Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambientalismo: pensar e agir |
?
?
? necess?rio que os alunos tenham algum conhecimento sobre:
AULA 1
- A primeira aula ser? ministrada no Laborat?rio de Inform?tica, orientados pelos professores de Geografia e Ci?ncias. Os alunos ser?o divididos em grupos de dois ou tr?s, onde cada grupo ir? navegar na internet, buscando na Wikip?dia e em outros sites informa??es sobre o lixo e suas formas de reciclagem. Como sugest?o os links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coleta_seletiva
- Em seguida, os alunos ir?o assistir aos v?deos, dispon?veis na internet (abaixo relacionados) que tratam do assunto relacionado com o tema lixo e cidadania e salvar em pendrive ou CD, para ser utilizado durante a palestra que ser? ministrada pelos mesmos.
Figura 1 ? Tela de v?deo ? Lixo e Responsabilidade Social, dispon?vel em:
http://www.youtube.com/watch?v=f6nOKZ0echQ
Figura 2 ? Tela de v?deo ? Lixo e Cidadania, dispon?vel em:
http://www.videolog.tv/video.php?id=436992
Figura 3 ? Tela de v?deo ? Globo Rep?rter ? Reciclagem no Brasil, dispon?vel em:
http://www.youtube.com/watch?v=4XfvPB6bIsg
Figura 4 ? Tela de v?deo ? Os Impactos do Lixo na Natureza. A Reciclagem como uma Solu??o,
dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=ltD7A_Mhwt8
Figura 5 - Tela de site - Consci?ncia S?cia Ambiental, dispon?vel em:
Figura 6 ? Tela de Anima??o ? ? Tempo de Reciclar, dispon?vel em:
recursos/mec_4914/Tempo%20de%20Reciclar.swf
Figura 7 ? Tela de Anima??o ? bitstream, dispon?vel em:
recursos/mec_3742/Onde%20colocar%20o%20lixo.swf
?
AULAS 2 e 3
- Ser? oportunizada uma visita ao ?lix?o de Imperatriz? (Aterro Sanit?rio local), onde os alunos poder?o observar a quantidade de lixo que ? produzida pela sociedade e fazer uma an?lise da situa??o das pessoas que vivem l?, entrevist?-las, gravar depoimentos e tirar fotos do lix?o e das pessoas trabalhando.
?
AULA 4
- Os alunos far?o um momento de socializa??o onde cada um ir? falar sobre: o conte?do dos v?deos que assistiram; o que mais lhes chamou a aten??o ao visitar o lix?o; a opini?o e a atitude de cada um; as poss?veis solu??es em rela??o ? problem?tica; e as informa??es encontradas na Wikip?dia e em outros sites que visitaram. Em seguida ir?o montar um painel contendo, informa??es e fotos obtidas durante a visita que fizeram ao lix?o.
?
AULAS 5 e 6
- Os alunos produzir?o poesias relacionadas com a quest?o do lixo e cidadania a partir do que foi vivenciado na visita que fizeram ao lix?o. As produ??es ser?o orientadas e corrigidas pelos professores de L?ngua Portuguesa. Ainda em grupo o professor de Artes ir? orientar e acompanhar os alunos na confec??o de mascara e cart?es decorativos feitos com papel mach? e outros objetos como bonecos, assentos feitos com material reciclado. Cada grupo se responsabilizar? pela confec??o de um tipo de artesanato, utilizando material reciclado.
?
AULAS 7 e 8
- Ao final das atividades deste projeto, ser? ministrada uma palestra pelos alunos sobre o lixo e cidadania dando ?nfase a reciclagem e coleta seletiva. Nesta palestra os alunos ter?o a oportunidade de conscientizar a comunidade sobre a necessidade de selecionar e reciclar o lixo bem como as conseq??ncias advindas da grande quantidade de lixo que ? produzida pelo homem. Tamb?m ser? feita uma exposi??o dos objetos que foram confeccionados com material reciclado, em seguida acontecer? um recital das poesias que foi produzida a partir do tema lixo e cidadania.
?
?
?
- Os alunos ser?o avaliados durante o desenvolvimento do projeto, atrav?s da participa??o, da integra??o, do respeito ao colega, do compromisso, da exposi??o de trabalhos feitos com material reciclado, de recital de poesias e da apresenta??o de uma palestra que ser? ministrada pelos alunos.