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Área aproximada da superfície superior de folhas de plantas

Autor e Co-autor(es)

Ana Lúcia Pintro imagem do usuário

COCAL DO SUL - SC ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DEMETRIO BETTIOL

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Calcular a área aproximada de superfícies planas irregulares.

  • Construir figuras irregulares usando malha quadriculada e o software Geogebra.

Duração das atividades

2 aulas (uma em sala de aula e outra na Sala de Recursos Tecnológicos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem saber calcular área de figuras retangulares.

Estratégias e recursos da aula

1ª Etapa:

Escolha uma folha de alguma planta que você saiba o nome e que não seja maior que a folha sulfite tamanho A4. Faça o decalque dessa folha usando um papel quadriculado e giz de cera: coloque a folha debaixo do papel quadriculado e pressione o giz deitado sobre ela marcando a área de sua superfície. Complete o contorno usando lápis. Marque com pontos o cruzamento do contorno da folha com as linhas da malha quadriculada.

Folha 3

2ª Etapa:

Fixe a folha da planta nessa folha usando fita adesiva transparente e identifique-a com seu nome. Cole também o papel quadriculado marcado com o contorno da folha.

folha 1

3ª Etapa:

Calcule a área da folha de acordo com o método da média aritmética, ensinado em sala de aula.

Usando a malha quadriculada para calcular a área de uma figura plana
1º Passo : Contamos o número de unidades da malha contidas totalmente na região da folha. Exemplo: 12 unidades
2º Passo : Contamos o maior número de unidades que envolve a folha, ou seja, que a folha “toca”. Exemplo: 12+18 = 30 unidades
3º Passo : Calculamos a média aritmética entre as duas unidades contadas na malha quadriculada. Exemplo: (12 + 30)/2 = 21 cm²)

 

4ª Etapa: (Será completada na Sala de Recursos Tecnológicos)

folha malha 

Os pontos do contorno da folha que cortam a malha quadriculada ajudam a desenhar o polígono semelhante a sua forma, usando o software GeoGebra, conforme orientação acima.

Usando esse programa vamos calcular a área da superfície da folha, imprimir a figura e fazer comparações.

O software GeoGebra cálculou uma área igual a 19,3 cm².

 

ÁREA DA SUPERFÍCIE DE UMA FOLHA DE ÁRVORE

FOLHA DE INSTRUÇÕES (SOFTWARE GEOGEBRA)

Geogebra

 

1. Abra o software (programa) GeoGebra.

 2. Clique no menu Arquivo e selecione Gravar como. Digite o nome do arquivo (File name): FOLHA DE ... nome da planta(Aluno 1 e Aluno 2) . Salve o arquivo na pasta da sua turma.

 3. Selecione a ferramenta Inserir texto (IX/3) e clique sobre a área de trabalho, onde deseja que o texto apareça. Digite: Alunos: Nome completo 1 e Nome completo 2 . Dê um Enter no teclado. Digite a Data . Clique em aplicar.

 4. Selecione a ferramenta Inserir texto (IX/3) e clique sobre a área de trabalho, onde deseja que o título da atividade, apareça. Digite: ÁREA DA SUPERFÍCIE DE UMA FOLHA DE ÁRVORE. Clique em aplicar.

 5. Clique com o botão direito do mouse sobre o título da atividade e selecione Propriedades. Selecione a guia Cor e escolha a cor que desejar. Escolha a guia Texto e mude o tamanho da fonte (letra) para 18 e clique em N para que o texto fique em negrito. Depois clique em fechar.

 6. Selecione a ferramenta Mover (I/1). Clique sobre o texto, segure o mouse pressionado e arraste-o para posicioná-lo melhor, caso não tenha ficado no lugar desejado.

 7. No menu Exibir clique em Malhas para que esta fique visível e em Eixos para que estes fiquem ocultos.

 8. Clique na área de visualização com o botão direito do mouse. Selecione a guia Malha, selecione negrito , a cor que desejar e Estilo das Linhas igual a ____.

 9. Clique no Menu Opções. Selecione Rotular e depois Menos para objetos novos.

 10. Selecione a ferramenta Polígono (V/1). Construa o polígono que representa a folha que você escolheu.

 11. Clique com o botão direito do mouse sobre figura e selecione Propriedades. Selecione a guia cor e escolha um tom de verde. Selecione a guia estilo e aumente a espessura da reta para 9 (nove) e o preenchimento para 50. Depois clique em fechar.

 12. Clique com o botão direito do mouse sobre um dos pontos e selecione Propriedades. Clique sobre a palavra Ponto para selecionar todos os pontos. Selecione a guia Básico e desmarque Exibir Objeto.

 13. Selecione a ferramenta Área (VIII/4). Clique sobre o polígono para medir área.

 14. Selecione a ferramenta Distância, comprimento ou perímetro (VIII/3). Clique sobre o polígono para medir área.

ATENÇÃO: Para facilitar o desenvolvimento de nossas atividades, usamos um código para ajudar na localização da ferramenta necessária: o número romano representa a localização da Caixa de Ferramentas e o algarismo indo-arábico representa a localização da ferramenta dentro dessa caixa. Assim, o código (VII/3) indica que a ferramenta necessária é a terceira da sétima Caixa de Ferramentas.

Recursos Complementares

Sugerimos o blog OS ALUNOS QUE EXPLORAVAM... para pesquisar atividades aplicadas usando o programa GeoGebra.

Avaliação

Avaliar a capacidade do aluno de transpor as marcas dos pontos da malha quadriculada para a malha do software GeoGebra.

Avaliar a capacidade dos alunos de ler, interpretar e seguir os passos para realizar a atividade usando as ferramentas do software GeoGebra.

Discutir com os alunos as pequenas diferenças entre os resultados obtidos pelos métodos diferentes de calcular a área.