Denize Donizete Campos Rizzotto, Aline Rodrigues Cantalogo, Lais de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha a percepção de seu corpo e dos diferentes órgãos dos sentidos. Também é importante um conhecimento prévio sobre os netbooks, por ser esta, uma das principais ferramentas da aula.
=> Usaremos o Mozilla Firefox, a webcam, KolourPaint e o Kword.
1ª ATIVIDADE
"Explorando a fruta mexerica"
Professor, para a realização desta atividade providencie 01 (uma) dúzia de mexericas, 01 (uma) cesta que caiba estas frutas, 01 (uma) embalagem que cubra a cesta com as frutas e providencie também o livro "O Nariz Curioso", da autora Cristina Marques, Editora Scipione. Veja se na biblioteca de sua escola tem, pois este é um livro fácil de ser encontrado.
Professor, dependendo da região, a mexerica é conhecida por laranja-cravo, pocã, mimosa, vergamota ou bergamota. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tangerina
Se não for época de mexerica você poderá utilizar outra fruta, mas dê preferência para frutas cítricas e que tenham um cheiro forte, fácil de ser identificado pelos alunos.
Fonte: acervo da autora
Organize a turma em roda de conversa e conte a história “O nariz Curioso”. Conduza a exploração para que eles façam inferências a partir da imagem da capa. Do que será que fala este livro?
Mostre as outras imagens contidas no livro; instigue-os a participarem da história, questionando-os:
Professor, leve a turma, juntamente com seus laptops, ao refeitório e apresente a cesta contendo as 12 (doze) mexericas devidamente embaladas para a roda de conversa, constituindo o elemento surpresa e questione-os:
Abra a embalagem e deixe que os alunos vejam, sintam, cheirem e, se possível, apreciem o gosto da fruta encontrada na caixa.
Atenção! É importante pedir que os alunos utilizem a webcam do laptop, que está na área de trabalho, e registrem por meio de fotos esta atividade para fazerem uma exposição ao final do trabalho.
Aproveitando ainda o espaço externo da escola, solicite que os alunos procurem um lugar agradável para a confecção de um desenho ( um pomar ou uma árvore frutífera podem ser ótimas fontes de inspiração). Para o desenho, poderão usar o KolourPaint ( Metasys> aplicativos> Aplicações Gráficas> Ferramenta de pintura) e, por último,socialize a atividade fixando os trabalhos no mural na escola.
2ª ATIVIDADE
Professor, oriente os alunos a criarem uma tabela, através do KWord ( Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos ) , com 2 colunas e 6 linhas, sendo a primeira linha da coluna da esquerda, com o título HIPÓTESE e, na primeira linha da coluna da direita, ESCRITA CONVENCIONAL . Posteriormente, no próprio computador, peça para que façam as hipóteses de escrita digitando cada palavra, como num ditado. Veja as sugestões de palavras:
Sugestão de Atividade:
NOME:_______________________________________
DATA: ___/___/___
HIPÓTESE |
ESCRITA CONVENCIONAL |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Após o registro das hipóteses de escrita, oportunize que cada criança corrija seu próprio ditado, a medida que você escreve no quadro a escrita convencional. Verifique as estratégias utilizadas pela criança enquanto ela compara a sua produção com a realizada coletivamente. Essa atividade é importante, pois a comparação da hipótese com a escrita gera a percepção do erro, o que pode promover a elaboração de novas hipóteses, mais próximas da escrita convencional.
Depois, em uma nova tabela, orientando os alunos conforme os passos já descritos para a construção da tabela anterior, sugira que cada dupla de alunos, elabore uma lista que contenha 5 (cinco) cheiros agradáveis e 5 (cinco) cheiros desagradáveis. Sugerimos como modelo a seguinte atividade:
NOMES: ________________________________________
________________________________________
DATA: ___/___/___
TEM CHEIRO DE QUÊ?
AGRADÁVEL |
DESAGRADÁVEL |
1) |
1) |
2) |
2) |
3) |
3) |
4) |
4) |
5) |
5) |
A correção da atividade anterior será realizada por você, professor, de forma individual. Posteriormente, os alunos farão a reescrita das palavras, caso seja necessário. Essa atividade visa, além da tentativa de escrita, o trabalho com o conceito lógico-matemático "classificação".
Além disso, os dois momentos da segunda atividade, que tratam de confronto e registro, servirão para você, professor, também como uma forma de avaliar o processo de construção da escrita de cada aluno e da sala.
3ª ATIVIDADE
Problematoteca
Professor, para esta atividade você poderá utilizar como recurso 16 (dezesseis) mexericas, para a demonstração.
Proponha uma problematoteca a partir da vivência “Explorando a fruta mexerica” na 1ª atividade. Para tanto, você abordará conceitos de quantidade: dezena, dúzia e meia dúzia, adição e subtração.
Sugerimos a seguinte atividade como registro:
PROBLEMATOTECA
|
Professor, após a realização da problematoteca, solicite que os alunos utilizem o laptop, para isso oriente-os a acessarem o sítio: http://www.totaljogos.com.br/raciocinio/continhas-663.html
Nele você poderá explorar um jogo trabalhando conceitos de adição e subtração. Escreva o nome do sítio no quadro e auxilie seus alunos a acessá-lo. Depois oriente-os sobre como jogar e intervenha quando for necessário.
Fonte: http://www.totaljogos.com.br/raciocinio/continhas-663.html
EXPOSIÇÃO DE FOTOS
Professor, imprima algumas fotos do registro da atividade "Explorando a fruta mexerica" que os alunos fizeram com seus laptops e faça um painel para socializar o que aprenderam. Lembre-se de identificar: nome da atividade, objetivo, autores (turma).
Laptop do Programa UCA
Livro: O Nariz Curioso, da autora Cristina Marques, Editora Scipione.
Site: www.canalkids.com.br/saude/sentidos/olfato.htm
Professor, lembre-se que uma aula bem sucedida é aquela em que os alunos alcançaram os objetivos propostos. O que materializa este percurso é a avaliação. Verifique se os alunos estão participando de forma à alcançar tais metas. É importante a avaliação coletiva, mas lembre-se sempre em organizar o registro individual, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno, estas informações serão importantes para direcionar seu planejamento.