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O segredo das cores

alessandra arce

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SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Michele Varotto

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SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva

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SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Alessandra Arce; Michele Varotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transforma??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar e nomear as cores.

Ampliar vocabul?rio.

Conhecer e identificar cores prim?rias e secund?rias.

Conhecer o processo de cromatografia e observar a decomposi??o de cores da caneta hidrogr?fica neste processo.

Duração das atividades

3 dias, com cerca de 60 minutos di?rios.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

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ATIVIDADE 1: IDENTIFICANDO E NOMEANDO AS CORES AO NOSSO REDOR

1. Antes de iniciar a aula o professor dever? recortar v?rias fichas de tamanho A4 de diversas cores. Sugerimos papel color set, pela sua variedade e cores vivas. Na aula, dever? apresent?-las as crian?as questionando-as que cores s?o. Esta etapa ? importante para que o professor possa visualizar os conhecimentos dos alunos acerca das cores que sabe e, assim, planejar as pr?ximas etapas de modo que eles ampliem seu vocabul?rio e o conhecimento de uma variedade de cores.

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2. Nesta etapa, o professor explicar? que tudo ao nosso redor tem cor. Algumas parecidas e outras diferentes. Pedir? que olhem ao seu redor e observem quantas coisas de diferentes cores existem. Ent?o realizar? a seguinte din?mica: levantar? uma das fichas coloridas, solicitando que as crian?as digam o nome da cor e indiquem algum objeto de mesma cor em seu ambiente. Caso as crian?as n?o tenham ainda o conhecimento de alguma cor, o professor poder? dizer o nome da cor e seguir com a din?mica. Por exemplo: O professor levanta a cor azul. Aqueles que sabem o nome dizem: azul. Em seguida, os alunos apontam ou indicam que o uniforme, o  l?pis de cor, a caneta hidrogr?fica e etc, tamb?m s?o azuis. De modo a ampliar e desenvolver uma observa??o mais apurada sobre o tema, o professor poder? comparar as cores indicadas pelas crian?as, para que possam perceber as diferentes tonalidades de uma mesma cor. Para isso poder? questionar-lhes:

- O azul da caneta ? igual ao do uniforme?

- Qual ? o mais forte ou fraco?

- Qual ? o mais claro ou mais escuro?

- Que outros objetos podem ser encontrados na sala que sejam mais parecidos com o azul do uniforme (mais escuro)?

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3. O professor poder? estender esta brincadeira com um passeio pela escola ou mesmo em um parque. ? importante que chame a aten??o das crian?as, neste caso, para a natureza ao seu redor: cor das nuvens, flores, c?u, sol, tronco da ?rvore, cor da terra, da areia, da grama etc.

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4. Para fixar a atividade o professor poder? fazer a brincadeira Pique das cores. Primeiro define-se quem ser? o pegador. Este escolher? uma cor e gritar? para os demais, por exemplo: Vermelho! Os demais participantes dever?o correr e tocar em algum objeto da cor solicitada. Aqueles que tocarem na cor, n?o poder?o ser pegos. Caso o pegador capture uma das crian?as antes que ela possa encostar na cor solicitada, esta vira o novo pegador, devendo escolher outra cor para que a brincadeira continue.

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Esta brincadeira tamb?m poder? ser acessada no seguinte endere?o:  http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/pegar/494-pique_de_cores

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ATIVIDADE 2: MISTURANDO AS CORES

1. Nesta atividade o professor distribuir? para cada aluno um prato de papel?o dividido em seis partes, como mostra abaixo. E tr?s copinhos pl?sticos de caf? com as cores: vermelho, azul e amarelo.

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Fonte: D?bora Alfaro

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2. Em seguida explicar? que estas cores s?o chamadas de cores prim?rias, pois n?o conseguimos produzi-las com nenhuma outra cor. Pedir? que pintem tr?s partes do prato de papel?o com cada uma das cores acima, intercalando com uma parte em branco, como mostra a figura abaixo.

