Portal do Professor

Início do Conteúdo

Vin?cius : para cantar, ler e escrever

Autor e Co-autor(es)

WIRLANDA JORGE BELO DA FONSECA JOSINO imagem do usuário

SAO LUIS - MA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O DO ESTADO DO MARANH?O

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Interagir com diversos tipos de  textos  de forma l?dica, din?mica e reflexiva.
  • Refletir acerca da leitura e escrita  avan?ando assim nas suas hip?teses sobre o sistema alfab?tico.
  • Conhecer algumas   poesias infantis de Vin?cius de Moraes.
  • Estimular a sensibilidade  e criatividade.
  • Ampliar o repert?rio de textos que se sabe de cor.
  • Despertar o gosto e o prazer pela leitura .
  • Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio do computador.

Duração das atividades

2 meses

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • O que os alunos sabem em rela??o a leitura e escrita.
  • O grau de habilidade no uso do sistema alfab?tico.
  • As caracter?sticas individuais dos alunos (pr?-sil?bico, sil?bico e alfab?tico).

Estratégias e recursos da aula

Iniciar o projeto contando, nas rodas de leitura, a hist?ria de No? ou exibir v?deo da hist?ria em DVD, e em seguida listar ,no quadro, com a ajuda dos alunos os poss?veis  animais que poderiam ter entrado na arca. Aproveitar a lista de animais e  trabalhar com os  seus respectivos pares (masculinos e femininos). Realizar essa atividade formando   agrupamentos  produtivos(duplas) de acordo com o n?vel de cada aluno. Aten??o professor:  Utilize o alfabeto m?vel para montar  as palavras com os alunos pr?-sil?bicos e sil?bicos , permitindo que fa?am reflex?es sobre a escrita sob sua interven??o.  

Apresentar aos alunos o livro A ARCA DE NO? e aproveitar para identificar algumas informa??es na capa: ilustra??o, conte?do, editora e  autor, etc.Aproveite e fale um pouco sobre o poeta Vin?cius de Moraes.

Vin??cius de Moraes

?

?

ATIVIDADE 1 - Poema: O PATO

O professor dever? escrever (previamente) em papel pardo (em forma de cartaz) o poema O PATO PATETA  e em seguida afix?-la na parede da sala, em local vis?vel e acess?vel, para  realizar a leitura junto com os alunos. Na sequ?ncia o professor poder? colocar o CD (dispon?vel no youtube) com a m?sica do poema  e em seguida cantar com os alunos. Ap?s cantarem o poema do Pato, os alunos dever?o realizar as seguintes tarefas:

  • Alfab?ticos: escreverem a m?sica de cor.
  • Pr?-sil?bicos e sil?bicos :  fazerem  lista de animais com a letra P utilizando o alfabeto m?vel.
  • Trabalhar versos, estrofes e rimas.
  • Todos dever?o ilustrar o poema.
  • O professor poder? assumir o papel de escriba e escrever no quadro, com a ajuda dos alunos,  um texto narrativo sobre o pato .
  • Utilizar o poema  como quebra-cabe?a   para que os alunos possam colocar os  versos e palavras na seq??ncia correta.
  • Disponibilizar o poema xerocado em forma de  texto lacunado para ser preenchido com palavras que faltam. Mas aten??o: Alunos pr?-sil?bicos e sil?bicos disponibilizar um banco de palavras para realizar esta atividade.

?

CD Arca de No?

Arca de No??

?

Exemplo de texto lacunado:

O Pato (Vin?cius de Moraes)
?

L? vem o ..................
Pata ..................,
pata ........................
La vem o ......................
Para ver o que ? que h?.


O Pato .............................
Pintou o ........................
Surrou a ........................
Bateu no .........................
Pulou do .........................
No p? do ..........................
Levou um .........................
Criou um .........................
Comeu um .......................
De ..............................
Ficou ..............................
Com dor no ..................
Caiu no ...........................
Quebrou a .................
Tantas fez o .................
Que foi pra ....................

?

ATIVIDADE 2 - Poema : A PULGA

?

