| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Iniciar o projeto contando, nas rodas de leitura, a hist?ria de No? ou exibir v?deo da hist?ria em DVD, e em seguida listar ,no quadro, com a ajuda dos alunos os poss?veis animais que poderiam ter entrado na arca. Aproveitar a lista de animais e trabalhar com os seus respectivos pares (masculinos e femininos). Realizar essa atividade formando agrupamentos produtivos(duplas) de acordo com o n?vel de cada aluno. Aten??o professor: Utilize o alfabeto m?vel para montar as palavras com os alunos pr?-sil?bicos e sil?bicos , permitindo que fa?am reflex?es sobre a escrita sob sua interven??o.
Apresentar aos alunos o livro A ARCA DE NO? e aproveitar para identificar algumas informa??es na capa: ilustra??o, conte?do, editora e autor, etc.Aproveite e fale um pouco sobre o poeta Vin?cius de Moraes.
?
?
ATIVIDADE 1 - Poema: O PATO
O professor dever? escrever (previamente) em papel pardo (em forma de cartaz) o poema O PATO PATETA e em seguida afix?-la na parede da sala, em local vis?vel e acess?vel, para realizar a leitura junto com os alunos. Na sequ?ncia o professor poder? colocar o CD (dispon?vel no youtube) com a m?sica do poema e em seguida cantar com os alunos. Ap?s cantarem o poema do Pato, os alunos dever?o realizar as seguintes tarefas:
?
CD Arca de No?
?
Exemplo de texto lacunado:
O Pato (Vin?cius de Moraes)
?
O Pato .............................
Pintou o ........................
Surrou a ........................
Bateu no .........................
Pulou do .........................
No p? do ..........................
Levou um .........................
Criou um .........................
Comeu um .......................
De ..............................
Ficou ..............................
Com dor no ..................
Caiu no ...........................
Quebrou a .................
Tantas fez o .................
Que foi pra ....................
?
ATIVIDADE 2 - Poema : A PULGA
?
A Pulga
Vin?cius de Moraes
Um, dois, tr?s
Quatro, cinco, seis
Com mais pulinho
Estou na perna do fregu?s
Um, dois, tr?s
Quatro, cinco, seis
Com mais uma mordinha
Coitadinho do fregu?s
Um, dois, tr?s
Quatro, cinco, seis
T? de barriguinha cheia
Tchau
Good bye
Auf Wedersehen
Para trabalhar o poema A PULGA, o professor dever? utilizar a mesma sequ?ncia de trabalho desenvolvida no poema O PATO :
ATIVIDADE 3 - Poema: A CASA
?
A Casa
Vin?cius de Moraes
Era uma casa
Muito engra?ada
N?o tinha teto
N?o tinha nada
Ningu?m podia
Entrar nela n?o
Porque na casa
N?o tinha ch?o
Ningu?m podia
Dormir na rede
Porque na casa
N?o tinha parede
Ningu?m podia
Fazer pipi
Porque penico
N?o tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na rua dos bobos
N?mero zero.
Confeccionar cartaz com o poema A CASA e fixar na sala de aula. Levar CD com a m?sica do poema e cantar com os alunos.
Professor, fa?a outras perguntas desse tipo escolhendo outras palavras do poema. Observe que esse tipo de atividade far? com que o aluno pr?-sil?bico e sil?bico reflita acerca da leitura e escrita avan?ando assim nas suas hip?teses sobre o sistema alfab?tico.
O poema A CASA poder? ser aproveitado tamb?m para trabalhar conceito de fam?lia .Os alunos poder?o pesquisar sua ?rvore geneal?gica, fazer dobraduras em origami de casa, e pesquisar seus endere?os com os pais.Identificar tipos de moradias diferentes e listar os materiais usados para se construir uma casa. Na sequ?ncia pedir que os alunos elaborem um texto sobre o lugar onde moram. Utilizar o texto de um aluno sil?bico-alfab?tico e realizar corre??o coletiva, sem identificar o nome do autor.
Origami CASA
?
ATIVIDADE 4 - Poema: O REL?GIO
?
O Rel?gio
Vin?cius de Moraes
Passa tempo, tic-tac
Tic-tac, passa hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
N?o atrasa
N?o demora
Que j? estou
Muito cansado
E j? perdi toda alegria
De fazer meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
?
ATIVIDADE 5 - Poema: A FOCA
?
A Foca
Vin?cius de Moraes
Quer ver a foca
Ficar feliz?
? por uma bola
No seu nariz.
Quer ver a foca
Bater palminha?
? dar a ela
Uma sardinha.
Quer ver a foca
Comprar uma briga?
? espetar ela
Na barriga!
?
OBSERVA??ES:
?
Professor, quando as atividades de leitura e escrita realizadas em sala de aula possibilitam a crian?a participar e interagir de forma concreta, ela vai ,aos poucos, construindo id?ias sobre como se l? e escreve, por isso n?o se preocupe em encher o quadro com atividades longas e cansativas para o aluno responder , o mais importante, por?m, ? trabalhar com atividades que permitam aos alunos refletirem acerca da leitura e escrita e para isso a qualidade das atividades torna-se mais importante que a quantidade.
No laborat?rio de inform?tica:
Origami :
http://jiprimeirociclo.blogspot.com/p/origami-fonte-desconhecida.html
V?deo Arca de No? (v?deo)
http://www.youtube.com/watch?v=8jF83o2NpUM
O Pato Pateta (v?deo)
http://www.youtube.com/watch?v=z8-yWOXXJ4Y
A Casa (v?deo)
http://www.youtube.com/watch?v=Tr64alpIxeY&feature=related
A Pulga (v?deo)
http://www.youtube.com/watch?v=OBxeSNgD7ME&feature=related
A FOCA (v?deo)
?