Portal do Professor

Início do Conteúdo

UCA - M?sica: Percep??o de timbres

Autor e Co-autor(es)

Jaqueline Maissiat imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Leonardo Stefano Masquio

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes M?sica: Aprecia??o significativa em m?sica: escuta, envolvimento e compreens?o da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes M?sica: Compreens?o da m?sica como produto cultural e hist?rico
Ensino Fundamental Final Artes M?sica: Express?o e comunica??o em m?sica: improvisa??o, composi??o e interpreta??o
Ensino Fundamental Inicial Artes M?sica: Aprecia??o significativa em m?sica: escuta, envolvimento e compreens?o da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes M?sica: Compreens?o da m?sica como produto cultural e hist?rico
Ensino Fundamental Inicial Artes M?sica: Express?o e comunica??o em m?sica: improvisa??o, composi??o e interpreta??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao t?rmino desde aula, o aluno ser? capaz de:

  • Desenvolver o pensamento coletivo a partir de um jogo cooperativo;

  • Associar o conceito de timbre ao de cor;

  • Identificar timbres de instrumentos musicais diversos;

  • Desenvolver composi??es explorando seu aspecto timbr?stico.

Duração das atividades

3 h/a

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Jogos cooperativos;

  • No??es de timbre e cor;

  • Conhecer diversos tipos de instrumentos musicais;

  • Experi?ncia informal com composi??o;

  • Conhecimento musical informal.

Estratégias e recursos da aula

As aulas ser?o realizadas com o aux?lio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

Gravador de ?udio    [ Iniciar > Aplicativos > Multim?dia > Gravador de ?udio ]
Kword                          [ Iniciar > Aplicativos > Suite de Escrit?rio > KWord ]
Audacity                      [ Iniciar > Aplicativos > Multim?dia > Audacity ]
Mozilla Firefox           [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]

?

Videos

&

?

atividades

Atividade 1 - Sons com a boca

Professor(a), inicie a aula apresentando aos alunos um ou mais dos seguintes v?deos curiosos sugeridos abaixo:

Beat box - http://www.youtube.com/watch?v=VV5YClNSVbA&feature=related

Beat box - http://www.youtube.com/watch?v=0w2wHUx8Q7w&feature=related

Guitarra - http://www.youtube.com/watch?v=l7LmbFFEGNY&feature=related

Motor - http://www.youtube.com/watch?v=zgvMU5_x4ko&feature=related

Cubanos bocais - http://www.youtube.com/watch?v=fYAmz-N0S_k&feature=related

The voca people no Faust?o - http://www.youtube.com/watch?v=XU5cjEJt6dQ&feature=related

Os v?deos apresentam pessoas das mais diversas, tanto amadoras quanto profissionais, mostrando as possibilidades de realiza??o de sons diferentes com a boca. A proposta ? que se discuta com os alunos como isso ? poss?vel e o que diferencia um som do outro. Ou seja: existe uma gama imensa de sons que podemos realizar com as articula??es da boca e a nossa voz. Quantas vozes n?s somos capazes de imitar? Quantos sons diferentes podemos produzir com nossa voz?

Proponha o seguinte jogo:  solicite aos alunos que escrevam em pequenas tiras de papel o nome de animais, de objetos que produzam algum som. Ap?s, divida a turma em dois grandes grupos e sorteie os pap?is, um para cada grupo, um aluno fica respons?vel por fazer o som caracter?stico do que for sorteado para o grupo que participa e os demais colegas v?o tentando acertar (assim que ? adivinhado, outro aluno do mesmo grupo sorteia um papel e assim consecutivamente at? os pap?is terminarem). Ganha o jogo a equipe que acertar mais sons.

Ao t?rmino desde jogo, solicite que os alunos, com o aux?lio do laptop grave sons, que acharem interessantes e vozes de pessoas, seja a fam?lia, amigos... . Isto pode ser feito com dois recursos do laptop, o Gravador de ?udio e o Audacity, este ?ltimo ? pr?prio tamb?m para edi??o do ?udio. Caso n?o tenha esta possibilidade, os alunos podem gravar sons dentro da pr?pria escola. D? liberdade aos alunos se quiserem modificar o som que encontrarem com as ferramentas do Audacity. A inten??o ? continuar com o jogo, mas com os sons gravados do cotidiano de cada aluno, s? que desta vez quem dever? adivinhar o som ser? o grupo advers?rio, adivinhando o objeto ou quem est? na grava??o, se ? homem, mulher, jovem, idoso....

Ao final da atividade comente com os alunos que estas diferen?as de som s?o o que chamamos de timbre. ? o que diferencia a voz de uma pessoa de outra e o som de um instrumento de outro.

Atividade 2 - Instrumentos e timbres

Professor, agora apresente aos alunos o v?deo: http://www.youtube.com/watch?v=lYCE8IqO-tI

O v?deo em quest?o apresenta as fam?lias de instrumentos da orquestra tradicional. ? como se cada som possu?sse uma 'cor' pr?pria. Enfatize com os alunos que, ap?s a exibi??o do v?deo, eles participar?o de um jogo, ent?o devem se concentrar ao m?ximo e atentar para os detalhes.

