Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
-
Calcular a área aproximada de superfícies planas irregulares.
-
Construir figuras irregulares usando malha quadriculada e o software Geogebra.
Duração das atividades
2 aulas (uma em sala de aula e outra na Sala de Recursos Tecnológicos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos devem saber calcular área de figuras retangulares.
Estratégias e recursos da aula
1ª Etapa:
Escolha uma folha de alguma planta que você saiba o nome e que não seja maior que a folha sulfite tamanho A4. Faça o decalque dessa folha usando um papel quadriculado e giz de cera: coloque a folha debaixo do papel quadriculado e pressione o giz deitado sobre ela marcando a área de sua superfície. Complete o contorno usando lápis. Marque com pontos o cruzamento do contorno da folha com as linhas da malha quadriculada.
2ª Etapa:
Fixe a folha da planta nessa folha usando fita adesiva transparente e identifique-a com seu nome. Cole também o papel quadriculado marcado com o contorno da folha.
3ª Etapa:
Calcule a área da folha de acordo com o método da média aritmética, ensinado em sala de aula.
Usando a malha quadriculada para calcular a área de uma figura plana
1º Passo
: Contamos o número de unidades da malha contidas totalmente na região da folha. Exemplo: 12 unidades
2º Passo
: Contamos o maior número de unidades que envolve a folha, ou seja, que a folha “toca”. Exemplo: 12+18 = 30 unidades
3º Passo
: Calculamos a média aritmética entre as duas unidades contadas na malha quadriculada. Exemplo: (12 + 30)/2 = 21 cm²)
4ª Etapa:
(Será completada na Sala de Recursos Tecnológicos)
Os pontos do contorno da folha que cortam a malha quadriculada ajudam a desenhar o polígono semelhante a sua forma, usando o software GeoGebra, conforme orientação acima.
Usando esse programa vamos calcular a área da superfície da folha, imprimir a figura e fazer comparações.
O software GeoGebra cálculou uma área igual a 19,3 cm².
ÁREA DA SUPERFÍCIE DE UMA FOLHA DE ÁRVORE
FOLHA DE INSTRUÇÕES
(SOFTWARE GEOGEBRA)
1. Abra o software (programa) GeoGebra.
2. Clique no menu Arquivo e selecione Gravar como. Digite o nome do arquivo (File name):
FOLHA DE ...
nome da planta(Aluno 1 e Aluno 2)
. Salve o arquivo na pasta da sua turma.
3. Selecione a ferramenta Inserir texto (IX/3) e clique sobre a área de trabalho, onde deseja que o texto apareça. Digite:
Alunos: Nome completo 1 e Nome completo 2
. Dê um Enter no teclado. Digite a
Data
. Clique em aplicar.
4. Selecione a ferramenta Inserir texto (IX/3) e clique sobre a área de trabalho, onde deseja que o título da atividade, apareça. Digite: ÁREA DA SUPERFÍCIE DE UMA FOLHA DE ÁRVORE. Clique em aplicar.
5. Clique com o botão direito do mouse sobre o título da atividade e selecione Propriedades. Selecione a guia Cor e escolha a cor que desejar. Escolha a guia Texto e mude o tamanho da fonte (letra) para 18 e clique em N para que o texto fique em negrito. Depois clique em fechar.
6. Selecione a ferramenta Mover (I/1). Clique sobre o texto, segure o mouse pressionado e arraste-o para posicioná-lo melhor, caso não tenha ficado no lugar desejado.
7. No menu Exibir clique em Malhas para que esta fique visível e em Eixos para que estes fiquem ocultos.
8. Clique na área de visualização com o botão direito do mouse. Selecione a guia Malha, selecione
negrito
, a
cor
que desejar e
Estilo das Linhas
igual a ____.
9. Clique no Menu Opções. Selecione Rotular e depois Menos para objetos novos.
10. Selecione a ferramenta Polígono (V/1). Construa o polígono que representa a folha que você escolheu.
11. Clique com o botão direito do mouse sobre figura e selecione Propriedades. Selecione a guia cor e escolha um tom de verde. Selecione a guia estilo e aumente a espessura da reta para 9 (nove) e o preenchimento para 50. Depois clique em fechar.
12. Clique com o botão direito do mouse sobre um dos pontos e selecione Propriedades. Clique sobre a palavra Ponto para selecionar todos os pontos. Selecione a guia Básico e desmarque Exibir Objeto.
13. Selecione a ferramenta Área (VIII/4). Clique sobre o polígono para medir área.
14. Selecione a ferramenta Distância, comprimento ou perímetro (VIII/3). Clique sobre o polígono para medir área.
ATENÇÃO: Para facilitar o desenvolvimento de nossas atividades, usamos um código para ajudar na localização da ferramenta necessária: o número romano representa a localização da Caixa de Ferramentas e o algarismo indo-arábico representa a localização da ferramenta dentro dessa caixa. Assim, o código (VII/3) indica que a ferramenta necessária é a terceira da sétima Caixa de Ferramentas.
Recursos Complementares
Avaliação
Avaliar a capacidade do aluno de transpor as marcas dos pontos da malha quadriculada para a malha do software GeoGebra.
Avaliar a capacidade dos alunos de ler, interpretar e seguir os passos para realizar a atividade usando as ferramentas do software GeoGebra.
Discutir com os alunos as pequenas diferenças entre os resultados obtidos pelos métodos diferentes de calcular a área.