Portal do Professor

Início do Conteúdo

Era uma vez um girino... Metamorfose

alessandra arce

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Michele Varotto

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Alessandra Arce e Michele Varotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Explorar os cinco passos de uma investiga??o cient?fica: observa??o, registro, questionamento, experimenta??o e conclus?o;

2. Compreender o processo de metamorfose do sapo.

3. Desenvolver e ampliar o vocabul?rio.

Duração das atividades

7 dias, com 50 minutos, di?rios.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? a necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1:

1. O professor realizar? a leitura do livro: Como ? que eu era quando era crian?a? Jeanne Willis e Tony Ross. Editora Brinque-Book. Em busca de sua identidade, o menino Miguel faz esta pergunta a sua m?e. A partir da?, a mesma quest?o percorre o reino animal. As respostas dos diversos pais ? geralmente a mesma: ?parecido como o que voc? ? hoje?. Assim, os animais v?o descobrindo que quando filhotes eram parecidos com seus pais e familiares. Entretanto, quando chega ? vez do sapo, este descobre que ao nascer era bem diferente de seus pais e que para ficar parecido com eles precisou sofrer uma grande metamorfose.

?

Fonte: http://www.brinquebook.com.br/livro.php?livro=62

?

?

2. Ser? realizado, ent?o, um debate acerca do livro. Para isso o professor poder? questionar:

- Sobre o que fala a hist?ria?

- Todos os filhotes, ao nascerem se parecem com seus pais?

- Quais animais da hist?ria se parecem com seus pais quando nascem?

- Qual filhote nasceu diferente de seus pais?

- Voc?s conhecem outros animais que, ao nascerem, s?o diferentes de seus pais?

- Depois que estes filhotes crescem, eles ficam parecidos com seus pais?

- O que acontece com eles?

- Algu?m saberia dizer como ? chamado esse processo de transforma??o dos animais: que quando s?o filhotes possuem uma apar?ncia, e quando crescem tornam-se bem diferentes de quando nasceram?

?

3. Ap?s o debate, o professor realizar? com a classe uma pesquisa sobre os animais e seus filhotes, construindo ao final desta, um cartaz sobre o tema. No cartaz, os alunos dever?o relacionar o animal adulto (j? ilustrado no cartaz), com seu respectivo filhote.

ANIMAL

FILHOTE

(Figura)

SER HUMANO

?

(Figura)

MACACO

?

(Figura)

CAVALO

?

(Figura)

BORBOLETA

?

(Figura)

PORCO

?

(Figura)

GATO

?

(Figura)

CACHORRO

?

(Figura)

COBRA

?

(Figura)

GALINHA

?

(Figura)

SAPO

?

?

ATIVIDADE 2:

1. O professor far? a leitura do livro: Era uma vez um girino. Cole??o Milagres da natureza. Judith Anderson e Mike Gordon. O livro explica o processo de metamorfose do sapo.

?

Milagres da Natureza - Era uma Vez um Girino

Fonte: http://www.scipione.com.br/SitePages/Obra.aspx?cdObra=3132&Exec=1

?

2. Ao final da hist?ria, o professor propor? a realiza??o de uma pesquisa sobre sapos, r?s, pererecas (tipos, habitats, alimenta??o, locais onde se reproduzem, desenvolvimento etc.)

?

3. A classe, com o aux?lio dos pais e do professor, realizar? a montagem de um aqu?rio para abrigar girinos e observarem seu desenvolvimento. O livro acima d? dicas de como recolher os ovos, montar o aqu?rio, os cuidados necess?rios, procedimentos a serem considerados no descarte dos girinos etc. Durante a observa??o do processo de metamorfose, a classe registrar? e ilustrar? as modifica??es que ocorrem com os girinos ao longo do processo de metamorfose em um di?rio.

?

4. O professor realizar? com a classe a organiza??o de uma sequ?ncia temporal acerca das etapas da metamorfose do sapo. Esta poder? ser encontrada no seguinte endere?o:

http://www.google.com/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/-WyiGOUl2iKk/Tf-boP4NyqI/AAAAAAAAAEI/YQd_l3VdDpA/s1600/Metamorfose_do_sapo.jpg&imgrefurl=http://tudodelu.blogspot.com/2011/06/sapinhos-ideias-moldes-e-riscos.html&usg=__qNvLedkqEg_djlhOsxriwcbztfI=&h=487&w=640&sz=43&hl=pt-PT&start=0&zoom=1&tbnid=ED7Sc8PVEe0RdM:&tbnh=128&tbnw=168&ei=VDUyUL3GCon48wTRvYD4BA&itbs=1&iact=hc&vpx=133&vpy=187&dur=512&hovh=137&hovw=180&tx=172&ty=102&sig=114573285349887990488&page=1&ndsp=24&ved=1t:429,r:0,s:0,i:78

?

