Leonardo Stefano Masquio
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | M?sica: Aprecia??o significativa em m?sica: escuta, envolvimento e compreens?o da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | M?sica: Compreens?o da m?sica como produto cultural e hist?rico |
Ensino Fundamental Final | Artes | M?sica: Express?o e comunica??o em m?sica: improvisa??o, composi??o e interpreta??o |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | M?sica: Aprecia??o significativa em m?sica: escuta, envolvimento e compreens?o da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | M?sica: Compreens?o da m?sica como produto cultural e hist?rico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | M?sica: Express?o e comunica??o em m?sica: improvisa??o, composi??o e interpreta??o |
Ao t?rmino desde aula, o aluno ser? capaz de:
Desenvolver o pensamento coletivo a partir de um jogo cooperativo;
Associar o conceito de timbre ao de cor;
Identificar timbres de instrumentos musicais diversos;
Desenvolver composi??es explorando seu aspecto timbr?stico.
Jogos cooperativos;
No??es de timbre e cor;
Conhecer diversos tipos de instrumentos musicais;
Experi?ncia informal com composi??o;
Conhecimento musical informal.
As aulas ser?o realizadas com o aux?lio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:
Gravador de ?udio [ Iniciar > Aplicativos > Multim?dia > Gravador de ?udio ]
Kword [ Iniciar > Aplicativos > Suite de Escrit?rio > KWord ]
Audacity [ Iniciar > Aplicativos > Multim?dia > Audacity ]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
?
&?
|
Professor(a), inicie a aula apresentando aos alunos um ou mais dos seguintes v?deos curiosos sugeridos abaixo: Beat box - http://www.youtube.com/watch?v=VV5YClNSVbA&feature=related Beat box - http://www.youtube.com/watch?v=0w2wHUx8Q7w&feature=related Guitarra - http://www.youtube.com/watch?v=l7LmbFFEGNY&feature=related
Motor - http://www.youtube.com/watch?v=zgvMU5_x4ko&feature=related
Cubanos bocais - http://www.youtube.com/watch?v=fYAmz-N0S_k&feature=related The voca people no Faust?o - http://www.youtube.com/watch?v=XU5cjEJt6dQ&feature=related Os v?deos apresentam pessoas das mais diversas, tanto amadoras quanto profissionais, mostrando as possibilidades de realiza??o de sons diferentes com a boca. A proposta ? que se discuta com os alunos como isso ? poss?vel e o que diferencia um som do outro. Ou seja: existe uma gama imensa de sons que podemos realizar com as articula??es da boca e a nossa voz. Quantas vozes n?s somos capazes de imitar? Quantos sons diferentes podemos produzir com nossa voz? Proponha o seguinte jogo: solicite aos alunos que escrevam em pequenas tiras de papel o nome de animais, de objetos que produzam algum som. Ap?s, divida a turma em dois grandes grupos e sorteie os pap?is, um para cada grupo, um aluno fica respons?vel por fazer o som caracter?stico do que for sorteado para o grupo que participa e os demais colegas v?o tentando acertar (assim que ? adivinhado, outro aluno do mesmo grupo sorteia um papel e assim consecutivamente at? os pap?is terminarem). Ganha o jogo a equipe que acertar mais sons. Ao t?rmino desde jogo, solicite que os alunos, com o aux?lio do laptop grave sons, que acharem interessantes e vozes de pessoas, seja a fam?lia, amigos... . Isto pode ser feito com dois recursos do laptop, o Gravador de ?udio e o Audacity, este ?ltimo ? pr?prio tamb?m para edi??o do ?udio. Caso n?o tenha esta possibilidade, os alunos podem gravar sons dentro da pr?pria escola. D? liberdade aos alunos se quiserem modificar o som que encontrarem com as ferramentas do Audacity. A inten??o ? continuar com o jogo, mas com os sons gravados do cotidiano de cada aluno, s? que desta vez quem dever? adivinhar o som ser? o grupo advers?rio, adivinhando o objeto ou quem est? na grava??o, se ? homem, mulher, jovem, idoso.... Ao final da atividade comente com os alunos que estas diferen?as de som s?o o que chamamos de timbre. ? o que diferencia a voz de uma pessoa de outra e o som de um instrumento de outro.
