Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
Ler e interpretar uma reportagem.
Identificar a estrutura do g?nero reportagem.
Conhecer os recursos (gr?ficos, entrevistas, depoimentos) que s?o mobilizados na elabora??o de uma reportagem.
Identificar o(s) posicionamento(s) discursivo(s) do locutor no(s) texto(s) orais e escritos.
Selecionar informa??es relevantes para a produ??o textual, conforme o g?nero discursivo, o tema e o ponto de vista adotado.
Dissertar sobre determinado tema.
Ler, interpretar e produzir tabelas e gr?ficos.
Quantificar dados obtidos em pesquisas de opini?o.
Usar produtivamente variados recursos na produ??o do g?nero reportagem.
Usar recursos da tecnologia inform?tica para a coleta, organiza??o e apresenta??o de dados.
Usar recursos da tecnologia inform?tica para a leitura e a produ??o do g?nero reportagem.
? necess?rio que os alunos:
1) saibam ler e escrever produtivamente;
2) j? conhe?am o g?nero reportagem;
3) j? conhe?am o g?nero entrevista;
4) saibam identificar o discurso direto e o discurso indireto.
?
AULA 1 (duas aulas de 50 minutos):
O professor dever? iniciar uma discuss?o sobre a situa??o atual do meio ambiente, questionando os alunos sobre as melhores alternativas para salvarmos o Planeta. Provavelmente, os alunos citar?o a reciclagem como um dos meios v?lidos e eficientes para se resolver esse problema. Caso eles n?o a mencionem, o professor poder? sugeri-la. A partir disso e considerando o tema "Reciclagem" lan?ado na discuss?o, o professor poder? fazer as seguintes perguntas aos alunos com objetivo de iniciar uma reflex?o e uma discuss?o sobre o assunto:
a) Qual a opini?o de voc?s sobre a reciclagem?
b) Voc?s costumam reciclar? Se sim, qual tipo de material?
c) O que voc?s acham que seria necess?rio fazer para conscientizar a sociedade a respeito da import?ncia de reciclar?
O professor poder? acrescentar outras perguntas que julgar pertinentes. Ap?s essa intera??o, dever? convidar os alunos a assistirem a uma reportagem.
T?tulo do v?deo: Empresas e cidad?os investem no aumento de material reciclado
Endere?o do v?deo:
?
Para assistir ao v?deo, o aluno dever? clicar no ?cone NAVEGADOR WEB que se encontra na ?REA DE TRABALHO do computador (UCA).
Logo em seguida, dever? registrar o endere?o na BARRA DE ENDERE?OS, localizada na parte superior da tela do computador e clicar no ?cone para abrir o site.
Caso queira seguir outro caminho, poder? fazer da seguinte forma:
?
Aten??o professor: Sobre a estrutura da reportagem e sua diferen?a em rela??o ? not?cia, consulte as seguintes aulas sobre o tema dispon?veis nesse site, conforme os links indicados abaixo:
1) Sobre not?cia e reportagem
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16278
2) Sobre o g?nero discursivo ? reportagem
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21372
3) Reportagem
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28643
?
Ap?s assistir ao v?deo, o professor far? oralmente os seguintes questionamentos sobre a reportagem.
?
Ap?s essa primeira discuss?o e reflex?o sobre a reportagem assistida, o professor convidar? os alunos a lerem duas reportagens em duas revistas eletr?nicas, conforme os endere?os apresentados nos links abaixo:
Comece a reciclar. <http://veja.abril.com.br/050907/p_118.shtml > . Acesso em: 29/03/2011
?
Como reduzir o lixo.<http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI78183-15228,00.html>. Acesso em 29/03/2011.
?
Para ler as duas reportagens, clique no ?cone NAVEGADOR WEB na ?REA DE TRABALHO de seu computador e digite o endere?o na BARRA DE ENDERE?OS.
?
