Portal do Professor

Início do Conteúdo

Tipos ou G?neros Textuais?

Autor e Co-autor(es)

Maria Magn?lia Ferreira de Sousa imagem do usuário

IMPERATRIZ - MA CE NEWTON BARJONAS LOBAO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •     Identificar a diferen?a entre tipo e g?nero textual.
  •     Analisar diferentes textos.
  •     Compreender que a leitura ? importante para compreens?o do texto.
  •     Produzir textos coerentes de acordo com a tipologia e g?nero textual.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

    

  • Conceitua??es dos v?rios tipos de textos (descritivo, narrativo, injuntivo e argumentativo)
  • Conhecimentos sobre os v?rios tipos de g?neros textuais (carta, artigo, e-mail, cr?nica, editorial, dentre outros).
  • Habilidades de leitura e interpreta??o de textos
  • Habilidades de pesquisa na internet

Estratégias e recursos da aula

AULA 01:

Professor: Levar para sala de aula uma cesta ou caixa com v?rios tipos de textos (carta, receitas, bula de rem?dios, cr?nica, editorial, etc), fazer apresenta??o do tema. Em seguida j? organizados em grupos os alunos, ir?o fazer as leituras  dos textos disponibilizados para que possam analisar e chegar a um consenso sobre que tipo de texto se refere aquela leitura. Ap?s isso socializar as opini?es de  cada grupo sobre as leituras e analises e as conclus?es que chegaram da leitura de cada  texto, apresentando quais as caracter?sticas e a que tipo ou g?nero pertence. Finalizando a discuss?o, os alunos ir?o para o laborat?rio de inform?tica da escola onde far?o a navega??o, em grupo, no slide sobre "G?neros Textuais: Defini??o e Funcionalidade" de Lu?s Antonio Marcuschi, dispon?vel em:  http://www.slideshare.net/luciane239/generos-textuais-presentation.

 Figura1

Figura 1: imagem do slide sobre "G?neros Textuais: Defini??o e Funcionalidade" 

Dispon?vel em:  http://www.slideshare.net/luciane239/generos-textuais-presentation.

?

          Durante a apresenta??o abrir espa?o para que o aluno possa apresentar seu ponto de vista sobre o assunto e instigar para  falar sobre o que j? sabe a respeito do tema,. Por exemplo: que o aluno consiga diferenciar textos narrativos, descritivos, injuntivos e argumentativos. O professor ir? nortear a discuss?o retirando poss?veis d?vidas sobre g?nero textual e tipos de textos, mostrando que os mesmos fazem parte do nosso cotidiano tanto na linguagem escrita, quanto na oral.

?

Aula 2 -

Professor: No laborat?rio de inform?tica dividir a turma em grupos de no m?ximo 6 alunos e distribuir a atividade que deve ser pesquisada da seguinte forma: Grupos 1 e 2 - Pesquisar sobre as caracter?sticas de uma cr?nica, observando a aula postada no site do portal do professor por Ana Paula Leite de Camargo, Isabel Pereira dos Santos, no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9317

Figura3

Figura 2: imagem do slide cr?nica: parte 1(Categoria-Literatura)

Dispon?vel em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9317

?

e ainda ouvir a cr?nica "Para viver um grande amor" de Vinicius de Moraes postada no site no seguinte link. http://www.bibvirt.futuro.usp.br/sons/categorias_literarias/05_cronica

Figura4.

Figura 3: imagem do Display para ouvir a cr?nica

Dispon?vel em:  http://www.bibvirt.futuro.usp.br/sons/categorias_literarias/05_cronica

?

Solicitar tamb?m que os alunos al?m de ouvir,  fa?am tamb?m uma leitura da referida cr?nica no link http://www.releituras.com/viniciusm_grandeamor.asp. Ap?s isso, o grupo ir? construir uma cr?nica coletiva a ser digitada utilizando o editor de texto Br Office.org Writer, que posteriormente ser? publicada no blog da turma para que as outras equipes possam ler  e comentar.

Grupos 3 e 4: A atividade a ser pesquisada pelo grupo deve ser sobre textos epistolares (carta), observando suas caracter?sticas dipon?vel em  http://www.slideshare.net/guest4f8ac9b/gnero-textual-carta

figura6.1

Figura 4: imagem do slide G?nero Textual: carta

Dispon?vel em: http://www.slideshare.net/guest4f8ac9b/gnero-textual-carta

?

