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A ambiguidade como um recurso estil?stico ou como manifesta??o de problemas de escrita

Autor e Co-autor(es)

Carlos Alberto Martins da Silva imagem do usuário

SAO PAULO - SP FLAVIO LA SELVA PROF

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Rela??es sociopragm?ticas e discursivas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Seguindo as propostas centradas no trabalho com a linguagem, esta aula contribuir? para que o educando perceba as v?rias interpreta??es que um mesmo enunciado pode apresentar, isto ?, os m?ltiplos significados presentes nas senten?as ,os quais formam a ambiguidade. Esta aula apresentar? ainda a dupla face da ambiguidade, ou seja, um recurso estil?stico muito explorado na linguagem publicit?ria e um problema de escrita, ocasionado principalmente pela m? organiza??o dos elementos na frase, ou pela escolha inadequada dos elementos que comp?em a senten?a.

Duração das atividades

6 aulas de 45/50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades b?sicas de leitura e interpreta??o textual.

Estratégias e recursos da aula

 Etapa 1 (duas aulas de 45/50 minutos)

Professor: ? importante come?ar a aula discutindo um pouco sobre o que ? ambiguidade, se os educandos conhecem esse conceito ou se j? ouviram algo a esse respeito. Ap?s essa sondagem inicial, uma breve explica??o sobre a ambiguidade e seus efeitos textuais seriam convenientes para introduzir a atividade seguinte.

Em seguida, para que os educandos entendam melhor o que ? a ambiguidade, o professor solicitar? ? classe que se re?na em grupo de 3 a 4 alunos. Ap?s conclu?da a divis?o da turma, ser?o entregues algumas imagens amb?guas para observa??o e discuss?o dos membros do grupo. Por meio desta atividade, o objetivo ? que os alunos percebam que da mesma forma que as imagens podem apresentar conte?dos amb?guos, o texto tamb?m pode conter ambiguidades. A considera??o a ser feita (espera-se que esta parta dos alunos) ? que as imagens t?m essa caracter?stica d?bia por uma quest?o de estilo, de inten??o do pintor. No entanto, o texto tamb?m pode ser amb?guo intencionalmente, mas na maioria dos casos os textos apresentam-se amb?guos por conterem problemas de escrita.

As imagens a serem analisadas pelos grupos s?o as seguintes:

IMAGEM 1

imagem 1

Dispon?vel em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html

IMAGEM 2

IMAGEM 2 

Dispon?vel em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html

IMAGEM 3

IMAGEM 3 

Dispon?vel em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html

IMAGEM 4

IMAGEM 4 

Dispon?vel em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html

IMAGEM 5

IMAGEM 5 

Dispon?vel em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html

IMAGEM 6

IMAGEM 6 

Dispon?vel em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html

IMAGEM 7

IMAGEM 7 

Dispon?vel em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html

IMAGEM 8

IMAGEM 8 

Dispon?vel em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html

IMAGEM 9

IMAGEM 9 

Dispon?vel em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html

IMAGEM 10

IMAGEM 10 

Dispon?vel em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html

IMAGEM 11

IMAGEM 11 

Dispon?vel em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html

IMAGEM 12

IMAGEM 12 

Dispon?vel em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html

IMAGEM 13

IMAGEM 13

Dispon?vel em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html

IMAGEM 14

IMAGEM 14 

Dispon?vel em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html

IMAGEM 15

IMAGEM 15 

Dispon?vel em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html

IMAGEM 16

IMAGEM 16 

Dispon?vel em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html

O desejado ? que cada grupo analise no m?ximo tr?s imagens. O grupo conjuntamente deve observar as figuras com bastante aten??o para que o maior n?mero poss?vel de interpreta??es possa ser depreendido. Ap?s observar e discutir as imagens recebidas, os grupos estar?o prontos para responder as seguintes perguntas:

  1. Por que as imagens analisadas pelo grupo podem ser consideradas amb?guas?
  2. Descreva detalhadamente as possibilidades de interpreta??o que cada imagem possibilita depreender.
  3. Qual das imagens chamou mais a aten??o do grupo? Por qu??
  4. Na opini?o do grupo, qual a inten??o do artista ao reunir em uma s? imagem v?rias informa??es?
  5. H? alguma imagem em que houve maior dificuldade para depreender mais de uma interpreta??o poss?vel? Qual ? ela e por que surgiu tal dificuldade?

Os grupos poder?o identificar as imagens analisadas por meio do n?mero acima de cada figura. Desse modo, o professor saber? exatamente quais as imagens analisadas por um dado grupo.

