Portal do Professor

Início do Conteúdo

Mudanças Ambientais Globais

Autor e Co-autor(es)

tatijane sousa vale granjeiro imagem do usuário

IMPERATRIZ - MA CE CASTELO BRANCO

Tatijane Sousa Vale Granjeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender os fenômenos naturais e possibilidades de previsão pelo homem;
  • Relacionar fatores que tem contribuído para as mudanças climáticas que vem acontecendo ultimamente;
  • Conscientizar-se da responsabilidade que tem para com a preservação do meio ambiente;
  • Conhecer as causas e as conseqüências do aquecimento global. 

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Habilidade de leitura em revistas e jornais, de pesquisa na internet e de assistir os noticiários em telejornais. 

Estratégias e recursos da aula

   AULA 01

  •   No Laboratório de Informática, os alunos serão divididos em grupos, cada grupo irá navegar livremente na internet  buscando informações sobre mudanças ambientais globais, direcionando para a Wikipedia.

                             http://pt.wikipedia.org/wiki/Mudan%C3%A7a_do_clima

 

                                                                      mudanças climaticas
   

Figura 01 – Tela da animação – Mudanças Climáticas. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/7a12/especiais/mudancas/mudancas.htm

   

                                                                       ambiente brasil - gestão ambiental                   

Figura 02 – Tela de vídeo – Ambiente Brasil – Gestão Ambiental. Disponível em: http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./gestao/index.  

  

   AULA 02

  •  Na segunda aula os alunos irão pesquisar reportagens e imagens relacionadas às mudanças climáticas que provocaram tragédias no Brasil e no mundo nos últimos meses, e salvar o material no pendrive;
  • Depois os alunos irão fazer a escolha de alguns vídeos que mais lhes chamaram atenção e montar slides e salvar no pendrive.

   

  AULA 03

  • Fazer o momento de discussão para socializar as informações obtidas;
  • Organizar o material que vai ser utilizado na palestra com a comunidade escolar;
  • Distribuir tarefas e responsabilidades para o momento da palestra.

 

  AULA 04

  •  Na quarta aula será ministrada uma palestra pelos alunos com a comunidade escolar, conscientizando-a sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, e as conseqüências causadas pela falta de preservação: como o aquecimento do planeta as chuvas e as enchentes que estão devastando cidades, o aumento das águas do oceano, sem esquecer que, o homem também é um dos principais causadores dessas catástrofes que vem acontecendo no mundo. 

 

 

 

 



 

Recursos Complementares

     

RECURSOS:

  • Vídeos
  • Computador
  • Internet
  • Data show
  • Caixa de som com microfone
  • Notebook
  • Pendrive
  • TV

Avaliação

AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será feita através da participação, da integração, do respeito ao colega e da apresentação do que aprenderam durante o desenvolvimento do projeto.