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Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais ![]() FORTALEZA - CE INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA |
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Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
Diferenciar as formas de reprodu??o dos platelmintos;
Identificar algumas doen?as causadas por platelmintos;
Distinguir as fases do ciclo de vida do parasita que ocasiona a doen?a popularmente conhecida como ?barriga d??gua? ou ?mal do caramujo?;
Determinar as medidas profil?ticas para evitar a dissemina??o da doen?a;
Identificar os locais de maior incid?ncia da Esquistossomose e as a??es do Brasil, nos ?ltimos dois anos, para combat?-la.
Para um melhor desenvolvimento dessa aula o aluno deve ter conhecimentos sobre o Filo Platyhelminthes (platelmintos ou vermes achatados), suas caracter?sticas gerais, classes em que se dividem e as especificidades de cada classe.
PREPARA??O DO AMBIENTE:
Para a realiza??o desta atividade sugerem-se os seguintes recursos: livro did?tico, folha de papel of?cio, fita crepe ou durex e caneta (ou canetinha hidrogr?fica).
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DESCRI??O DA ATIVIDADE:
O professor dever? solicitar aos alunos que se organizem em seis grupos. Assim, tr?s grupos (A, B e C) ir?o fazer pesquisas sobre modos de reprodu??o dos Platelmintos: Plan?ria para o Grupo A, Esquistossomo para Grupo B e T?nia para Grupo C. Os outros tr?s grupos (D, E e F) ir?o abordar as doen?as humanas causadas por platelmintos, da seguinte forma: Esquistossomose para o Grupo D, Ten?ase e Cisticercose para o Grupo E e Cisto Hid?tico para o Grupo F. Em seguida, o professor recomendar? a elabora??o de textos, desenhos, mini-cartazes ou historinhas em quadrinhos para as apresenta??es das pesquisas propostas. Al?m do livro did?tico, a internet poder? ser utilizada na realiza??o dessa atividade.
Seguem abaixo algumas sugest?es de endere?os da web e o roteiro de pesquisa para auxiliar os alunos no desenvolvimento da atividade:
Grupo A - Reprodu??o Plan?ria: pesquisar nos endere?os: 1 e 8
Grupo B ? Reprodu??o Esquistossomo: pesquisar nos endere?os: 2 e 6
Grupo C ? Reprodu??o T?nia: pesquisar nos endere?os: 2 e 5
Grupo D ? Esquistossomose: pesquisar nos endere?os: 2, 6 e 7
Grupo E ? Ten?ase: pesquisar nos endere?os: 2, 3 e 5
Grupo F ? Hidatidose: pesquisar nos endere?os: 4, 9 e 10
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1. http://www.colegioweb.com.br/biologia/planarias.html (acessado em: 30/11/2010)
2. http://euamoanatureza.wordpress.com/2010/11/22/platelmintos (acessado em: 30/11/2010)
3. http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/1824/teniasecisticercose.htm (acessado em: 02/12/2010)
4. http://www.brasilescola.com/doencas/cisto-hidatico.htm (acessado em: 02/12/2010)
5. http://www.colegioweb.com.br/biologia/tenias.html (acessado em: 05/04/2011)
6. http://www.colegioweb.com.br/biologia/esquistossomo.html (acessado em: 05/04/2011)
7. http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?188 (acessado em: 05/04/2011)
8. http://planarias.blogs.sapo.pt/ (acessado em: 05/04/2011)
9. http://falandoseriotv.spaceblog.com.br/295271/Cisto-Hidatico/ (acessado em: 05/04/2011)
10. http://www.mundoeducacao.com.br/doencas/cisto-hidatico.htm (acessado em: 05/04/2011)
Observa??o: Conv?m ressaltar que essa distribui??o compartilhada de alguns sites objetiva a complementa??o das pesquisas realizadas pelos grupos j? que v?rios alunos ter?o acesso a mesma fonte, ainda que busquem informa??es diferentes.
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Figura 1 ? Menino com Esquistossomose tamb?m conhecida como Barriga d? ?gua.
Fonte - http://radiobrasilmpb.blogspot.com/2010/10/doencas-tropicais-afetam-1-bilhao-de.html Acesso em: 02/06/2011
Figura 2 ? Menina com dores abdominais, um dos sintomas das doen?as Ten?ase e Hidatidose.
Fonte -http://www.corposaun.com/crianca-dor-barriga/12928/ Acesso em: 03/06/2011
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Figura 3- Pessoa com tosse, um dos sintomas da doen?a Hidatidose.
Fonte - http://www.receitasdesaude.com.br/ntc/default.asp?Cod=23 Acesso em: 03/06/2011
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MOMENTO DO ALUNO:
Neste momento, cada grupo dever? ler, analisar e sintetizar as informa??es encontradas no decorrer da pesquisa e elaborar a forma de apresenta??o do tema que lhe foi designado.