REPORTAGEM 1:
Comece a reciclar
Novos n?meros sobre reciclagem no Brasil mostram que o
pa?s reaproveita apenas 11% de tudo o que joga na lata de
lixo ? cinco vezes menos do que nos pa?ses desenvolvidos.
Monica Weinberg
?
De acordo com os dados reunidos pelo Cempre, uma entidade especializada no assunto, o Brasil est? melhor nesse indicador, mas mesmo assim s?o apenas 327 os munic?pios no pa?s que disp?em de algum sistema p?blico de coleta seletiva, 6% do total. O trabalho revela tamb?m que os ?ndices brasileiros de reciclagem variam muito de acordo com o material em quest?o. Enquanto o pa?s ? o campe?o mundial no reaproveitamento de garrafas PET e latas de alum?nio, pl?sticos e latas de a?o t?m como destino preferencial os "lix?es" a c?u aberto. A raz?o: esse ? um setor ainda dado a improvisos, como cooperativas que marcam hora para buscar o lixo mas n?o aparecem ou firmas especializadas que s? enviam ?s empresas recicladoras uma parte dos detritos ? o resto vai parar num lixo comum. Especialistas ouvidos por VEJA jogam luz nesses e noutros obst?culos ? vista para quem quer reciclar, mas s?o contundentes em rela??o ? necessidade de come?ar j?.
Os benef?cios ao meio ambiente s?o mensur?veis, como mostram os dados a seguir.
(...)
?
Fonte: <http://veja.abril.com.br/050907/p_118.shtml > . Acesso em: 29/03/2011
?
?
REPORTAGEM 2
Como reduzir o lixo
?
Confira um teste para saber se voc? est? produzindo detritos em excesso e saiba como diminuir o desperd?cio.
?
Ricardo Santos
?
PREJU?ZO
Brasil perde cerca de US$ 10 bilh?es por deixar de reaproveitar os res?duos que produz.
Em m?dia, o brasileiro que vive nas grandes cidades produz um quilo de lixo diariamente. Em alguns per?odos do ano, o descarte ? ainda maior. "No Natal, a produ??o de res?duos de uma pessoa aumenta de um para at? quatro quilos por dia", afirma Ivone Silva, professora do Departamento de Ci?ncias Exatas e da Terra da Universidade Federal de S?o Paulo (Unifesp). Ivone coordenou recentemente um mapeamento dos res?duos dom?sticos de Diadema, na Grande S?o Paulo, para mostrar a import?ncia de aumentar o programa de reciclagem da cidade onde mora. Junto com duas alunas de Ci?ncias Biol?gicas, coletou 200 quilos de lixo domiciliar de uma ?rea de transbordo e analisou sua composi??o. "O trabalho vai auxiliar na gest?o desses res?duos em Diadema e mostrar a necessidade de ampliar o programa de reciclagem no munic?pio", diz Ivone, que ajudou ?POCA a montar um teste (confira ao final da p?gina) para verificar o quanto de lixo est? sendo produzido em excesso. "Devemos come?ar a combater o lixo pensando: ?Pra que eu quero isso??", afirma.
Segundo a pesquisa em Diadema, metade do que as pessoas jogam fora ? composta de material recicl?vel, e 30% do lixo poderia n?o estar l? se os programas de reciclagem fossem mais efetivos. Das 400 toneladas di?rias de lixo coletadas em Diadema, pouco menos da metade ? composta de material org?nico. O restante s?o pap?is e papel?es (15,4%), pl?sticos moles (10,6%), trapos (7,4%), fraldas (6,2%), pl?sticos duros (4,8%) e vidro e alum?nio, que n?o chegam a 2%.
Muito do que vai para os aterros sanit?rios poderia ser reaproveitado. O ?ndice de reciclagem no pa?s, em torno de 20%, ? baixo se comparado com pa?ses desenvolvidos. Na Alemanha, por exemplo, 46% dos res?duos s?o reciclados. Ivone critica a falta de consci?ncia das pessoas na escolha de produtos com embalagens mais pr?ticas em detrimento daqueles que produzem menos lixo. Um argumento para estimular a reciclagem ? econ?mico. De acordo com o Instituto Brasil Ambiente, com o atual ?ndice de material reciclado, o pa?s perde US$ 10 bilh?es anualmente por n?o reaproveitar os res?duos. Sem contar as despesas de transportes para aterros, que est?o cada vez mais distantes dos centros urbanos.
