Portal do Professor

Início do Conteúdo

UCA - A m?sica dos n?meros

Autor e Co-autor(es)

claudia vicari zanatta imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

ROSANGELA MENTA MELLO, Eziquiel Menta, G?lian Cristina Barros

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes M?sica: Compreens?o da m?sica como produto cultural e hist?rico
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

No final desta aula, o aluno ser? capaz de:
  • Estabelecer rela??es entre a m?sica e a matem?tica;
  • Relacionar o estudo de fra??es com a percep??o dos sons musicais; 
  • Ampliar sua percep??o dos sons e a capacidade de estabelecer associa??es com no??es introdut?rias a respeito da representa??o de fra??es;
  • Utilizar corretamente o KolourPaint nos exerc?cios propostos.

Duração das atividades

2 h/a

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser letrado e ter no??es b?sicas do uso do laptop.

Estratégias e recursos da aula

A aula envolver? os seguintes recursos do laptop:


Banner com personagens do projeto UCA

?

KolourPaint     [Iniciar -> Aplicativos -> Aplica??es Gr?ficas]
Mozilla Firefox  [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]
KsnapShot         [Iniciar -> Aplicativos -> IKsnapShot]

Para o professor:
Muitos matem?ticos possuem uma afinidade natural pela m?sica. Euler relaxava ap?s um dia de c?lculos intensos tocando cravo. Os departamentos de matem?tica invariavelmente t?m pouca dificuldade em montar uma orquestra a partir de seus integrantes. Existe uma conex?o num?rica evidente entre as duas, j? que o ato de contar ? que d? suporte a ambas. Segundo a descri??o de Leibniz, "a m?sica ? o prazer que a mente humana experimenta ao contar sem se dar conta de que est? contando". Por?m, a resson?ncia entre as duas disciplina ? muito mais profunda. ( DU SAUTOY, 2007, p.87)
?

apoio

M?sica pra que ?

A m?sica agu?a a sensibilidade dos alunos, sua capacidade de concentra??o e  mem?ria, trazendo benef?cios ao racioc?nio matem?tico. O professor pode trazer aos alunos materiais que refor?am este aspecto para a sala de aula.

"A m?sica estimula ?reas do c?rebro n?o desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral. ? como se torn?ssemos o nosso 'hardware' mais poderoso", explica a pedagoga Maria L?cia Cruz Suzigan, especialista no ensino de m?sica para crian?as. Essas ?reas se interligam e se influenciam. Sem m?sica, a chance ? desperdi?ada.
Segundo Maria L?cia, quanto mais cedo a escola come?ar a ensinar m?sica, melhor. "Essa linguagem, embora antes fosse mais comum, faz parte da cultura das crian?as por causa das can??es de ninar e das brincadeiras. O pouco que ainda resta abre um oportuno espa?o para o trabalho na escola."

"Al?m dos infantis, a crian?a pode ouvir de tudo: do erudito ao jazz, do folclore ? MPB", afirma Maria L?cia.

(http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/musica-aprender-se-divertir-422851.shtml)

?
?
?
atividade

Vamos fazer m?sica?

A  atividade a seguir relaciona a m?sica com as fra??es. Os alunos exercitam coordena??o motora, concentra??o, ritmo e sensibilidade auditiva.

Dispondo de quatro copos numerados de 1 a 4, uma vasilha com ?gua e uma colher de metal, o professor propor? as seguintes tarefas para os alunos:

a) No copo 1, encher totalmente de ?gua;
b) No copo 2, preencher com 3/4 de ?gua;
c) No copo 3, preencher com 2/3 de ?gua;
d) No copo 4, preencher com a metade de ?gua.

Perguntar ao aluno se:

a) Voc? conseguiu perceber alguma diferen?a no som que foi produzido em cada um dos quatro copos? Quais?
b) O que podemos constatar com rela??o ?s fra??es de ?gua contidas em cada um dos copos?

?

atividades

Matem?tica e Ritmo

Ap?s a atividade anterior, o professor solicitar? que os alunos dividam-se em pequenos grupos, e ap?s colocar? uma m?sica para tocar. Quando iniciar a m?sica, um componente de cada grupo cronometrar? o tempo e os demais ir?o bater e contar o n?mero de palmas em um minuto.

Quest?es:

1) Quantas palmas voc? bateu em um minuto durante a m?sica que escutamos?
2) Qual a fra??o que representa o n?mero de palmas, por minuto (60 segundos), que voc? bateu durante a m?sica?

As demais m?sicas podem ser sugest?es dos alunos, solicite que eles investiguem em um site de busca, como o Google (http://www.google.com.br) por exemplo, alguma m?sica. Cada grupo fica respons?vel por escolher uma, e podem tocar diretamente do seu laptop para que todos possam ouvir, para que possam repetir o procedimento anterior.

