Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
– Compreender o que é o bullying;
– Identificar os tipos de bullying;
– Conhecer as conseqüências que o bullying pode causar nas vitima;
– Conscientizar sobre a gravidade do bullying;
– Constituir um melhor convívio em grupo;
– Respeitar as diferenças sociais.
– Habilidade de pesquisa na Internet
AULA 01:
– Navegar inicialmente de forma livre, buscando informações sobre bullying na Internet, depois direcionando para a wikipedia e blog temático do Portal do Professor.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying
http://bullyingportalprofessor.wordpress.com/
– Assistir ao vídeo o que é bullying / bullying nas escolas, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=aIjRTYa7UK0 que mostra com clareza o que é bullying e exibe diversas situações pelas quais as vítimas passam.
– Ouvir e fazer a leitura da letra da música Sofrendo em Silêncio (acústico), através do vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watchv=s5TqFRKYr7g&feature=related
que fala do sofrimento e da angústia pelas quais passam as vítimas do bullying,
– Discussões para socialização das informações obtidas.
Figura 1 – Tela do vídeo o que é bullying /bullying nas escolas disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=aIjRTYa7UK0
Figura 2 – Tela do vídeo Bullying ''FELIPE'' Altas Horas.wmv discponivel em: http://www.youtube.com/watch?v=4Us_X30qEl4
Figura 3 – Tela do vídeo Altas Horas - Bullying - Entrevista Isabela Nicastro, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=pkduLIJgks0&feature=related
Figura 4 – Tela do vídeo da música Sofrendo em Silêncio (acústico) Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=s5TqFRKYr7g&feature=related
AULA 2
Pesquisar reportagens e imagens relacionadas ao tema
Elaborar slides com textos e imagens relacionados ao assunto e salvar no pendrive ou celular (cartão de memória)
AULA 03
Produzir texto, paródias e acrósticos (editor de texto)
Fazer mural e expor as informações obtidas (textos, reportagens e imagens), a fim de repassar as informações aos demais alunos da escola.
Fazer cartazes.
AULA 04
Apresentar os trabalhos para os colegas de outras turmas com o objetivo de disseminar as informações obtidas, a fim de coibir o bullying na escola, expondo todo material produzido durante a execução das atividades.
– Computador
– Internet
– Pendrive
– TV
– Celular
– Notebook
– Câmera digital
– Fones de ouvido
– Jornais e revistas
– Cartolinas
– Pincéis hidrocor
– Cola
– Papel madeira
– Tesoura
A avaliação será realizada durante toda a realização das atividades, levando em consideração a compreensão do assunto abordado, a participação ativa, interesse, organização desenvolvimento, a integração com o grupo e apresentação das atividades propostas.