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DISCUSS?O:
Recomenda-se que o professor solicite aos alunos a apresenta??o das pesquisas realizadas. Em seguida, o discente dever? estimular um debate sobre o Filo Platelmintos propondo os seguintes questionamentos: Quais as caracter?sticas que diferem as reprodu??es de cada representante do filo platelmintos? Que estrat?gias, al?m das que normalmente s?o realizadas, poderiam fazer parte das a??es de controle das doen?as: Esquistossomose, Ten?ase e Cisto Hid?tico?
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SISTEMATIZA??O:
Neste momento, sugere-se que o professor realize a sistematiza??o por meio da elabora??o de um texto descritivo sobre as caracter?sticas de cada reprodu??o e doen?a abordadas nesta atividade. Desse modo, o professor dever? produzir duas c?pias dos textos j? produzidos pelos alunos, sendo que uma delas dever? ter a fonte grande o suficiente para ser fixada no quadro e, ainda assim, esteja leg?vel por todos da sala de aula. Essa folha com letras grandes dever? ser recortada em frases ou par?grafos, onde os recortes ser?o distribu?dos aleatoriamente a todos os alunos da sala.
Assim, o docente ir? solicitar a um aluno que leia a sua frase e depois, com fita crepe ou durex, fixe-a no quadro, em seguida os alunos ir?o indicar qual ? a frase que antecede e /ou complementa a que est? no quadro e ent?o esta nova frase dever? ser fixada em sua posi??o correta, esta indica??o de frases ocorrer? at? que os alunos tenham montado o texto resumo dessa atividade.
Ao final, ap?s a distribui??o das c?pias dos textos originais, professor e alunos dever?o comparar os dois textos (original e o resumo) objetivando identificar informa??es que n?o haviam sido destacadas no texto inicial.
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PREPARA??O DO AMBIENTE:
Os recursos utilizados nesta atividade ser?o: l?pis, papel, fita crepe ou durex e computador com o recurso digital Ciclo de Vida de Parasitas - Schistosoma mansoni.
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Orienta??es quanto ao uso do software:
O recurso ?Ciclo de Vida de Parasitas - Schistosoma mansoni? est? dispon?vel no portal Biblioteca Digital de Ci?ncia, atrav?s do endere?o: http://www.ib.unicamp.br/lte/bdc/visualizarMaterial.php?idMaterial=813&
Observa??o: Para acessar esse recurso educacional ? necess?rio realizar um cadastro no portal, no qual ser? solictado um e-mail para login e a cria??o de uma senha.
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Figura 4? Apresenta??o do objeto Ciclo de Vida de Parasitas - Schistosoma mansoni.
Fonte http://www2.ib.unicamp.br/lte/bdc_uploads/materiais/versaoOnline/versaoOnline813_pt/Schistosoma/Schistosoma.swf Acesso em: 03/06/2011
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DESCRI??O DA ATIVIDADE:
Sugere-se que o professor apresente o recurso digital aos alunos. Em seguida, os alunos dever?o ler atentamente as instru??es contidas na tela de ajuda, uma vez que estas s?o informa??es sobre a utiliza??o do recurso. Logo ap?s, o professor dever? indicar as pr?ximas telas a serem utilizadas: introdu??o, ciclo interativo, anima??o e profilaxia. Aconselha-se que o docente acompanhe os alunos durante a leitura do texto contido na tela de introdu??o, relacionando as informa??es encontradas com o que foi estudado em sala de aula.
Ap?s dividir a turma em tr?s grupos, objetivando direcionar as atividades com as outras telas, o professor poder? apresentar os seguintes questionamentos a serem solucionados pelos alunos: Qual a rela??o das condi??es socioecon?micas, saneamento b?sico e qualidade de vida com a ocorr?ncia de doen?as parasit?rias? Quais medidas de natureza socioambiental podem colaborar para diminuir o n?mero de casos das doen?as parasit?rias? Como ocorre o desenvolvimento do ciclo de vida do verme Schistosoma mansoni.
Recomenda-se que o professor oriente os alunos a registrarem os questionamentos e respostas, como tamb?m as informa??es sobre o desenvolvimento do ciclo do parasita com o intuito de facilitar o momento da discuss?o.
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MOMENTO DO ALUNO:
Este ? o momento em que os alunos ir?o explorar as telas: introdu??o, ciclo interativo, anima??o e profilaxia do aplicativo digital.
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DISCUSS?O:
Recomenda-se que o professor solicite aos alunos que exponham verbalmente as solu??es formuladas. Em seguida, o docente dever? estimular uma discuss?o sobre o parasita em quest?o, propondo o seguinte questionamento: Que fatores favorecem a prolifera??o da esquistossomose?
