Portal do Professor

Início do Conteúdo

A Guerra de Secessão

Autor e Co-autor(es)

Anderson Lira Pereira imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Antônio Fávero

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Analisar o contexto histórico da guerra civil norte americana; • Identificar os diferentes interesses dos Estados do norte (industrializado e interessado no protecionismo alfandegário) e do sul (economia agrária que defendia a liberdade de comércio).; • Reconhecer as repercussões da Guerra de Secessão no Brasil.

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A Guerra de Secessão, iniciada em 1861 e motivada por diferentes interesses, como por exemplo, interesses de cunho econômico e de cunho político entre o Sul e Norte. Isso nos permite reconhecer os posicionamentos dos sujeitos históricos coletivos envolvidos, bem como conhecer algumas raízes da economia dos Estados Unidos da América.

Estratégias e recursos da aula

Aula I: A Guerra de Secessão

Duração de 50 minutos

• Inicie aula abordando o contexto histórico da Guerra de Secessão. É fundamental que os alunos relacionem a ocorrência do conflito ao período de desenvolvimento e progresso econômico que ocorreu em meados do século XIX, em várias regiões dos Estados Unidos.
• Apresente o vídeo http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2034  que aborda de forma lúdica questões sobre a Guerra de Secessão, relatando os conflitos que existiram entre os povos do norte e do sul.

• Após a apresentação do vídeo divida a turma em dois grandes grupos: um grupo ficará responsável por representar os estados do Norte e o outro grupo pelos estados do Sul.

• Com os grupos divididos, apresente as condições econômicas das elites do Norte e do Sul, fazendo que os grupos percebam as diferenças econômicas entre as duas regiões e entendam o distanciamento em relação às idéias abolicionistas. Nos grupos, os alunos deverão interagir analisando o contexto histórico e o vídeo apresentado.

Aula II – Discutindo o Norte e o Sul
(avaliação)

Duração 50 minutos

• Solicite aos alunos que produzam pequenos cartazes e que neles sejam colocadas às intenções dos Estados do Sul e do Norte. No quadro, separe em duas partes, sendo uma representada pelos países do norte e outra pelos paises do sul.
• Peça aos alunos que colem no quadro as informações que representem cada um dos lados, nesse momento fique atento a informações que podem ser questionadas ou que estejam trocadas.
• Aproveite para levantar com os alunos questões tais como: Quem venceu o conflito? Por que razão?
• Estimule aos seus alunos analisar os resultados, efeitos e relações desta guerra com o presente.

 

Avaliação

Aula II – Discutindo o Norte e o Sul (avaliação) Duração 50 minutos • Solicite aos alunos que produzam pequenos cartazes e que neles sejam colocadas às intenções dos Estados do Sul e do Norte. No quadro, separe em duas partes, sendo uma representada pelos países do norte e outra pelos paises do sul. • Peça aos alunos que colem no quadro as informações que representem cada um dos lados, nesse momento fique atento a informações que podem ser questionadas ou que estejam trocadas. • Aproveite para levantar com os alunos questões tais como: Quem venceu o conflito? Por que razão? • Estimule aos seus alunos analisar os resultados, efeitos e relações desta guerra com o presente.