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Francisco Arton Barroso de Oliveira ![]() FORTALEZA - CE Centro Federal de Educa??o Tecnol?gica do Cear? |
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Elzon Cezar Bezerra Junior
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | ?lgebra |
Ensino M?dio | Matem?tica | ?lgebra |
-Conhecimentos de fun??es afins: defini??o, lei de forma??o e representa??o gr?fica;
-No??es iniciais sobre fun??o quadr?tica: defini??o, lei de forma??o, representa??o gr?fica, v?rtice da par?bola, imagem da fun??o quadr?tica e c?lculo de m?ximos e m?nimos.
-Defini??o de ret?ngulo;
- No??es b?sicas de per?metro e ?rea.
AMBIENTE 1 : SALA DE AULA
ATIVIDADE 1
DESCRI??O DA ATIVIDADE:
O professor dever? propor a seguinte situa??o-problema, escrevendo-a no quadro: O diretor de uma escola deseja cercar a quadra de esportes (que tem forma retangular) e o espa?o em volta dela com tela de alambrado, como mostra a figura abaixo.
Fonte:Imagem do Autor
Com 200 metros de tela, quais devem ser as dimens?es do terreno para que a ?rea cercada seja a maior poss?vel?
Esta atividade dever? ser desenvolvida em grupos de no m?ximo 3 alunos objetivando a troca de informa??es entre todos os integrantes do grupo.
MOMENTO DO ALUNO:
Este ? o momento em que os alunos buscar?o resolver a situa??o-problema. Eles poder?o ter dificuldades em representar as medidas do campo baseadas nos dados do problema, isto ?, representar a situa??o algebricamente. Desse modo, o professor poder? relembrar com os alunos o conceito de per?metro, para isso ele pode utilizar as medidas do comprimento e largura da sala de aula, e em seguida question?-los como o c?lculo do per?metro pode auxiliar na determina??o das medidas da quadra?
DISCUSS?O:
Os alunos dever?o expor para o restante da turma as suas solu??es. Ap?s ou durante essa exposi??o, recomenda-se que o professor discuta com a turma quais as dificuldades encontradas para a forma??o das solu??es obtidas.
SISTEMATIZA??O:
Com o objetivo de formalizar os aspectos ressaltados no momento anterior (discuss?o), recomenda-se que o professor construa com os alunos a solu??o do problema proposto identificando as contribui??es de cada grupo nesse processo. Segue abaixo uma sugest?o para essa sistematiza??o, conv?m ressaltar que o professor pode adequar a sucess?o das etapas aqui sugeridas de acordo com a maneira utilizada pelos alunos para organizar suas solu??es.
Seja x o comprimento, y a largura e p o per?metro do terreno que ser? cercado.
Temos:
Per?metro = 2x+2y
200 = 2x+2y
x+y = 100
y = 100-x
Assim as medidas do terreno ser?o: x e 100 - x. Denominando o terreno de ret?ngulo ABCD, como mostra a figura abaixo:
Fonte:Imagem do autor
Temos, a ?rea (A) dada por:
A = xy = x(100-x) = 100x - x?
Como a fun??o ? do 2? grau, a ?rea m?xima e as medidas ser?o encontradas da seguinte maneira:
xv = -b/2a = -100/-2 = 50
yv = -?/4a = -(10000 ? 4.(-1).0) / 4. (-1) = 2500
Assim, x = 50, y = 100-x = 100-50 = 50
O ret?ngulo que ter? a maior ?rea ser? o de lados 50m e 50m e ?rea m?xima igual a 2500 m?.
AMBIENTE 2: LABORAT?RIO DE INFORM?TICA
ATIVIDADE 2
PREPARA??O DO AMBIENTE:
Os recursos utilizados nesta atividade ser?o pincel, data-show (alternativa: quadro branco), caderno, l?pis ou caneta, computadores com o software ?Winplot? dispon?vel no Banco Internacional de Objetos Educacionais: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2214
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Fonte: Imagem do autor
ORIENTA??ES QUANTO AO USO DO SOFTWARE:
Ao abrir o programa, clique no menu Janela e selecione a op??o 2 - dim ou clique F1 para ter acesso aos comandos que ser?o utilizados nessa aula, como mostra a figura acima.
Seguem abaixo algumas orienta??es quanto ao uso dos recursos necess?rios para a realiza??o desta atividade:
-Ao clicar no menu equa??o e selecionar a op??o expl?cita ou teclar F1, aparecer? a janela abaixo.
Fonte:Imagem do autor
No primeiro campo, denominado f(x), digitam-se as express?es que definem uma fun??o de x.
Obs.: Este aplicativo n?o reconhece a representa??o usual para o quadrado de um n?mero, assim, ? preciso represent?-lo de outra forma, por exemplo: x? digita-se x^2.
Al?m deste, outros campos poder?o ser preenchidos:
?
Obs.: As teclas Page Up e Page Down tamb?m poder?o ser utilizadas. Elas aumentam e diminuem, respectivamente, a imagem do gr?fico.
