Liliane dos Guimar?es Alvim Nunes; F?tima Rezende Naves Dias; Lucianna Ribeiro de Lima.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Justi?a |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Solidariedade |
1. Expressar seus conhecimentos acerca de polui??o sonora e visual.
2. Pesquisar sobre cidades que apresentam baixo e alto ?ndice de polui??o sonora e visual.
3. Analisar situa??es em que o alto ?ndice de polui??o sonora e visual interfere na qualidade de vida das pessoas.
4. Conhecer projetos atuais de combate ? polui??o sonora e visual em diferentes espa?os sociais.
5. Identificar as poss?veis contribui??es para diminuir estes problemas.
Para essa aula, ? importante que os alunos tenham no??es b?sicas de leitura, interpreta??o, escrita e inform?tica.
Inicie sua aula perguntando aos alunos se eles sabem o que ? Polui??o Sonora e Visual. Solicite a eles que relatem em que espa?os j? identificaram esse tipo de polui??o. Registre na lousa todas as informa??es que os alunos apresentarem. Ap?s a explora??o inicial do tema, convide os alunos para assistirem aos seguintes v?deos, acessando os links:
http://www.youtube.com/watch?v=c8cMLGkCZgM-Polui??o sonora
http://www.youtube.com/watch?v=bFOyyICUJTY-Polui??o- as suas consequ?ncias
Terminada essa etapa, abra espa?o aos alunos para que comentem suas opini?es sobre os v?deos e sugira que fa?am associa??o com as ideias que tinham anteriormente sobre polui??o sonora. Na sequ?ncia, apresente as seguintes imagens aos alunos e solicite que observem atentamente cada uma delas sem emitir opini?es neste momento:
Imagem 1:
Imagem 2:
Pergunte a eles se observaram a exist?ncia de algum tipo de polui??o nessas imagens. Solicite que relatem se j? observaram esse tipo de polui??o em sua cidade e em quais locais. Investigue junto aos alunos o que a polui??o visual pode causar ?s pessoas. Disponibilize o seguinte texto para que leiam em duplas e retirem as principais informa??es para serem socializadas posteriormente. Para a leitura do texto, acesse o link:
http://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=720 Considera??es sobre a Polui??o visual na cidade de S?o Paulo
Divida a turma em cinco sub-grupos para que pesquisem nas fontes a seguir sobre a polui??o sonora e visual presentes nas cidades:
http://www.terrazul.m2014.net/spip.php?article230- Polui??o visual- agress?o constante para os olhos
http://www.webartigos.com/articles/8766/1/Poluicao-Visual-Nos-Grandes-Centros-Urbanos/pagina1.html - Polui??o visual nos grandes centros urbanos
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-poluicao-visual/- Polui??o visual
http://www.comciencia.br/reportagens/cidades/cid12.htm- Polui??o sonora piora o ambiente urbano
Ap?s a leitura dos textos pelos diferentes grupos, oriente os alunos a montar uma ficha/resumo com as principais informa??es por meio do seguinte roteiro:
1) T?tulo da reportagem
2) Autor (es)
3) Principais informa??es
4) Coment?rio pessoal sobre a reportagem
Ap?s a confec??o das fichas/resumos, essas dever?o ser apresentadas aos demais colegas da turma, com o intuito de socializar os textos lidos e ampliar a discuss?o sobre o tema. Aproveite a oportunidade para incentivar os alunos a pensarem em maneiras de combater esse tipo de polui??o no seu bairro, caso j? tenham se deparado com a mesma no local onde moram.
Professor, inicialmente agende uma atividade de campo para ser realizada com a turma, intitulada: Conhecendo a polui??o sonora e visual da minha cidade. Programe um passeio por diferentes espa?os de sua cidade e oriente os alunos a observarem e a registrarem ind?cios de polui??o sonora e visual identificados. Auxilie-os a observarem atentamente e com crit?rios. Se poss?vel, os alunos poder?o registrar com c?mera fotogr?fica, filmadora, ou mesmo, gravadores. De volta ? escola, explore com os alunos o que observaram, se existe polui??o sonora e visual em sua cidade, em que propor??o (baixo ou alto ?ndice), consequ?ncias da polui??o observada, dentre outros. Oriente os alunos a constru?rem um painel com todas as informa??es. Para que fique visivelmente mais interessante, sugira que ilustrem com figuras e palavras-chaves que representem o tema, tomando cuidado com a polui??o visual!
Ap?s essa etapa, fa?a uma busca sobre poss?veis projetos de combate ? polui??o sonora e visual em diferentes espa?os de sua cidade. Disponibilize aos alunos o projeto de lei que pro?be a polui??o sonora, dispon?vel em :
http://acd.ufrj.br/consumo/vidaurbana/notatecnica_legislacao.pdf
Ap?s a discuss?o sobre a lei, levante com os alunos as reais possibilidades de combate ? polui??o sonora e visual nas cidades. Solicite que listem a??es e medidas emergenciais para serem realizadas nos grandes centros. Fa?a a produ??o coletiva de uma carta para ser encaminhada aos ?rg?os municipais competentes.
Professor, para seu conhecimento, sugerimos a leitura dos textos que est?o dispon?veis nos seguintes links:
http://jus.uol.com.br/revista/texto/9498/a-poluicao-visual-e-a-nova-lei-paulista-de-publicidade - A polui??o visual e a nova lei paulista de publicidade
http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/02.020/816- Polui??o visual e paisagem urbana: quem lucra com o caos?
http://educacao.uol.com.br/biologia/poluicao-sonora.jhtm- Quando o som vira barulho
http://resendedegasmoniz-0809-9d01.blogspot.com/- Polui??o sonora e visual VS Sa?de
A avalia??o dever? ser cont?nua, processual e diagn?stica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estrat?gias utilizadas por eles na constru??o do conhecimento e organizar formas de interven??o adequadas ?s reais necessidades dos alunos e que possibilitem avan?os cognitivos.
Autoavalia??o dos alunos (oral ou por escrito): Participa??o individual e grupal nos diferentes momentos da aula propostos pelo professor.
Avalia??o dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e ?s opini?es dos colegas. Envolvimento e participa??o dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos: identificaram algumas cidades que apresentam baixo e alto ?ndice de polui??o sonora e visual, compreenderam que algumas situa??es com alto ?ndice de polui??o sonora e visual interferem na qualidade de vida das pessoas, perceberam que os projetos de combate ? polui??o sonora e visual em diferentes espa?os sociais contribuem para diminuir estes problemas.