Portal do Professor

Início do Conteúdo

Fonte de subsistência para comunidades ribeirinhas:Rio São Francisco X Rio Tocantins

Autor e Co-autor(es)

Leyla Maria da Mota Feitosa imagem do usuário

IMPERATRIZ - MA CE CASTELO BRANCO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer a história do Rio São Francisco;
  • Conhecer os recursos socioeconômicos do Rio São Francisco como fonte de subsistência para comunidades ribeirinhas;
  • Conhecer os aspectos culturais do Rio São Francisco;
  • Obter informações sobre o Rio Tocantins;
  • Confrontar a realidade do Rio São Francisco com a do Rio Tocantins;
  • Vivenciar aulas através do uso dos recursos educacionais; 

Duração das atividades

• 03 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 ELES SÓ  PRECISAM TER HABILIDADES DE PESQUISA NA INTERNET E MANUSEIO DA MÁQUINA DIGITAL.

Estratégias e recursos da aula

        AULA 01:

        Tempo: 01 aula de 50 minutos.

       AULA  02:

  • No Laboratório de Informática, pesquisar vídeos, informações, textos e imagens relacionadas ao tema;
  • Formar dois grandes grupos para organização dos trabalhos a serem socializados em sala de aula.
  • Em sala de aula socializar com o outro grupo a fim de repassar as informações obtidas no laboratório de informática e nas visitas a algumas áreas ribeirinhas.

      Tempo: 01 aula de 50 minutos 

AULA 03:

  • Em sala de aula socializar com o outro grupo a fim de repassar as informações obtidas no laboratório de informática e nas visitas a algumas áreas ribeirinhas.

      Tempo: 01 aula de 50 minutos 

Aula extraclasse

Visita a áreas ribeirinhas para registrar e entrevistar alguns moradores. 

Recursos Complementares

  • Computador
  • Câmeras Digitais
  • Celular
  • Internet
  • Pendrive
  • TV
  • Notebook
  • Jornais e revistas 

Avaliação

A avaliação é contínua, no momento da pesquisa, na apresentação do trabalho, na socialização entre grupo, no desempenho, no interesse e na participação dos alunos.