A Pulga
Vin?cius de Moraes


Um, dois, tr?s
Quatro, cinco, seis
Com mais pulinho
Estou na perna do fregu?s

Um, dois, tr?s
Quatro, cinco, seis
Com mais uma mordinha
Coitadinho do fregu?s

Um, dois, tr?s
Quatro, cinco, seis
T? de barriguinha cheia

Tchau
Good bye
Auf Wedersehen

Para trabalhar o poema A PULGA, o professor dever? utilizar a mesma sequ?ncia de trabalho desenvolvida no poema O PATO :

  • Escrever o poema em papel pardo, fixar o cartaz na parede, fazer leitura coletiva e individual.
  • Cantar o poema com os alunos.
  • Trabalhar com lista de palavras (animais nocivos ao homem).
  • Trabalhar a escrita dos n?meros de 1 a 10.
  • Os alunos alfab?ticos devem escrever o texto de cor e os pr?-sil?bicos e sil?bicos  utilizar alfabeto m?vel para montar palavras do poema.
  • Ilustrar o poema.
  • Trabalhar com lista de palavras no diminutivo (nh) .
  • Aproveitar o tema  e trabalhar com an?ncios ( texto informativo )sobre orienta??es para a preven??o de doen?as transmitidas por animais (raiva, calazar, etc). 
  • Fazer, coletivamente, uma lista de cuidados que devemos ter com nossos bichinhos de estima??o.

                                                              

ATIVIDADE 3 - Poema: A CASA

?

A Casa
Vin?cius de Moraes


Era uma casa
Muito engra?ada
N?o tinha teto
N?o tinha nada
Ningu?m podia
Entrar nela n?o
Porque na casa
N?o tinha ch?o
Ningu?m podia
Dormir na rede
Porque na casa
N?o tinha parede
Ningu?m podia
Fazer pipi
Porque penico
N?o tinha ali

Mas era feita
Com muito esmero
Na rua dos bobos
N?mero zero.

Confeccionar cartaz com o poema A CASA e fixar na sala de aula. Levar CD com a m?sica do poema e cantar com os alunos.

  • Ilustrar o poema.
  • Trabalhar versos, rima e estrofes.
  • Fazer leitura coletiva do poema com os alunos e pedir que  identifiquem, no cartaz, algumas  palavras . Exemplo: Ana, onde est? a palavra CASA no poema do Vin?cius? Venha at? aqui a frente identificar no cartaz. Muito bem! Com que letra come?a a palavra CASA turma? Quantas letras tem a palavra CASA? Vamos contar juntos? Quantos pedacinhos(s?labas) tem essa palavra? Vamos contar nas palminhas? CA-SA ...muito bem, dois pedacinhos (duas s?labas). Que outras palavras voc?s conhecem iniciam com essa mesma letra? Vamos escrever uma lista de palavras que iniciem com a letra C? 

Professor, fa?a outras perguntas desse tipo escolhendo outras palavras do poema. Observe que esse tipo de atividade far? com que  o aluno pr?-sil?bico  e sil?bico reflita acerca da leitura e escrita  avan?ando assim nas suas hip?teses sobre o sistema alfab?tico.

O poema  A CASA  poder? ser  aproveitado tamb?m para trabalhar conceito de fam?lia  .Os alunos poder?o pesquisar sua ?rvore geneal?gica, fazer dobraduras em origami de casa, e  pesquisar seus endere?os com os pais.Identificar tipos de moradias diferentes e listar os materiais usados  para se construir uma casa. Na sequ?ncia pedir que os alunos elaborem um texto sobre o lugar onde moram. Utilizar o texto de um aluno sil?bico-alfab?tico e realizar corre??o coletiva, sem identificar o nome do autor. 

Origami CASA

Origami CASA

?

ATIVIDADE 4 - Poema: O REL?GIO

?