?
Fonte: <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI78183-15228,00.html>. Acesso em 29/03/2011.
?
Ap?s a leitura das duas reportagens, pe?a aos alunos para responderem as seguintes quest?es:
?
AULA 2 (duas aulas de 50 minutos)
?
Ap?s a leitura e interpreta??o da reportagem, discuta com os alunos a import?ncia da coleta de dados, que ser?o usados como informa??es, para a elabora??o de uma reportagem. Questione-os sobre as possibilidades de pesquisa existentes para a produ??o de uma reportagem. Essas possibilidades s?o variadas, as quais apresento abaixo:
A partir disso, proponha aos alunos a elabora??o de instrumentos de pesquisa sobre reciclagem. Informe-lhes que os resultados dessas pesquisas ser?o usados na elabora??o de uma reportagem.
Pe?a-lhes para se reunirem em grupos, com o objetivo de pesquisarem e de elaborarem o g?nero discursivo ?Reportagem?.
Antes da produ??o da reportagem, o professor propor? a constru??o coletiva de um instrumento para a realiza??o de uma Pesquisa de Opini?o. Essa pesquisa dever? ser delimitada, ou seja, dever? ser feita ou com as pessoas da escola, ou com as pessoas de determinado bairro da cidade, ou um grupo espec?fico. Caso os alunos apresentem dificuldade em identificar o g?nero Pesquisa de Opini?o, o professor poder? apresent?-lo e explicar sua fun??o aos alunos.
O formul?rio para a pesquisa dever? conter cinco perguntas (uma para cada item a ser reciclado), com quatro alternativas cada uma, conforme sugerido a seguir:
1) Com que frequ?ncia voc? recicla vidro?
( ) nunca ( ) ?s vezes ( ) sempre ( ) n?o sabe ou n?o respondeu
2) Com que frequ?ncia voc? recicla pl?stico?
( ) nunca ( ) ?s vezes ( ) sempre ( ) n?o sabe ou n?o respondeu
3) Com que frequ?ncia voc? recicla papel/papel?o?
( ) nunca ( ) ?s vezes ( ) sempre ( ) n?o sabe ou n?o respondeu
4) Com que frequ?ncia voc? recicla metal?
( ) nunca ( ) ?s vezes ( ) sempre ( ) n?o sabe ou n?o respondeu
Cada grupo ter? de entrevistar, no m?nimo, 10 (dez) pessoas. Essas perguntas poder?o ser aprofundadas ou modificadas, conforme o professor assim desejar. Caso sejam modificadas, o professor dever? ficar atento ? elabora??o da Tabela, local onde os alunos anotar?o os dados obtidos na pesquisa de opini?o com o objetivo de quantific?-los.
?
PARA FAZER O FORMUL?RIO DA "PESQUISA DE OPINI?O" NO COMPUTADOR:
Entre no ?cone PROCESSADOR DE TEXTOS na ?REA DE TRABALHO. O documento ser? aberto e o professor e os alunos poder?o escrever, cada um em seu computador, o texto sugerido acima.
Professor: V? construindo com os alunos o formul?rio para a pesquisa de opini?o.
Quando o texto estiver pronto, oriente os alunos a irem ? BARRA DE TAREFAS na parte superior e clicarem no ?cone ARQUIVO localizado no canto superior esquerdo. Depois dever?o clicar em SALVAR COMO . Ent?o, aparecer? uma janela. Em LOCALIZA??O dever? ser colocado o nome do arquivo e depois dever?o clicar em SALVAR.