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SISTEMATIZA??O:
O professor ir? formalizar o assunto abordado nessa atividade com a ajuda dos alunos. Para isso o docente dever? imprimir o ciclo de vida do esquistossomo (figura 1) os componentes do ciclo de forma individual (demais figuras dessa atividade) e as palavras que identificam os componentes desse ciclo, em tamanho grande para que sejam visualizados por todos no quadro branco. O docente dever? recortar cada componente e palavra da folha de impress?o a fim de distribu?-los aleatoriamente aos alunos. Ap?s essa distribui??o o professor ir? solicitar a um aluno que cole no quadro branco o recorte que recebeu com um componente do ciclo. E assim os alunos ir?o de um em um ao quadro colar seu recorte onde achar correto, e assim montar o ciclo de vida do esquistossomo e denominar cada transi??o de fase e componente. Em seguida, o professor ir? colar no quadro branco o ciclo completo e junto aos alunos comparar as duas figuras, buscando identificar os componentes e transi??es localizados inadequadamente no ciclo montado.
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Figura 1: Ciclo completo de vida do Esquistossomo
Dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/filo-platelmintos/filo-platelmintos-11.php Acesso em: 05. abril. 2011.
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Figura 6? Imagens recortadas do ciclo da figura 5.
Adaptado de: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/filo-platelmintos/filo-platelmintos-11.php Acesso em: 05/04/2011
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Identifica??o dos componentes do ciclo de vida do esquistossomo
HOMEM, MESENT?RIO, INTESTINO, POSTURA DE OVOS, VERMES ADULTOS, SAEM COM AS FEZES, OVO, MIRAC?DIO, ESPOROCISTO, ESPOROCISTO, CARAMUJO, ?GUA, CERC?RIA, PENETRA??O DA PELE, VEIAS, CIRCULA??O.
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PREPARA??O DO AMBIENTE:
Na atividade 3 ser?o utilizados o computador com acesso a internet, papel e caneta ou l?pis para fazer anota??es.
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DESCRI??O DA ATIVIDADE:
Sugere-se que o professor oriente os alunos a realizar uma pesquisa na internet afim de que respondam os seguintes questionamentos: Como a endemia parasit?ria esquistossomose chegou ao Brasil? Quais as a??es do Brasil, nos ?ltimos dois anos, em rela??o aos casos de infec??o pelo verme agente da esquistossomose? Em que regi?es / estados do Brasil h? maior recorr?ncia de casos da doen?a e quais fatores contribuem para isso?
Seguem abaixo algumas sugest?es de reportagens para auxiliar os alunos a constru?rem suas respostas:
http://atualidadecientifica.blogspot.com/2009/06/esquistossomose-xistosa-barriga-dagua.html (acessado em: 06/02/2011)
http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2010/10/05/esquistossomose-e-tema-de-simposio-internacional-no-rio/ (acessado em: 06/02/2011)
http://2009.campinas.sp.gov.br/saude/doencas/esquistossomose/esquist_funasa_3.htm (acessado em: 06/02/2011)
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MOMENTO DO ALUNO:
Neste momento, os alunos ir?o pesquisar na internet informa??es que os ajudem a construir as poss?veis solu??es para os questionamentos propostos anteriormente pelo professor.
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DISCUSS?O:
Recomenda-se que o professor solicite aos alunos que formem um c?rculo, ou disponham as cadeiras de uma forma em que cada aluno possa ver os colegas de turma. Ap?s todos se posicionarem, o professor dever? pedir ?s duplas que exponham verbalmente as respostas formuladas para cada pergunta. Em seguida, o docente dever? estimular uma discuss?o sobre o combate de doen?as causadas pelo parasita em quest?o no Brasil, propondo aos alunos o seguinte questionamento: Que atitudes/pr?ticas (al?m daquelas que j? foram abordadas nos textos propostos), individuais e coletivas, poderiam contribuir para o controle da Esquistossomose no Brasil?
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SISTEMATIZA??O:
Nesse momento, sugere-se que o professor juntamente com os alunos construa numa cartolina um plano de a??o para erradicar e prevenir a doen?a Esquistossomose em seu munic?pio. A partir do que foi estudado nessa aula e com os conhecimentos do cotidiano os alunos ir?o indicar uma comunidade em que ? percept?vel a vulnerabilidade ? doen?a em quest?o, e assim recomenda-se que com o apoio da escola e acompanhamento do professor os alunos socializem o plano de a??o elaborado em sala de aula com os representantes da comunidade indicada.
Sugere-se ao professor os aplicativos que est?o nos links abaixo:
Nesta avalia??o ? importante que o professor considere a participa??o individual e coletiva dos alunos no decorrer da aula. A seguir, prop?em-se algumas sugest?es para a avalia??o:
Sugest?o 1: o professor poder? verificar se os alunos conseguem compreender que existem diferentes formas de reprodu??o dentro do Filo Platemintos, e que alguns parasitas desse filo ocasionam doen?as humanas, por necessitarem do organismo humano para completar seu ciclo de vida. Como tamb?m avaliar se eles conseguem identificar as caracter?sticas gerais das doen?as Esquistossomose, Ten?ase e Cisto Hid?tico (Hidatidose).
Sugest?o 2: o professor poder? averiguar se o aluno conseguiu compreender o ciclo de vida do parasita Schistosoma mansoni e as medidas profil?ticas da doen?a causada por este parasita.
Sugest?o 3: o professor poder? verificar se o aluno conseguiu compreender a situa??o do Brasil quanto a esquistossomose.