Portal do Professor

Início do Conteúdo

Tem cheiro de quê? Em foco o sentido do olfato - UCA

Autor e Co-autor(es)

Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Denize Donizete Campos Rizzotto, Aline Rodrigues Cantalogo, Lais de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Reconhecer os órgãos sensoriais: tato, visão audição, paladar e em especial o olfato;
  • Produzir textos orais e escritos, de modo a entender a função da escrita;
  • Resolver problemas envolvendo conceito de dezena, dúzia e meia dúzia;
  • Diferenciar e nomear elementos como: cheiro agradável e desagradável.

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos – 3 (três) atividades de 60 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

   

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha a percepção de seu corpo e dos diferentes órgãos dos sentidos. Também é importante um conhecimento prévio sobre os netbooks, por ser esta, uma das principais ferramentas da aula.

=> Usaremos o Mozilla Firefox, a webcam, KolourPaint e o Kword.

Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE

"Explorando a fruta mexerica"

Professor, para a realização desta atividade providencie 01 (uma) dúzia de mexericas, 01 (uma) cesta que caiba estas frutas, 01 (uma) embalagem que cubra a cesta com as frutas e providencie também  o livro "O Nariz Curioso", da autora Cristina Marques, Editora Scipione. Veja se na biblioteca de sua escola tem, pois este é um livro fácil de ser encontrado. 

Professor, dependendo da região, a mexerica é conhecida por laranja-cravo, pocã, mimosa, vergamota ou bergamota. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tangerina

Se não for época de mexerica você poderá utilizar outra fruta, mas dê preferência para frutas cítricas e que tenham um cheiro forte, fácil de ser identificado pelos alunos. 

Nariz Curioso

                                                                                                                 Fonte: acervo da autora

Organize a turma em roda de conversa e conte a história “O nariz Curioso”. Conduza a exploração para que eles façam inferências  a partir da imagem da capa. Do que será que fala este livro?

Mostre as outras imagens contidas no livro; instigue-os a participarem da história, questionando-os: 

  • Por que a história tem este título?
  • Para que serve o nariz?
  • Quais os cheiros vocês mais gostam de sentir?
  • Quais são os cheiros que não gostam?
  • Dentre outras questões. 

Professor, leve a turma, juntamente com seus laptops, ao refeitório e apresente a cesta contendo as 12 (doze)  mexericas devidamente  embaladas para a roda de conversa, constituindo o elemento surpresa e  questione-os: 

  • O que temos nesta embalagem?
  • Tem cheiro de quê?
  • Qual deve ser a cor?
  • Toquem o objeto e percebam a textura.
  • Quantos objetos são? 

Abra a embalagem e deixe que os alunos vejam, sintam, cheirem e, se possível, apreciem o gosto da fruta encontrada na caixa.

Atenção! É importante pedir que os alunos utilizem a webcam do laptop, que está na área de trabalho, e registrem por meio de fotos esta atividade para fazerem uma exposição ao final do trabalho.

Aproveitando ainda o espaço externo da escola, solicite que os alunos  procurem um lugar agradável para a confecção de um desenho ( um pomar ou uma árvore frutífera podem ser ótimas fontes de inspiração). Para o desenho, poderão usar o KolourPaint ( Metasys> aplicativos> Aplicações Gráficas> Ferramenta de pintura) e, por último,socialize a atividade fixando os trabalhos no mural na escola. 

2ª ATIVIDADE 

Professor, oriente os alunos a criarem uma tabela, através do KWord ( Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos ) , com 2 colunas e 6 linhas, sendo a primeira linha da coluna da esquerda, com o título HIPÓTESE e, na primeira linha da coluna da direita, ESCRITA CONVENCIONAL . Posteriormente, no próprio computador, peça para que façam as hipóteses de escrita digitando cada palavra, como num ditado. Veja as sugestões de palavras: 

  • MEXERICA;
  • NARIZ;
  • CURIOSO;
  • CHEIRO;
  • CHATO. 

