Portal do Professor

Início do Conteúdo

UCA: Poesia e Vida de Cora Coralina

Autor e Co-autor(es)

claudia vicari zanatta imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Luzia Luzinete Pereira

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno dever? ser capaz de:

- Conhecer alguns aspectos da vida de Cora Coralina;

- Conhecer alguns poemas de Cora Coralina;

- Saber utilizar um dicion?rio digital para decodificar palavras;

- Participar de um sarau de poesia.

- Utilizar corretamente os comandos Ctrl C e Ctrl V para transfer?ncia de arquivos no laptop.

Duração das atividades

4 aulas com dura??o de 40 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos precisam saber navegar na rede Internet e utilizar o Kword do laptop.

Estratégias e recursos da aula

Banner com personagens do projeto UCA 

Recursos do laptop utilizados nesta aula:

Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord]

Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]
?

Importante:


Nesta aula os alunos far?o uma Receita Culin?ria na cantina da escola. A receita tem rela??o direta com a vida e a obra po?tica de Cora Coralina, que n?o separava sua atividade de doceira da sua atividade como poeta. Para fazer a receita ? necess?rio combinar um hor?rio dispon?vel para os alunos irem at? a cantina e obterem aux?lio dos funcion?rios respons?veis por esse setor da escola.

?

video

Conhecendo Cora Coralina

    Fotografia de Cora Coralina       Cora imagem 2
              Fotografias da Poetisa e Doceira Cora Coralina

 Professor, apresente o v?deo para os alunos sobre a vida de Cora Coralina  

http://www.youtube.com/watch?v=kDfTiHl89Fk&NR=1 .

Depois, fa?a algumas perguntas:    

  • Quem foi Cora Coralina? 

  • Onde ela morava?

  • Qual era a sua profiss?o?

  • Quantos anos ela tinha quando come?ou a escrever?

  • Voc?s conhecem alguma poesia de Cora Coralina?

           2 
          Fotos da Casa de Cora Coralina

            09

     

            Pintura de Cora Coralina

Imagens retiradas de: http://www.casadecoracoralina.com.br/images/goias.jpg

?

?

?

atividade

Os Poemas de Cora Coralina - acesso ao site

1- Para conhecer as poesias de Cora Coralina, os alunos dever?o acessar o site:

http://www.casadecoracoralina.com.br/
?

Neste site tamb?m s?o encontradas informa??es biogr?ficas e a respeito de Goi?s, terra de Cora Coralina.

?

             Goias II http://www.casadecoracoralina.com.br/images/goias.jpg
             Casas da Cidade de Goi?s


            Cora imagem 3
            A Poetisa escrevendo

            

?

?

?

?

?

atividade

Pesquisando a poesia de Cora Coralina

1- A partir do que foi lido pelos alunos, solicitar que cada um escolha uma poesia de Cora Coralina, copiando-a com o Kword para um arquivo no laptop.


Para copiar a poesia, dever?o selecion?-la com o bot?o direito do computador e apertar as teclas Ctrl C do laptop. Para transferi-la para um arquivo de texto, dever?o ter o Kword aberto e com o cursor do mouse na parte superior do arquivo, apertar Ctrl V, colando a poesia.


O KWord pode ser acessado atrav?s do Menu K: Metasys ? Aplicativos ? Ferramentas de Produtividade ? Su?te de Escrit?rio ? Processador de Textos

2- Os alunos dever?o selecionar as palavras que desconhecem no poema que escolheram e procurar seu significado em um dicion?rio digital como, por exemplo: michaelis.uol.com.br 

3- Discutir com os alunos quais foram as palavras pesquisadas para ver se houve compreens?o de seu significado.

Para utilizar o dicion?rio, dever?o abrir a p?gina na internet com um navegador, por exemplo o Mozzila Fire Fox, e  digitar o endere?o do link acima. Feito isto, digitar a palavra que desejam conhecer o significado na caixa de texto que aparece na parte superior do site. Dar ok e aguardar a resposta.
Para transferir a resposta para o arquivo de texto em que est? a poesia, utilizar-se dos mesmos recursos indicados na atividade anterior: teclas Ctrl C para copiar e Ctrl V para colar.
?

  Cora imagem 8  
Comandos do Desktop

?

?

?

?

atividade

Fazendo uma receita de doce de ab?bora por Cora Coralina

     

                      Cora imagem 5

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos+paladar,doces-historias-e-receitas-de-cora-coralina,3334,0.shtm

?

1- Cora Coralina, al?m de poeta, h? sido uma doceira. Um de seus famosos doces ? o de ab?bora, cuja receita vemos abaixo. Os alunos dever?o copiar a receita em um arquivo com o Kword no laptop. Em casa, poder?o conversar sobre a receita, vendo se outras pessoas a conhecem e se fariam o doce de ab?bora desse modo. Comparar diferentes receitas de doce de ab?bora, identificando semelhan?as e diferen?as de conte?do.
?