Etapa 2 (duas aulas de 45/50 minutos)

Nesta etapa, ? interessante que o professor resgate junto com os educandos a experi?ncia vivenciada na aula anterior, ocasi?o da an?lise de imagens amb?guas. Cabe neste momento perguntar aos alunos como foi o desafio de buscar interpreta??es poss?veis naquelas imagens que ofereciam mais de uma leitura poss?vel. Neste sentido, ? importante ainda ressaltar que as imagens analisadas, por serem na sua grande maioria obras de arte, trazem em si a ambiguidade como resurso estil?stico, portanto, a ambiguidade nessas obras tem um car?ter proposital, ou seja, por meio disso querem, de alguma maneira, despertar a aten??o daqueles que as observam.

Posto isto, ? o momento de estabelecer uma ponte entre a linguagem n?o-verbal com a linguagem verbal. Isto quer dizer que ? o momento de o professor transportar seus alunos para o universo do texto e mostrar-lhes, assim, como a ambiguidade pode manifestar-se tanto como recurso de estilo quanto problema de escrita. Para tal, ser?o v?lidos dois corpora de textos: um em que a ambiguidade se configura como t?cnica de escrita na linguagem publicit?ria, e outro em que a ambiguidade se constitui como problema de escrita.

Nesta etapa, pretende-se apresentar o corpus constitu?do por an?ncios publicit?rios em que a ambiguidade mostra-se presente, constituindo-se em um recurso de escrita que objetiva criar humor e, dessa forma, cativar as pessoas a consumirem os produtos expostos. O prop?sito desta pr?xima atividade ? expor aos educandos v?rios an?ncios publicit?rios dentre os quais eles escolher?o dois ou tr?s e comentar?o a ambiguidade presente no texto e o efeito produzido por ela. Esta atividade tamb?m pode ser feita em grupo, preferencialmente em duplas ou em trios, no m?ximo. Para que os integrantes dos grupos consigam captar a ambiguidade presente nos an?ncios, ? necess?ria uma leitura atenciosa e concentrada. Caso os educandos apresentem dificuldade em perceber as m?ltiplas interpreta??es poss?veis, o professor poder? auxili?-los fazendo uma leitura conjunta ou dando pistas para que a proposta seja atendida. No entanto, o almejado ? que os alunos discutam entre si e ap?s v?rias leituras sejam capazes de dizer onde reside a ambiguidade na propaganda e qual efeito de sentido ela produz.

Os an?ncios publicit?rios amb?guos selecionados foram os que se seguem:

AN?NCIO 1

AN??NCIO 1

Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13225

AN?NCIO 2

 AN??NCIO 2

Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13225

AN?NCIO 3

AN??NCIO 3 

Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13225

AN?NCIO 4

AN??NCIO 4 

Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23489

AN?NCIO 5

AN??NCIO 5 

Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13225

AN?NCIO 6

AN??NCIO 6 

Dispon?vel em: http://www.1001franquias.com.br/upload/image002_cabf63.jpg

AN?NCIO 7

AN??NCIO 7 

Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13225

Depois de conclu?das as an?lises dos an?ncios e encerradas as discuss?es entre os integrantes dos grupos, o professor propor? aos alunos as seguintes quest?es que devem ser respondidas de forma mais detalhada poss?vel. As quest?es podem ser transcritas na lousa ou entregues em folha separada digitadas ou mimeografadas.

  1. Escreva quais as interpreta??es poss?veis de todos os an?ncios escolhidos, observados e discutidos pelo grupo.
  2. Transcreva a palavra ou express?o em que reside a ambiguidade respons?vel pelo humor dos an?ncios que foram selecionados pelo grupo.
  3. Ao observar mais atentamente os an?ncios da Sinaf Seguros, que t?m a morte como principal tema, percebe-se que a ambiguidade ? capaz de dirimir o peso dessa ideia. Por que a ambiguidade presente nos an?ncios dessa empresa deixa a ideia de morte mais suave?
  4. Por que se pode afirmar que a ambiguidade em todos os an?ncios analisados foi utilizada como um recurso estil?stico?
  5. Imagine a seguinte situa??o: um indiv?duo resolve passar uma agrad?vel tarde de sol no clube do bairro, decide, portanto, tomar um banho de piscina. Ao chegar ao clube, dirige-se ? piscina, por?m antes de entrar observa o seguinte informe numa placa pendurada para que todos os banhistas possam v?-la: "Respeite os banhistas. A piscina ? p?blica e n?o privada". O indiv?duo fica confuso, pois verifica que o informe ? amb?guo. Por que se pode afirmar que h? ambiguidade no informe do clube? Quais as interpreta??es poss?veis desse informe? Em qual palavra ou express?o reside a ambiguidade?