Ap?s o v?deo, formule quest?es para discuss?o com os alunos em forma de jogo. Divida a turma em grupos de 4 a 6 alunos. Um representante de cada grupo, a cada rodada, sorteia uma pergunta e formula para o grupo da vez. Caso n?o saibam ou n?o acertem a resposta, a chance passa ao grupo seguinte. O detalhe ? que dentro de cada grupo todos podem ajudar a encontrar a resposta e tamb?m na internet no navegador Mozilla Firefox, em sites de busca, tais como:

?

O professor tamb?m pode propor que cada grupo responda em um papel suas opini?es e depois confiram com o v?deo. A seguir sugest?es para as perguntas:

  1. O que determina as caracter?sticas sonoras e as fam?lias dos instrumentos? Por exemplo: tamanho, material, maneira de tocar, etc.

  2. Quais os grupos de instrumentos de uma orquestra?

  3. Quais os instrumentos da fam?lia das madeiras?

  4. Quais os instrumentos da fam?lia das cordas?

  5. Quais os instrumentos da fam?lia dos metais?

  6. Cite tr?s instrumentos de percuss?o.

  7. Qual o instrumento mais agudo da fam?lia dos metais?

  8. Qual o instrumento mais grave da fam?lia das madeiras?

  9. Al?m de violino e violoncelo, quais os outros instrumentos da fam?lia das cordas?

  10. Imite o timbre dos instrumentos da fam?lia dos metais.

  11. Imite o timbre dos instrumentos da fam?lia das cordas.

  12. Imite o timbre de instrumentos de percuss?o.

?

As perguntas podem ser ampliadas e detalhadas de acordo com o n?vel de conhecimento do grupo e faixa et?ria. ? muito v?lido diversificar este material e inclusive pedir para que cada grupo formule perguntas aos outros sobre o v?deo que foi assistido. A din?mica l?dica do jogo acrescenta um maior interesse pela observa??o e an?lise.

Atividade 3 - Cor e som

Professor(a), com os alunos ainda organizados em grupo, distribua um envelope com cart?es coloridos diversos. Ofere?a pelo menos dois cart?es de cada cor. Se forem 10 cores, totalizar?o 20 cart?es. Os grupos dever?o:

  • Organizar uma composi??o visual com os cart?es.

  • Atribuir a cada cor um timbre diferente (produzido com objetos que  tiverem dispon?veis, sons do corpo, boca).

  • Reordenar os cart?es coloridos de acordo com os acontecimentos sonoros pretendidos (desestruturar para reestruturar).

  • Ensaiar e apresentar a composi??o.

?

Ao final, questione os alunos sobre os crit?rios de sua organiza??o sonoro-visual:

  • Porque adotaram tal som para tal cor? Isso poderia ser diferente?

  • Culturalmente associamos o vermelho a algo quente, agitado. O timbre escolhido se relaciona com estas ideias pr?-estabelecidas ou representa um outro tipo de interpreta??o?

  • O material produzido pode ser reorganizado sucessivamente. Que outros aspectos podem ser explorados em termos de timbre?

  • ? poss?vel dizer que o som de um trompete por exemplo ? azul? Ou que um violino ? amarelo?

?

Problematize com os alunos e estimule que continuem a pesquisar ap?s a aula sobre as rela??es entre cor e som. (Internet, v?deos, artistas), e que posteriormente solicite os achados. O registro pode ser feito no editor de texto Kword, e depois estes registros podem ser socializado entre os alunos.

Sugere-se observar a obra de Eduardo Sued (link 6 em Recursos Complementares).

Recursos Complementares

Link 1 - Jogos cooperativos - http://www.jogoscooperativos.com.br/entendendo_os_jogos.htm#Afinal...  

Link 2 - Jogos cooperativos - http://www.liceu.com.br/ftp/FTP/Educa%C3%A7%C3%A3o%20f%C3%ADsica/EM%202%20ano/cooperativosXcompetitivos.pdf

Link 3 - Jogos cooperativos - http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/jogoscooperativos.pdf  

Link 4 - Jogos cooperativos - Entrevista com F?bio Brotto sobre jogos cooperativos - http://www.scribd.com/doc/15903819/Entrevista-Fabio-Brotto-Jogos-Cooperativos-Revista-Educacao  

Link 5 - Jogos cooperativos - http://www.labrinjo.ufc.br/phocadownload/marcos.pdf         

Link 6 - Site oficial - Eduardo Sued - http://www.sued.art.br/  

Link 7 - M?sica - Introdu??o ? nota??o gr?fica - M?sica e artes visuais - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22095

Avaliação

Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:

  1. Os alunos agiram coletivamente dentro do jogo cooperativo?

  2. Associaram o conceito de timbre ao de cor?

  3. Conheceram e identificaram timbres de instrumentos musicais diversos?

  4. Conheceram pesquisas de timbres produzidos com a boca?

  5. Desenvolveram composi??es explorando seu aspecto timbr?stico associando ? cor?

  6. Os alunos apresentaram uma postura cr?tica e exercitaram a percep??o auditiva durante as atividades?

  7. Houve curiosidade e entusiasmo na experi?ncia? Demonstraram interesse e motiva??o ao longo das atividades?