Portal do Professor

Início do Conteúdo

O PAPEL DA MULHER NA SOCIEDADE

Autor e Co-autor(es)

Marinalva Rodrigues Viana Silva imagem do usuário

IMPERATRIZ - MA CE DELAHE FIQUENE

Marinalva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ø  Identificar as lutas para o reconhecimento da igualdade entre homens e mulheres.

Ø  Identificar as transformações da participação feminina na sociedade contemporânea.

Ø  Reconhecer os embates travados pelas mulheres brasileiras no início do século XX em busca da igualdade de direitos ( em relação aos homens) e do direito ao voto.

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ø  Noções básicas sobre o trabalho da mulher na sociedade.

Ø  A luta pela igualdade entre homens e mulheres.

Ø  O esforço da mulher na sociedade moderna.

Estratégias e recursos da aula

 1ª Etapa

Ø  Explicar o assunto através de frases que atualmente ainda são usadas para definir o que é considerado papel feminino e papel masculino. Ditados populares com aspectos preconceituosos em relação ao que é considerado função da mulher ou do homem.

Ø  Exibição de vídeos para sensibilização e introdução ao conteúdo;

http://www.youtube.com/watch?v=klzmWXnMK1w&NR=

http://www.youtube.com/watch?v=pfXejwuGC90&feature

2ª Etapa

Ø  Pesquisas no laboratório sobre as lutas das mulheres em busca de seus direitos, em seguida debates em sala de aula sobre o tema pesquisado.

A pesquisa está disponível em:

http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/2847529

3ª Etapa

Ø  Confecção e apresentação de cartazes sobre o tema abordado.

Ø  Apresentação de trabalhos em grupo (dramatizações).

4ª Etapa

Ø  Após este trabalho faremos alguns questionários para avaliar o conhecimento do aluno que irá mostrar o que realmente entendeu desta aula.

Recursos Complementares

Ø  Computadores.

Ø  Internet.

Ø  Vídeos.

Ø  Impressora.

Ø  Cartolinas.

Ø  Pincéis coloridos.

Ø  Revistas velhas.

Ø  Imagens.

Ø  Câmeras digitais.

Ø  Pendrive.

Ø  Data show

Avaliação

A avaliação deste projeto acontecerá ao longo do desenvolvimento de suas atividades, expondo o material para as demais turmas, explicando a importância da mulher nos dias atuais e ao término, por todos os envolvidos, quando poderemos ter uma noção real dos objetivos que foram ou não alcançados.

A nota será atribuída de acordo com a participação e interação de cada aluno no projeto.