![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva ![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
Alessandra Arce, Michele Varotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transforma??o |
Discutir a import?ncia de se cuidar do meio ambiente.
Aprender a reutilizar materiais recicl?veis.
Construir brinquedos com materiais recicl?veis.
N?o h? a necessidade de conhecimentos pr?vios.
ATIVIDADE 1: CONSCIENTIZA??O DA IMPORT?NCIA DE RECICLAR
1. O professor iniciar? a aula contando uma breve hist?ria: em nosso planeta, o n?mero de pessoas vem aumentando cada vez mais. Junto com o aumento da popula??o, muitas coisas foram inventadas. No entanto, junto com elas tamb?m vieram ?s embalagens (neste momento o professor poder? perguntar aos alunos se sabem o que ? uma embalagem e solicitar que deem exemplos), que depois de usadas, costumavam ir para o lixo, junto com materiais org?nicos que tamb?m s?o consumidos. E isso ia enchendo o nosso planeta de lixo, deixando feio e perigoso para nossas vidas.
*O professor poder? ilustrar sua fala com o v?deo de Denise Ham?, Secret?ria Geral da WWF no Brasil.
http://www.youtube.com/watch?v=Yf4sHGnRP0k&feature=related
?
2. Ap?s a apresenta??o do v?deo promover? um debate acerca do que observaram nele, como por exemplo:
- O lixo na praia,
- A polui??o dos rios,
- As consequ?ncias para os animais,
- As consequ?ncias para as pessoas: como a falta de ?gua para nosso pr?prio consumo,
- As doen?as causadas pela contamina??o da ?gua, do solo, do ar
- A import?ncia de cuidarmos bem de nossos recursos naturais e de nosso planeta, evitando o desperd?cio, reciclando e reutilizando tudo o que for poss?vel, como pl?sticos, pap?is, vidros, metais etc.
?
3. O segundo momento da atividade consistir? na leitura do livro: Cuidando do seu planeta: Eca! O lixo. De N?ria e Empar Jim?nez e Rosa M. Curto. Editora Ciranda Cultural. Em seguida, ser? realizado um novo debate, seguido de uma pesquisa acerca do que devemos fazer com as embalagens que vem nos produtos que compramos e no lixo que geramos.
?
4. O professor, tamb?m, poder? enriquecer sua aula, apresentando o v?deo:
- Turma da M?nica sobre os 3R?s (reduzir, reciclar e reutilizar). Este v?deo poder? ser acessado no link:
http://www.youtube.com/watch?v=JXHKKiaD-ks&feature=related
- Castelo R?-tim-bum: Ratinho em o Rap da Reciclagem. Este v?deo poder? ser acessado no link:
http://www.youtube.com/watch?v=7oIhKBRDkIM&feature=fvsr
- Reciclagem e Coleta seletiva:
http://www.youtube.com/watch?v=ewiInMdmYiM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=oO8gFIianJc&feature=related
E tamb?m o jogo sobre reciclagem:
http://clubinhofabercastell.com.br/jogos/defensores/jogo_reciclagem.html?noCache=1294931209000
?
5. Para uma sistematiza??o do conte?do, a classe elaborar? de uma cartilha coletiva com esclarecimento sobre a necessidade de diminui??o do consumo, de se reutilizar e reciclar materiais, para que o lixo produzido por n?s, n?o afete a vida dos seres vivos de nosso planeta. O professor servir? de escriba da classe e cada aluno ilustrar? uma forma de reutilizar e reciclar os produtos. Ap?s a confec??o da cartilha, os alunos far?o uma exposi??o para a escola sobre o que aprenderam do tema.
ATIVIDADE 2: CONSTRU??O DE UM BRINQUEDO DE MATERIAL RECICL?VEL
1. De modo a colocar em pr?tica os conceitos da aula anterior (diminui??o do consumo, reutilizar e reciclar), o professor apresentar? o v?deo: Professor Sass?: O brincar e o planetapara, em seguida, propor a confec??o de um brinquedo de material recicl?vel, feito com rolos de papel higi?nico: Serpente articulada.
O v?deo sugerido poder? ser encontrado no link:
http://www.youtube.com/watch?v=OR_J8KUkXMI&feature=related
?
2. Constru??o da Serpente Articulada.
- Materiais Utilizados:
10 rolos de papel higi?nico, cortados ao meio;
Tesoura sem ponta;
Furador de papel;
2 tubos de tinta guache, de cores diferentes;
Cola;
Rolinho de pintura;
Pincel;
?gua;
Papel colorido (vermelho,para a l?ngua e outra cor, para os olhos);
Colchete (perna de bailarina).
?
- Modo de Fazer:
1. Frise as laterais do rolo de papel higi?nico e corte-os ao meio.
Fonte da Imagem: D?bora Alfaro
?
2. Fa?a dois recortes em cada uma das laterais, de modo que fique no formato sextavado.
Fonte da Imagem: D?bora Alfaro
?
3. Com o furador, fa?a um furo, em uma das extremidades, em 2 segmentos, para a constru??o da cabe?a e do rabo.
4. Fa?a um furo, em cada uma das extremidades, em 8 segmentos, para a constru??o do corpo da serpente.
Fonte da Imagem: D?bora Alfaro
?
