ROSANGELA MENTA MELLO, Eziquiel Menta, G?lian Cristina Barros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | M?sica: Compreens?o da m?sica como produto cultural e hist?rico |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ser letrado e ter no??es b?sicas do uso do laptop.
A aula envolver? os seguintes recursos do laptop:
?
KolourPaint [Iniciar -> Aplicativos -> Aplica??es Gr?ficas]
Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]
KsnapShot [Iniciar -> Aplicativos -> IKsnapShot]
|
A m?sica agu?a a sensibilidade dos alunos, sua capacidade de concentra??o e mem?ria, trazendo benef?cios ao racioc?nio matem?tico. O professor pode trazer aos alunos materiais que refor?am este aspecto para a sala de aula.
"A m?sica estimula ?reas do c?rebro n?o desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral. ? como se torn?ssemos o nosso 'hardware' mais poderoso", explica a pedagoga Maria L?cia Cruz Suzigan, especialista no ensino de m?sica para crian?as. Essas ?reas se interligam e se influenciam. Sem m?sica, a chance ? desperdi?ada. "Al?m dos infantis, a crian?a pode ouvir de tudo: do erudito ao jazz, do folclore ? MPB", afirma Maria L?cia. |
|
A atividade a seguir relaciona a m?sica com as fra??es. Os alunos exercitam coordena??o motora, concentra??o, ritmo e sensibilidade auditiva. Dispondo de quatro copos numerados de 1 a 4, uma vasilha com ?gua e uma colher de metal, o professor propor? as seguintes tarefas para os alunos:
a) No copo 1, encher totalmente de ?gua; Perguntar ao aluno se:
a) Voc? conseguiu perceber alguma diferen?a no som que foi produzido em cada um dos quatro copos? Quais? |
?
|
Ap?s a atividade anterior, o professor solicitar? que os alunos dividam-se em pequenos grupos, e ap?s colocar? uma m?sica para tocar. Quando iniciar a m?sica, um componente de cada grupo cronometrar? o tempo e os demais ir?o bater e contar o n?mero de palmas em um minuto. Quest?es:
1) Quantas palmas voc? bateu em um minuto durante a m?sica que escutamos? As demais m?sicas podem ser sugest?es dos alunos, solicite que eles investiguem em um site de busca, como o Google (http://www.google.com.br) por exemplo, alguma m?sica. Cada grupo fica respons?vel por escolher uma, e podem tocar diretamente do seu laptop para que todos possam ouvir, para que possam repetir o procedimento anterior.
Quest?es: Atividades dispon?veis em: http://www.unisinos.br/graduacao/files/material.pdf, acesso em 18 de set. de 2009 |
?
?
|
Os alunos poder?o assistir o v?deo a seguir. ? importante que o professor comente com a turma os la?os entre a matem?tica e a m?sica apresentados no v?deo. Recurso dispon?vel em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20816, acesso em 05 de set. de 2009. E em, http://video.google.com/videoplay?docid=-8194634083625184410#, acesso em 05 de set. d e 2009 |
?
?
? ? ?
|
Abrindo o programa KolourPaint [ Iniciar > Aplicativos > Aplica??es Gr?ficas > KolourPaindo laptop, solicitar que os alunos utilizem a ferramenta "quadrado", "circulo", "ret?ngulo" para que: 1- desenhem um ret?ngulo e o dividam ao meio; 2- desenhem um circulo e o dividam em tr?s partes iguais; 3- desenhem um quadrado e o dividam em quatro partes iguais; 4- com a ferramenta pincel do KcolourPaint, solicitar que os alunos pintem fra??es das figuras geom?tricas desenhadas, como por exemplo: pintar a metade do ret?ngulo, duas partes do circulo, etc; 5- cada aluno dever? escrever a fra??o correspondente ao que foi pintado em cada figura. O professor poder? preparar os alunos para uma aula futura em que ser? introduzida a aprendizagem da soma e diminui??o das fra??es. Isso poder? ser feito indicando, por exemplo, no caso de solicitar que os alunos levem o computador para casa e desenhem um circulo, um ret?ngulo, um quadrado, como indicado na atividade anterior. Feito isso, eles dever?o pintar 1/3 de cada uma dessas figuras, utilizando-se da ferramenta pincel do KolourPaint. Em aula, poder? ser discutido que 1/3 ? uma fra??o e ao mesmo tempo representa uma quantidade, utilizamos os n?meros para representar quantidades, portanto fra??o ? uma forma de representa??o num?rica. Partindo tamb?m da id?ia de que: como 1/3 ? uma fra??o e fra??o representa divis?o, podemos dizer que 1/3 ? o mesmo que 1 dividido por 3, assim 1/3 ? o resultado de uma divis?o, essa seria uma das formas de mostrar para os alunos que fra??o tamb?m ? n?mero. Dessa forma, os alunos compreendem que com as fra??es tamb?m ? poss?vel somar, diminuir, multiplicar e dividir. ? Para complementar a atividade, todos poder?o cantar o Rap das Fra??es, dispon?vel em: http://rainha.notredame.org.br/noticias/historico-de-noticias/rap-das-fracoes/ ? Rap da fra??o ?
Este rap vai ensinar
Cada parte dividida
O que est? embaixo
No entanto minha gente
Um tra?o horizontal
Agora eu j? sei |
?
?
|
Para finalizar as atividades, assista e discuta com os alunos o v?deo: http://www.clickgratis.com.br/criancas/desenhos-animados/pato-donald/video-aula-de-matematica-e-musica-34.html ? O v?deo apresenta, entre outras rela??es, a descoberta feita por volta do s?culo VI a.c, do fil?sofo e matem?tico Pit?goras, que vincula a m?sica aos n?meros fracion?rios. Pit?goras usou um monoc?rdio, uma corda esticada que quanto mais reduzida, mais agudo era o som produzido. |
Crit?rios para avalia??o: