Portal do Professor

Início do Conteúdo

Uma aventura no pomar: desenvolvendo h?bitos de alimenta??o saud?vel - UCA

Autor e Co-autor(es)

La?s de Castro Agranito imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar algumas frutas e suas ?rvores de origem;
  •  Pesquisar na web, utilizando os laptops quais os benef?cios das frutas para a sa?de;
  •  Compartilhar as descobertas sobre o tema;
  •  Apreciar as frutas abordadas na pesquisa;
  •  Construir um ?lbum sobre as frutas trabalhadas;
  •  Reconhecer a estrutura de um texto instrucional (receita);
  •  Aprender a fazer uma receita com fruta: vitamina;
  •  Jogar, de forma cooperativa, utilizando jogos que abordem nomes de frutas.  

Duração das atividades

Aproximadamente 420 minutos ? sete (7) atividades de 60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o dessa aula ? necess?rio que os alunos tenham desenvolvido no??es sobre a utiliza??o de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox e utilizar a webcam e o Kword.  

Estratégias e recursos da aula

1? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

?

 O que ?, o que ?? Fruta no p?!

 Professor, para a realiza??o desta atividade providencie o livro ?Fruta no P??, da autora Maria Lucia Godoy, Editora L?. Veja se na biblioteca de sua escola tem, pois este ? um livro f?cil de ser encontrado. 

 livro

Imagem 1- Fonte: http://www.loja.mosaicoeditorial.com.br/components/com_virtuemart/shop_image/product/FRUTA-NO-PE.jpg

?

Este livro servir? para introduzir o tema frutas com os alunos. Para isso, organize a turma em roda de conversa e questione-os sobre as frutas, perguntando, por exemplo: Voc?s gostam de frutas? Qual ? a fruta que voc?s mais gostam? E a que voc?s n?o gostam? De onde v?m as frutas?

Nesse momento ? importante que voc? escute os alunos para realizar o levantamento de seus conhecimentos pr?vios e instig?-los sobre o tema. Anote as falas em seu caderno de plano ou di?rio de bordo.

Em seguida, conte a hist?ria ?Fruta no P??. Nessa hist?ria, a autora explora rimas e instiga a crian?a de forma divertida atrav?s do jogo_ O qu? ?, o qu? ??_  para que ela adivinhe os nomes de diversas frutas que existem no pomar. Primeiramente, explore as imagens do livro e permita que eles fa?am infer?ncias. Questionando-os:

_ O que voc?s est?o vendo na capa?

_ Sobre o que ser? esta hist?ria?

Posteriormente, conte a hist?ria de forma com que os alunos possam participar desse jogo de adivinha??es.

?

Fotografando ?rvores frut?feras

Logo depois, proponha aos alunos que realizem um passeio pela escola. Solicite que utilizem a webcam, que est? na ?rea de trabalho de seus laptops, para fotografar ?rvores frut?feras que se encontram na escola. Durante o passeio problematize com eles o nome das frutas e de suas respectivas ?rvores de origem, e se poss?vel permita que eles degustem as diversas frutas encontradas. 

Depois do passeio, re?na as fotos em um pen-drive ou solicite para os alunos que lhe enviem por e-mail, pois as mesmas ser?o utilizadas em outros momentos desta aula.

Observa??o: professor, se em sua escola n?o houver ?rvores frut?feras, ? importante que voc? procure ?rvores frut?feras pr?ximas a escola ou agende uma visita a um pomar ou ch?cara, no qual as crian?as possam vivenciar essa experi?ncia. Outra possibilidade ? solicitar que os alunos fa?am este registro em casa, na casa de parentes, vizinhos ou amigos que tenham ?rvores frut?feras.  

?

 2? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

?

Banana, bananeira, goiaba, goiabeira...

 Professor, para a realiza??o desta atividade, solicite que os alunos utilizem seus laptops, para assistirem o v?deo ?palavra cantada- m?sica pomar?, eles devem acessar o s?tio:

 http://www.youtube.com/watch?v=MaH6E7mCYmk&feature=related

Para tanto, eles devem seguir os passos: Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos>Navegador de Internet) .