Fonte: D?bora Alfaro

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3. Em um pr?ximo momento, o professor explicar? que com a mistura das cores prim?rias, podemos produzir outras cores, obtendo-se assim as cores chamadas por secund?rias. Entregar? mais tr?s copinhos pl?sticos de caf? vazios e propor? que misturem as cores prim?rias que s?o dispostas no disco acima, pintando os espa?os em branco que sobraram com o resultado das misturas, de modo a preencherem o disco. Assim, entre o amarelo e o vermelho, surgir? a cor laranja. Esta cor deve ser pintada no espa?o em banco entre as duas cores.

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Fonte: D?bora Alfaro

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4. Mais uma vez, o professor entregar? um prato de papel?o em branco, s? que desta vez um pouco maior, e outros seis copinhos de pl?stico de caf? vazios, sugerindo que as crian?as misturem novamente as cores obtidas e pintem o disco maior. ? importante que o professor realize a atividade junto com a classe, orientando-a em cada mistura realizada e indicando-a a sequ?ncia na pintura do disco maior. Desta forma as crian?as poder?o visualizar e compreender melhor todo o processo. Por exemplo: o professor indicar? que a primeira mistura ser? feita com as cores vermelha e laranja. Com a cor surgida, o professor orientar? para que pintem um dos espa?os em branco do disco maior. Depois far?o a mistura com as cores laranja e amarelo, em seguida com o amarelo e o verde e assim por diante. As demais cores surgidas com as misturas subsequentes ser?o pintadas no sentido hor?rio. O resultado das misturas aproximar-se-? do disco abaixo.

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Fonte: D?bora Alfaro

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5. Por fim, o professor colar? o disco menor no maior, atendando-se para que a mistura fique entre as cores que a deram origem. Como o disco abaixo.

Fonte: D?bora Alfaro

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ATIVIDADE 3: CROMATOGRAFIA

1. Nesta atividade o professor, em uma roda de conversa, apresentar? aos alunos v?rias canetas hidrogr?ficas (canetinhas), perguntando-lhes:

- Se conhecem aquelas cores.

- Se poderiam nomear aquelas que ele iria mostrar.

- Quais delas eram chamadas de prim?rias?

- Por que s?o chamadas de prim?rias?

- Quais s?o chamadas secund?rias e por qu??

- No caso da mistura entre as cores amarela com a azul, que cor secund?ria iria resultar? E do vermelho com o amarelo? Etc. (Se for preciso, pode-se usar o disco de cores anteriormente constru?do).

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2. Num segundo momento, o professor explicaria que para a fabrica??o das canetas hidrogr?ficas (canetinhas) que usam em sala, seus fabricantes tamb?m precisam misturar v?rias tintas. Entretanto, podemos saber quais tintas (pigmentos) s?o misturadas para produzir cada uma daquelas cores. Esse processo chama-se cromatografia (palavra origin?ria do grego que significa grafia das cores). Ent?o convidar? a classe para descobrir quantas cores tem em cada uma das canetas hidrogr?ficas que est? em sua m?o. Para isso far?o a seguinte experi?ncia:

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Experimento 1: Cromatografia

Materiais:

1. ?gua ou ?lcool (alguns tintas de canetas n?o s?o sol?veis em ?gua, da? a necessidade da utiliza??o de ?lcool)

2. Filtro de papel

3. Tesoura

4. R?gua de 30 cm

5. Bacia m?dia

6. Fita crepe

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Procedimentos:

1. Corte o papel de filtro em tiras longas com a largura aproximadamente de um dedo, para cada uma das hidrogr?ficas a ser testada.

2. Pr?ximo de uma das pontas das tiras pinte uma bolinha com uma das canetas hidrogr?ficas. Repita este procedimento com as demais canetas.

3. Ap?s pintarem as bolinhas, prenda cada uma das tiras, com uma fita crepe, na r?gua.

4. Na bacia, despeje um pouco de ?gua e introduza a r?gua com as tiras de filtro de papel, de modo que a ponta destas fique na ?gua. Por?m, a bolinha pintada com a caneta n?o deve ficar submersa.

