![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva ![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
Alessandra Arce e Michele Varotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
1. Explorar os cinco passos de uma investiga??o cient?fica: observa??o, registro, questionamento, experimenta??o e conclus?o;
2. Compreender o processo de metamorfose do sapo.
3. Desenvolver e ampliar o vocabul?rio.
N?o h? a necessidade de conhecimentos pr?vios.
ATIVIDADE 1:
1. O professor realizar? a leitura do livro: Como ? que eu era quando era crian?a? Jeanne Willis e Tony Ross. Editora Brinque-Book. Em busca de sua identidade, o menino Miguel faz esta pergunta a sua m?e. A partir da?, a mesma quest?o percorre o reino animal. As respostas dos diversos pais ? geralmente a mesma: ?parecido como o que voc? ? hoje?. Assim, os animais v?o descobrindo que quando filhotes eram parecidos com seus pais e familiares. Entretanto, quando chega ? vez do sapo, este descobre que ao nascer era bem diferente de seus pais e que para ficar parecido com eles precisou sofrer uma grande metamorfose.
?
Fonte: http://www.brinquebook.com.br/livro.php?livro=62
?
?
2. Ser? realizado, ent?o, um debate acerca do livro. Para isso o professor poder? questionar:
- Sobre o que fala a hist?ria?
- Todos os filhotes, ao nascerem se parecem com seus pais?
- Quais animais da hist?ria se parecem com seus pais quando nascem?
- Qual filhote nasceu diferente de seus pais?
- Voc?s conhecem outros animais que, ao nascerem, s?o diferentes de seus pais?
- Depois que estes filhotes crescem, eles ficam parecidos com seus pais?
- O que acontece com eles?
- Algu?m saberia dizer como ? chamado esse processo de transforma??o dos animais: que quando s?o filhotes possuem uma apar?ncia, e quando crescem tornam-se bem diferentes de quando nasceram?
?
3. Ap?s o debate, o professor realizar? com a classe uma pesquisa sobre os animais e seus filhotes, construindo ao final desta, um cartaz sobre o tema. No cartaz, os alunos dever?o relacionar o animal adulto (j? ilustrado no cartaz), com seu respectivo filhote.
ANIMAL |
FILHOTE |
(Figura) SER HUMANO |
? |
(Figura) MACACO |
? |
(Figura) CAVALO |
? |
(Figura) BORBOLETA |
? |
(Figura) PORCO |
? |
(Figura) GATO |
? |
(Figura) CACHORRO |
? |
(Figura) COBRA |
? |
(Figura) GALINHA |
? |
(Figura) SAPO |
? |
?
ATIVIDADE 2:
1. O professor far? a leitura do livro: Era uma vez um girino. Cole??o Milagres da natureza. Judith Anderson e Mike Gordon. O livro explica o processo de metamorfose do sapo.
?
Fonte: http://www.scipione.com.br/SitePages/Obra.aspx?cdObra=3132&Exec=1
?
2. Ao final da hist?ria, o professor propor? a realiza??o de uma pesquisa sobre sapos, r?s, pererecas (tipos, habitats, alimenta??o, locais onde se reproduzem, desenvolvimento etc.)
?
3. A classe, com o aux?lio dos pais e do professor, realizar? a montagem de um aqu?rio para abrigar girinos e observarem seu desenvolvimento. O livro acima d? dicas de como recolher os ovos, montar o aqu?rio, os cuidados necess?rios, procedimentos a serem considerados no descarte dos girinos etc. Durante a observa??o do processo de metamorfose, a classe registrar? e ilustrar? as modifica??es que ocorrem com os girinos ao longo do processo de metamorfose em um di?rio.
?
4. O professor realizar? com a classe a organiza??o de uma sequ?ncia temporal acerca das etapas da metamorfose do sapo. Esta poder? ser encontrada no seguinte endere?o:
?
