Michele Machado Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Profissional | Gest?o e Neg?cios | T?cnico em Recursos Humanos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | G?neros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Rela??es sociopragm?ticas e discursivas |
- Identificar o curr?culo como um g?nero textual;
- Aprender a redigir um curr?culo de forma eficiente;
- Reconhecer um curr?culo de qualidade;
- Compreender os requisitos de um an?ncio de emprego.
Os alunos j? dever?o ter debatido sobre o tema "ingresso no mercado de trabalho".
A presente aula ? composta por diversos passos, conforme seguem abaixo, que levar?o os alunos a ser capazes de construir curr?culos adequados para a vaga pretendida.
1? passo: Leitura de material te?rico sobre produ??o de curr?culos.
Professor, tenha uma breve conversa com seus alunos ressaltando a import?ncia de um bom curr?culo para o ingresso no mercado de trabalho.
Distribua material impresso aos seus alunos sobre a estrutura de um curr?culo. Sugiro o texto abaixo:
An?lise do Modelo de Curriculum
1) Cabe?alho ou Topo
No topo do curriculum, devem aparecer suas informa??es pessoais: nome completo, estado civil, idade, endere?o completo e, principalmente, seus dados de contato. Acredite, muitas pessoas esquecem de colocar seu telefone e e-mail atualizados, s?o selecionadas e perdem assim a oportunidade de uma entrevista. N?mero da carteira de identidade, CPF, Documento Militar e outros documentos ficam de fora.
2) Objetivo
O segundo t?pico do seu curriculum vitae descreve a que vaga ou oportunidade voc? tem interesse em concorrer.
3) Forma??o
Descreva nesta sess?o sua forma??o acad?mica. Inclua apenas dados relevantes mais atuais. Nenhum profissional de sele??o deseja saber onde voc? cursou seu pr?-prim?rio.
4) Experi?ncia Profissional
Nesta sess?o voc? deve listar suas experi?ncias profissionais mais importantes. A maneira mais utilizada ? list?-las em ordem inversa, ou seja, as mais recentes primeiro. Informe o per?odo em que esteve empregado, o nome da empresa, o cargo exercido, as principais atividades e poss?veis resultados destac?veis obtidos.
5) Qualifica??es e Atividades Profissionais
Aproveite este trecho do curr?culo para informar cursos que tenha conclu?do (que sejam relevantes para a vaga almejada) e outras qualifica??es obtidas ao longo de sua carreira.
6) Informa??es Adicionais
Utilize esta sess?o opcionalmente para informar quaisquer outros dados que julgue significativos para a vaga.
?
Fonte: http://www.meucurriculum.com/
?
Fa?a a leitura em conjunto com os alunos, buscando dialogar e enriquecer a conversa com novas informa??es.
2? passo: Exponha atrav?s do quadro ou outra folha xerocada an?ncios de empregos reais e variados.
Imagem: Google
A variedade ? importante aqui para que aumente a possibilidade de os alunos se identificarem com as ofertas de emprego. A ?nica exce??o ser? no caso de se tratar de uma turma de curso t?cnico, em que se poder? voltar para a ?rea do curso em quest?o.
Mais uma vez, seguem abaixo algumas sugest?es:
?
T?cnico em radiologia: oportunidade para trabalhar na ?rea de radiodiagn?stico, experi?ncia em raios-x e resson?ncia magn?tica, formado em 2001. Partenon/ Porto Alegre.
Supervisor de obras: Supervisor de obra: fun??es: acompanhamento de obra, contato com engenheiros, planejamentos, medi??es, fechamentos, acompanhamento. Produto: grades, port?es, corrim?o, etc. Requisitos: experi?ncia em coordena??o e acompanhamento de equipe de instala??o, excelente relacionamento com cliente interno e externo, possuir autom?vel. Oferece: contrata??o CLT - sal?rio fixo mais ajuda de custos. Empresa no bairro Humait?. Forma??o: edifica??es, engenharia, arquitetura, ?reas afins.
Operador de telemarketing: Vaga de operador de telemarketing (ativo / receptivo) - (vendas) Porto Alegre. Profissionais com ou sem experi?ncia na ?rea. Requisitos: ensino m?dio completo e no??es b?sicas de inform?tica. Carga hor?ria: 6h / dia. Remunera??o: fixo + va + vt. Interessados enviar curr?culo por e-mail.
Motoboy: Precisam-se motoboys com ou sem experi?ncia, para presta??o de servi?os de coletas e entregas em turno integral ou meio turno. Interessados entrar em contato segundas-feiras em nossa central de atendimento.
Secret?ria / recepcionista: Necessitamos de secret?ria para escrit?rio de consultoria jur?dica. Atendimento direto aos doutores e clientes.
Fonte: http://www.classificados-brasil.com/
3? passo: Produ??o de curr?culo.
Cada aluno deve escolher uma das vagas listadas para focar seu curr?culo, que deve ser elaborado conforme as indica??es do texto te?rico. O curr?culo ser? fict?cio, ou seja, o aluno deve criar um personagem e suas qualifica??es para concorrer ? vaga. Esse dado ? importante para que a falta de experi?ncia n?o permita que o aluno n?o tenha como preencher todos os itens para elabora??o do curr?culo.
Essa parte da tarefa deve ser desenvolvida, preferencialmente, no laborat?rio de inform?tica para que os alunos conhe?am tamb?m os modelos de curr?culo do Word. Ser? necess?rio imprimi-los.
4? passo: An?lise de curr?culo.
Ap?s a elabora??o do curr?culo, divida a turma em tantos grupos quantas forem as ofertas de emprego utilizadas na aula. No caso citado, ser?o 5 grupos. Cada grupo far? o papel das empresas que est?o contratando, recebendo os curr?culos voltados para a vaga correspondente e escolhendo aquele que julgar mais adequado.
Professor, chame a aten??o dos alunos para o fato de que o curr?culo mais adequado ? aquele que, al?m de cumprir com todos os itens estudados, est? de acordo com as exig?ncias feitas no an?ncio.
5? passo: Quem fica com a vaga?
Cada grupo dever? apresentar o curr?culo que "ganhou" a vaga e expor as raz?es que o levou a fazer a escolha. Argumente e desafie o grupo quando houver no curr?culo algo incoerente com o an?ncio em quest?o. Tamb?m deve ser comentado, entre os curr?culos que n?o foram contemplados com a vaga, em que deveriam melhorar. Oriente seus alunos a anotar as observa??es feitas pelos colegas sobre seu trabalho.
6? passo: Reescrita do curr?culo para que fique adequado ? vaga, conforme sugest?es dadas pelos grupos.
?
Nesse momento da aula, ? importante que at? mesmo os alunos "contemplados" com a vaga refa?am seus curr?culos, levando-se em conta que sempre haver? algo a ser melhorado.
Este e outros planos de aula poder?o ser acessados em: http://aprendendoaensinarensinandoaaprender.blogspot.com/
O interessante nessa atividade ? que a pr?pria discuss?o dos alunos, moderada pelo professor, dever? fazer os mesmos perceberem os problemas de seus curr?culos e buscarem a corre??o pela reescrita, ou seja, passar? por uma fase de autoavalia??o.
O papel do professor ser? avaliar o quanto o aluno desenvolveu entre a primeira e a segunda escrita.