Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Rela??es sociopragm?ticas e discursivas |
Seguindo as propostas centradas no trabalho com a linguagem, esta aula contribuir? para que o educando perceba as v?rias interpreta??es que um mesmo enunciado pode apresentar, isto ?, os m?ltiplos significados presentes nas senten?as ,os quais formam a ambiguidade. Esta aula apresentar? ainda a dupla face da ambiguidade, ou seja, um recurso estil?stico muito explorado na linguagem publicit?ria e um problema de escrita, ocasionado principalmente pela m? organiza??o dos elementos na frase, ou pela escolha inadequada dos elementos que comp?em a senten?a.
Habilidades b?sicas de leitura e interpreta??o textual.
Professor: ? importante come?ar a aula discutindo um pouco sobre o que ? ambiguidade, se os educandos conhecem esse conceito ou se j? ouviram algo a esse respeito. Ap?s essa sondagem inicial, uma breve explica??o sobre a ambiguidade e seus efeitos textuais seriam convenientes para introduzir a atividade seguinte.
Em seguida, para que os educandos entendam melhor o que ? a ambiguidade, o professor solicitar? ? classe que se re?na em grupo de 3 a 4 alunos. Ap?s conclu?da a divis?o da turma, ser?o entregues algumas imagens amb?guas para observa??o e discuss?o dos membros do grupo. Por meio desta atividade, o objetivo ? que os alunos percebam que da mesma forma que as imagens podem apresentar conte?dos amb?guos, o texto tamb?m pode conter ambiguidades. A considera??o a ser feita (espera-se que esta parta dos alunos) ? que as imagens t?m essa caracter?stica d?bia por uma quest?o de estilo, de inten??o do pintor. No entanto, o texto tamb?m pode ser amb?guo intencionalmente, mas na maioria dos casos os textos apresentam-se amb?guos por conterem problemas de escrita.
As imagens a serem analisadas pelos grupos s?o as seguintes:
IMAGEM 1
Dispon?vel em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html
IMAGEM 2
Dispon?vel em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html
IMAGEM 3
Dispon?vel em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html
IMAGEM 4
Dispon?vel em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html
IMAGEM 5
Dispon?vel em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html
IMAGEM 6
Dispon?vel em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html
IMAGEM 7
Dispon?vel em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html
IMAGEM 8
Dispon?vel em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html
IMAGEM 9
Dispon?vel em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html
IMAGEM 10
Dispon?vel em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html
IMAGEM 11
Dispon?vel em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html
IMAGEM 12
Dispon?vel em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html
IMAGEM 13
Dispon?vel em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html
IMAGEM 14
Dispon?vel em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html
IMAGEM 15
Dispon?vel em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html
IMAGEM 16
Dispon?vel em: http://www.internerd.xpg.com.br/ilusoes_ambiguas.html
O desejado ? que cada grupo analise no m?ximo tr?s imagens. O grupo conjuntamente deve observar as figuras com bastante aten??o para que o maior n?mero poss?vel de interpreta??es possa ser depreendido. Ap?s observar e discutir as imagens recebidas, os grupos estar?o prontos para responder as seguintes perguntas:
Os grupos poder?o identificar as imagens analisadas por meio do n?mero acima de cada figura. Desse modo, o professor saber? exatamente quais as imagens analisadas por um dado grupo.
Nesta etapa, ? interessante que o professor resgate junto com os educandos a experi?ncia vivenciada na aula anterior, ocasi?o da an?lise de imagens amb?guas. Cabe neste momento perguntar aos alunos como foi o desafio de buscar interpreta??es poss?veis naquelas imagens que ofereciam mais de uma leitura poss?vel. Neste sentido, ? importante ainda ressaltar que as imagens analisadas, por serem na sua grande maioria obras de arte, trazem em si a ambiguidade como resurso estil?stico, portanto, a ambiguidade nessas obras tem um car?ter proposital, ou seja, por meio disso querem, de alguma maneira, despertar a aten??o daqueles que as observam.
Posto isto, ? o momento de estabelecer uma ponte entre a linguagem n?o-verbal com a linguagem verbal. Isto quer dizer que ? o momento de o professor transportar seus alunos para o universo do texto e mostrar-lhes, assim, como a ambiguidade pode manifestar-se tanto como recurso de estilo quanto problema de escrita. Para tal, ser?o v?lidos dois corpora de textos: um em que a ambiguidade se configura como t?cnica de escrita na linguagem publicit?ria, e outro em que a ambiguidade se constitui como problema de escrita.
Nesta etapa, pretende-se apresentar o corpus constitu?do por an?ncios publicit?rios em que a ambiguidade mostra-se presente, constituindo-se em um recurso de escrita que objetiva criar humor e, dessa forma, cativar as pessoas a consumirem os produtos expostos. O prop?sito desta pr?xima atividade ? expor aos educandos v?rios an?ncios publicit?rios dentre os quais eles escolher?o dois ou tr?s e comentar?o a ambiguidade presente no texto e o efeito produzido por ela. Esta atividade tamb?m pode ser feita em grupo, preferencialmente em duplas ou em trios, no m?ximo. Para que os integrantes dos grupos consigam captar a ambiguidade presente nos an?ncios, ? necess?ria uma leitura atenciosa e concentrada. Caso os educandos apresentem dificuldade em perceber as m?ltiplas interpreta??es poss?veis, o professor poder? auxili?-los fazendo uma leitura conjunta ou dando pistas para que a proposta seja atendida. No entanto, o almejado ? que os alunos discutam entre si e ap?s v?rias leituras sejam capazes de dizer onde reside a ambiguidade na propaganda e qual efeito de sentido ela produz.
Os an?ncios publicit?rios amb?guos selecionados foram os que se seguem:
AN?NCIO 1
Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13225
AN?NCIO 2
Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13225
AN?NCIO 3
Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13225
AN?NCIO 4
Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23489
AN?NCIO 5
Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13225
AN?NCIO 6
Dispon?vel em: http://www.1001franquias.com.br/upload/image002_cabf63.jpg
AN?NCIO 7
Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13225
Depois de conclu?das as an?lises dos an?ncios e encerradas as discuss?es entre os integrantes dos grupos, o professor propor? aos alunos as seguintes quest?es que devem ser respondidas de forma mais detalhada poss?vel. As quest?es podem ser transcritas na lousa ou entregues em folha separada digitadas ou mimeografadas.
Seguindo o proposto por esta sequ?ncia did?tica, depois de apresentar a ambiguidade como um recurso de estilo muito explorado pela arte e pela publicidade, o que se prop?e agora ? mostrar como a ambiguidade ? indesej?vel em textos que n?o t?m os mesmos prop?sitos que os da publicidade. Sendo assim, a ambiguidade compromete a clareza e o entendimento do texto quando n?o se prop?e a criar humor ou quando n?o tem o objetivo de ser intencional. ? importante que o professor explique aos educandos que podem ser v?rios os motivos a formarem ambiguidade em um texto que n?o deve apresentar caracter?stica amb?gua: m? ordena??o dos elementos na frase; enunciados suscintos e com presen?a de palavras ou express?es que tipicamente produzem ambiguidade; falta de releitura dos enunciados produzidos, etc.
Em seguida, o professor poder? transcrever na lousa dois exemplos (ou mais, caso necess?rio) que elucidem como a ambiguidade ? mal?fica em textos em que ela n?o deve estar presente. Sugerem-se os seguintes exemplos:
?
Ap?s refletir como eliminar a ambiguidade, o professor propor? aos alunos que treinem em outras senten?as o que acabou de ser explicado na lousa. Para tanto, ser?o apresentadas as seguintes situa??es desafiantes para que, individualmente, cada educando tente solucionar o problema da ambiguidade valendo-se dos seus conhecimentos lingu?sticos. Em cada senten?a, al?m mostrar onde est? a ambiguidade e escrever as interpreta??es poss?veis, os alunos apresentar?o solu??es de elimina??o da ambiguidade, tornando, assim, os enunciados claros e sem duplo sentido.