Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Descobrir a importância das figuras de linguagem na construção de sentidos dos textos literários.
Reconhecer e empregar as principais figuras de linguagem em produções textuais.
Identificar a partir de vídeo e letras de músicas algumas figuras de linguagem.
O aluno deverá ter noções dos sentidos denotativo e conotativo para melhor entendimento da aula.
AULA 01
Leitura de hipertextos - Figuras de linguagem, nos sites indicados :
ttp://pt.wikipedia.org/wiki/Figura_de_linguagem
http://www.infoescola.com/portugues/figuras-de-linguagem/
http://www.coladaweb.com/portugues/figuras-de-linguagem-parte-1
Assistir ao vídeo com exposição das figuras de linguagem. Disponivel em:
http://www.youtube.com/watch?v=t82HR6NXluI&feature=relatedrtexto
Apontar algumas figuras de linguagem empregadas no cotidiano, através de informações contidas no vídeo.
Em grupo, elaborar diálogos empregando as figuras de linguagem das informações obtidas. (word)
AULA 02
Em grupo, navegar livremente em busca de poemas e reconhecer seus elementos analisando as figuras de linguagem encontradas.
Video "Os poemas de Mário Quintana" que mostra a riqueza das figuras de linguagem . Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=yeNdqdfZPQE
Aula 03:
Apresentação de músicas para o grupo analisar e identificar as figuras de linguagem.Vídeo de Djavan. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?
http://letras.terra.com.br/raul-seixas/48316/
http://letras.terra.com.br/cazuza/43861/
AULA 04:
Em grupo os alunos apresentarão músicas previamente ensaiadas para que os demais grupos identifiquem as figuras de linguagem inseridas na música apresentada.
Computador
Internet
TV/DVD
Data Show
Microsystem
CD
Violão
Pendrive
Caixa amplificada e microfone
O momento avaliativo acontecerá de forma contínua a partir da observação da motivação e participação ativa dos alunos durante a apresentação das atividades propostas, como também o interesse, a organização, a compreensão do tema abordado e a integração do grupo.