2- Com a ajuda de uma pessoa da cantina da escola, a turma poder? fazer o doce de ab?bora, cujos ingredientes s?o baratos e f?ceis de conseguir em qualquer regi?o do pa?s:

?

 Doce de ab?bora por Cora Coralina


Ingredientes:


2 kg de ab?bora

1 colher (sopa) de cal virgem dilu?da em ?gua,
suficiente para cobrir a ab?bora


Paus de canela e/ou cravos-da-?ndia a gosto

1 kg de a??car

?gua para a calda 




Modo de preparo:


Descasque a ab?bora, tire as sementes e corte em cubos (de 4 cm x 4 cm). Deixe descansar na ?gua com a cal por 2 a 3 horas. Lave os cubos em ?gua corrente, escorra e seque bem. Fure os peda?os com um garfo e reserve. Fa?a no fogo uma calda fina de a??car com ?gua (fervida por aproximadamente 10 minutos), cubra a ab?bora e deixe ferver em fogo brando at? amaciar, com a canela e/ou o cravo-da-?ndia. Deixe apurar na calda at? o dia seguinte.Se quiser doces glaceados, retire os cubos da calda e escorra numa peneira.

Volte a calda ao fogo para apurar bem. Passe os peda?os de ab?bora pela calda e ponha em um tabuleiro para secar. 
Cora os secava ao sol.

?

Nota de Cora:

             N?o se deve mexer o doce para n?o quebrar os peda?os  da ab?bora. Se precisar virar no tacho, que seja cuidadosamente, peda?o a peda?o, com um garfo.
Fonte receita : Paladar / Estad?o.com.br

?

  

?

?

atividade

Sarau de Poesia e Doce de Ab?bora

1- Os alunos dever?o escolher o trecho que mais gostaram de um  poema de Cora Coralina, escrevendo-o em um papelzinho para entreg?-lo a um colega durante o Sarau.
?

2- Colocar o doce de ab?bora em copos pl?sticos, sobre uma mesa. 
?

3- Cada aluno dever? colocar o papelzinho com o poema debaixo de cada copo de doce.

4- No momento do Sarau, os alunos poder?o escolher um copo de doce e seu poema correspondente. Os alunos que desejarem, poder?o ler para a turma o trecho de poema que corresponde ao seu copinho de doce.

?

Os alunos poder?o manifestar oralmente opini?o a respeito dos poemas
ouvidos, justificando de quais gostaram mais e por que raz?o.


   

?

?

?

Recursos Complementares

?

apoio

Outros Materiais

O Link abaixo disponibiliza um epis?dio do programa Escola Brasil que comemora  Dia Internacional da Mulher e apresenta relato sobre a vida e as obras de Cora Coralina, escritora e poetiza de Goi?s. Cita o projeto de escolas localizadas nas fronteiras que usam o ensino bil?ngue visando a troca cultural entre pa?ses vizinhos. Mostra a obriga??o do profissional de educa??o de denunciar maus-tratos e viol?ncia contra a crian?a.

www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=46401

Na TV C?mara h? dispon?vel o curta-metragem "Cora Coralina: o chamado das pedras" (diretor Waldir de Pina). 
O document?rio narra a vida e a obra da poetisa goiana Cora Coralina, atrav?s da colagem de trechos selecionados de seus poemas e inser??es de depoimentos assim como a explora??o fotog?nica da paisagem natural ? Serra Dourada  - da paisagem urbana ? a Goi?s do passado -, da visita??o aos ?lbuns fotogr?ficos das fam?lias goianas, do Museu das Bandeiras, do Museu Conde dos Arcos, do Museu Casa de Cora, e de antigas fazendas do munic?pio de Goi?s, denso de ancestralidades, o Goi?s de Cora. Para acessar o document?rio: 

http://www2.camara.gov.br/tv/materias/CURTAS-NA-TV/173306-CURTA-METRAGEM-%22CORA-CORALINA-O-CHAMADO-DAS-PEDRAS%22-(DIRETOR-WALDIR-DE-PINA).html

Avaliação

O aluno ser? avaliado:

  • Pelo conhecimento conquistado sobre Cora Coralina;
  • Pela oralidade, na hora de perguntar, responder indaga??es e disponibilidade em ler trechos de poemas de Cora Coralina;
  • Pelas pesquisas realizadas no dicion?rio digital e nos sites indicados a respeito de Cora Coralina;
  • Pela colabora??o em organizar o Sarau de Poesia.
  • Utiliza??o correta dos comandos Ctrl C e Ctrl V para transfer?ncia de arquivos no laptop.