Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Ensino M?dio | Geografia | Quest?es ambientais, sociais e econ?micas |
Compreender o que s?o abalos s?smicos.
Verificar que a ocorr?ncia de terremotos est? diretamente relacionada ao movimento das placas tect?nicas.
Reconhecer que o movimento das placas ocorre de forma convergente e divergente.
Reconhecer que existe uma ?rea da Terra mais propicia para ocorr?ncia de terremotos.
Analisar as conseq??ncias dos terremotos.
Relacionar os terremotos com os tsunamis.
Identificar as conseq??ncias s?cio-econ?micas e ambientais dos terremotos.
Conhecimento sobre a forma??o da Terra.
Conhecimento referente ? estrutura da Terra.
Compreens?o sobre os movimentos das placas tect?nicas.
Apresenta??o do tema com imagem de alguns lugares que sofreram com a ocorr?ncia de terremotos, e questionamentos sobre o conhecimento que eles t?m a respeito do mesmo. Os alunos em grupos ir?o fazer pesquisas na internet para aprofundamento sobre o tema em quest?o e produzirem material para confec??o de gibis, mural e slides para socializa??o.
Aula 01:
No laborat?rio de Inform?tica a professora apresenta aos alunos atrav?s de data show algumas imagens de cat?strofes provocadas por terremotos. Depois ir?o discutir os pontos relevantes das imagens, destacando o dinamismo interno da Terra e seus efeitos.
Em grupo, ainda no laborat?rio de inform?tica, os alunos ir?o assistir aos v?deos: ?Desastres Naturais II e As piores cat?strofes da hist?ria. Dispon?veis em:
http://www.youtube.com/watch?v=55nA3GCisEo&feature=fvwrel
http://www.youtube.com/watch?v=uxx7PAd0uW0
Ap?s a exibi??o dos v?deos, promova um debate sobre o tema, sensibilizando os alunos sobre as cat?strofe provocadas pelos terremotos.
Enrique?a o debate, questionando:
O que os v?deos retratam?
Quais as piores cat?strofes do planeta?
Quias as consequ?ncias dessas cat?trofes para os seres vivos?
Essas cat?trofes est?o ligadas somente ?s for?as da natureza ou tamb?m s?o contribui??es da a??o antr?pica?
Aula 02:
No laborat?rio de inform?tica, organize os alunos em grupo e solicite que pesquisem sobre os terremotos, nos sites selecionados:
Grupo 01
O que ? terremoto?
http://www.brasilescola.com/geografia/terremotos.htm
Grupo 02
Os Terremotos e seus efeitos
http://www.brasilescola.com/geografia/os-terremotos-seus-efeitos.htm
Grupo 03
Escala Richter
http://www.brasilescola.com/geografia/escala-richter.htm
Grupo 04
Terremotos e o homem
http://www.brasilescola.com/geografia/terremotos-homem.htm
Grupo 05
Terremotos no Brasil
http://www.brasilescola.com/brasil/terremotos-no-brasil.htm
http://www.brasilescola.com/brasil/risco-terremotos-no-brasil.htm
Deixe que leiam e explorem, buscando informa??es sobre o dinamismo interno da Terra.
Depois de conclu?da a pesquisa, promova uma discuss?o, com os alunos sobre os terremotos, mais especificamente sobre as causas e as consequ?ncias. Deve ser observado a maneira como cada aluno exp?e suas ideias e discute com os colegas.
Depois os alunos ir?o produzir textos ilustrativos, elaborar cartazes e confeccionar gibis expressando suas ideias sobre as informa??es obtidas do tema em estudo.
Aula 03:
Na sala de aula o professor apresentar? para os alunos, no data show, o mapa das placas tect?nicas e o mapa das zonas s?smicas e vulc?es, onde ir? explicar os seguintes pontos: movimento convergente e movimento divergente, a rela??o entre movimento das placas tect?nicas e a ocorr?ncia de terremotos, C?rculo de fogo e qual placa tect?nica est? situado o Brasil.
Mapa 1. Placas Tect?nicas
?
?
?
?
?
?
?
?
http://www.brasilescola.com/geografia/tectonica-placas.htm
?
Mapa 2. Zonas S?smicas e Vulc?es
?
?
?
?
?
?
?
?
?
http://domingos.home.sapo.pt/sismos_3.html,
?
Ap?s a exibi??o do mapa o professor perguntar? aos alunos o que sabem sobre as cat?strofes provocadas por terremotos, e em seguida perguntar sobre o que os alunos acharam dos mapas.
Ap?s os relatos dos alunos e a explana??o do professor em rela??o ao tema em estudo sugerimos algumas perguntas para uma melhor compreens?o do assunto:
Qual a diferen?a entre movimento convergente e movimento divergente?
Identificar no mapa as placas tect?nicas com movimento convergente.
Em qual placa tect?nica est? situado o Brasil?
Qual a influ?ncia do movimento das placas tect?nicas para a ocorr?ncia de terremotos?
O que ? o C?rculo de fogo?
Aula 04
Em grupo, com a ajuda do professor, organizar semin?rio para sintetiza??o das ideias principais referentes ao tema pesquisado, utilizando materiais por eles produzidos: cartazes, textos ilustrativos, gibis e slids. Em seguida, os grupos dever?o socializar a sua produ??o com os professores e colegas, que poder?o fazer coment?rios a respeito das apresenta??es e promover novos questionamentos sobre o tema. Os alunos poder?o expor suas produ??es em murais da escola a fim de propagar as informa??es obtidas.
http://www.iag.usp.br/siae98/terremoto/terremotos.htm
http://blog.atualcard.com.br/terremoto-no-haiti-tragedia-sem-precedentes.html
ttp://historiaserankings.blogspot.com/2010/01/piores-terremotos-da-historia-da.html
http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT399583-1719,00.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sismo
http://contextolivre.blogspot.com/2011/03/terremoto-no-japao-teve-forca-de-16-mil.html
A avalia??o ser? continua, considerando as produ??es textuais (gibis), produ??o dos slides, pesquisas, organiza??o do mural, a compreens?o do assunto em estudo, o interesse, os questionamentos, a participa??o e o desempenho de cada um na execu??o das atividades propostas, na realiza??o do semin?rio e a constru??o de saberes frente ao tema em discuss?o e de grande import?ncia s?cio-ambiental.