Nessa mesma aula, o professor tamb?m dever? criar coletivamente uma tabela para que os alunos coloquem os dados obtidos na Pesquisa de Opini?o. Essa tabela dever? ser elaborada com 5 linhas e 6 colunas.
Em cada linha deve-se colocar o nome do material recicl?vel (vidro, pl?stico, papel/papel?o, metal).
Em cada coluna, os seguintes itens, nessa ordem: material recicl?vel, n?mero de entrevistados, nunca, ?s vezes, sempre, n?o sabe ou n?o respondeu.
?
Material recicl?vel |
N?mero de entrevistados |
Nunca |
?s vezes |
Sempre |
N?o sabe ou n?o respondeu |
Vidro |
? |
? |
? |
? |
? |
Pl?stico |
? |
? |
? |
? |
? |
Papel/papel?o |
? |
? |
? |
? |
? |
Metal |
? |
? |
? |
? |
? |
?
PARA FAZER ESSA TABELA NO COMPUTADOR:
?
Entre no ?cone PROCESSADOR DE TEXTOS na ?REA DE TRABALHO. Na BARRA DE TAREFAS, localizada na parte superior, clique no ?cone INSERIR, depois TABELA. Ser? aberta uma caixa de di?logo onde ser? necess?rio preencher o n?mero de linhas e colunas. Preencha 5 em LINHAS e 6 em COLUNAS. Depois clique em OK.
Preencha a tabela com os dados sugeridos anteriormente.
Quando o texto estiver pronto, oriente os alunos a irem ? BARRA DE TAREFAS na parte superior e clicarem no ?cone ARQUIVO localizado no canto superior esquerdo. Depois dever?o clicar em SALVAR COMO . Ent?o, aparecer? uma janela. Em LOCALIZA??O dever? ser colocado o nome do arquivo e depois dever?o clicar em SALVAR.
Importante: Ser? necess?rio um trabalho interdisciplinar com o professor de Matem?tica, para que ele auxilie cada grupo de alunos a converter em porcentagens os dados obtidos na pesquisa. Converse com o professor de Matem?tica sobre a possibilidade de dar uma aula para a computa??o e a convers?o estat?stica dos dados.
Ap?s a confec??o dos dois instrumentos de pesquisa, oriente cada grupo de alunos a pesquisar sobre institui??es, especialistas e/ou cidad?os comuns que realizam a??es de ou pesquisam sobre reciclagem. Oriente-os a realizarem uma entrevista com uma dessas pessoas. Cada grupo dever? elaborar as perguntas, conforme o entrevistado escolhido. O professor poder? auxili?-los. Oriente-os que a entrevista tamb?m dever? ser usada na produ??o da reportagem.
Aten??o professor: Sobre como elaborar o g?nero entrevista, consulte a seguinte aula sobre o tema dispon?vel nesse site, conforme o link indicado abaixo:
Sobre o g?nero discursivo ? entrevista
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21260>
Sugira tamb?m aos alunos a pesquisa em livros, revistas e sites especializados sobre o tema ?Reciclagem?.
Al?m disso, fale da import?ncia de se colocar imagens (com legendas) na reportagem.
Oriente os alunos que, ap?s a realiza??o das pesquisas, cada grupo dever? elaborar uma reportagem sobre o tema ?reciclagem?, valendo-se, portanto, de todos os dados coletados. Oriente-os a se basearem nas reportagens lidas, as quais ser?o modelos de como usar os dados obtidos.
Essa reportagem dever? ser digitalizada e salva no arquivo do aluno em seu computador.
O professor decidir?, conforme a turma, se a produ??o da reportagem ser? no hor?rio da aula (nesse caso, deve-se acrescentar mais uma aula de 1h40 min nessa sequ?ncia did?tica) ou se ser? um trabalho extra-classe.
Em uma data marcada previamente pelo professor, cada grupo dever? apresentar o trabalho para a turma.
?
AULA 3 (Duas aulas de 50 minutos)
?
