| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
| Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
| Ensino Fundamental Final | Geografia | Natureza e as questões socioambientais |
| Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
| Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas sintáticas |
Identificar as ações da população que contribuem para a ocorrência das enchentes.
Compreender o que é Mata Ciliar.
Reconhecer a importância e as contribuições ambientais da mata ciliar.
Reconhecer os danos causados pela retirada da mata ciliar.
Conhecer medidas de prevenção aos danos ambientais provenientes das enchentes.
Noções de precipitações pluviométricas.
Conhecimento sobre hidrologia e cobertura vegetal.
Compreensão sobre os fatores determinantes do assoreamento.
Noções das formas de poluição ambiental.
Aula 01:
Apresentação do tema e observação de imagens de regiões com ocorrência de enchentes.
Exibição de vídeo no qual o professor Henrique Oliveira explica claramente as causas das enchentes.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=0h7dHa4XUSc
Após o vídeo debater e refletir como temos contribuido para a ocorrência das enchentes e o que podemos fazer para melhorar.
Aula 02:
Visitar o blog café com notícias e ler a situação das enchentes no Brasil. Disponível em:
http://cafecomnoticias.blogspot.com/2010/04/reportagem-especial-chuva-e-enchente-no.html
Recortar em tirinhas as frases do texto “Mata ciliares” de acordo com o número de aluno presente, distribuir em igual quantidade e de forma aleatória. Um aluno inicia a leitura de uma tirinha e os demais irão buscar identificar no seu material se está com a continuação ou aonde ela pode ser colocada, após cada leitura as tirinhas serão fixadas na lousa (formando a frase), podendo ser alterada de lugar sempre que o aluno julgar necessário. Ao final, com a construção do texto feito pelos alunos o professor entrega uma cópia original para comparação.
Texto Mata Ciliar, disponível em: http://www.portalsaofrancisc o.com.br/alfa/meio-ambiente-mata-ciliar/
Os alunos em círculos irão promover uma mesa - redonda com duração de 30 minutos, mediada pelo professor de Geografia, Biologia e participação de um ambientalista, com a finalidade de esclarecer aos questionamentos dos educandos referente ao tema em estudo:
Relação da mata ciliar com as condições ambientais;
A relação entre a mata ciliar e o ciclo hidrólogico;
Impactos ambientais provocados pela ausência da mata ciliar;
Aula 03:
Em grupo assistir ao vídeo “mata ciliar ou mata auxilar" , que mostra com clareza as consequências provocadas pela retirada da mata ciliar.
Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/614/open/file/index.swf?sequence=4
Qual a importância da mata ciliar para o meio ambiente?
Por que a ausência da mata ciliar contribui para a ocorrência das enchentes?
Quais as diferenças existentes entre a inundação de um ambiente com mata ciliar e um ambiente urbanizado?
Produzir um painel com imagens, textos, recortes de jornais ou revistas para apresentar as conseqüências provocadas pela retirada da mata ciliar, afim de divulgar as informações obtidas.
Aula 04:
Finalizando a compreensão do tema a turma será dividida em dois grupos:
Construir uma maquete, com a orientação da professora de Arte, mostrando a diferença entre a área com mata ciliar e área com a ausência da mata ciliar.
Fazer um blog divulgando as causas das enchentes e as ações que cada um pode fazer para ajudar a minimizar o problemas das enchentes e preservar o meio ambiente.
http://www.educacional.com.br/reportagens/enchentes/default.asp
http://topicos.estadao.com.br/enchente-em-sao-paulo
http://rabi-rabix.blogspot.com/2011/01/enchentes-2011.html
| Nome | Tipo |
| Mata ciliar ou auxiliar? | Animação/Simulação |
A avaliação será continua, considerando o interesse, a participação e o desempenho de cada uma na execução das atividades propostas e a construção de saberes frente ao tema em discursão e de grande importâcia sócio-ambiental.