Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Comparar as alterações históricas da língua portuguesa
Construir uma visão crítica sobre a evolução da língua portuguesa
Posicionar-se sobre os efeitos da unificação da língua portuguesa
Debater sobre a realidade sócio-cultural dos falantes da língua portuguesa
Lidar com as regras do novo acordo ortográfico
Ler palavras e textos antigos
Produzir dissertação com tema proposto
Identificar a linguagem formal da informal
Ter noção da variabilidade linguistica
Saber navegar na Internet para acessar os sites
1ª Aula: Fazer a exposição do tema na sala de aula enfatizando a questão do trema, da acentuação e do hifem, no Novo Acordo, em seguida dividir a turma em três grupos e encaminhá-los para o laboratório de informática com informação dos sites a serem acessados para as pesquisas propostas, em duplas, para conhecer as regras do (N. A. O. L. P.) Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Disponível em: http://prowebpt.com/tudo-sobre-o-novo-acordo-ortografico/ mas, os alunos que já tiverem domínio de pesquisa, podem navegar livremente e conhecer outras fontes de informações. Na pesquisa, o 1º grupo selecionará 10 palavras grafadas, anteriormente, com o trema. O 2º grupo selecionará 10 palavras, antes, grafadas com acento agudo. O 3º grupo selecionará 10 palavras, antes, grafadas com hífem. Ex.
1º grupo:
aguentar, arguir, cinquenta, delinquente, eloquente, ensanguentado, linguiça, frequência, bilingue, sequência.
2º grupo:
assembleia, apoia, boia, Cesareia, Coreia, Brasileia, arariboia, claraboia, celuloide, colmeia, paranoico, tipoia.
3º grupo:
antevéspera, antepenúltimo, microcomputador, semicírculo, antigovernista, anteprojeto, autoaprendizagem, anteaéreo, hiperinflação, superinteressante, autocorreção.
Após a pesquisa e a seleção de palavras, cada grupo se reunirá separadamente para preparar um slide, com o resultado de sua pesquisa, a ser apresentada na turma para os outros grupos no final do projeto. Na apresentação deve conter as regras atualizadas, como se escreve, de acordo com o Novo Acordo Ortográfico.
"Placa antiga, contendo aviso escrito em português antigo, anterior a 1911"
Disponível em:
Aviso anterior a 1911 na parede da Igreja do Carmo, na cidade do Porto
É prohibido collocar annuncios
(É proibido colocar anúncios)
"Livro que contém o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa"
Disponível em:
http://img.americanas.com.br/produtos/01/02/item/6727/4/6727487g1.jpg
2ª Aula: Assistir ao vídeo da entrevista do professor Pasquale, a fim de provocar questionamentos para um debate posterior a respeito dos efeitos provocados pelas alterações na língua, a partir do Novo Acordo. Podendo ser complementado com as informações do Acordo de 1990. Disponíveis em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ortografia_da_lingua_portuguesa Em seguida, o professor apresenta as cinco questões a seguir, para o debate.
1 - O que mais parece difícil na mudança ortográfica da língua portuguesa?
2 - Você considera satisfatórias as mudanças ocorridas no Novo Acordo Ortográfico?
3 - As mudanças deveriam ter sido discutidas nas escolas e universidades?
4 - O Novo Acordo Ortográfico beneficia todos os usuários da língua, ou apenas privilegia o comércio?
5 - É necessário unificar a língua portuguesa nos diversos continentes?
"Entrevista do prpfessor Pasquale ao Jornal Hoje,
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=fxmI5tzuiaI&feature=related
3ª Aula: Expor um mapa ou um globo na sala de aula e convidar os grupos, um de cada vez para localizar os países que formam a C.P.L.P. (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). Sugerir ao professor de Geografia que abra um espaço em sua aula para aprofundar o debate. Estudar a realidade sociocultural dos países que formam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Conhecer os países que têm interesse de adotar a língua portuguesa como 2ª língua oficial.
"Mapa múndi, que demonstra em vermelho os países dos diversos continentes que falam a língua portuguesa"
Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_vHfhEO08cCE/THbLSgZQ-HI/AAAAAAAAUaI/1TCt32VrP1U/s1600/CPLP+-+MAPA+MUNDI.jpg
4ª Aula: Esse horário será reservado para a produção de um texto dissertativo individual, sobre os efeitos da Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa, na sociedade brasileira. Se por ventura, não tiverem terminado a produção do slide, pode ser utilizado o tempo que sobrar, depois da produção do texto, para essa conclusão. Após esse momento, os grupos se reunirão, para selecionar o melhor texto do grupo, para ser lido para a turma. Levar em conta para a seleção, o texto que atendeu melhor à proposta.
5ª Aula: Concluir o projeto em 2 momentos, o 1º: com a leitura dos textos em voz alta para a turma. O 2º momento, a apresentação dos slides, usando datashow.
http://pt.wikipedia.org/wiki/portal:portugal
http://www..portaldalinguaportuguesa.org/index.php?action=acordo&version=1911
A avaliação será progressiva às atividades, levando em conta a participação, o interesse e a exploraçao do tema agredado à socialização.
Comprovar a compreensão do conteúdo através da participação no debate, da contextualização do texto dissertativo com as pesquisas, com a socialização, e com os slides apresentados. Posteriormente, com o uso correto das regras do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.