Sugestão de Atividade:

NOME:_______________________________________

DATA: ___/___/___ 

 

HIPÓTESE

ESCRITA CONVENCIONAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

Após o registro das hipóteses de escrita, oportunize que cada criança corrija seu próprio ditado, a medida que você escreve no quadro a escrita convencional.  Verifique as estratégias utilizadas pela criança enquanto ela compara a sua produção com a realizada coletivamente. Essa atividade é importante, pois a comparação da hipótese com a escrita gera a percepção do erro, o que pode promover a elaboração de novas hipóteses, mais próximas da escrita  convencional.

Depois, em uma nova tabela, orientando os alunos conforme os passos já descritos para a construção da tabela anterior, sugira que cada dupla de alunos, elabore uma lista que contenha 5 (cinco) cheiros agradáveis e 5 (cinco) cheiros desagradáveis. Sugerimos como modelo a seguinte atividade: 

NOMES: ________________________________________

                ________________________________________

DATA: ___/___/___ 

                                                                            TEM CHEIRO DE QUÊ?

 

AGRADÁVEL

DESAGRADÁVEL

1)

1)

2)

2)

3)

3)

4)

4)

5)

5) 

A correção da atividade anterior será realizada por você, professor, de forma individual. Posteriormente, os alunos farão a reescrita das palavras, caso seja necessário. Essa atividade visa, além da tentativa de escrita, o trabalho com o conceito lógico-matemático "classificação". 

Além disso, os dois momentos da segunda atividade, que tratam de confronto e registro, servirão para você, professor, também como uma forma de avaliar o processo de construção da escrita de cada aluno e da sala.

3ª ATIVIDADE

Problematoteca

Professor, para esta atividade você poderá utilizar como recurso 16 (dezesseis) mexericas, para a demonstração.

Proponha uma problematoteca a partir da vivência “Explorando a fruta mexerica” na 1ª atividade. Para tanto, você abordará conceitos de quantidade: dezena, dúzia e meia dúzia, adição e subtração.

Sugerimos a seguinte atividade como registro: 

  

PROBLEMATOTECA

  1. HOJE A PROFESSORA  TROUXE PARA NOSSA SALA 01 (UMA) DÚZIA DE MEXERICAS PARA REALIZARMOS UMA EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DOS NOSSOS SENTIDOS, EM ESPECIAL O OLFATO. APÓS A ATIVIDADE, MEIA DÚZIA DE CRIANÇAS DEGUSTARAM  ESTA FRUTA. QUANTAS MEXERICAS  RESTARAM NA CESTA?
  2. APÓS A EXPERIÊNCIA “EXPLORANDO A FRUTA MEXERICA”, DESCOBRIMOS QUE 01 (UMA) DEZENA DE ALUNOS NÃO GOSTAM  DA FRUTA E QUE MEIA DÚZIA GOSTAM. QUANTOS ALUNOS PARTICIPARAM DA EXPERIÊNCIA?

 

Professor, após a realização da problematoteca, solicite que os alunos utilizem o laptop, para isso oriente-os a acessarem o sítio: http://www.totaljogos.com.br/raciocinio/continhas-663.html  

Nele você poderá explorar um jogo trabalhando conceitos de adição e subtração. Escreva o nome do sítio no quadro e auxilie seus alunos a acessá-lo. Depois oriente-os sobre como jogar e intervenha quando for necessário. 

jogo matemático

    Fonte: http://www.totaljogos.com.br/raciocinio/continhas-663.html

          

 EXPOSIÇÃO DE FOTOS

Professor, imprima algumas fotos do registro da atividade "Explorando a fruta mexerica" que os alunos fizeram com seus laptops e faça um painel para socializar o que aprenderam. Lembre-se de identificar: nome da atividade, objetivo, autores (turma). 

                      

Recursos Complementares

Laptop do Programa UCA

Livro: O Nariz Curioso, da autora Cristina Marques, Editora Scipione.

Site: www.canalkids.com.br/saude/sentidos/olfato.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tangerina

http://www.totaljogos.com.br/raciocinio/continhas-663.html  

Avaliação

Professor, lembre-se que uma aula bem sucedida é aquela em que os alunos alcançaram os objetivos propostos. O que materializa este percurso é a avaliação. Verifique se os alunos estão participando de forma à alcançar tais metas. É importante a avaliação coletiva, mas lembre-se sempre em organizar o registro individual, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno, estas informações serão importantes para direcionar seu planejamento.