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UCA - Diferentes sons do X

Autor e Co-autor(es)

JULIANO VARELLA DE CARVALHO imagem do usuário

NOVO HAMBURGO - RS Centro Universit?rio Feevale

Gra?a Regina Franco da Silva Reis

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Ortografia

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final da aula o aluno dever? ser capaz de:

Primeiro Objetivo
Verificar que a letra X representa diferentes sons.

Segundo Objetivo
Identificar a diferen?a entre letra e fonema.

Terceiro Objetivo
Grafar corretamente diferentes palavras com X trabalhadas em sala de aula.

Quarto Objetivo
Criar e escrever coletiva ou individualmente, parlendas e/ou trava-l?ngua que contenham palavras com irregularidade ortogr?fica (sons do X).

Duração das atividades

5 horas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Letras e fonemas

Estratégias e recursos da aula

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Banner com os personagens do projeto UCA

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As aulas ser?o realizadas com o aux?lio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

KWord                [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
KPresenter       [ Iniciar > Aplicativos > KPresenter ]
KSpread             [ Iniciar > Aplicativos > KSpread ]
Mozilla Firefox   [ Iniciar > Aplicativos > Internet ]

Atividade

Primeiro Momento

Na aula anterior o professor deve solicitar aos alunos que tragam jornais e revistas velhos para que possam ser utilizados nas atividades desta aula.

O professor dividir? a turma em grupos de 5 crian?as, e ser?o distribu?dos para cada grupo diversos jornais e revistas. Em seguida, o professor solicitar? que os alunos procurem por palavras escritas com X e sublinhem todas as palavras encontradas.

As palavras encontradas devem ser escritas em tiras de papel de 20 cm por 5 cm. Em seguida, pe?a que as crian?as pintem com um l?pis de cor somente a  letra X de cada palavra escrita.

Ap?s a identifica??o das palavras que cont?m X, os alunos dever?o utilizar seu laptop e atrav?s do programa [kword], criar uma tabela com tr?s colunas: as palavras iniciadas pela letra X; as palavras terminadas em X e na ?ltima coluna devem constar as palavras nas quais a letra X aparece no meio, como por exemplo:

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Palavras iniciadas pela letra X Palavras terminadas em X Palavras nas quais X aparece no meio
xarope fax caxumba
xereta t?rax oxig?nio
xilofone xerox explicar

? importante que os alunos encontrem muito mais palavras do que as que est?o aqui listadas.  

Logo ap?s a cria??o da tabela, cada grupo deve responder aos questionamentos abaixo. Para isto eles devem utilizar o software [Kpresent] e montar uma apresenta??o. Colocar?o cada pergunta abaixo, com sua respectiva resposta em um slide espec?fico. Ap?s a cria??o da apresenta??o com 7 slides, referentes ?s 7 perguntas abaixo, o grupo dever? apresentar o material elaborado para os demais alunos e esta tarefa deve gerar discuss?es na turma.

QUESTIONAMENTOS PARA ELABORA??O DO MATERIAL 

a)      Quando a palavra possui o X inicial, que som tem esse X?
b)      Quanto ?s palavras terminadas com X, que som apresentam?
c)      As palavras com X no meio v?m acompanhadas de vogais ou de consoantes?
d)     Que consoantes encontramos antes da letra X quando esta se encontra no meio das palavras?
e)      Que vogais encontramos depois da letra X quando esta de encontra no meio da palavra?
f)       Consulte a sua lista e veja que sons o X pode representar no meio das palavras.
g)      Depois de ler todas estas palavras podemos concluir que o X ? uma letra que representa um ?nico som (fonema)?

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Ao final da apresenta??o de todos os grupos o professor pode tamb?m, a partir do uso do programa [KPresenter], criar uma apresenta??o para concluir a atividade, adicionando nesta as seguintes informa??es:


1- O X pode ter os seguintes sons...

          a)  Som de "s": sexto, texto, expectativa...
          b)  Som de "ch": xarope, enxofre, vexame...
          c)  Som de "ss": aux?lio, m?ximo, pr?ximo...
          d)  Som de "z": exagero, exausto, exemplo...
          e)  Som de "cs": t?rax, l?tex, t?xico...

2 ? No in?cio das palavras o X ter? sempre som de CH.

3 ? No final das palavras o X ter? sempre som de CS.   


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Mais V??deos

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Segundo Momento

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Utilizando o programa [Mozilla Firefox], dos laptops, cada grupo deve visualizar os v?deos abaixo:

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Atividade

Terceiro Momento

Neste momento da aula cada grupo escolher? secretamente 10 palavras que foram inseridas no [KWord], durante a primeira atividade. Esta palavras far?o parte de um ditado que ser? realizado pelo grupo para o restante da turma. 

Deve ser escolhido um grupo para iniciar o ditado. A cada palavra ditada os demais grupos dever?o escrev?-la em um papel, sem a utiliza??o do laptop. Todos os grupos dever?o fazer o ditado uma vez. 

Ap?s a conclus?o do ditado de todos os grupos, o grupo que fez o ditado receber? dos demais suas respectivas folhas de respostas sobre o ditado realizado. Por exemplo, o grupo 1 receber? a folha dos grupos 2 e 3 com as respostas sobre o ditado realizado pelo grupo 1. O grupo 2 receber? a folha dos grupos 1 e 3 com as respostas sobre o ditado realizado pelo grupo 2. E assim sucessivamente.

O grupo que fez o ditado elaborar? uma planilha utilizando o programa [KSpread] para armazenar a quantidade de acertos realizadas pelos demais grupos, nos seguintes moldes:

Grupos Integrantes N?mero de Acertos Palavras escritas erradas
1 Ana, Paulo, Maria, Jos?, Pedro 9 xeroqs
2 Beatriz, Carla, Francisco, Tiago, Mateus 10 ?
3 Carolina, Jo?o, Tulio, Pablo, Vin?cius 8 chereta, cachumba

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Para finalizar a tarefa cada grupo dever? apresentar sua planilha explicando onde est?o os erros identificados.

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Material de Apoio

Jogo

Aprenda Ortografia - Palavras com a letra X

Jogo dispon?veo no link abaixo:

http://www.sol.eti.br/busca_palavras/caca_palavras_interativo_57.html


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Recursos Complementares

No texto abaixo voc? encontra algumas informa??es e exemplos complementares sobre a utiliza??o das letras "X" ou "CH":

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http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/ortografia/x-ou-ch.htm

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Avaliação

O professor dever? utilizar os seguintes itens para avalia??o:

a) A participa??o de cada aluno no aux?lio ao grupo, destacando a forma como ele participa dos debates internos do mesmo, sua participa??o na organiza??o das respostas e das listas com os diferentes sons do X;

b) A identifica??o correta das palavras que iniciam e terminam com X, bem como aquelas que possuem X no meio;

c) A corre??o das respostas para as 7 perguntas feitas na primeira atividade, bem como deve ser avaliada a apresenta??o deste material para a turma;

d) O acerto de cada grupo em rela??o ao ditado realizado;

e) Ainda em rela??o ao ditado, deve ser avaliada a apresenta??o de cada grupo sobre as palavras que foram escritas erroneamente pelos demais grupos, ponderando as explica??es sobre o porqu? o grupo achou que a palavra fora escrita incorretamente.