Para apresentar a reportagem, eles poder?o usar o computador na rede sem fio, de modo que todos os alunos tenham acesso ao trabalho um do outro. Assim, cada grupo que for apresentar, envia o arquivo de sua reportagem aos colegas e ao professor, de modo que esses poder?o acess?-lo individualmente.
PARA USAR A REDE SEM FIO E COMPARTILHAR ARQUIVOS:
Na BARRA DE TAREFAS, posicione o cursor (seta) no ?CONE verde com um livro branco aberto.
Clique com o bot?o direito em MODO DE COLABORA??O EM CLASSE.
Selecione MODO P2P EM REDE SEM FIO MESH.
V? ao MENSAGEIRO INSTANT?NEO.
Clique em ADICIONAR.
Clique em PROTOCOLO .
Clique em BONJOUR (preencha ?NOME?, ?APELIDO? )
V? em AVAN?AR (coloque os dados pessoais) e clique em SALVAR.
Para um aluno enviar arquivo para o outro:
Clique em CONVERSA. Depois em ENVIAR ARQUIVO. Selecione o arquivo . Clique em ABRIR e envie.
Com esse procedimento, cada grupo poder? compartilhar a sua reportagem com os colegas e o professor e assim apresentar a sua reportagem.
Professor, caso voc? deseje outros v?deos ou reportagens sobre o tema reciclagem, poder? encontr?-los nos links citados abaixo:
1) V?deo do Globo Rep?rter - GLOBO REP?RTER - RECICLAGEM NO BRASIL
<http://www.youtube.com/watch?v=4XfvPB6bIsg > Acesso em 28/03/2011
2) V?deo: Especial - Reciclagem de lixo e coleta seletiva
<http://www.youtube.com/watch?v=8L1JjdklCrs&NR=1> Acesso em 28/03/2011
4) V?deo: Globo Rep?rter 2006 Reciclagem de garrafas Pet 2 litros.mp4
<http://www.youtube.com/watch?v=LNlVo6ZS7jY>. Acesso em 29/03/2011
5) Not?cia: Lei sobre reciclagem (Jornal do Brasil)
Lula sanciona lei sobre pol?tica nacional de reciclagem de lixo.
<http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2010/08/02/lula-sanciona-lei-sobre-politica-nacional-de-reciclagem-de-lixo/> Acesso em 28/03/2011
?
?
?
?
?
?
-
AVALIA??O:
A avalia??o dever? realizar-se durante cada atividade proposta. Assim, s?o aspectos relevantes a serem observados:
1) A participa??o dos alunos na discuss?o inicial sobre reciclagem. Observe se deram suas opini?es, quem teve maior ou menor dificuldade para se expressar.
2) A participa??o dos alunos na leitura e interpreta??o da reportagem escrita. Observe se conseguiram responder as quest?es, em quais as quest?es eles demonstraram dificuldades, quais foram respondidas com facilidade.
3) A participa??o dos alunos na elabora??o dos instrumentos de pesquisa. Observe quais as dificuldades e habilidades apresentadas no uso do computador, na elabora??o do formul?rio de pesquisa e da tabela.
4) A apresenta??o da reportagem. Avalie se o texto produzido pelo grupo possui todas as caracter?sticas do g?nero reportagem, se o texto est? coeso e coerente, se os dados coletados foram inclu?dos no corpo do texto de modo coerente, ou seja, relacionado ao conte?do textual, se a sele??o de imagens est? adequada, se o texto est? bem configurado, se a apresenta??o oral foi clara e se ocorreram interven??es significativas de outros grupos.
Professor, a avalia??o deve possibilitar a identifica??o das habilidades j? desenvolvidas pelos alunos e das suas necessidades de aprendizagem. Fa?a dessa avalia??o um meio de direcionar o seu pr?ximo trabalho, ou seja, as necessidades de aprendizagem identificadas dever?o ser temas a serem tratados nas pr?ximas aulas, a fim de garantir a aprendizagem efetiva e o bom desempenho dos alunos.