Portal do Professor

Início do Conteúdo

Aprendendo os pronomes em Ingl?s de forma l?dica atrav?s de m?sicas

Autor e Co-autor(es)

Cristiane Dutra Gonzaga imagem do usuário

IMPERATRIZ - MA CENTRO DE ENSINO URBANO ROCHA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compreens?o leitora
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Produ??o escrita
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Produ??o oral

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Valorizar a import?ncia de dominar o uso da L?ngua Inglesa;

Ler, escrever e traduzir palavras retiradas da m?sica;

Identificar pronomes: possessivo substantivo;  pronome adjetivo e interrogativo;

Produzir texto contextualizando a import?ncia da L?ngua  Inglesa no cotidiano.

Duração das atividades

03 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno dever? ter  no??es b?sicas de ingl?s, bem com um vocabul?rio prop?cio para produ??o de frase e textos.

Estratégias e recursos da aula

??http://www.colegioweb.com.br/ingles/possessive-pronouns.html   AULA 01:

Atrav?s de conversa informal,  sondar o conhecimento pr?vio do aluno em rela??o a pronomes: possessivo substantivo, possessivo adjetivo e interrogativo.  

Ap?s  a sondagem realizar pesquisas  nos sites selecionados e promover discuss?o para melhor compreens?o do assunto.

http://www.colegioweb.com.br/ingles/possessive-pronouns.html  http://www.ingvip.com/gramatica/pronposs.htm

?

Realizar pesquisas em grupo nos sites abaixo, buscando  conhecer diferentes letras e clipes de m?sica em ingl?s, para identificar nas mesmas os pronomes : possessivo substantivo , possessivo  adjetivo e interrogativo. 

Justin  Bierber da m?sica Baby ft Ludacris, dispon?vel em:   http://www.youtube.com/watch?v=kffacxfA7G4.

Michael Jackson com a m?sica Thriller, dispon?vel em:   http://www.youtube.com/watch?v=3PoHPYNTfqk 

Ouvir a m?sica I look to you ? Whintney Houston. Em seguida os alunos ir?o classificar os pronomes encontrados na mesma. Dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/whitney-houston/1519018/traducao.html

 AULA 2

No laborat?rio,  retomar os  grupos para a constru??o de um dicion?rio em ingl?s, utilizando palavras retiradas das letras de m?sicas pesquisadas na aula anterior, dispon?veis nos sites selecionados da aula 01. E em seguida  traduz?-las (editor de texto), tendo como refer?ncia  o dicion?rio online  disponivel em:

?

  

 Ap?s a constru??o do dicion?rio, cada grupo socializar? com a turma, depois ir?o elaborar frases utilizando as palavras do dicion?rio, empregando nas mesmas pronomes: interrogativo, possessivo adjetivos e possessivo substantivo. em seguida fazer a leitura das frases para os colegas , expondo-as em slides. 

?

AULA 03

Para motivar a aula selecionar alunos da sala que tenham habilidade de tocar viol?o, onde cada grupo ir? escolher uma das m?sicas  j? pesquisadas nas aulas anteriores,  ensai?-las previamente e cant?-la  para os colegas.

 Para concluir, cada aluno produzir? um texto contextualizando a  necessidade do ingl?s no dia-a-dia das pessoas, em todos os n?veis socioecon?micos, enfatizando o emprego dos pronomes estudados . O site abaixo servir? como  refer?ncia  para produ??o de textos e discuss?es com os alunos e professor.

http://charlenecerqueira1.blogspot.com/

 Confeccionar mural para exposi??o das produ??es.(dicion?rios,  produ??o textual), compartilhando com os trabalhos com os colegas.

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o ser? realizada no decorrer do desenvolvimento das atividades, atrav?s de pesquisas, constru??o de dicion?rio, apresenta??o de m?sica em ingl?s acompanhado de viol?o, produ??o de texto contextualizando a necessidade do ing?s no dia-a-dia das pessoas, em todos os n?veis sociecon?micos. Ser?o observados a integra??o com o grupo, a organiza??o e a aprendizagem do assunto

 

 

 

.