![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva ![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
Alessandra Arce e Michele Varotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Identificar e conhecer as partes externas do corpo.
N?o a necessidade de conhecimentos pr?vios.
?
ATIVIDADE 1:
1. Em uma roda de conversa, o professor dever? ler o livro: ? assim que eu sou, de Pierre Winters. Cole??o descobrindo a natureza. Ed. Brinque-Book Saber. ? interessante, que a conte de forma que os alunos possam interagir com ela. Por exemplo, logo em sua primeira p?gina, h? duas crian?as vestidas com roupas de inverno. O professor poder? mostrar a figura e questionar-lhes, como prop?e o livro: Observem estas crian?as! Como n?s, no inverno, elas est?o usando roupas bem quentinhas para proteg?-las do frio. Voc?s sabem o que h? por baixo de nossas roupas? (O nosso corpo). Nosso corpo ? formado por v?rias partes, sabem quais s?o?
?
2. No momento seguinte, o professor convidar? os alunos a ouvirem a m?sica: Pulguinha, do ?lbum "Can??es de Brincar" do grupo "Palavra Cantada". Durante a audi??o da m?sica, o professor dever? interpret?-la com as crian?as, indicando cada uma das partes do corpo.
?
Fonte: Palavra Cantada
?
PulguinhaPalavra Cantada |
|
A pulguinha pula a be?a e belisca o seu p?
Da barriga pro bumbum |
Do bra?o pra perna |
Fonte: http://www.vagalume.com.br/palavra-cantada/pulguinha.html#ixzz1yYd4AtFR
?
* A m?sica pode ser encontrada nos seguintes endere?os:
http://www.filestube.com/96nokPgmTBjTJ60x5y5H2j/Palavra-Cantada-Cancoes-de-Brincar-02-Pulguinha.html
http://www.youtube.com/watch?v=wKASdwYiLgk
http://www.letras.com.br/palavra-cantada/pulguinha
?
*Outras m?sicas sobre o corpo, que o professor tamb?m poder? trabalhar:
a) Cabe?a, ombro, joelho e p?.
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=DfDF1bAzD4o
?
b) Mundo da crian?a: cantando com o corpo.
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=WHRlPzW7etI&feature=related
?
c) Desengon?ada. Bia Bedra (?lbum: A caixa de m?sica de Bia)
Dispon?vel: http://www.4shared.com/audio/CREzqbXs/desengonada_Bia_Bedran.htm
?
Fonte: biabedran.com.br
?
3. O professor organizar? a classe em duplas, entregando a estas, uma folha de papel kraft, um pouco maior que as crian?as. Pedir? que combinem quem ser? o desenhista e quem servir? de molde. Aquele que for desenhado, se deitar? sobre o papel, enquanto o outro far? o contorno de seu corpo no papel. Ap?s o contorno, a dupla dever? completar o desenho, representando nele as demais partes do corpo. Neste momento ? importante que o professor estimule as crian?as a observarem detalhes, chamando sua aten??o para partes do corpo que possam n?o estar representadas. Por exemplo:
?
- Vamos olhar o colega... Ele tem olhos, boca e o que mais?
- Tem nariz?
- Sobrancelha?
- Orelhas? Quantas orelhas t?m?
- Olhe o sorriso dele. Como s?o seus dentes?
- Qual ? a cor de seu cabelo?
- E de seus olhos?
- Ele tem m?os? O que tem nas m?os? (dedos)
- Quantos dedos t?m? Observem os dedos, como s?o?
- O que tem mais nos dedos? (unhas), etc.
?
ATIVIDADE 2:
1. Antes de iniciar esta aula, professor dever? encapar uma caixa de sapato, fixando, em seu fundo, um espelho. Organizar? a classe em uma roda e apresentar? a ?caixa surpresa?, questionando se sabem o que h? dentro dela. Em seguida, explicar? que passar? a caixa na roda, de modo que todos tenham a oportunidade de descobrirem o que h? em seu interior. ? medida que os alunos abrirem a caixa, ? importante que o professor estimule-os na observa??o das partes do corpo.
?
- O que voc? est? vendo dentro da caixa? (um espelho)
- E quem aparece no espelho? (aluno: sou eu)
- Como voc? ?? Quais suas caracter?sticas?
- Como ? o seu cabelo? Qual sua cor? ? curto, longo ou m?dio? ? liso? Encaracolado?
- Como s?o seus olhos? Qual a cor deles? S?o arredondados ou mais esticadinhos?
- Quantos olhos e orelhas voc? tem? E o nariz e a boca? ? a mesma quantidade?
- O que podemos ver que h? dentro da boca? (l?ngua, dentes).
- Qual a cor de sua pele?
- Quais partes do seu corpo voc? observou no espelho?
- Como ? a forma de seu rosto? (comprido, curto, fino, redondo).
- Quais as semelhan?as de seu corpo com o corpo do colega?
- E as diferen?as?
?
