Portal do Professor

Início do Conteúdo

UCA - Diversidade da população brasileira

Autor e Co-autor(es)

JULIANO VARELLA DE CARVALHO imagem do usuário

NOVO HAMBURGO - RS Centro Universitário Feevale

Regia Maria, Raimunda Porfirio Ribeiro Will

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de:

Primeiro Objetivo
Identificar a diversidade da população brasileira nas características físicas,  na cultura e na linguística.

Segundo Objetivo
Entender que no Brasil há uma diversidade de pessoas de outros países que vem se unindo ao nosso povo, criando uma miscigenação

Duração das atividades

3 horas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber o que é diversidade e miscigenação.

Estratégias e recursos da aula

 

Banner com os personagens do projeto UCA

 

Esta aula permitirá aos alunos refletirem melhor sobre a miscigenação do povo brasileiro, fazendo-os discutir sobre as diversas culturas e raças que compõem a população brasileira.

As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

KWord                  [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]

Mozilla Firefox    Iniciar  > Aplicativos > Internet ]

A aula está dividida em três momentos.

Atividade

Primeiro Momento

Análise das características físicas, da cultura e da linguística dos grupos sociais.

 

A aula deve ser iniciada solicitando aos alunos que discutam as características físicas de diversas pessoas, relacionando-as com as características presentes na sua família (comparando a similaridade e as diferenças que existem entre elas).

 

Posteriormente, a comparação e a observação das características devem ser feitas entre os alunos, aos pares,  fazendo uma busca de identidade étnica. Para isto deve ser elaborada uma tabela no software [KWord], com o seguinte formato:

 

  Semelhanças Diferenças
Aluno 1    
Aluno 2    

 

As duplas de alunos devem ser questionadas sobre a presença de semelhanças e diversidades das características físicas em sala de aula e relacionar essa diversidade com a origem do Brasil.

 

Após a discussão acima, o professor deve solicitar aos alunos que utilizem o seu laptop para fazer uma busca pelo quadro pintado por Tarsila do Amaral, em 1930, denominado "Operários". A procura pode ser realizada abrindo-se um navegador de internet, como o [Mozilla Firefox] e digitando na caixa de procura os termos: operários tarsila do amaral. Encontrando a imagem do quadro, os alunos devem relacionar esta pintura com a diversidade étnica encontrada em sala de aula.

 

O quadro da artista Tarsila do Amaral pode ser encontrado aqui

 

  

 

 

Video

Formação das etnias brasileiras

 

O professor também pode exibir aos alunos o vídeo "Miscigenação Brasileira", encontrado em  http://www.youtube.com/watch?v=FxoZay7HwUs , o qual aborda aspectos da formação das etnias brasileiras e também permite uma discussão sobre racismo no Brasil.

 

Atividade

Segundo Momento

Agora, reúna os alunos em grupos com quatro componentes para que eles façam a comparação entre aspectos culturais do contexto familiar de cada um como:  alimentação, vestuário, religião, festas e outros aspectos de costume da família.  Eles devem organizar uma lista do que é comum a todos do grupo, utilizando o seu laptop e o software [KWord], e das diferenças, semelhante à tabela construída na primeiro momento. Ao final cada grupo deve apresentar a tabela construída.

 

O professor ainda pode perguntar se na sala todos falam igual ou apresentam sotaques diferentes, se houver diferenças na fala, faça uma discussão sobre o motivo para tal diferença. O professor deve ler o texto “A origem dos sotaques brasileiros”, disponível no site abaixo, a fim de organizar a aula e a atividade.

 

http://sotaqueaki.blogspot.com/

 

Atividade

Terceiro Momento

 

Ao final das discussões e tarefas anteriores, o professor deve solicitar que cada aluno desenvolva uma redação referente ao tema estudado. Nessa redação deve ter pontos chaves identificando a diversidade da população brasileira nas características físicas, na cultura e na linguística, mas sempre levando em consideração a origem da diversidade.

 

Após a escrita da redação, os alunos devem publicá-la em um blog, para que todos os alunos possam ler e comentar os textos dos colegas.

 

Um bom site para criar um blog é: http://www.blogger.com

 

Caso vocês não saiba como fazer para criar um blog, consulte o tutorial abaixo:

 

http://www.nuted.ufrgs.br/oficinas/blogs/textos/blogger_tutorial.pdf

Recursos Complementares

Leitura de formação para o professor  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil

Avaliação

Avaliar a aprendizagem de valores e atitudes relacionadas com a diversidade cultural.

Verificar se os alunos foram capazes de identificar a diversidade da população brasileira em suas discussões, bem como nas listas de características de seus contextos familiares.Tais diferenças podem se manifestar em características físicas,  na cultura e na lingüística.

Verificar se na redação elaborada pelos alunos, há evidências de que entenderam que no Brasil há uma diversidade de pessoas de outros paises, gerando miscigenação.