Ap?s isso, o grupo ir? escrever uma carta que ser? digitada utilizando o editor de texto Br Office.org Writer, e posteriormente publicada no blog da turma para que as outras equipes possam ler  e comentar

Grupo 5 e 6: Para escrever um editorial o grupo pesquisar? sobre esse g?nero textual. Ap?s a pesquisa coletivamente dever?o redigir um texto e digit?-lo no editor Br Office. org Writrer mostrando as caracter?sticas de um editorial fazendo as observa??es necess?rias sobre os espa?os em que s?o publicados e com que finalidade. Posteriormente ser? publicado no blog o editorial produzido pelo grupo, a fim de que todos possam fazer uma leitura e caso tenham alguma d?vida solicitar da equipe alguma informa??o a respeito do tema pesquisado. Para melhorar o entendimento do assunto o grupo poder? fazer algumas leituras nos jornais dispon?veis nos seguintes links:  http://www.oprogresso-ma.com.br/progresso1.html , e ainda http://www.jornalpequeno.com.br/2011/3/13/fora-da-lei-148727.htm.

o Jornal o Progresso

Figura 5: imagem do Jornal O Progresso

Dispon?vem em http://www.oprogresso-ma.com.br/progresso1.html

Aula 3 ? Agora j? finalizando o trabalho dos grupos, os alunos no laborat?tio de inform?tica da escola, ter?o a responsabilidade de acessar o endere?o http://www.google.com.br para criar um e-mail e em seguinda no endere?o  https://www.google.com/accounts/ServiceLogin?service=blogger&continue=h construir um blog da turma para que todas as produ??es sejam publicadas, lidas e comentadas por todos. Os grupos ainda divulgar?o o endere?o para outros alunos, motivando-os a visitarem, lerem e comentarem os trabalhos postados.

?

Google

?

Figura 6: imagem da p?gina do Google

Dispon?vel no endere?o: http://www.google.com.br

Blogger

Figura 7: Imagem da p?gina do Google para criar o Blog

Dispon?vel em https://www.google.com/accounts/ServiceLogin?service=blogger&continue=h

?

Aula 4:  Para concluir o trabalho levar os alunos para o laborat?rio de inform?tica da escola, agora com o blog pronto, os grupos fazem as postagem dos trabalhos produzidos,  interagem uns com os outros atrav?s da leitura, coment?rios e socializa??o das etapas de pesquisa. O professor solicita para que falem das difiuldades encontradas e quais as estrat?gias utilizadas para supera??o e ainda que fa?am uma auto avalia??o a respeito das atividades desenvolvidas no projeto.

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o ser? feita de acordo com a participa??o, envolvimento na discuss?o inicial, os questionamentos se est?o de acordo com as discuss?es, apresenta??o dos trabalhos pesquisados, bem como atrav?s da leitura e produ??o de texto no decorrer do desenvolvimento do projeto.

?

REFER?NCIAS:

?

CAMARGO, Ana Paula Leite de; SANTOS, Isabel Pereira dos. Cr?nica: parte 1 [Categorias Liter?rias]. Dispon?vel em:

<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9317> > Acesso em: 4 fev. 2011.

G?NEROS TEXTUAIS E SEQU?NCIAS TIPOL?GICAS. Pernambuco: gestarfazerepensar [2009]. 39 slides, color. Dispon?vel em: <http://www.slideshare.net/gestarfazerepensar/tp3-1591339> Acesso em: 7 fev. 2011.

MARCUSCHI,Lu?s Ant?nio.G?neros Textuais: Defini??o e Funcionalidade - Estados Unidos. Dispon?vel em: <www.slideshare.net/.../generos-textuais-presentation> Acesso em: 7 fev. 2011.

MORAES, Vinicius de. Para Viver Um Grande Amor. Dispon?vel em: <http://www.releituras.com/viniciusm_grandeamor.asp> Acesso em: 7 fev. 2011.

PRODU??O OLIMP?ADA DE L?NGUA PORTUGUESA. Escrevendo o Futuro. Revista Na Ponta do L?pis, ano V- n? 11-agosto 2009. Minist?rio da Educa??o, Cenpec, Funda??o Ita? Social.