2. No momento posterior, o professor poder? apresentar autorretratos de pintores, como: Portinari, Van Gogh, Tarsila do Amaral etc., explicando quem s?o eles, sua import?ncia, curiosidades e o conceito de autorretrato (imagem produzida por um indiv?duo de si mesmo, sob a forma de desenho, pintura, gravura ou descri??o escrita ou oral). Propor?, ent?o, que os alunos se olhem no espelho e produzam um quadro com seu autorretrato. Estes poder?o ser expostos na escola.
?
*O professor poder? consultar os seguintes endere?os, para obten??o de alguns autorretratos:
http://www.tarsiladoamaral.com.br/versao_antiga/historia.htm
http://memoriavirtual.net/2004/09/03/van-gogh-auto-retrato-2/
?
3. Outra sugest?o para o professor, em seguimento a esta aula, ? trabalhar a diversidade da classe. Para isso poder? contar a hist?ria do livro Bom dia Todas as Cores de Ruth Rocha, propondo uma discuss?o sobre ela. Poder? questionar-lhes:
?
- Sobre o que fala a hist?ria?
- Conta a hist?ria de que personagem?
- Por que o camale?o mudava, ? todo momento, de cor?
- A que conclus?o chegou o camale?o? Etc.
?
* Esta hist?ria pode ser encontrada no CD Mil p?ssaros, produzidos pela "Ruth Rocha e a Palavra Cantada", e tamb?m nos seguintes endere?os:
http://www.youtube.com/watch?v=ZhGHEZUzQX0
http://www.youtube.com/watch?v=CHyu4Zp9aoo
?
?
?
*Sobre o camale?o h? tamb?m uma m?sica da "Palavra Cantada", que se encontra no CD acima. Ela est? dispon?vel em:
http://www.youtube.com/watch?v=yQqhQeRgh8Q
?
4. Junto com a turma o professor far? a conclus?o da hist?ria, discutindo, que embora sejamos todos diferentes; cada pessoa, como as cores, as flores etc., tem a sua beleza e import?ncia.
?
5. Outra sugest?o de livro ?: Tudo bem ser diferente. Todd Parr. Ed. Panda Books. Com ele o professor poder? conversar com a classe, comentando com a classe que cada pessoa ? ?nica no mundo. Que embora tenhamos semelhas - como as partes comuns de nosso corpo (nariz, boca, olhos, orelhas, bra?os, pernas, cabelos etc.), a cor do cabelo, dos olhos, a altura etc. - cada pessoa possui caracter?sticas diferentes, e isso ? que as tornam especiais. Uns s?o mais altos que outros. Alguns t?m olhos negros, enquanto outros t?m olhos claros. H? quem tenha a pele mais clara e outros a pela mais escura. Tem tamb?m as pessoas de cabelos mais curtos, longos, lisos, encaracolados; algumas pessoas gostam de certas coisas, enquanto outras preferem coisas diferentes etc.. Tamb?m poder? falar que mesmo aquelas que s?o g?meas, tem algo diferente entre elas.
?
Fonte: Banda Book
ATIVIDADE 3:
1. O professor iniciar? a aula explicando que cada uma das partes do nosso corpo tem uma fun??o. Em seguida, propor? uma brincadeira com a classe na qual cada aluno, ? medida que o professor destaca uma das partes, poder? falar ou representar, por meio de m?mica, uma a??o produzida por ela. Por exemplo:
?
a) olhos: ver cores, formas, prevenir de perigos (como cair em um buraco, parar em um sem?foro);
b) nariz: respirar o ar, sentir o cheiro das flores, da comida gostosa da mam?e, de comida estragada, do lixo espirrar etc.
c) boca: comer sorvete e fruta, mastigar, cantar, falar, chamar, sorrir, assobiar etc..
d) orelhas: ouvir um trov?o, uma m?sica, a chuva etc..
e) bra?os, m?os e dedos: bater palma, brincar, segurar, empurrar, dar a m?o para o colega, fazer carinho, pegar algo etc..
f) pernas e p?s: caminhar, andar, jogar bola, pisar, dan?ar, ajudar a nadar, saltitar, trotar, subir escadas etc..
g) rosto: exprimir sentimentos e emo??es, fazer caretas etc. Sobre as emo??es e sentimentos, o professor poder? ler a hist?ria: O livro dos sentimentos, de Todd Parr. Ed. Panda Books.
?
?
Fonte: Panda Book
?
Dispon?vel em: http://search.4shared.com/postDownload/pak3j1w_/Livro_dos_Sentimentos.html
H? uma vers?o do livro para pintar:
Dispon?vel em: http://colorir-desenho.com/livro-dos-sentimentos-para-imprimir
?
3. O professor tamb?m poder? propor a brincadeira Meu mestre mandou. Para isso, dir?: "Seu mestre mandou!?, e ent?o, inventa uma a??o, que o grupo realizar?: pegar no p?, pular de uma per s?, colocar a m?o no joelho, abaixar a cabe?a etc. ? importante que o professor estimule-os a se observar e testar possibilidades de movimento.
?
4. Outra sugest?o ? vivenciar a brincadeira cantada ?Boneca de lata? do grupo Parangol?: can??es e brincadeiras, do grupo "Emcantar".
?
