Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Pesquisar sobre a artista Marilia Schmitt Fernandes.
- Elaborar paisagens com os seus cabelos tendo como referência o trabalho da artista Marilia Schimitt.
- Fotografar as paisagens capilares produzidas .
- Imprimir as fotografias e reelaborá-las, por meio da assemblagem.
- Apresentar ao público o resultado obtido e discutir sobre a proposta realizada.
Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
·Fotografia
·Paisagem
·Paint
Estratégias e recursos da aula
Aula 1
- Reservar para esta aula a sala de informática da escola;
- Apresentar aos alunos a artista Marília Fernandes Schimitt. Professora de arte que utiliza novas tecnologias em suas aulas.
- Apresentar aos alunos, links sobre a artista;
- Solicitar para que anotem no Word o que acham importante, para socializar com o grupo na próxima aula;
- Sugerir para que os alunos busquem nos sites, nos blogs da artista, possibilidades de acesso virtual para entrarem em contato com a artista.
- Solicitar à artista informações sobre seu percurso artístico e o uso das novas tecnologias em seus trabalhos.
- Seguem links a serem pesquisados:
-
http://mariliasf.edu.glogster.com/
- Arte contemporânea por Marília schimitt
http://contemporanea.arteblog.com.br/3/
- Portal do Artista http://portaldelartista.com/perfil.php?ID_Artista=2918&ID_Perfil=1636&Voltar=artista_busca.php&Pagina=68
- As respostas recebidas serão apresentadas na próxima aula, assim como, as informações recolhidas nos links pesquisados.
Aula 2
- Reservar para esta aula o laboratório de informática;
- Solicitar aos alunos que socializem as informações conseguidas sobre a artista Marília Schmitt, bem como o resultado das correspondências.
- Apresentar aos alunos a imagem “Paisagem capilar” e a explicação da artista sobre o seu processo de criação.
-
http://contemporanea.arteblog.com.br/image/1250185008.jpg/
-
Segue explicação da artista:
- “Está é a minha foto, só que aparece apenas o topo da cabeça... Quanto a fotomontagem que criei é o seguinte: minha cabeça é o suporte e os materiais são meus cabelos, uma borracha de cabelos, algumas conchas do mar, uma faixa de tecido azul claro e um pedaço de TNT azul escuro para fazer o fundo e pronto a imagem foi construída como se brotasse do meu cérebro. Isto foi fotografado pelo meu filho com máquina digital e depois usei alguns recursos simples do Fhoto Editor. Eu criei uma série destas imagens de tão divertida que foi a experiência. Quanto a trilha sonora ainda não pensei, mas agora pensando bem até que poderia ser: " ...a vida vem em ondas como o mar, num ir e vindo infinito... ". Marilia Schmitt Fernandes” http://www.artenaescola.org.br/forum/topico.php?n=64&f=1;
- Mediante a apresentação da imagem e da explicação da artista sugerir aos alunos que pensem em paisagens, a serem fotografadas, tendo como suporte os seus cabelos;
- Dizer aos alunos, que encaminhem e-mails ou recados para a artista solicitando outras imagens deste série.
- Explicar a proposta aos alunos de trabalharem com fotografia digital, paisagens capilares a partir da elaboração dos seus cabelos e a inserção de outros elementos.
- Dizer que o resultado obtido será posteriormente, encaminhado à artista, objetivando sua apreciação;
- Pedir para os alunos providenciarem, para a próxima aula, objetos que ajudarão a compor suas paisagens.
- Durante a semana que antecede a aula os alunos experimentarão em casa, algumas possibilidades de paisagens capilares.
Aula 3
- Reservar para esta aula, a sala de informática da escola, a câmara fotográfica e o cabo USB utilizado para transferência de fotos para computadores;
- Pedir para que os alunos, em duplas, elaborem suas paisagens capilares e as fotografem.
- Lembrar que o enquadramento da foto resume-se somente ao couro cabeludo.
- Ajudar os alunos a transferirem suas fotos para o computador, salvando-as em uma pasta contendo seus nomes.
Aula 4
- Reservar a sala de informática para esta aula.
- Com as fotos salvas nas respectivas pastas solicitar para que os alunos, as copiem e colem no programa Paint;
- Com as ferramentas deste programa retrabalhar a imagem.
-
- Disponível em: http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-vista/Using-Paint
- Imprimir as imagens produzidas pelos alunos e apreciá-las junto à turma, de modo que, se houver necessidade, algumas serão novamente reelaboradas;
- Solicitar para a próxima aula pedras, conchas, folhas, pétalas, contas, linhas, cordões, etc.
Aula 5
- Reservar a sala de informática, a máquina fotográfica, o cabo USB e cola.
- Entregar para os alunos as imagens produzidas e impressas na aula anterior.
- Solicitar que por meio da colagem, apliquem os objetos que trouxeram de casa sobre a sua paisagem capilar.
- Fotografar o resultado final obtido por cada aluno.
- Transferir as fotos para o computador e imprimir novamente.
Aula 6
- Reservar o laboratório de informática para esta aula.
- solicitar aos alunos o encaminhamento de sua produção plástica, para a artista Marília Schimit, via e-mail. Podendo também postá-las no blog da artista, solicitando sua apreciação;
- Elaborar com os alunos uma exposição com os resultados finais, nos corredores da escola;
- Avaliar com os alunos o processo de produção e o produto final exposto.
Aula 7
- Avaliar com os alunos as respostas encaminhadas pela artista sobre os trabalhos apreciados e encaminhar à artista uma carta de agradecimento redigida no coletivo.
Recursos Complementares
Avaliação
- Os alunos serão avaliados durante todo o processo compreendido entre a pesquisa na internet sobre a artista Marilia Schmitt Fernandes, a elaboração e a fotografia das paisagens capilares, o domínio do programa Paint, como recurso para a produção das assemblagens e, as discussões sobre o resultado obtido.