Professor, agora apresente aos alunos o v?deo: http://www.youtube.com/watch?v=lYCE8IqO-tI O v?deo em quest?o apresenta as fam?lias de instrumentos da orquestra tradicional. ? como se cada som possu?sse uma 'cor' pr?pria. Enfatize com os alunos que, ap?s a exibi??o do v?deo, eles participar?o de um jogo, ent?o devem se concentrar ao m?ximo e atentar para os detalhes. Ap?s o v?deo, formule quest?es para discuss?o com os alunos em forma de jogo. Divida a turma em grupos de 4 a 6 alunos. Um representante de cada grupo, a cada rodada, sorteia uma pergunta e formula para o grupo da vez. Caso n?o saibam ou n?o acertem a resposta, a chance passa ao grupo seguinte. O detalhe ? que dentro de cada grupo todos podem ajudar a encontrar a resposta e tamb?m na internet no navegador Mozilla Firefox, em sites de busca, tais como:
? O professor tamb?m pode propor que cada grupo responda em um papel suas opini?es e depois confiram com o v?deo. A seguir sugest?es para as perguntas:
? As perguntas podem ser ampliadas e detalhadas de acordo com o n?vel de conhecimento do grupo e faixa et?ria. ? muito v?lido diversificar este material e inclusive pedir para que cada grupo formule perguntas aos outros sobre o v?deo que foi assistido. A din?mica l?dica do jogo acrescenta um maior interesse pela observa??o e an?lise.
Professor(a), com os alunos ainda organizados em grupo, distribua um envelope com cart?es coloridos diversos. Ofere?a pelo menos dois cart?es de cada cor. Se forem 10 cores, totalizar?o 20 cart?es. Os grupos dever?o:
? Ao final, questione os alunos sobre os crit?rios de sua organiza??o sonoro-visual:
? Problematize com os alunos e estimule que continuem a pesquisar ap?s a aula sobre as rela??es entre cor e som. (Internet, v?deos, artistas), e que posteriormente solicite os achados. O registro pode ser feito no editor de texto Kword, e depois estes registros podem ser socializado entre os alunos. Sugere-se observar a obra de Eduardo Sued (link 6 em Recursos Complementares). |
Link 1 - Jogos cooperativos - http://www.jogoscooperativos.com.br/entendendo_os_jogos.htm#Afinal...
Link 2 - Jogos cooperativos - http://www.liceu.com.br/ftp/FTP/Educa%C3%A7%C3%A3o%20f%C3%ADsica/EM%202%20ano/cooperativosXcompetitivos.pdf
Link 3 - Jogos cooperativos - http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/jogoscooperativos.pdf
Link 4 - Jogos cooperativos - Entrevista com F?bio Brotto sobre jogos cooperativos - http://www.scribd.com/doc/15903819/Entrevista-Fabio-Brotto-Jogos-Cooperativos-Revista-Educacao
Link 5 - Jogos cooperativos - http://www.labrinjo.ufc.br/phocadownload/marcos.pdf
Link 6 - Site oficial - Eduardo Sued - http://www.sued.art.br/
Link 7 - M?sica - Introdu??o ? nota??o gr?fica - M?sica e artes visuais - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22095
Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:
Os alunos agiram coletivamente dentro do jogo cooperativo?
Associaram o conceito de timbre ao de cor?
Conheceram e identificaram timbres de instrumentos musicais diversos?
Conheceram pesquisas de timbres produzidos com a boca?
Desenvolveram composi??es explorando seu aspecto timbr?stico associando ? cor?
Os alunos apresentaram uma postura cr?tica e exercitaram a percep??o auditiva durante as atividades?
Houve curiosidade e entusiasmo na experi?ncia? Demonstraram interesse e motiva??o ao longo das atividades?