Cante com os alunos a m?sica e explore com eles o nome das frutas e as ?rvores frut?feras correspondentes as mesmas.

?

 pomar

?

Imagem 2 - Fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=MaH6E7mCYmk&feature=related

Ap?s esse momento, realize com as crian?as um desafio, abordando a rela??o de correspond?ncia entre o nome da fruta (substantivo primitivo) e seu p? de origem (substantivo derivado) como forma de registro. Sugerimos o seguinte:

?

 DESAFIO: PREENCHA A CRUZADINHA COM OS NOMES DAS FRUTAS DE ACORDO COM A SUA ?RVORE DE ORIGEM.

1. DO MAMOEIRO                                                    5. DA PEREIRA

2. DO ABACATEIRO                                                6. DA PITANGUEIRA

3. DO CAJUEIRO                                                     7. DO A?AIZEIRO

4. DO INGAZEIRO                                                   

?

  cruzadinha  

Imagem 3 - Fonte: Acervo da autora

  

 3? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

  

 Construindo um jogo da mem?ria de ?Frutas?

 

Professor, para a realiza??o desta atividade voc? dever? providenciar: 10 (dez) cartolinas coloridas, 1 (uma) cola e 1 (uma) tesoura para cada aluno.

Oriente os alunos a criarem duas tabelas, utilizando o KWord ( Metasys>aplicativos >Ferramentas de Produtividade>su?te de escrit?rio>Processador de textos), com 3 colunas e 5 linhas.

Diga em voz alta o nome de 15 (quinze) frutas, uma de cada vez, e pe?a para que os alunos digitem os nomes ditados por voc?, realizando suas hip?teses de escrita, na primeira tabela, sendo um nome em cada c?lula da tabela.

Depois, escreva o nome das 15 (quinze) frutas no quadro, um de cada vez, oportunizando que os alunos confrontem suas hip?teses com a escrita convencional, por meio da compara??o, percebendo se h? erros e corrigindo-os.

Imprima as duas tabelas sendo que a segunda tabela deve ser impressa em branco, pois posteriormente, voc? solicitar? aos alunos que desenhem as frutas, anteriormente ditadas por voc? na confec??o da primeira tabela. J? a primeira tabela, deve ser impressa ap?s a corre??o no quadro.

Sugest?o de modelo de tabela:

?

  BANANA         

     MA??                MARACUJ?     

MELANCIA 

     PERA       MANGA 

CAJU 

    LARANJA     ABACATE 

MEL?O 

       LIM?O          UVA 

MAM?O

 JABUTICABA     P?SSEGO 

?

?

Proponha para os alunos desenharem na segunda tabela as frutas escritas na primeira tabela. Depois entregue dois peda?os de cartolina do mesmo tamanho das tabelas, cola e tesoura para cada aluno. Pe?a para que colem as tabelas na cartolina e recortem em cima das linhas da tabela, separando cada c?lula. Dessa forma, o jogo da mem?ria ?Frutas? estar? pronto.

?

Organize os alunos em duplas e oriente-os para realizarem o jogo da mem?ria, da seguinte forma:

  • Organizar a ordem dos jogadores por meio de sorteio ou decis?o do grupo;
  • Embaralhar as cartas e colocar na mesa, viradas para baixo;
  • Cada aluno ter? uma chance para virar a carta e achar o par dela, se n?o conseguir, o aluno passa a vez de jogar para o pr?ximo colega;
  • Quando um aluno encontra um par, ele continua jogando at? errar, onde a vez ? do pr?ximo;
  • Explore o jogo permitindo que interajam e realizem hip?teses de leitura.

?

TAREFA DE CASA:

?

Professor, escreva em fichas de papel nomes de frutas, na mesma quantidade do n?mero de alunos da turma, por exemplo, se a turma for composta de 20 (vinte) alunos, escreva 20 (vinte) nomes de frutas em fichas de papel para serem sorteadas. Sorteie um nome de fruta para cada aluno.

