F?tima Rezende Naves Dias, Liliane dos Guimar?es Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
1. Estabelecer as diferen?as entre consumo e consumismo e entre consumidor e consumista.
2. Elencar e discutir sobre os fatores que levam ao consumismo infantil e as consequ?ncias sociais e ambientais decorrentes deste ato.
3. Compreender a import?ncia de consumir com consci?ncia e responsabilidade, considerando necessidades reais.
4. Identificar e analisar situa??es que exemplificam o consumismo infantil e o consumo necess?rio.
Para o desenvolvimento da aula, ? importante que os alunos tenham conhecimentos b?sicos de leitura, interpreta??o e escrita.
Inicie a aula, solicitando aos alunos que se organizem em roda. No centro do c?rculo, coloque quatro fichas, uma ao lado da outra, com as seguintes palavras: CONSUMISMO, CONSUMO, CONSUMIDOR, CONSUMISTA. Em seguida, o professor dever? ler uma afirma??o de cada vez , para que a turma fa?a as correspond?ncias entre as palavras e as defini??es lidas, justificando-as.
Afirma??es sugeridas:
"Consumir com consci?ncia e responsabilidade, considerando a qualidade do produto e as necessidades, a fim de n?o desperdi?ar e sim economizar".
Fonte: http://www.brasilescola.com/psicologia/consumo-infantil.htm
"? o ato de comprar produtos e/ou servi?os sem necessidade e consci?ncia".
"? um ato compulsivo, descontrolado e que ? influenciado pelo marketing das empresas que comercializam produtos e servi?os".
"? uma caracter?stica do capitalismo e da sociedade moderna".
"Compra produtos e servi?os necess?rios para sua vida".
"Compra muito al?m daquilo de que precisa".
"Tem origens emocionais, sociais e financeiras, onde juntas levam as pessoas a gastarem o que podem e o que n?o podem com a necessidade de suprir a indiferen?a social, a falta de recursos financeiros, a baixa autoestima e outros".
Fonte: http://www.brasilescola.com/psicologia/consumismo.htm
"? necess?rio para a sobreviv?ncia das pessoas".
"? associado ao exagero, ao sup?rfluo".
Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/1739650-consumismo-meio-ambiente-viol%C3%AAncia/
Em seguida, exiba o v?deo "Consumo e Consumismo", que trata da diferen?a entre os dois termos, dispon?vel no link:
http://www.videolog.tv/video.php?id=362039
Ap?s a exibi??o, instigue os alunos a fazer coment?rios sobre o v?deo apresentado.
Por fim, proponha a elabora??o de uma s?ntese coletiva, abordando as diferen?as entre os termos: consumo e consumismo, consumidor e consumista. Os alunos dever?o registr?-la no caderno.
Para a realiza??o desta atividade ? interessante a participa??o de professores das diversas ?reas de conhecimento: Filosofia, Hist?ria, L?ngua Portuguesa, dentre outros, a fim de integrar as informa??es e ampliar as discuss?es.
Inicialmente, apresente aos alunos as duas imagens abaixo e pergunte: : O que elas t?m em comum? O que retratam? Que mensagens s?o transmitidas por elas?
IMAGEM 1
Fonte: http://www.masquemario.net/images/charges_2008/08-12-consumismo.png
IMAGEM 2
Ap?s ouvir os alunos, problematize com quest?es tais como: Nos dias de hoje, voc?s acham que predomina o consumismo ou o consumo consciente? As crian?as est?o mais consumistas ou consumidoras conscientes? Voc? se considera consumista ou consumidor consciente? Por qu?? Na opini?o de voc?s, quais fatores levam ao consumismo infantil? E quais s?o as consequ?ncias do consumo exagerado, desnecess?rio?
Para contribuir com o debate acerca das perguntas apresentadas, convide os alunos a assistir ao v?deo ?Pare. Pense! - Inst. Alana?, acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=K5VPEPuFNdM . Esta campanha faz parte das a??es de conscientiza??o do Projeto Crian?a e Consumo. Com o objetivo de divulgar conte?dos de f?cil absor??o sobre as consequ?ncias do consumismo infanto-juvenil, a campanha aborda os impactos desse comportamento por meio de mensagens educativas direcionadas a pais, educadores e formadores de opini?o. O v?deo tem a finalidade de despertar a reflex?o sobre obesidade infantil, erotiza??o precoce, alcoolismo, stress familiar, delinqu?ncia e viol?ncia.
A fim de saber mais sobre o assunto e ampliar os conhecimentos acerca dos fatores que levam ao consumismo e suas consequ?ncias para a vida das pessoas e para o meio ambiente, professores e alunos poder?o ler os textos dispon?veis nos s?tios abaixo:
http://www.papodemae.com.br/2009/11/consumismo-infantil-um-problema-de.html Consumismo infantil, um problema de todos
http://www.brasilescola.com/psicologia/consumo-compulsivo.htm Consumo compulsivo
http://66.228.120.252/artigos/2656889 Publicidade, compromisso e consumismo infantil
http://www.brasilescola.com/psicologia/consumismo.htm Consumismo
http://pt.shvoong.com/humanities/1739650-consumismo-meio-ambiente-viol%C3%AAncia/ O consumismo, o meio ambiente e a viol?ncia
Finalizando a atividade, com os alunos em grupos, solicite a confec??o de cartazes referentes aos fatores que levam ao consumismo infantil e as consequ?ncias sociais, emocionais e ambientais decorrentes deste ato, contando com a colabora??o dos professores. Afixar os cartazes nos murais da escola.
