Portal do Professor

Início do Conteúdo

Conhecendo os irmãos Grimm

Autor e Co-autor(es)

Denise Leipziger imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Célia Brito

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer a biografia dos Irmãos Grimm.

           - Tomar contato com algumas histórias coletadas por eles,

             Estabelecer a diferença entre ser autor ou coletador (autor/compilador)

-Ser capaz de registrar uma história contada por outra pessoa 

Duração das atividades

Aproximadamente duas aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Conversa Informal

 

O professor inicia a aula listando com os alunos os contos de fadas que eles conhecem e os que mais gostam ou gostaram.

Depois da lista feita no quadro de giz, o professor desafia os seus alunos a responderem quem 'inventou' aquelas histórias tão antigas, que os avós deles já ouviam.

O professor ouve as respostas dos alunos com atenção, elogiando as mais criativas. Ao final, ele coloca um 'retrato' de dois homens no quadro e pergunta se sabem que eles são.

  aaaaaaaaaaaaaaa 

http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/cinema/dossier/cinderela/irmaos_grimm.htm  

 

A professora explica então que eles são dois irmãos, Jacob e Wilhelm Grimm, nascidos em 4 de Janeiro de 1785 e 24 de Fevereiro de 1786 e responsáveis pela coleta da maioria dos contos de fadas que conhecemos.

Eles eram alemães e saíram por várias aldieas, recolhendo e anotando as histórias do jeito que os mais velhos contavam.

Às vezes era preciso que o informante repetisse muitas e muitas vezes a mesma história, pois eles queriam fazer o registro dos contos da forma mais fiel possível.

Sem dúvida, os contos deles são os mais conhecidos no mundo todo, mesmo que eles não tenham sido os autores e sim os compiladores. Eles foram traduzidos em 160 línguas. Algumas de suas obras :

-Chapeuzinho Vermelho

-O Alfaiate Valente

-Branca de Neve e os sete anões

-Rapunzel

-João e Maria

-O Lobo e os Sete Cabritinhos

-A Bela Adormecida 

Para auxiliar o professor, a obra completa deles se encontra neste link:  

http://volobuef.tripod.com/page_maerchen_grimm_obras.htm  

 

Ao final desta etaá, os alunos devem ser capazes de escrever a diferença entre uma história autoral e uma história compilada.

Brincadeira de Mímica

Separe e espalhe os seus alunos em duplas pela sala. Conte pequenos pedaços de histórias, deixe que eles identifiquem e façam a mímica dos personagens.

Pesquisa

Peça que os seus alunos pesquisem qual os contos de fadas preferidos de 3 pessoas.

No dia seguinte, faça com eles o levantamento das respostas e verifique se a maioria era compilada pelos irmãos Grimm.

Laboratório de Informática

Assistir a alguns vídeos bem brasileiros e perceber como eles recontam as histórias dos irmãos Grimm

Rapunzel - http://www.youtube.com/watch?v=LdzjYX6OeaQ  

A Princesa e os 11 cisnes - http://www.youtube.com/watch?v=-lgFhQUNBq0&feature=related  

A Gata Borralheira-http://www.youtube.com/watch?v=Y-ijuZtd-rY  

 

Mural

Solicitar que cada alunos escolha um dos contos de Grimm para fazer uma ilustração e colocar no mural.

Quem conta um conto, aumenta um ponto

O professor sorteará duplas e um aluno deverá contar para o outro uma história dos irmãos Grimm. Ele  poderá contar do seu jeito, com as suas palavras.O importante é que ele cite a fonte , em qual história se baseou para o reconto.

 

 

 

 

 

 

 

Recursos Complementares

1-Conhecendo um pouco da Alemanha, onde masceram os irmãos Grimm:

-Memorialdo Imigrante- Dança/Música Folclorica alemã

http://www.youtube.com/watch?v=Yw0yk2EZMtc&feature=related (com crianças)
 

-Danças do Folclore Alemã  para crianças (apenas para ouvir)

http://www.youtube.com/watch?v=rp3HmCoXr7k&feature=related


http://www.youtube.com/watch?v=y3prG8gD6fw&feature=related

2-Era uma Vez....

Música de Toquinho : http://letras.terra.com.br/toquinho/657317/

3-Uma Era - Palavra Cantada : http://www.vagalume.com.br/palavra-cantada/uma-era.html  

4-Outras Adaptações:

Os Saltimbancos (dos Músicos de Bremen-fragmento)

-http://www.youtube.com/watch?v=8uo3aB6ZfTQ&feature=related

A Bela Adormecida (fragmento-Walt Disney)

http://www.youtube.com/watch?v=4y9hSR9vDEg&feature=fvr  

Branca de Neve- (fragmento Disney)

http://www.youtube.com/watch?v=4y9hSR9vDEg&feature=fvsr  

João e Maria -teatro dos contos de fadas (fragmento)

parte 1 -http://www.youtube.com/watch?v=ooNczymflok&playnext=1&list=PL9B920607A8232757  

João e Maria- Coleção Disquinho

http://www.youtube.com/watch?v=WuAFPRv4PCQ&feature=related  João e Maria - Coleção Disquinh Música de Braguinha

Chapeuzinho Vermelho -Coleção Disquinho

Parte 1 -http://www.youtube.com/watch?v=WuAFPRv4PCQ&feature=related  

PArte 2 : http://www.youtube.com/watch?v=xDZusDjFyaE&feature=related  

 

 

 

 


 

Avaliação

Serão observados o respeito as normas da sala de aula e do laboratório de informática.

O alunos deverá saber que as histórias podem ser compiladas ou inventadas e que ele também pode recontar uma história do seu jeito,

O aluno deverá listar , ao menos 10 histórias dos Irmãos Grimm.