas possam visualizar.
?
7. Sugere-se tamb?m, imprimir diversos contornos de desenhos, e deixar que aleatoriamente as crian?as escolham. Ap?s isto, oriente-as a colorirem utilizando apenas as cores que formam o arco-?ris.
?
Atividade 3: Entendendo o arco-?ris...
?
1. A partir da releitura e apresenta??o dos conceitos sobre o arco-?ris retome cada um deles, de modo que as crian?as possam compreend?-los. Desta forma, inicie trabalhando com o conceito de refra??o. Para isso, em uma roda de conversa, aguce a curiosidade das crian?as a respeito desse fen?meno. Sugerem-se as seguintes quest?es:
- Quais palavrinhas que vimos no v?deo da Kika que n?o conhecemos?
- O que ser? que significa cada uma delas?
- O que voc?s acreditam que seja Refra??o da Luz?
- O que a Kika nos ensinou sobre isso?
?
2. Com base na hip?tese levantada pelas crian?as, fa?a uma explica??o bem simples sobre a Refra??o da luz, a qual pode ser feita utilizando-se do seguinte experimento:
Experimento 2: Refra??o
Objetivo: Compreender como ocorre o fen?meno de refra??o da luz;
Materiais:
- Um copo;
- ?gua;
- Um bot?o;
?
Procedimentos:
- Coloque o bot?o dentro do copo;
- Jogue um pouco de ?gua;
?
Resultados:
- Voc? ver? dois bot?es, isto acontece porque a luz ao atravessar a ?gua tem seu raio mudado de posi??o. O que faz com que vejamos as coisas que est?o embaixo da mesma um pouco fora de posi??o.
* Outros experimentos que tamb?m podem ser aplicados para a compreens?o deste tema s?o:
?
?
?
?
3. A partir do experimento realizado associe-o com o fen?meno do arco-?ris, tal explica??o pode ser feita com a ajuda de fantoches, de modo a destacar que ao passar pela ?gua o raio de luz muda de posi??o, e ao passar pela outra camada de ?gua, o mesmo se decomp?e em v?rias cores ao ambiente. Para essa explica??o, podem ser utilizados os seguintes recursos e imagens:
?
?
?
?
?
?
- http://km-stressnet.blogspot.com.br/2008/11/como-encontrar-um-arco-ris.html
-http:// http://educartecnologiasfisica.blogspot.com.br/2010/10/formacao-do-arco-iris.html
?
*Maiores informa??es, podem ser consultados nos endere?os:
- http://www.brasilescola.com/fisica/a-refracao-luz.htm
-http:// http://www.youtube.com/watch?v=nTiq733vPFU
?
4. Em seguida apresente ?s crian?as o Disco de Newton, de modo a ilustrar a decomposi??o da luz branca que d? origem ao arco-?ris. Para isso, fa?a o seguinte experimento:
Experimento 3: Construindo um Disco de Newton
Objetivos: Comprovar se a cor branca ? composta por todas as demais cores
Materiais:
- L?pis de cor;
- Compasso;
- L?pis preto;
- r?gua
- Borracha
Procedimentos:
1. Fa?a um c?rculo de aproximadamente 15 cm de di?metro na cartolina e recorte-o.
Fonte: Elaborado por Michele Varotto
?
2. Divida o c?rculo em 8 partes iguais:
Fonte: Elaborada por Michele Varotto
?
3. Pinte cada uma das partes utilizando as seguintes cores: amarelo; azul escuro; violeta; laranja; verde; azul claro; vermelho; roxo.
?
Fonte: Elaborada por Michele Varotto
?
?
4. Fa?a um furo no centro do c?rculo e passe o l?pis no meio. Em seguida, gire-o velozmente e observe o que acontece.
?
Resultados:
- Ao girar o c?rculo rapidamente, todas as cores misturam-se aparecendo a cor branca.
?
*Maiores informa??es consulte:
?
?
?
?
- http://educacao.uol.com.br/planos-aula/fundamental/ciencias-construindo-o-disco-de-newton.jhtm
- http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/construindo-disco-newton.htm
?
**Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, tamb?m podem ser encontrados no livro:
ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea, 2011.
Fonte: http:// http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.htm
?
***Sugest?es de literatura para trabalhar este tema:
AYALA, Walmir. Onde vive o arco-?ris? Editora: Leitura.
AZEVEDO, Israel Belo de. O arco-?ris do vov?. Editora: United Press
CANTON, Katia; CATUNDA, Leda. O Roubo do arco-?ris: uma f?bula sobre as cores. Editora: WMF Martins Fontes.
CIRANDA CULTURAL. Um Arco-?ris de lembran?as.
KLEIN, Cristina. Brilha Brilha Arco- ?ris. Editora: Bicho Esperto
| Nome | Tipo |
|---|---|
| Arco ?ris | ?udio |
| Arco-?ris | Anima??o/simula??o |
| O disco de Newton (Pi?o colorido) | Experimento pr?tico |
| A f?sica e o cotidiano: Arco-?ris | ?udio |
| Arco - ?ris | Experimento pr?tico |
| Podemos construir - atividade 2: Podemos construir um Disco de Newton? | Experimento pr?tico |
| Arco-?ris | Experimento pr?tico |
| A f?sica e o cotidiano - Fique sabendo ! - O Arco Iris | Anima??o/simula??o |
| De onde vem o arco-?ris? | V?deo |
a) Livros sobre o Ensino de Ci?ncias:
- CENTRO DE DIVULGA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link:http:// http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULGA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULGA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
?
b) Sites de experimentos:
A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participa??o e envolvimento nas diferentes situa??es propostas; a intera??o e reflex?o em grupo, a compreens?o da tem?tica, por meio da express?o de suas ideias, sentimentos, observa??es, conclus?es.
?
Como sugest?o de avalia??o, tamb?m poder? ser realizada a seguinte atividade: com os conceitos e discuss?es da aula, organize com os alunos uma hist?ria coletiva na qual seja contemplada todas as informa??es sobre o arco-?ris. Ao final, pode transforma-la em um livro, em que o professor seja o escriba, e os alunos ilustrem a explica??o de cada uma delas. Tal atividade pode ser feita com o aux?lio de diferentes materiais como: cola; tesoura; tiras de papel; massinha de modelar; cola colorida; glitter; lantejoulas; peda?os de EVA; tecido; hidrocor; tinta; galhos secos; flores; terra; grama; etc.
?
*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.