Alunos organizados em grupos. Distribua c?pias de duas situa??es que retratam o consumismo infantil, para serem analisadas pelos alunos.
Situa??es sugeridas:
Situa??o 1:
- Vov?, vamos comprar?
Estava num Centro Comercial com a Isadora, minha netinha (que ainda n?o tem 4 anos), e ela apontava para uma Barbie, numa vitrine de brinquedos.
- Mas voc? j? tem a Barbie, minha linda.
- Mas vov?, essa ? diferente, eu n?o tenho.
- Mas minha netinha, voc? n?o est? precisando. Voc? j? tem tantos brinquedos.
- Ah, vov?, mas essa ? t?o linda. Eu queria.
- T? bem, minha boneca. Seu anivers?rio vai chegar e ent?o a vov? vai lhe dar de presente.
- T? bom, vov?. Mas voc? me d? isso, tamb?m? E isso aqui?
- Dou. No seu anivers?rio eu volto para comprar.
No final do passeio, paramos numa cafeteria e ela apontando para um chocolate me perguntou:
- Vov?, no meu anivers?rio voc? tamb?m me d? isso?
- Esse chocolate?
- ?, vov?.
Fonte: http://blogdavovohelo.blogspot.com/2010/05/consumismo-infantil.html
Situa??o 2:
O jornal Folha de S?o Paulo publicou o depoimento de um jovem pai, que, aflito, dizia:
?A minha filha pediu um laptop da Xuxa. Ela s? tem tr?s anos e fala direitinho ?Laptop?. Acho que ela nem sabe o que ?, mas viu na TV e quer de qualquer jeito. O pai afirma que j? percorreu duas lojas ? procura do ?laptop da Xuxa?, mas que estavam com o estoque esgotado. Prossegue, dizendo que ir? se dirigir, apesar da forte chuva, ao shopping, pois a felicidade de sua filha depende do tal laptop. Nada mais ir? satisfaz?-la, e n?o se contentar? com um laptop de brinquedo similar, quer unicamente o laptop da Xuxa".
Fonte: http://jornalpinhalense.com.br/?p=756
Na sequ?ncia, cada grupo dever? socializar as discuss?es e an?lises feitas em rela??o ?s situa??es apresentadas, contando com as complementa??es feitas pelo professor.
Prosseguindo, pe?a aos alunos que identifiquem situa??es de consumismo vividas por eles ou por pessoas conhecidas, relatando-as para toda a turma, de forma cr?tica e respeitosa. Tamb?m ? interessante que relatem situa??es em que houve o consumo consciente, necess?rio, mesmo sendo dif?cil, para a maioria das pessoas, agir desta forma na realidade atual. Solicite exemplos de estrat?gias utilizadas por eles e seus familiares no sentido de promover a conscientiza??o no momento em que a vontade de consumir um determinado produto surgiu e foi controlada, evitando a aquisi??o desnecess?ria do mesmo. Por fim, reafirme a import?ncia de se fazer tentativas no dia a dia, de consumir com consci?ncia e responsabilidade, considerando necessidades reais.
Professores e alunos ainda poder?o sugerir ? dire??o da escola, a realiza??o de uma ?Mesa Redonda? sobre a tem?tica da aula, contando com a participa??o de alunos, professores e convidados da comunidade local.
Professor, sugerimos abaixo alguns s?tios de textos/v?deos sobre o assunto, para seu conhecimento ou para ser utilizado com os alunos durante o desenvolvimento da aula:
http://primeirapauta.com/br/?p=111 Diferen?a entre consumo e consumismo
http://www.unemat-net.br/prof/foto_p_downloads/fot_2097camargo_pdf.pdf Reflexos do consumismo infantil no ambiente escolar
http://www.artigonal.com/educacao-artigos/consumismo-infantil-como-lidar-com-esse-invasor-1116102.html Consumismo infantil: como lidar com esse invasor?
http://www.slideshare.net/geepaz/consumismo-infantil-e-conflitos Consumismo infantil e conflitos
http://portalmodainfantil.blogspot.com/2010/03/o-impacto-do-consumo-no-universo.html O impacto do consumo no universo infantil
http://www.youtube.com/watch?v=1dvNGNU5OXw&feature=related Consumo inteligente
http://www.youtube.com/watch?v=vmOveAYbUMI STZ Not?cias - Consumismo infantil
A avalia??o dever? ser cont?nua, processual e diagn?stica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estrat?gias utilizadas por eles na constru??o do conhecimento e organizar formas de interven??o adequadas ?s reais necessidades dos alunos e que possibilitem avan?os cognitivos.
Autoavalia??o dos alunos (oral ou por escrito): Participa??o individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.
Avalia??o dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e ?s opini?es dos colegas. Envolvimento e participa??o dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos foram capazes de: estabelecer as diferen?as entre consumo e consumismo e entre consumidor e consumista; reconhecer os fatores que levam ao consumismo infantil e as consequ?ncias sociais e ambientais decorrentes deste ato; identificar e analisar situa??es que exemplificam o consumismo infantil e o consumo necess?rio; compreender a import?ncia de consumir com consci?ncia e responsabilidade, considerando necessidades reais.
.