Fonte:http://www.emcantar.org/
?
Boneca de LataEmcantar |
|
Minha boneca de lata Bateu o p? no ch?o Levou mais de uma hora pra fazer a arruma??o Desamassa aqui Pra ficar boa Minha boneca de lata Bateu o outro p? no ch?o Levou mais de duas horas pra fazer a arruma??o Desamassa aqui (2 vezes) Pra ficar boa Minha boneca de lata Bateu o joelho no ch?o Levou mais de tr?s horas pra fazer a arruma??o Desamassa aqui (3 vezes) Pra ficar boa Minha boneca de lata Bateu o outro joelho no ch?o Levou mais de quatro horas pra fazer a arruma??o Desamassa aqui (4 vezes) Pra ficar boa Minha boneca de lata Bateu o bumbum no ch?o Levou mais de cinco horas pra fazer a arruma??o Desamassa aqui Pra ficar boaui (5 vezes) |
? Minha boneca de lata Bateu o bra?o no ch?o Levou mais de seis horas pra fazer a arruma??o Desamassa aqui (6 vezes) Pra ficar boa Minha boneca de lata Bateu o outro bra?o no ch?o Levou mais de sete horas pra fazer a arruma??o Desamassa aqui (7 vezes) Pra ficar boa Minha boneca de lata Bateu o ombro no ch?o Levou mais de oito horas pra fazer a arruma??o Desamassa aqui (8 vezes) Pra ficar boa Minha boneca de lata Bateu o outro ombro no ch?o Levou mais de nove horas pra fazer a arruma??o Desamassa aqui (9 vezes) Pra ficar boa Minha boneca de lata Bateu a cabe?a no ch?o Levou mais de dez horas pra fazer a arruma??o Desamassa aqui (10 vezes) Pra ficar boa |
Fonte: http://letras.mus.br/projeto-emcantar/1510040/
?
Dispon?vel em:
http://sonora.terra.com.br/Artista/85849/emcantar
http://www.radio.uol.com.br/#/album/emcantar/parangole---cancoes-e-brincadeiras/20190
?
5. Ao final da m?sica o professor poder? questionar as crian?as sobre o que fala a m?sica (partes do corpo), quais partes do corpo aparecem na m?sica, quais partes externas do corpo eles j? conhecem e se poderiam nome?-las oralmente.
?
6. O professor tamb?m poder? construir um jogo de percurso, no qual, cada uma das casas tem desenhada uma ou mais parte do corpo. Por exemplo: uma m?o, duas m?os, um p?, uma m?o e um joelho (este pode ser representado com um c?rculo amarelo), dois joelhos etc. As representa??es das partes dos corpos, contidas no jogo, dever?o ser anteriormente explicadas ou combinadas com os alunos. Embalados por uma m?sica, os alunos percorrem a trilha. Quando o professor a para, eles devem permanecer em uma das casas, tocando nas representa?oes contidas nela, com a parte do corpo corresponde. ? importante que o professor n?o sobrecarregue a atividade com muitas representa??es. Quanto menor a crian?a, mais simples devem ser. Pode come?ar com duas e ? medida que as crian?as forem se familiarizando com o jogo, acrescentar? outras. Com crian?as maiores o professor poder? inserir cores diferentes para a m?o direita e outra para a esquerda etc.
?
7. Para finalizar a tem?tica, o professor confeccionar? coletivamente um livro:"O meu corpo ? fascinante?. Ele servir? de escriba e as crian?as ser?o os ilustradores. Para cada parte do corpo, as crian?as poder?o fazer colagens e desenhos, abordando fun??o, higiene, diversidade, formas que nos auxiliam a evitar acidentes etc..
?
LIVROS INFANTIS:
- Ci?ncia hoje na escola: ver e ouvir, v. 5.
- Enciclop?dia ilustrada do corpo humano. Ed. Girassol.
- Crian?a curiosa: os cinco sentidos. Ed. Salamandra.
- Crian?a curiosa: o corpo. Ed. Salamandra.
- Mini Larousse dos cinco sentidos. Ed. Larrouse J?nior.
- Os cinco sentidos. Ed. Ciranda Cultural.
- NICOLELIS, Giselda Laporta. Nossos 5 amigos. Ed. Porto de ideias.
- O grande livro do corpo humano. Impala Editores.
- ARDAGH, Philip. Na casa do Leo: o corpo Humano. Companhia das letrinhas.
- ZIRALDO. Os dez amigos. Ed. Melhoramentos.
- ZIRALDO. Pelegrino e Petr?nio. Ed. Melhoramentos.
?
LIVROS SOBRE O ENSINO DE CI?NCIAS PARA EDUCA??O INFANTIL:
- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea.
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse, a participa??o, o envolvimento, a intera??o e reflex?o em grupo, a compara??o entre o resultado do experimento e das hip?teses iniciais, bem como as falas, as observa??es e as conclus?es realizadas pelas crian?as ap?s cada uma das atividades.
1. Como sugest?o de avalia??o, o professor poder? solicitar aos alunos que, com massinha de modelar, esculpam seu corpo.
*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.