Portal do Professor

Início do Conteúdo

Impactos Ambientais: Enchentes

Autor e Co-autor(es)

Joselma Maria Brito Conceição Alencar imagem do usuário

IMPERATRIZ - MA CE URBANO ROCHA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as questões socioambientais
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas sintáticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Identificar as ações  da população que contribuem para a ocorrência das enchentes.

Compreender o que é Mata Ciliar.

Reconhecer a importância e as contribuições ambientais da mata ciliar.

Reconhecer os  danos causados pela retirada da mata ciliar.

Conhecer medidas de prevenção aos danos ambientais provenientes das enchentes.

Duração das atividades

Quatro aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções de precipitações pluviométricas.

Conhecimento sobre hidrologia e cobertura vegetal.

Compreensão sobre os fatores determinantes do assoreamento.

Noções das formas de poluição ambiental.

Estratégias e recursos da aula

Aula 01:

Apresentação do tema e observação de imagens de regiões com ocorrência de enchentes.

Exibição de vídeo no qual o professor Henrique Oliveira explica claramente as causas das enchentes.

Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=0h7dHa4XUSc

 

enchentes

Após o vídeo debater e refletir como temos contribuido para a ocorrência das enchentes e o que podemos fazer para melhorar.

Aula 02:

Visitar o blog café com notícias e ler a situação das enchentes no Brasil. Disponível em:

http://cafecomnoticias.blogspot.com/2010/04/reportagem-especial-chuva-e-enchente-no.html

enchente

Dinâmica de leitura

  Recortar em tirinhas as  frases do texto “Mata ciliares”  de acordo com o número de aluno presente,  distribuir  em igual quantidade e de forma aleatória. Um aluno inicia a leitura de uma tirinha e os demais irão buscar  identificar no seu material  se está com a continuação ou aonde ela pode ser colocada, após cada leitura as tirinhas serão fixadas na lousa (formando a frase), podendo ser alterada de lugar sempre que o aluno julgar necessário. Ao final, com a construção do texto feito pelos alunos o professor entrega uma cópia original para comparação.

Texto Mata Ciliar, disponível em: http://www.portalsaofrancisc o.com.br/alfa/meio-ambiente-mata-ciliar/

Os alunos em círculos irão promover uma mesa - redonda com duração de 30 minutos,   mediada  pelo professor de Geografia, Biologia e  participação de um ambientalista, com a finalidade de  esclarecer aos questionamentos dos educandos referente ao tema em estudo:

Relação da mata ciliar com as condições ambientais;

A relação entre a mata ciliar e o ciclo hidrólogico;

Impactos ambientais provocados pela ausência da mata ciliar;

 Aula 03:

 Em grupo   assistir ao vídeo “mata ciliar ou mata auxilar" ,  que mostra com clareza as consequências  provocadas pela retirada da mata ciliar.

Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/614/open/file/index.swf?sequence=4

enchente

Questões para socialização:

Qual a importância da mata ciliar para o meio ambiente?

Por que  a ausência da mata ciliar contribui para a ocorrência das enchentes?

Quais as diferenças  existentes entre a inundação de um ambiente com mata ciliar e um ambiente urbanizado?

Produzir um painel com imagens, textos, recortes de jornais ou revistas para apresentar  as conseqüências  provocadas pela retirada da mata ciliar, afim de divulgar as informações obtidas.

Aula 04:

Finalizando a compreensão do tema a turma será dividida em dois grupos:

Construir uma maquete, com a orientação da professora de Arte, mostrando a diferença entre a área com mata ciliar e área com  a ausência da mata ciliar.

Fazer um blog divulgando as causas das enchentes e as ações que cada um pode fazer para ajudar a minimizar o problemas das enchentes e preservar o meio ambiente.

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação será continua, considerando o interesse, a participação e o desempenho de cada uma na execução das atividades propostas e a construção de saberes frente ao tema em discursão e de grande importâcia sócio-ambiental.