5. Para que fiquem penduradas at? a finaliza??o da experi?ncia, pode-se colocar em cada um dos lados da bacia uma pilha de livros, que servir?o de suporte para a r?gua com as tiras de filtro de caf?.

6. Observe o que ent?o acontecer? 

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Resultado:

Haver? a decomposi??o da tinta da hidrogr?fica, revelando as cores utilizadas para a mistura de cada uma das tonalidades.

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Experimentos semelhantes poder?o ser acessados nos seguintes endere?os: 

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11833

http://www2.bioqmed.ufrj.br/ciencia/TintaPreta.html

http://nautilus.fis.uc.pt/spf/velharia/cab/exp.html

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V?deos relacionados a experi?ncia:

http://www.youtube.com/watch?v=Dm3xitos3Yk&feature=related

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Livros relacionados a experi?ncia:

ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea.


Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.html

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3. Ao final da experi?ncia o professor discutir? com os alunos quais cores de canetas hidrogr?ficas s?o formadas por uma ?nica cor e quais s?o formadas por mais de uma cor. Quais podem ser consideradas cores prim?rias e quais cores s?o secund?rias.

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Recursos Complementares

Outros materiais que o professor poder? utilizar nas aulas:

Livros:

  1. Abra e Descubra: Cores (Dorling Kindersley), Editora: Publifolha
  2. Cole??o Beb? Mais: Cores
  3. As cores (Ad?le Ciboul)
  4. Charlie e Lola: Cores
  5. Cores (David Pelham) Editora Larousse
  6. Cores Legais. Editora Lafonte
  7. Turma da M?nica em cores (Maur?cio de Souza) Editora FTD
  8. Livro Gigante de Arte para Crian?as (Sue Nicholson e Deri Robins) Editora Girassol.
  9. A f?bula das cores (Ziraldo) Editora Melhoramento

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V?deos:

  1. Cole??o Beb? Mais: Cores
  2. Bom dia todas as cores, Ruth Rocha: http://www.youtube.com/watch?v=ZhGHEZUzQX0
  3. http://www.youtube.com/watch?v=qOfeNYvq0mU&feature=related
  4. Flicts, Ziraldo: http://www.youtube.com/watch?v=kUMjly1hgRg
  5. Doki ? misturando as cores: http://www.youtube.com/watch?v=YrPLhD6Pa9g
  6. http://www.youtube.com/watch?v=1zPuct509EI&feature=related

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M?sicas:

http:// http://www.youtube.com/watch?v=hDogE5THWvA

Flicts, Ziraldo, Quarteto em CY e S?rgio Ricardo: http://search.4shared.com/postDownload/1g7axXek/quarteto_em_cy_mpb-4__sergio_r.html

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Jogos:

http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/o-jogo-das-cores/

Jogo aprendendo as cores Turma da M?nica. Dispon?vel em: http://www.tricae.com.br/Jogo-Aprendendo-as-Cores-Turma-da-Monica-Brincadeira-de-Crianca-16658.html

Jogo Cores das Joaninhas em Madeira. Dispon?vel em:  http://www.pirlimpimpimbrinquedos.com.br/brincando-e-aprendendo/jogo-cores-das-joaninhas-em-madeira.html

Jogo de encaixe: aprendendo as cores. Dispon?vel em: http://www.brinquedosmasterbrink.com.br/produtos/percepcao.html

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Livros sobre o Ensino de Ci?ncias para Educa??o Infantil:

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

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Avaliação

A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participa??o e envolvimento nas diferentes situa??es propostas; a intera??o e reflex?o em grupo, a compreens?o da tem?tica, por meio da express?o de suas ideias, sentimentos, observa??es, conclus?es.

Como sugest?o de avalia??o, tamb?m poder? ser realizada a seguinte atividade: O professor solicitar? aos alunos que produzam dois desenhos, um somente com cores prim?rias e outro somente com cores secund?rias.

*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos  propostos, no tempo e  no ritmo  de trabalho, para que assim, possa dar continuidade  ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.