Portal do Professor

Início do Conteúdo

UCA: Dengue: sintomas, tratamento e preven??o da doen?a

Autor e Co-autor(es)

claudia vicari zanatta imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Milleni Evangelista de Assis

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Sa?de Correla??es entre meio ambiente e sa?de

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula, o aluno dever? ser capaz de:

- Identificar  as caracter?sticas do mosquito transmissor da Dengue;

- Identificar os sintomas da Dengue;

- Saber como prevenir-se contra a  Dengue;

- Conscientizar e informar a comunidade escolar sobre os cuidados que se deve ter para se evitar a Dengue.

Duração das atividades

3 a 4 h/a

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve estar alfabetizado e ter no??es b?sicas da utiliza??o do laptop.

Estratégias e recursos da aula

Banner com personagens do projeto UCA

A aula envolver? os seguintes recursos do laptop:

Kword                     [Iniciar -> Aplicativos -> Kword] 
Mozilla Firefox      [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]
Wx Cam                [Iniciar -> Aplicativos -> Multim?dia]
Kpresenter            [Iniciar -> Aplicativos -> Kpresenter]

?

atividades

Motiva??o inicial para o estudo da  Dengue e levantamento dos conhecimentos pr?vios dos alunos

O professor dever? perguntar aos alunos se eles  j? ficaram doentes alguma vez,  como se sentiram etc.. Feito isto, o professor dever? apresentar o tema da aula aos alunos.

O professor dever? perguntar se os alunos sabem: o que ? Dengue, como se contrai a doen?a, como se pode evit?-la etc. Este ? um tema bastante comentado na m?dia, ent?o provavelmente todos os alunos saber?o alguma coisa sobre esta doen?a.


Pergunte se algu?m da classe j? teve dengue ou se conhece algu?m que j? teve a doen?a. Pergunte se sabem algo sobre os sintomas e a forma de tratamento. Veja tamb?m se eles conhecem algo sobre a forma de transmiss?o da doen?a e de como preven?-la.

Ap?s a conversa, o professor perguntar? e registrar?  no quadro-negro o que os alunos sabem e desejam aprender sobre o mosquito Aedes Aegypti transmissor da doen?a denominada dengue.

aedes aegypti adulto

Fonte: Mosquito da dengue

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

atividades

?

Recursos Interativos

?

Depois de introduzido o assunto, o professor dever? apresentar o recurso abaixo, que poder?o acess?-lo no laptop colocando o endere?o no navegador Mozilla Firefox. Solicite que os alunos dividam-se em duplas e/ou trios para o desenvolvimento das atividades seguintes. Mesmo estando em duplas ou trios, ? importante que todos os alunos tenham a oportunidade de manusear o recurso e que tenham um tempo razo?vel para que possam explor?-lo.

Recurso:

          imagem do recurso

link do Recurso no site do Portal do Professor: recursos/mec_1651/187.swf

?

H? no recurso v?rias op??es de explora??o tais como:

Dengue: nesta op??o o aluno poder? conhecer, por meio de uma imagem, como ? o mosquito da dengue, qual ? o seu ciclo de vida e como a transmiss?o da doen?a pode ocorrer.

         imagem do recurso 1

Figura 1 -  Tela do recurso que aborda a tem?tica da dengue

Combate: nesta op??o o aluno poder? conhecer algumas medidas de combate ? dengue, clicando em v?rios objetos do cen?rio como, por exemplo, piscina e, ent?o, conhecer o que deve ser feito para que este n?o seja um local de prolifera??o da doen?a.

         imagem do recurso 2

Figura 2 -  Tela do recurso que aborda a tem?tica do combate ? dengue


Tratamento: nesta op??o o aluno poder? conhecer quais s?o os tratamentos que aliviam os sintomas da dengue, tamb?m clicando em alguns objetos do cen?rio para obter tais informa??es. Por exemplo, ao clicar em um copo que est? no cen?rio h? a informa??o de que a pessoa que est? com dengue deve beber muita ?gua!

         imagem do recurso 3

Figura 3 - Tela do recurso que aborda a tem?tica do tratamento da dengue

Teste: nesta op??o o aluno poder? testar os conhecimentos adquiridos no recurso, por meio de questionamentos em que dever? responder se tal afirma??o ? verdadeira ou falsa.

                  imagem do recurso 5

Figura 4 - Tela do recurso que aborda a parte dos testes

Ao terminar a explora??o do recurso, sugerimos que o professor pergunte aos alunos o que eles aprenderam sobre a Dengue, e ent?o procure sistematizar os conhecimentos que foram trabalhados antes e depois da apresenta??o e explora??o do recurso.

O professor poder? anotar no quadro-negro os principais pontos, solicitando que os alunos copiem esses dados em um arquivo no Kword do laptop. Perguntar aos alunos que d?vidas eles tem em rela??o ao assunto em estudo, procurando san?-las coletivamente, com auxilio de todos os alunos.

Para acessar o Kword: 

          imagem dos recursos

?

?

?

