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Aspectos Culturais da Reforma Ortográfica

Autor e Co-autor(es)

FRANCISCO FERREIRA DE DEUS HENRIQUE imagem do usuário

IMPERATRIZ - MA CE GOVERNADOR ARCHER

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Comparar as alterações históricas da língua portuguesa

Construir uma visão crítica sobre a evolução da língua portuguesa

Posicionar-se sobre os efeitos da unificação da língua portuguesa

Debater sobre  a realidade sócio-cultural  dos falantes da língua portuguesa

Lidar com  as regras do novo acordo ortográfico

Ler palavras e textos antigos

Produzir dissertação com tema proposto

Duração das atividades

5 Aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Identificar  a linguagem formal da informal

Ter noção da variabilidade linguistica

Saber navegar na Internet para acessar os sites

Estratégias e recursos da aula

1ª Aula:  Fazer a exposição do tema na sala de aula enfatizando a questão do trema, da acentuação e do hifem,  no Novo Acordo, em seguida dividir a turma em três  grupos  e  encaminhá-los  para o laboratório de informática com informação dos sites a serem acessados para as pesquisas propostas, em duplas, para conhecer as regras do (N. A. O. L. P.)  Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Disponível em: http://prowebpt.com/tudo-sobre-o-novo-acordo-ortografico/  mas, os alunos que já tiverem domínio de pesquisa, podem navegar livremente e conhecer outras fontes de informações. Na pesquisa, o 1º  grupo selecionará 10 palavras grafadas, anteriormente, com o trema. O 2º grupo selecionará 10 palavras, antes, grafadas com acento agudo. O 3º grupo selecionará 10 palavras, antes, grafadas com hífem. Ex.                                                            

        1º grupo:

aguentar, arguir, cinquenta, delinquente, eloquente, ensanguentado, linguiça, frequência, bilingue, sequência.

       2º grupo:

assembleia, apoia, boia, Cesareia, Coreia, Brasileia, arariboia, claraboia, celuloide, colmeia, paranoico, tipoia.

     3º grupo:

       antevéspera, antepenúltimo, microcomputador, semicírculo, antigovernista, anteprojeto, autoaprendizagem, anteaéreo, hiperinflação,  superinteressante, autocorreção.

Após a pesquisa e a seleção de palavras, cada grupo se reunirá separadamente para preparar um slide, com o resultado de sua pesquisa, a ser apresentada na turma para os outros grupos no final do projeto.  Na apresentação deve conter as regras atualizadas, como se escreve, de acordo com o Novo Acordo Ortográfico.  

      

 

                        Letreiro    

                    "Placa antiga, contendo aviso escrito em português antigo, anterior a 1911"     

Disponível em:

 http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e3/Placa_pre-1911_%28Porto%29.jpg/799px-Placa_pre-1911_%28Porto%29.jpg

              Aviso anterior a 1911 na parede da Igreja do Carmo, na cidade  do Porto

 É prohibido collocar annuncios

(É proibido colocar anúncios)

              

Livro

"Livro que contém o Novo Acordo Ortográfico da  Língua Portuguesa"

Disponível em:

 http://img.americanas.com.br/produtos/01/02/item/6727/4/6727487g1.jpg

    

 2ª Aula: Assistir ao vídeo da entrevista do professor Pasquale, a fim de  provocar questionamentos  para um debate posterior a respeito dos efeitos provocados pelas  alterações  na  língua, a  partir  do  Novo  Acordo.  Podendo  ser  complementado  com  as  informações  do  Acordo  de  1990.     Disponíveis em:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Ortografia_da_lingua_portuguesa  Em seguida, o professor apresenta  as cinco questões a seguir, para o debate.

 

1 - O que mais parece difícil na mudança ortográfica da língua portuguesa?

2 - Você considera satisfatórias as mudanças ocorridas no Novo Acordo Ortográfico?

3 - As mudanças deveriam ter sido discutidas nas escolas e universidades?

4 - O Novo Acordo Ortográfico beneficia todos os usuários da língua, ou apenas privilegia o comércio?

5 - É necessário unificar a língua portuguesa nos diversos continentes?

 

print

"Entrevista do prpfessor Pasquale ao Jornal Hoje,

Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=fxmI5tzuiaI&feature=related

 

3ª Aula: Expor um mapa ou um globo na sala  de  aula e convidar os grupos, um de cada vez  para localizar os países que formam a C.P.L.P. (Comunidade dos  Países  de  Língua  Portuguesa).  Sugerir  ao professor de Geografia que abra um espaço em sua aula para aprofundar o debate. Estudar a realidade sociocultural dos países que formam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Conhecer os países que têm interesse de adotar a língua portuguesa como 2ª  língua oficial.

 

Mapa Mundi

"Mapa múndi, que demonstra em vermelho os países dos diversos continentes que falam a língua portuguesa"

Disponível em:  http://3.bp.blogspot.com/_vHfhEO08cCE/THbLSgZQ-HI/AAAAAAAAUaI/1TCt32VrP1U/s1600/CPLP+-+MAPA+MUNDI.jpg

 

4ª Aula:  Esse horário será reservado para a produção de  um texto dissertativo  individual, sobre os efeitos da Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa, na sociedade brasileira. Se por ventura, não tiverem terminado  a produção  do  slide, pode  ser utilizado  o tempo que sobrar, depois da produção do texto, para essa conclusão. Após esse momento, os grupos se reunirão, para selecionar o melhor texto do grupo, para ser lido para a turma. Levar em conta para a seleção, o texto que atendeu melhor à proposta.

5ª Aula: Concluir o projeto em 2 momentos, o 1º: com a leitura  dos textos  em voz alta para a turma. O 2º momento, a  apresentação dos slides, usando datashow.

  • Computador / laboratório;
  • Internet;
  • Mapa/Globo;
  • Caderno;
  • Caneta esferográfica;
  • Textos impressos;
  • Data Show;
  • Pendrive.

Recursos Complementares

Avaliação

A  avaliação será progressiva às atividades, levando em conta a participação, o interesse e a exploraçao do tema agredado à socialização.
Comprovar a compreensão do conteúdo através da participação no debate, da contextualização do texto dissertativo com as pesquisas, com a socialização, e com os slides  apresentados. Posteriormente, com o uso correto  das regras do Novo Acordo Ortográfico da Língua  Portuguesa.