Etapa 3 (duas aulas de 45/50 minutos)

Seguindo o proposto por esta sequ?ncia did?tica, depois de apresentar a ambiguidade como um recurso de estilo muito explorado pela arte e pela publicidade, o que se prop?e agora ? mostrar como a ambiguidade ? indesej?vel em textos que n?o t?m os mesmos prop?sitos que os da publicidade. Sendo assim, a ambiguidade compromete a clareza e o entendimento do texto quando n?o se prop?e a criar humor ou quando n?o tem o objetivo de ser intencional. ? importante que o professor explique aos educandos que podem ser v?rios os motivos a formarem ambiguidade em um texto que n?o deve apresentar caracter?stica amb?gua: m? ordena??o dos elementos na frase; enunciados suscintos e com presen?a de palavras ou express?es que tipicamente produzem ambiguidade; falta de releitura dos enunciados produzidos, etc.

Em seguida, o professor poder? transcrever na lousa dois exemplos (ou mais, caso necess?rio) que elucidem como a ambiguidade ? mal?fica em textos em que ela n?o deve estar presente. Sugerem-se os seguintes exemplos:

  • O pai encontrou a filha chupando pirulito. (? interessante que o professor explique que no enunciado em quest?o h? ambiguidade por n?o se saber quem estava chupando o pirulito: o pai na ocasi?o de encontrar a filha; ou a filha que chupava pirulito quando o pai a encontrou. T?o importante quanto mostrar onde est? a ambiguidade na frase, ? apresentar recursos lingu?sticos que acabam com a caracter?stica amb?gua do texto. Neste caso, a ambiguidade poderia ser eliminada de duas formas: O pai estava chupando pirulito quando encontrou a filha ou O pai encontrou a filha que estava chupando pirulito. Uma simples frase como a apresentada nesse exemplo d? margens para in?meras an?lises lingu?sticas. No primeiro caso de corre??o, seria importante explicar que a ambiguidade foi eliminada ao trazer para perto do sujeito O pai a locu??o verbal  estava chupando acompanhada de seu complemento pirulito, acrescentando-se, em seguida, o conectivo temporal quando que indica o que o pai estava fazendo no momento em que encontrou a filha. No segundo caso de corre??o, caberia ao professor explicar que a ambiguidade foi solucionada ao inserir o pronome relativo que mais o verbo ser conjugado na terceira pessoa do singular no pret?rito imperfeiro do modo indicativo ap?s o objeto direto a filha que completa o sentido do verbo encontrou.)

?

  • Jo?o cortou a manga. (Neste exemplo, a ambiguidade est? presente porque a palavra manga ? poliss?mica, ou seja, apresenta mais de um significado, o que exige um termo ou express?o que explique se essa manga ? uma fruta ou uma parte da camisa, ambos os elementos pass?veis de serem cortados. Poranto, a ambiguidade estar? eliminada de uma das formas: Jo?o cortou a manga da camisa ou Jo?o cortou a manga que estava deliciosa.)

Ap?s refletir como eliminar a ambiguidade, o professor propor? aos alunos que treinem em outras senten?as o que acabou de ser explicado na lousa. Para tanto, ser?o apresentadas as seguintes situa??es desafiantes para que, individualmente, cada educando tente solucionar o problema da ambiguidade valendo-se dos seus conhecimentos lingu?sticos. Em cada senten?a, al?m mostrar onde est? a ambiguidade e escrever as interpreta??es poss?veis, os alunos apresentar?o solu??es de elimina??o da ambiguidade, tornando, assim, os enunciados claros e sem duplo sentido.

  1. Trago o rem?dio para seu pai que est? neste vidrinho.
  2. Ele viu seu amigo enquanto descia o morro.
  3. Carla ganhou um livro de Minas Gerais.
  4. O irm?o de Cristiano pegou a blusa dele.
  5. Preso vigia acusado de matar empres?rio.

Recursos Complementares

Avaliação

  • Participa??o nas discuss?es e nas an?lises das imagens e an?ncios publicit?rios.
  • Capacidade de interagir com o grupo de trabalho, mostrando respeito pela opini?o dos outros membros do grupo.
  • Comprometimento no cumprimento das atividades propostas: tanto as escritas quanto as orais.
  • Apresenta??o de sugest?es e outras interven??es pertinentes com o tema da aula.