DESCRI??O DA ATIVIDADE:
Inicialmente, os alunos se organizar?o em duplas. E em seguida, com o objetivo de desenvolver a habilidade de constru??o e an?lise de gr?ficos em um aplicativo educacional, o professor dever? propor a seguinte atividade a ser realizada utilizando o software Winplot:
1) Trace o gr?fico das fun??es apresentadas abaixo:
a) f(x) = -x?+2x+1;
b) f(x) = x?+2x+1;
c) f(x) = -x?;
d) f(x)=x?-6x+9
Obs.: O aplicativo far? a distin??o entre os gr?ficos a partir de cores diferenciadas, j? que os mesmos ser?o constru?dos em um ?nico plano.
2) A partir dos gr?ficos constru?dos e dos conhecimentos sobre fun??o quadr?tica, em para cada fun??o determinar:
a) Concavidade;
b) Zeros da fun??o;
c) Ponto onde o gr?fico toca o eixo OY.
Obs.: As respostas do item 2 dever?o ser escritas no caderno.
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MOMENTO DO ALUNO
Neste momento, os alunos buscar?o realizar a atividade proposta.
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DISCUSS?O:
O professor dever? solicitar aos alunos que apresentem os gr?ficos do item 1 utilizando o software Winplot e o data-show (alternativa: quadro branco) e no quadro branco as solu??es obtidas no item 2. O professor dever? estimular uma discuss?o sobre as principais dificuldades encontradas na realiza??o dessa atividade.
SISTEMATIZA??O:
Neste momento dever? ocorrer a sistematiza??o do conte?do explorado nessa atividade, para isso o professor dever? propor aos alunos os seguintes questionamentos a serem respondidos a partir da an?lise dos gr?ficos j? constru?dos por eles: Qual a diferen?a, em rela??o a coeficientes, entre uma fun??o que apresenta como gr?fico uma par?bola voltada para cima e uma fun??o cujo gr?fico ? uma par?bola voltada para baixo? Analisando os gr?ficos como podemos identificar o conjunto imagem das fun??es trabalhadas? E quais s?o as fun??es que possuem ponto m?ximo? E quais delas possuem ponto m?nimo?
AMBIENTE 3:LABORAT?RIO DE INFORM?TICA
ATIVIDADE 3:
DESCRI??O DA ATIVIDADE:
Ainda com a organiza??o da turma em duplas, o professor dever? explicar aos alunos que eles ir?o utilizar o Winplot para analisar o problema proposto na Atividade 1. Inicialmente eles dever?o representar a fun??o ?rea, A = 100x - x?, no software.
Observa??o: Ao construir o gr?fico dessa fun??o os alunos ter?o que fazer uso da tecla Page down para diminuir a imagem do gr?fico, e assim ser visualizado adequadamente.
Ap?s a constru??o do gr?fico, os alunos dever?o responder as seguintes perguntas: Qual ? o coeficiente do termo de maior grau dessa fun??o? A concavidade neste gr?fico ? voltada para cima ou para baixo? Qual ? o valor do yv dessa fun??o? O gr?fico apresenta um ponto m?ximo ou um ponto m?nimo?
MOMENTO DO ALUNO:
Neste momento, os alunos buscar?o realizar a atividade proposta utilizando o software Winplot.
DISCUSS?O:
Os alunos ir?o expor as solu??es obtidas na realiza??o da atividade. Em seguida, o professor dever? estimular um debate sobre a resolu??o da atividade 1 e as informa??es obtidas nesta atividade, a partir do seguinte questionamento: Qual ? a rela??o entre o ponto de m?ximo observado no gr?fico da fun??o ?rea e o sinal do coeficiente do termo de maior grau da lei de forma??o dessa fun??o? Essa rela??o ? v?lida para outras fun??es com as mesmas caracter?sticas da fun??o ?rea no que diz respeito ao ponto de m?ximo e m?nimo e o sinal do coeficiente do termo de maior grau?
SISTEMATIZA??O:
Com o intuito de possibilitar uma visualiza??o geom?trica do que significa a ?rea m?xima que deve ser cercada na atividade 1, o professor dever? perguntar aos alunos, e os mesmos dever?o responder a partir da visualiza??o do gr?fico da fun??o ?rea, o que significa a ordenada do v?rtice na situa??o ? problema proposta na atividade 1? E a abscissa desse v?rtice?
Nome | Tipo |
---|---|
Winplot | Software Educacional |
http://www.somatematica.com.br/emedio/funcao2/funcao2.php- Nesta p?gina, encontra-se um resumo sobre a constru??o e a an?lise de gr?ficos de uma fun??o quadr?tica.
Recomenda-se que o professor averig?e se os alunos conseguiram compreender os conceitos trabalhados em cada atividade. Na atividade 1, sugere-se ao professor verificar se os alunos conseguiram construir a lei de forma??o da fun??o que representa a ?rea do terreno que deve ser cercada. Al?m disso, poder? ser verificado se o aluno compreendeu algebricamente a rela??o entre o valor m?ximo da fun??o e a ?rea m?xima do terreno. Na atividade 2, o docente poder? averiguar se os alunos conseguiram identificar no gr?fico as caracter?sticas solicitadas na atividade proposta. Na atividade 3, o professor poder? identificar se os alunos conseguiram visualizar a solu??o da situa??o problema proposta na atividade 1de forma geom?trica, ou seja, se os alunos conseguiram identificar a rela??o entre a solu??o do problema e o gr?fico correspondente.