?

video

Turma da M?nica contra a Dengue


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=vZgmsDT10E8&feature=fvw

Ap?s  a realiza??o da atividade RIVED (Rede Internacional Virtual de Educa??o) "Dengue", propor aos alunos que assistam ao v?deo "Turma da M?nica contra a Dengue". O v?deo pode ser tanto exibido pelo professor com a utiliza??o de um projetor multim?dia, como os alunos posso acessar o endere?o pelo navegador Mozilla Firefox.

Solicitar que anotem no arquivo do Kword os principais sintomas da doen?a.

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

atividade

 Elabora??o de um panfleto

Utilizando-se do programa KPresenter do laptop, o professor dever?  propor aos alunos que fa?am um panfleto explicativo sobre como Combater a Dengue. Al?m da sistematiza??o do conte?do aprendido, o professor poder? trabalhar a escrita da l?ngua portuguesa. Os alunos, para a realiza??o do panfleto, dever?o aprender a copiar imagens da Internet e inseri-las nos textos (neste caso, nos panfletos). 

Para tanto, os alunos dever?o utilizar-se do KPresenter Kpresenter  [Iniciar -> Aplicativos -> Kpresenter]. Com o KPresenter ? poss?vel criar o panfleto especificando o tipo de formato de folha, isto ?, se sua apresenta??o ter? como sa?da uma folha A4, Legal, Letter, ou a tela do seu computador. Pode-se, ainda, definir a disposi??o do texto na apresenta??o, simplesmente clicando nos modelos existentes. Al?m disso, ? poss?vel inserir imagens.

O professor, como suporte para a realiza??o de tal atividade, poder? mostrar aos alunos os cartazes distribu?dos pelo minist?rio da sa?de, panfletos e not?cias de jornais da sua cidade que falem sobre mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

Alguns informativos tamb?m est?o dispon?veis na Internet, nos links: http://1.bp.blogspot.com/_Z9QrypYwqEo/R_Q1VXkNJ7I/AAAAAAAAAPU/x0mr2KNO-1M/S269/dengue.jpg e http://www.portalhoje.com/wp-content/uploads/2010/10/dengue.jpg

Em seguida, o professor deve propor e orientar os alunos no que diz respeito a elabora??o de um panfleto, o qual ser? utilizado para conscientizar, alertar e orientar a comunidade escolar, funcion?rios, professores, alunos, fam?lia sobre o que ? a dengue, os sintomas, o que fazer, como prevenir ou combater.

Para esta atividade organize a turma em grupos de quatro.  Cada grupo dever? criar um panfleto. Aproveite o momento para auxiliar os grupos na constru??o do panfleto, na escrita das palavras e na organiza??o das id?ias. Depois que todos terminarem a atividade, poder?o enviar via email o panfleto realizado para um dos outros grupos avaliarem o trabalho.

Possibilite um momento de leitura e de corre??o dos panfletos pelos grupos. Ap?s este momento, o panfleto deve retornar para o grupo que o escreveu, para que possam fazer as altera??es sugeridas pelo grupo avaliador.

Os crit?rios a ser levados em conta na avalia??o podem ser: clareza na exposi??o das informa??es, import?ncia e corre??o das informa??es, adequa??o das imagens, uso adequado da linguagem e grafia correta das palavras.

Exemplo de panfleto poder? ser encontrado no seguinte link: http://www.vespasiano.mg.gov.br/portal/index.php/licitacoes/97-campanha-contra-a-dengue



Sugest?o:
O link abaixo mostra  como inserir figuras em textos : 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=935

Ao t?rmino da confec??o dos panfletos, fa?a c?pias destes materiais e entregue aos alunos, para que eles possam colocar em espa?os dentro da escola e levar estas informa??es tamb?m ? comunidade escolar.

Sugest?o:  os alunos poder?o identificar na pr?pria casa, escola, cidade situa??es pass?veis de ocasionar o aparecimento do mosquito da dengue (locais com ?gua parada, por exemplo). As imagens  usadas nos panfletos poderiam ser feitas pelos pr?prios alunos com a WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multim?dia], retratando esses locais identificados como propensos a ser foco da doen?a. 

Recursos Complementares

Para outras informa??es sobre o combate da dengue poder? ser acessado o site: http://www.combatadengue.com.br/

Avaliação

  • A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observa??o das viv?ncias nas atividades propostas e dos registros individuais de cada aluno. ? importante perceber a compreens?o da turma sobre os sintomas da doen?a e a necessidade de sua preven??o.  O professor dever? avaliar os alunos na dedica??o ? explora??o do recurso, na participa??o das discuss?es e atividades propostas.
  • Observar se entenderam as causas e consequ?ncias da dengue a partir dos recurso e v?deos trabalhadas e da atividade do momento 2;
  • Verificar se os alunos est?o utilizando corretamente os recursos do laptop solicitados (copiar, inserir imagens, digitar textos);
  • Participam durante as discuss?es a respeito do assunto estudado, compreendendo as formas de evitar a dengue;
  • Envolvimento dos alunos ao confeccionarem o panfleto sobre a dengue, bem como a sua realiza??o levando-se em conta os crit?rios apontados na explica??o da atividade;

?

A op??o Teste, dispon?vel no recurso, poder? ser utilizada tamb?m como um recurso de avalia??o.