5. A classe, coletivamente, poder? confeccionar, com o auxilio do professor, um mosaico com origamis das etapas do processo de metamorfose do sapo. O professor far? o tra?ado da paisagem em uma cartolina, cortar? quadradinhos coloridos de papel camur?a (ou outro de sua prefer?ncia), orientando os alunos sua colagem nos respectivos locais.
?
Fonte: D?bora Alfaro
?
?
Fonte: D?bora Alfaro
?
*As dobraduras dos origamis est?o dispon?veis em:
http://www.fichasdesenhos.com/sapo-que-pula.html
http://koisikasdasory.blogspot.com.br/2009/10/
http://petiitumbiara-go.blogspot.com.br/2012/05/meio-ambiente_25.html
?
ATIVIDADE 3:
1. O professor far? a leitura do livro: A promessa do girino. Jeanne Willis e Tony Ross. Editora ?tica.
* Dispon?vel em: http://pt.scribd.com/doc/63930029/A-Promessa-Do-Girino
?
Fonte: Editora ?tica
?
?
2. Ao final da leitura o professor far? uma discuss?o sobre o livro, questionando a classe:
- Sobre o que fala a hist?ria? (Sobre uma lagarta que se apaixona por um girino).
- Qual a promessa que a lagarta pede que o girino fa?a?
- O girino pode cumprir sua promessa? Por que?
- O que acontece ao girino cada vez que se encontra com a lagarta?
- Qual a atitude da lagarta quando v? as transforma??es do girino?
- S? o girino passa por transforma??es?
- Quais as transforma??es que ocorrem no girino? E na borboleta?
- Ap?s se separarem, o que acontece com a lagarta e com o girino?
- O que acontece quando se reencontram? Eles se reconhecem? Por que isso ocorre?
?
3. O professor organizar? com a classe um teatro sobre a hist?ria.
* Indicamos como sugest?o de fantasias:
a) Borboleta:
Fonte: D?bora Alfaro
?
b) Sapo:
* Dispon?vel em: http://kliarte.blogspot.com.br/2009/03/fantasia-do-sapo.html
?
4. Outras atividades sobre o tema, que o professor poder? utilizar em sua aula:
- Confec??o de sapos de prato de papel?o.
* Tamb?m dispon?vel em: http://nediabreu.blogspot.com.br/2012/06/arte-com-prato-descartavel-de-papelao.html
?
Fonte: D?bora Alfaro
?
?
- Dobradura: a boca do sapo
* Dispon?vel em: http://www.fichasdesenhos.com/origame-a-boca-do-sapo.html
- Reprodu??o da obra ?O sapo? (1928) de Tarsila do Amaral:
* Dispon?vel em: http://fotos.estadao.com.br/mab-faap,galeria,2635,,,0.htm
?
a) LIVROS:
ROYSTON, Angela.Filhotes: r?. Editora Melhoramentos.
BRAIDO, Eunice. Como nasce a r?. Cole??o Vida nova. Editora FTD.
?
b) SITES:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18958
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31213
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15826
?
c) V?DEOS:
- Como nascem os sapos:
http://www.youtube.com/watch?v=OZkGfh1V-e8&feature=fvwrel
- Metamorfose da r? touro:
http://www.youtube.com/watch?v=1N8TGv3nMtA
?
d) M?SICAS:
- Galinha Pintadinha: Sapo n?o lava o p?:
* Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=0JkSpPZJDkE&feature=fvwrel
- Galinha Pintadinha: Sapo cururu:
* Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=wPdZgSLT0CI
- V?deo para beb? MPBaby: Sapo Cururu
* Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?annotation_id=annotation_538632&feature=iv&src_vid=v5Kb4tg9c5c&v=qKBx3kYR7Bc#t=8.6s
?
e) LIVROS SOBRE O ENSINO DE CI?NCIAS PARA EDUCA??O INFANTIL:
- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea.
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse, a participa??o, o envolvimento, a intera??o e reflex?o em grupo, a compara??o entre o resultado do experimento e das hip?teses iniciais, bem como as falas, as observa??es e as conclus?es realizadas pelas crian?as ap?s cada uma das atividades.
*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.