5. A classe, coletivamente, poder? confeccionar, com o auxilio do professor, um mosaico com origamis das etapas do processo de metamorfose do sapo. O professor far? o tra?ado da paisagem em uma cartolina, cortar? quadradinhos coloridos de papel camur?a (ou outro de sua prefer?ncia), orientando os alunos sua colagem nos respectivos locais.

?

Fonte: D?bora Alfaro

?

?

Fonte: D?bora Alfaro

?

*As dobraduras dos origamis est?o dispon?veis em:

http://www.fichasdesenhos.com/sapo-que-pula.html

http://koisikasdasory.blogspot.com.br/2009/10/

http://petiitumbiara-go.blogspot.com.br/2012/05/meio-ambiente_25.html

?

ATIVIDADE 3:

1. O professor far? a leitura do livro: A promessa do girino. Jeanne Willis e Tony Ross. Editora ?tica.

* Dispon?vel em: http://pt.scribd.com/doc/63930029/A-Promessa-Do-Girino

?

Fonte: Editora ?tica

?

?

2. Ao final da leitura o professor far? uma discuss?o sobre o livro, questionando a classe:

- Sobre o que fala a hist?ria? (Sobre uma lagarta que se apaixona por um girino).

- Qual a promessa que a lagarta pede que o girino fa?a?

- O girino pode cumprir sua promessa? Por que?

- O que acontece ao girino cada vez que se  encontra com a lagarta?

- Qual a atitude da lagarta quando v? as transforma??es do girino?

- S? o girino passa por transforma??es?

- Quais as transforma??es que ocorrem no girino? E na borboleta?

- Ap?s se separarem, o que acontece com a lagarta e com o girino?

- O que acontece quando se reencontram? Eles se reconhecem? Por que isso ocorre?

?

3. O professor organizar? com a classe um teatro sobre a hist?ria.

* Indicamos como sugest?o de fantasias:

a) Borboleta:

Fonte: D?bora Alfaro

?

b) Sapo:

* Dispon?vel em:  http://kliarte.blogspot.com.br/2009/03/fantasia-do-sapo.html

?

4. Outras atividades sobre o tema, que o professor poder? utilizar em sua aula:

- Confec??o de sapos de prato de papel?o.

* Tamb?m dispon?vel em: http://nediabreu.blogspot.com.br/2012/06/arte-com-prato-descartavel-de-papelao.html

?

Fonte: D?bora Alfaro

?

?

- Dobradura: a boca do sapo

* Dispon?vel em: http://www.fichasdesenhos.com/origame-a-boca-do-sapo.html

- Reprodu??o da obra ?O sapo? (1928) de Tarsila do Amaral:

* Dispon?vel em: http://fotos.estadao.com.br/mab-faap,galeria,2635,,,0.htm
?

Recursos Complementares

a) LIVROS:

ROYSTON, Angela.Filhotes: r?. Editora Melhoramentos.

BRAIDO, Eunice. Como nasce a r?. Cole??o Vida nova. Editora FTD.

?

b) SITES:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18958

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31213

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15826

?

c) V?DEOS:

- Como nascem os sapos:

http://www.youtube.com/watch?v=OZkGfh1V-e8&feature=fvwrel

- Metamorfose da r? touro:

http://www.youtube.com/watch?v=1N8TGv3nMtA

?

d) M?SICAS:

- Galinha Pintadinha: Sapo n?o lava o p?:

* Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=0JkSpPZJDkE&feature=fvwrel

- Galinha Pintadinha: Sapo cururu:

* Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=wPdZgSLT0CI

- V?deo para beb? MPBaby: Sapo Cururu

* Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?annotation_id=annotation_538632&feature=iv&src_vid=v5Kb4tg9c5c&v=qKBx3kYR7Bc#t=8.6s

?

e) LIVROS SOBRE O ENSINO DE CI?NCIAS PARA EDUCA??O INFANTIL:

- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea.

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

Avaliação

A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse, a participa??o, o envolvimento, a intera??o e reflex?o em grupo, a compara??o entre o resultado do experimento e das hip?teses iniciais, bem como as falas, as observa??es e as conclus?es realizadas pelas crian?as ap?s cada uma das atividades.

*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos  propostos, no tempo e  no ritmo  de trabalho, para que assim, possa dar continuidade  ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.