5. Pinte a ?rea externa da metade dos segmentos com uma cor de guache (ex: preto) e a outra metade com uma cor diferente (ex: vermelho).
6. Espere secar e ent?o pinte a ?rea interna dos segmentos.
7. Deixe secar.
Fonte da Imagem: D?bora Alfaro
?
8. Em seguida, dissolva em um pires um pouco de cola em ?gua, na propor??o: 2 medidas de cola para 1 de ?gua. Aplique a solu??o em todos os segmentos e aguarde a secagem (esse procedimento permitir? que o rolinho fique mais consistente e que a cor da tinta fique mais real?ada).
Fonte das Imagens: D?bora Alfaro
?
9. Organize os segmentos com as cores intercaladas, prendendo-os com os colchetes, em ambas extremidades e tamb?m, na parte superior e inferior.
* Lembre-se de come?ar com a cabe?a e finalizar com o rabo (ou seja, deve-se iniciar e finalizar o corpo da serpente com o segmento que cont?m apenas um furo e que correspondem respectivamente a cabe?a e ao rabo).
Fonte das Imagens: D?bora Alfaro
?
10. Ap?s ligar todos os segmentos com o colchete, recorte a l?ngua e os olhos e cole, colando na boca e na cabe?a da serpente respectivamente.
11. Sua Serpente Articulada est? pronta! Agora ? s? brincar!
Fonte da Imagem: D?bora Alfaro
?
ATIVIDADE 3: BRINCANDO COM A SERPENTE
1. Ap?s a constru??o da serpente, o professor trabalhar? alguns aspectos folcl?ricos de nossa cultura. Desse modo cantar? a m?sica Hist?ria da Serpente, acompanhada da seguinte brincadeira:
?
a) M?sica:
Esta ? a hist?ria da serpente
Que desceu do morro
Para procurar um peda?o do seu rabo
Voc? tamb?m,
Voc? tamb?m
Faz parte do seu rab?o
?
b) Brincadeira:
A brincadeira consiste na constru??o do corpo da serpente, sendo cada aluno, uma parte dele. Assim, a professora inicia a brincadeira cantando a m?sica e, ? medida que se fala: ?Voc? tamb?m faz parte do seu rab?o?, um aluno posiciona-se atr?s da professora, formando dessa forma um grande fila que passear? pela escola, encontrando e adicionando novas pessoas no ?corpo da serpente?.
*Para visualizar a m?sica e a brincadeira acessar o link:
http://www.youtube.com/watch?v=iOSsKJT0lm0
?
2. Ap?s a brincadeira, o professor contar? algumas lendas e mitos folcl?ricos, que tem a serpente como elemento importante no desenrolar da hist?ria. Como sugest?o:
"Cobra Norato",
"A Hist?ria do Guaran?",
"A origem do Oiapoque",
"M?e d'?gua',
o mito "Ipupiara",
"Boitat?",
"Por que o mar tanto chora?"
Conto Indiano: "O pr?ncipe serpente?
?
Estas hist?rias podem ser encontradas nos seguintes livros:
- PHILIP, Neil e MISTRY, Nilesh. (1998) O Pr?ncipe serpente. In: Volta ao Mundo em 52 Hist?rias. S?o Paulo: Companhia das Letrinhas.
- SALERNO, Silvana (2006). Viagem pelo Brasil em 52 Hist?rias. S?o Paulo: Companhia das Letrinhas.
3. Uma hist?ria interessante para o fechamento da tem?tica ?: O saci e a reciclagem do lixo, de Samuel Murgel Branco, editora Moderna. Ap?s a sua leitura, o professor pedir? que os alunos fa?am um desenho sobre ?Como o Saci ensinou e ajudou a cidade a cuidar de seu lixo?.
?
a) Livros sobre o Ensino de Ci?ncias para Educa??o Infantil:
- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea.
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
?
b) Informa??es sobre o tema e o modo de se confeccionar a serpente:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11981
http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/lixo-bem-tratado-planeta-reciclado-427421.shtml
A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participa??o e envolvimento nas diferentes situa??es propostas; a intera??o e reflex?o em grupo, a compreens?o da tem?tica, por meio da express?o de suas ideias, sentimentos, observa??es, conclus?es.
Como sugest?o de avalia??o, tamb?m poder? ser realizada a seguinte atividade: Em um saco preto (que poder? ser chamado de saco m?gico), o professor dever? colocar alguns cart?es, contendo figuras acerca de formas apropriadas e conscientes de cuidar do lixo que produzimos e formas incorretas, que s? geram cada vez mais polui??o. Em seguida, cada aluno retirar? alguns desses cart?es e os colar? em um painel, que conter? duas colunas: formas apropriadas de cuidar do lixo produzido e formas que geram polui??o e prejudicam o planeta e as nossas vidas. De modo que se possa observar a compreens?o da tem?tica, por meio da identifica??o dos cart?es nas suas respectivas colunas.
*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem ? promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.