Depois, solicite que os alunos levem os laptops para casa e pesquisem utilizando a internet, com a ajuda de seus pais e/ou outro respons?vel, um benef?cio para a sa?de da fruta sorteada por ele. Poder?o tamb?m pesquisar em livros, revistas e outros.

O aluno dever? trazer para a pr?xima aula suas descobertas, escritas no caderno de tarefas de casa e a fruta pesquisada, para a realiza??o de um piquenique.

Professor, ? importante que voc? solicite frutas da ?poca e de pre?o acess?vel a todos os alunos. Caso preferir, poder? providenciar as frutas e trazer para os alunos.

?

4? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

?

 Socializando nossas descobertas... Hora do piquenique

Professor, para a realiza??o desta atividade voc? dever? providenciar: 1 (um) forro de mesa grande, 1 (uma) faca, 1 (uma) caneta de retro projetor e saquinhos ou copinhos para tomar caf? descart?veis, na mesma quantidade do n?mero de alunos,  para armazenar e identificar as sementes das frutas trazidas pelos alunos para o piquenique.

Organize a turma em uma roda de conversa e solicite que os alunos socializem entre si as descobertas realizadas na pesquisa que fizeram em casa. Questione um aluno de cada vez, perguntando:

-Qual foi a fruta que voc? pesquisou?

-Qual benef?cio ela traz para a sa?de?

Depois que o aluno apresentar suas descobertas, pe?a para que ele mostre a fruta pesquisada para os colegas e oriente-os a observarem sua textura, o cheiro, a cor, etc. Voc? poder? gravar o momento de socializa??o da pesquisa utilizando seu laptop atrav?s da webcam, localizada da ?rea de trabalho.

Leve os alunos para o p?tio da escola para fazer o piquenique. Para tanto, solicite que levem as frutas que trouxeram de casa. No caso de frutas que s?o degustadas com casca, como ma?? e p?ra, verifique se foram higienizadas.

Chegando ao p?tio, coloque o forro de mesa no ch?o, e organize os alunos em seu entorno. Entregue um copinho ou saquinho para cada um deles armazenar as sementes de sua fruta.

Disponha as frutas sobre o forro e inicie o piquenique. Corte cada fruta, mostre a(s) semente(s) para os alunos e separe-a(s) em um copinho ou saquinho, escrevendo o nome da fruta nele, utilizando a caneta de retro projetor. 

Retome o benef?cio de cada fruta e sirva para eles uma de cada vez para que degustem. Voc? poder? solicitar que as crian?as fotografem o momento do piquenique utilizando a webcam que est? na ?rea de trabalho do laptop do professor.

Leve as sementes para a sala de aula, e deixe-as expostas ao sol por 3 (tr?s) dias, at? que fiquem bem sequinhas. Imprima as fotos tiradas pelos alunos. As sementes e as fotos ser?o utilizadas posteriormente na confec??o do ?lbum da turma sobre as frutas estudadas.

?

5? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

?

 Confeccionando um ?lbum sobre as frutas trabalhadas

 Professor, para a realiza??o desta atividade providencie 10 (dez) folhas de papel A4 coloridas, revistas, folhetos de supermercado contendo imagens de frutas, tesoura e cola.

Inicie a aula retomando com os alunos as descobertas realizadas durante o estudo das frutas. Depois diga para os alunos que nesta aula eles construir?o o ?lbum das frutas trabalhadas durante o estudo desse tema.

Entregue para eles a folha de registro que ir? compor o ?lbum das frutas estudadas e oriente-os na realiza??o desse registro. Entregue para os alunos as sementes da fruta que eles pesquisaram para que colem na atividade. Se necess?rio, os alunos poder?o utilizar os laptops para rever v?deos, m?sicas, fotografias e pesquisas trabalhadas durante o estudo do tema.

 Sugest?o de registro para a confec??o do ?lbum de frutas:

?

ALUNO: 

?

FRUTA PESQUISADA: _________________________________________________________________________________________________________________

?

 SEU BENEF?CIO PARA A SA?DE: _______________________________________________________________________________________________________

?

