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Como funcionam as organelas citoplasmáticas?

Viviane Silva de Andrade

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Luciane Mara Cardoso Freitas

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FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Marylia Albuquerque Braga

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INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Larisse Carvalho de Oliveira

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

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INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Dina Mara Pinheiro Dantas

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FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

LIS DE MARIA MARTINS

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Universidade Federal do Ceará

Hermínio Borges Neto

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Universidade Federal do Ceará

Luciane Mara Cardoso Freitas

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender como as estruturas que compõem as organelas citoplasmáticas (retículo endoplasmático, complexo golgiense, lisossomo, peroxissomo, mitocôndria, plastos, centríolos, cílios e flagelos, citoesqueleto e vacúolos) de cada tipo celular (vegetal, animal e procarionte) estão dispostas;
  • Identificar as funções das organelas citoplasmáticas;

Duração das atividades

3 horas-aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve ter conhecimento sobre:

  • Características da membrana plasmática;

  • Características gerais do núcleo.

Estratégias e recursos da aula

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Citologia - citoplasma Hipertexto
Células Virtuais Software Educacional

Recursos Complementares

Avaliação

As avaliações a respeito do conteúdo poderão ser realizadas, principalmente, durante as discussões das atividades. Na atividade 1, o professor poderá verificar se os alunos conseguem identificar as estruturas citoplasmáticas e como elas estão dispostas, isto será possível através dos desenhos e da resolução dos exercícios. Na atividade 2, recomenda-se que o professor averigue se os alunos conseguiram compreender as funções das organelas citoplasmáticas. Na atividade 3, o professor poderá verificar se os alunos conseguiram compreender os seguintes aspectos específicos: formação do acrossomo, autólise e autofagia, a caracterização dos plastos, a função dos cílios e a importância do citoesqueleto.