Portal do Professor

Início do Conteúdo

Sistema Urinário

Autor e Co-autor(es)

Gisele Rosa Azeredo imagem do usuário

SCHROEDER - SC EEB MIGUEL COUTO

Fábio Heberton Sepka

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os órgãos constituintes do sistema urinário. Compreender o funcionamento, a importância e mencionar algumas doenças deste sistema. Comparar os sistema urinário do homem com o de outros animais.

Duração das atividades

3 aulas de 48 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

O sistema urinário juntamente como os demais sistemas são importantes para o funcionamento do corpo humano.

No Laboratório de Informática


Em dupla ou trio pesquisar sobre um dos tópicos abaixo:


- O que são excretas?
- Qual a composição da urina?
- Por que a urina é amarela?
- Por que a urina sai mais escura no verão e em menor quantidade? No inverno é o oposto.
- O que são cálculos renais?
- O que são nefrite, uretrite e cistite?
- O que é hemodiálise?
- Doação de órgãos X Rins.
- Álcool X Hormônio antidiurético.
- O podemos detectar no exame de urina?

Obs: Organizar as duplas para que todos os tópicos sejam pesquisados, para posterior apresentação.

Os seguintes recursos de aprendizagem vão enriquecer a aula e a compreensão dos alunos sobre este interessante tema.

Acessando o Banco Internacional de Objetos de Aprendizagem encontramos mais recursos para ilustrar ainda mais a aula.
Animação do urinário. Mostra também a comparação com o sistema urinário de outros animais.

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/mec/2987/1/Excrecao.swf

E neste site da ática educacional encontram-se animações e atividades sobre o tema.

http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_uri/index.htm

Atividades Complementares
Em sala de aula, seus alunos deverão mostrar o que aprenderam.
1. Apresentar o tópico pesquisado na internet usando sua criatividade.
2. Escrever em dupla um pequeno texto sobre o funcionamento do sistema urinário.
3. Mencionar as doenças que afetam o sistema urinário.
4. Desenhar o sistema respiratório.
5. Elencar medidas para a saúde do sistema urinário.
6. Escrever no caderno sobre hemodiálise e a importância da doação de órgãos.

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação dos alunos pode ser dada pela apresentação, produção textual, desenho e outras anotações feitas no caderno.