O Rel?gio
Vin?cius de Moraes


Passa tempo, tic-tac
Tic-tac, passa hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, vai-te embora

Passa, tempo
Bem depressa
N?o atrasa

N?o demora
Que j? estou
Muito cansado
E j? perdi toda alegria
De fazer meu tic-tac

Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia

  • Fazer leitura coletiva do poema fixado na parede da sala.
  • Cantar o poema (utilizar CD) .
  • Escrever lista de palavras com R.
  • Fazer lista dos dias da semana e dos meses do ano ( professor, leia depois cada palavra com os alunos, identifique meses que come?am com a mesma letra , que tem o mesmo n?mero de s?labas, identifique o m?s em que os alunos fazem anivers?rio, etc. Fa?a o mesmo com os dias da semana).
  • Montar calend?rio,identificando os feriados , dias ?teis da semana e finais de semana.

?

ATIVIDADE 5 - Poema: A FOCA

?

A Foca
Vin?cius de Moraes


Quer ver a foca
Ficar feliz?
? por uma bola
No seu nariz.

Quer ver a foca
Bater palminha?
? dar a ela
Uma sardinha.

Quer ver a foca
Comprar uma briga?
? espetar ela
Na barriga!

  • Assim como os outros poemas este tamb?m dever? ser escrito no cartaz e afixado em sala de aula.
  • Fazer leitura coletiva do poema.
  • Cantar o poema com os alunos.
  • Ilustrar o poema.
  • Escrever lista de palavras que iniciam com a letra F.
  • Escrever texto coletivo ( professor assume o papel de escriba) sobre a foca ou outros animais que vivem no circo. 

?

OBSERVA??ES:

  • Como forma de estimular mais ainda a leitura , convide algumas m?es para participar do projeto lendo poemas de outros autores para as crian?as ,tornando-se, assim,  um momento especial para os   filhos. 
  • Em todas as etapas do projeto devem ser realizadas   atividades diversificadas de aprendizagem problematizadoras e desafiadoras que levem  os alunos a refletirem  acerca da leitura e escrita.
  • Use o barbante  e massinha   para modelar a grafia correta das letras sempre relacionando-as com  a escrita de palavras (alunos pr?-sil?bicos ) .
  • Realize atividades em dupla considerando os n?veis de aprendizagem pr?ximos dos alunos em rela??o a leitura e escrita.
  • Aproveite para colocar em ordem alfab?tica as palavras escritas nas listas.
  • Realize atividades de cruzadinhas envolvendo adivinha??es sobre os animais.
  • Pe?a que recortem e colem  letras e jornais ou revistas  para montarem  palavras no caderno.
  • Brinque de Bingo com nomes de animais e objetos.
  • Utilize o alfabeto m?vel para construir frases relacionadas aos poemas.
  • Promova Jogos de s?labas e letras .
  • Fa?a auto  ditado utilizando gravuras com as palavras dos poemas .
  • Estimule a escrita dos poemas que os alunos j? conhecem de cor.

?

Professor, quando as atividades de leitura e escrita realizadas em sala de aula possibilitam a crian?a participar e interagir de forma concreta, ela vai ,aos poucos, construindo id?ias sobre como se l? e escreve, por isso n?o se preocupe em encher o quadro com atividades longas e cansativas para o aluno responder , o mais importante, por?m, ? trabalhar com atividades  que permitam aos alunos  refletirem acerca da leitura e escrita e para isso a  qualidade das atividades torna-se mais importante que a quantidade.

No laborat?rio de inform?tica:

  • Pe?a que os alunos ilustrem as poesias de Vin?cius no Tux;
  • Oriente os alunos a escreverem  as letras dos poemas  no Writer.
  • Imprima os textos e as imagens produzidas pelos alunos.
  • Produzam  um livro de poemas com os materiais do  lied (imagens e texto) e apresentem  uma cantata com as m?sicas aprendidas, para a comunidade escolar.
  • Grave as poesias cantadas em CD e distribua entre os alunos(eles v?o adorar!).

Recursos Complementares

Avaliação

?

  • A avalia??o , processual e cont?nua , dever? ser  realizada em todas as etapas do projeto envolvendo a observa??o, participa??o, realiza??o de atividades, interesse dos alunos e an?lise reflexiva constante  das tarefas desenvolvidas em sala de aula para que assim o professor possa perceber os avan?os , necessidades e dificuldades dos alunos e fazer as interven??es necess?rias.
  • Elaborar um portf?lio individual, em rela??o a evolu??o da escrita,  que mostre o que cada aluno aprendeu durante o projeto.