SEMENTE DA FRUTA PESQUISADA: ________

?

DESENHO DA ?RVORE FRUT?FERA DE SUA ORIGEM: 

?

?

?

?

  

 Realize a corre??o do registro feito pelos alunos individualmente. Depois escolha com eles as fotos que ir?o compor o ?lbum, e cole-as em folhas de papel A4 coloridas escrevendo a partir da sugest?o deles, um t?tulo para representar os momentos fotografados, por exemplo: Nosso piquenique.

  Confeccione a capa do ?lbum com os alunos, para isto escolha com eles um t?tulo para esse ?lbum que dever? vir escrito na capa. Voc? poder? utilizar diferentes estrat?gias, para a confec??o da capa como: recorte e colagem de imagens de frutas, dobraduras de frutas, desenho dos alunos abordando as frutas, ou outros. Disponibilize tesoura, cola ou outros materiais que necessitarem.

?

- Socializando

Re?na e organize as produ??es dos alunos em uma pasta cat?logo, formando assim um ?lbum de frutas trabalhadas. Proponha aos alunos a socializa??o do ?lbum com outras turmas da escola. Voc? poder? combinar com os professores de outras turmas uma visita dos alunos em sua turma para que eles apresentem o ?lbum e suas descobertas.

Observa??o: professor, se preferir voc? tamb?m poder? reunir e organizar as produ??es dos alunos e encadernar, formando assim um ?lbum de frutas.

?

?

6? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

?

 Receita culin?ria - vitamina de super-her?i

Professor, para a realiza??o desta atividade providencie:

400 (quatrocentos) gramas de morango,

2 (duas) bananas, duas colheres de sopa de mel,

400 (quatrocentos) gramas  ou mililitros de leite,

200 (duzentos) gramas ou mililitros de iogurte natural,

liquidificador, faca para picar as frutas, colher de sopa, e um copo para cada aluno degustar a vitamina.

Leve os alunos para o refeit?rio e solicite que levem os seus laptops. Diga-lhes que ir?o brincar de chefes de cozinha. Quando chegarem ao refeit?rio organize-os nas mesas e pe?a para que eles acessem o s?tio: http://www.terra.com.br/culinaria/criancas/bebidas_03.html, seguindo os passos: Mozilla Firefox (Metasys>Favoritos>Navegador de Internet ).

Nesse s?tio, eles ir?o encontrar uma receita culin?ria de uma vitamina de frutas. Converse com eles sobre a receita, questionando-os: O que estamos lendo? Para que serve uma receita? Quais ingredientes voc?s conseguem dizer o nome?

Fa?a a vitamina, explorando cada passo da receita e sirva para que os alunos possam experiment?-la.

 receita

 Imagem 4 - Fonte: http://www.terra.com.br/culinaria/criancas/bebidas_03.html

?

7? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

?

- PROBLEMATOTECA:

 Professor, ap?s a degusta??o da vitamina, retorne para a sala com os alunos e realize uma problematoteca como forma de registro da atividade realizada.

Sugerimos como questionamentos poss?veis:

- Os ingredientes que utilizamos, est?o na mesma quantidade do solicitado na receita?

- Por que ser? que usamos 2 bananas e n?o 1, conforme indicado na receita?

- Reescreva a receita, individualmente, expressando por meio de desenhos, a quantidade de cada ingrediente que nossa turma utilizou na confec??o da vitamina.  

Recursos Complementares

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o sobre o processo de ensino e aprendizagem. Observe a participa??o e envolvimento dos alunos nas atividades propostas, analise se os mesmos est?o construindo conhecimentos relativos ao conte?do trabalhado, ou seja, se conseguem identificar as ?rvores frut?feras e seus frutos, se avan?aram em suas hip?teses relativas a escrita dos nomes das frutas, se reconhecem a receita enquanto um texto instrucional, para isso organize registros individuais dos mesmos para diagnosticar suas facilidades e dificuldades durante o processo de aprendizagem, a fim de oferecer estrat?gias de interven??o.