Quest?es:
1) Quantas palmas voc? bateu em um minuto durante a m?sica que escutamos?
2) Qual a fra??o que representa o n?mero de palmas, por minuto (60 segundos), que voc? bateu durante a segunda m?sica?

Atividades dispon?veis em: http://www.unisinos.br/graduacao/files/material.pdf, acesso em 18 de set. de 2009

?

?

video

La?os entre matem?tica e m?sica

Os alunos poder?o assistir o v?deo a seguir. ? importante que o professor comente com a turma os la?os entre a matem?tica e a m?sica apresentados no v?deo.

A matem?tica da m?sica

Recurso dispon?vel em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20816, acesso em 05 de set. de 2009.

E em, http://video.google.com/videoplay?docid=-8194634083625184410#, acesso em 05 de set. d e 2009

?

?

?

?

?

atividades

Representando Fra??es

Abrindo o programa  KolourPaint [ Iniciar > Aplicativos > Aplica??es Gr?ficas > KolourPaindo laptop, solicitar que os alunos utilizem a ferramenta "quadrado", "circulo", "ret?ngulo" para que:

1- desenhem um ret?ngulo e o dividam ao meio;

2- desenhem um circulo e o dividam em tr?s partes iguais;

3- desenhem um quadrado e o dividam em quatro partes iguais;

4- com a ferramenta pincel do KcolourPaint, solicitar que os alunos pintem fra??es das figuras geom?tricas desenhadas, como por exemplo: pintar a metade do ret?ngulo, duas partes do circulo, etc;

5- cada aluno dever? escrever a fra??o correspondente ao que foi pintado em cada figura. 

O professor poder? preparar os alunos para uma aula futura em que ser? introduzida a aprendizagem da soma e diminui??o das fra??es. Isso poder? ser feito indicando, por exemplo, no caso de solicitar que os alunos levem o computador para casa e desenhem um circulo, um ret?ngulo, um quadrado, como indicado na atividade anterior. Feito isso, eles dever?o pintar 1/3 de cada uma dessas figuras, utilizando-se da ferramenta pincel do KolourPaint.

Em aula, poder? ser discutido que 1/3 ? uma fra??o e ao mesmo tempo representa uma quantidade, utilizamos os n?meros para representar quantidades, portanto fra??o ? uma forma de representa??o num?rica. Partindo tamb?m da id?ia de que: como 1/3 ? uma fra??o e fra??o representa divis?o, podemos dizer que 1/3 ? o mesmo que 1 dividido por 3, assim 1/3 ? o resultado de uma divis?o, essa seria uma das formas de mostrar para os alunos que fra??o tamb?m ? n?mero. 

Dessa forma, os alunos compreendem que com as fra??es tamb?m ? poss?vel somar, diminuir, multiplicar e dividir.

Fonte: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/como-mostrar-para-os-alunos-que-fracao-numeros.htm

?

Para complementar a atividade, todos poder?o cantar o Rap das Fra??es, dispon?vel em: http://rainha.notredame.org.br/noticias/historico-de-noticias/rap-das-fracoes/

?

Rap da fra??o

?

Este rap vai ensinar
A ideia de fra??o
Basta olhar para os termos
E ter? uma no??o

Cada parte dividida
Representa a fra??o
O que est? em cima
Vai as partes dividir
? o numerador.
N?o podemos confundir.

O que est? embaixo
? o denominador.

No entanto minha gente
Os dois juntos
N?o s?o suficientes
Pr? fra??o montar.

Um tra?o horizontal
? necess?rio passar.

Agora eu j? sei
Agora vou dizer
Fra??o ? muito f?cil
? f?cil de aprender!

?

?

video

Pit?goras e a M?sica

Para finalizar as atividades, assista e discuta com os alunos o v?deo: http://www.clickgratis.com.br/criancas/desenhos-animados/pato-donald/video-aula-de-matematica-e-musica-34.html

?

imagem do recurso You tube

O v?deo apresenta, entre outras rela??es, a descoberta feita por volta do s?culo VI a.c, do fil?sofo e matem?tico Pit?goras, que vincula a m?sica aos n?meros fracion?rios. Pit?goras usou um monoc?rdio, uma corda esticada que quanto mais reduzida, mais agudo era o som produzido.

Recursos Complementares

Avaliação

Crit?rios para avalia??o:

  • Participou das atividades, obtendo sons dos copos de modo concentrado e atento, aprimorando sua percep??o dos sons;
  • Relaciona os sons ? quantidade de ?gua nos copos e que suas diferen?as correspondem a diferentes quantidades de ?gua (fra??es) dispostas nos copos ;
  • Compreende e representa adequadamente uma fra??o;
  • Utiliza corretamente a o KolourPaint para desenhar e pintar as figuras geom?tricas;
  • Relaciona as figuras geom?tricas desenhadas ? sua representa??o sob forma de fra??o.