Gra?a Regina Franco da Silva Reis
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Ortografia |
Ao final da aula o aluno dever? ser capaz de:
Primeiro Objetivo
Verificar que a letra X representa diferentes sons.
Segundo Objetivo
Identificar a diferen?a entre letra e fonema.
Terceiro Objetivo
Grafar corretamente diferentes palavras com X trabalhadas em sala de aula.
Quarto Objetivo
Criar e escrever coletiva ou individualmente, parlendas e/ou trava-l?ngua que contenham palavras com irregularidade ortogr?fica (sons do X).
Letras e fonemas
?
?
?
As aulas ser?o realizadas com o aux?lio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:
KWord [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
KPresenter [ Iniciar > Aplicativos > KPresenter ]
KSpread [ Iniciar > Aplicativos > KSpread ]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet ]
|
Na aula anterior o professor deve solicitar aos alunos que tragam jornais e revistas velhos para que possam ser utilizados nas atividades desta aula. O professor dividir? a turma em grupos de 5 crian?as, e ser?o distribu?dos para cada grupo diversos jornais e revistas. Em seguida, o professor solicitar? que os alunos procurem por palavras escritas com X e sublinhem todas as palavras encontradas. As palavras encontradas devem ser escritas em tiras de papel de 20 cm por 5 cm. Em seguida, pe?a que as crian?as pintem com um l?pis de cor somente a letra X de cada palavra escrita. Ap?s a identifica??o das palavras que cont?m X, os alunos dever?o utilizar seu laptop e atrav?s do programa [kword], criar uma tabela com tr?s colunas: as palavras iniciadas pela letra X; as palavras terminadas em X e na ?ltima coluna devem constar as palavras nas quais a letra X aparece no meio, como por exemplo: ?
? importante que os alunos encontrem muito mais palavras do que as que est?o aqui listadas. Logo ap?s a cria??o da tabela, cada grupo deve responder aos questionamentos abaixo. Para isto eles devem utilizar o software [Kpresent] e montar uma apresenta??o. Colocar?o cada pergunta abaixo, com sua respectiva resposta em um slide espec?fico. Ap?s a cria??o da apresenta??o com 7 slides, referentes ?s 7 perguntas abaixo, o grupo dever? apresentar o material elaborado para os demais alunos e esta tarefa deve gerar discuss?es na turma. QUESTIONAMENTOS PARA ELABORA??O DO MATERIAL
a) Quando a palavra possui o X inicial, que som tem esse X? ? Ao final da apresenta??o de todos os grupos o professor pode tamb?m, a partir do uso do programa [KPresenter], criar uma apresenta??o para concluir a atividade, adicionando nesta as seguintes informa??es:
a) Som de "s": sexto, texto, expectativa... 2 ? No in?cio das palavras o X ter? sempre som de CH. 3 ? No final das palavras o X ter? sempre som de CS. |
?
|
?
? Utilizando o programa [Mozilla Firefox], dos laptops, cada grupo deve visualizar os v?deos abaixo: ? Tosse e os sons do X: http://www.youtube.com/watch?v=gEyil1UXMy4 Fonte: http://utilizandomidias.blogspot.com/2010/04/videos-ortografia-x-e-ch.html
X com som de SS http://www.youtube.com/watch?v=pe6QCvm35jA X com som de Z e S http://www.youtube.com/watch?v=cK2vp7SKeT4 Usos do X e CH http://www.youtube.com/watch?v=jyfMjNThBbw ? |
?
|
Neste momento da aula cada grupo escolher? secretamente 10 palavras que foram inseridas no [KWord], durante a primeira atividade. Esta palavras far?o parte de um ditado que ser? realizado pelo grupo para o restante da turma. Deve ser escolhido um grupo para iniciar o ditado. A cada palavra ditada os demais grupos dever?o escrev?-la em um papel, sem a utiliza??o do laptop. Todos os grupos dever?o fazer o ditado uma vez. Ap?s a conclus?o do ditado de todos os grupos, o grupo que fez o ditado receber? dos demais suas respectivas folhas de respostas sobre o ditado realizado. Por exemplo, o grupo 1 receber? a folha dos grupos 2 e 3 com as respostas sobre o ditado realizado pelo grupo 1. O grupo 2 receber? a folha dos grupos 1 e 3 com as respostas sobre o ditado realizado pelo grupo 2. E assim sucessivamente. O grupo que fez o ditado elaborar? uma planilha utilizando o programa [KSpread] para armazenar a quantidade de acertos realizadas pelos demais grupos, nos seguintes moldes:
? ? ? ? Para finalizar a tarefa cada grupo dever? apresentar sua planilha explicando onde est?o os erros identificados. ? ? |
?
|
Aprenda Ortografia - Palavras com a letra X Jogo dispon?veo no link abaixo: http://www.sol.eti.br/busca_palavras/caca_palavras_interativo_57.html ? |
No texto abaixo voc? encontra algumas informa??es e exemplos complementares sobre a utiliza??o das letras "X" ou "CH":
?
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/ortografia/x-ou-ch.htm
?
O professor dever? utilizar os seguintes itens para avalia??o:
a) A participa??o de cada aluno no aux?lio ao grupo, destacando a forma como ele participa dos debates internos do mesmo, sua participa??o na organiza??o das respostas e das listas com os diferentes sons do X;
b) A identifica??o correta das palavras que iniciam e terminam com X, bem como aquelas que possuem X no meio;
c) A corre??o das respostas para as 7 perguntas feitas na primeira atividade, bem como deve ser avaliada a apresenta??o deste material para a turma;
d) O acerto de cada grupo em rela??o ao ditado realizado;
e) Ainda em rela??o ao ditado, deve ser avaliada a apresenta??o de cada grupo sobre as palavras que foram escritas erroneamente pelos demais grupos, ponderando as explica??es sobre o porqu? o grupo achou que a palavra fora escrita incorretamente.