Portal do Professor

Início do Conteúdo

Leitura e produ??o de reportagem: a coleta e a organiza??o das informa??es (Projeto UCA)

Autor e Co-autor(es)

Ju?ara Moreira Teixeira imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Matem?tica Tratamento da informa??o
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ler e interpretar uma reportagem.

Identificar a estrutura do g?nero reportagem.

Conhecer os recursos (gr?ficos, entrevistas, depoimentos) que s?o mobilizados na elabora??o de uma reportagem.

Identificar o(s) posicionamento(s) discursivo(s) do locutor no(s) texto(s) orais e escritos.

Selecionar informa??es relevantes para a produ??o textual, conforme o g?nero discursivo, o tema e o ponto de vista adotado.

Dissertar sobre determinado tema.

Ler, interpretar e produzir tabelas e gr?ficos.

Quantificar dados obtidos em pesquisas de opini?o.

Usar produtivamente variados recursos na produ??o do g?nero reportagem.

Usar recursos da tecnologia inform?tica para a coleta, organiza??o e apresenta??o de dados.

Usar recursos da tecnologia inform?tica para a leitura e a produ??o do g?nero reportagem.

Duração das atividades

tr?s aulas geminadas (de 1h:40 min cada)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? necess?rio que os alunos:

1) saibam ler e escrever produtivamente;

2) j? conhe?am o g?nero reportagem;

3) j? conhe?am o g?nero entrevista;

4) saibam identificar o discurso direto e o discurso indireto.

Estratégias e recursos da aula

?

AULA 1 (duas aulas de 50 minutos):

O professor dever? iniciar uma discuss?o sobre a situa??o atual do meio ambiente, questionando os alunos sobre as melhores alternativas  para salvarmos o Planeta. Provavelmente, os alunos citar?o a reciclagem como um dos meios v?lidos e eficientes para se resolver esse problema. Caso eles n?o a mencionem, o professor poder? sugeri-la. A partir disso e considerando o tema "Reciclagem" lan?ado na discuss?o, o professor poder? fazer as seguintes perguntas aos alunos com objetivo de iniciar uma reflex?o e uma discuss?o sobre o assunto:

a) Qual a opini?o de voc?s sobre a reciclagem?

b) Voc?s costumam reciclar? Se sim, qual tipo de material?

c) O que voc?s acham que seria necess?rio fazer para conscientizar a sociedade a respeito da import?ncia de reciclar?

O professor poder? acrescentar outras perguntas que julgar pertinentes.  Ap?s essa intera??o, dever? convidar os alunos a assistirem a uma reportagem.

T?tulo do v?deo: Empresas e cidad?os investem no aumento de material reciclado

Endere?o do v?deo:

http://g1.globo.com/videos/jornal-nacional/v/empresas-e-cidadaos-investem-no-aumento-de-material-reciclado/1258939/#busca=reciclagem

?

Para assistir ao v?deo, o aluno dever? clicar no ?cone NAVEGADOR WEB que se encontra na ?REA DE TRABALHO do computador (UCA).

Logo em seguida, dever? registrar o endere?o na BARRA DE ENDERE?OS, localizada na parte superior da tela do computador e clicar no ?cone para abrir o site.

Caso queira seguir outro caminho, poder? fazer da seguinte forma:

  1. Entrar no site da Globo: http://www.globo.com.br/jornalnacional
  2. Clicar no link V?DEOS localizado na parte superior do site.
  3. Escrever a palavra Reciclagem ou a frase Empresas e cidad?os investem no aumento de material reciclado.
  4. Clicar no v?deo.

?

Aten??o professor: Sobre a estrutura da reportagem e sua diferen?a em rela??o ? not?cia, consulte as seguintes aulas sobre o tema dispon?veis nesse site, conforme os links indicados abaixo:

            1) Sobre not?cia e reportagem     

           http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16278

            2) Sobre o g?nero discursivo ? reportagem

            http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21372

            3) Reportagem

            http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28643

?

Ap?s assistir ao v?deo, o professor far? oralmente os seguintes questionamentos sobre a reportagem.

  1. Qual ? o tema dessa reportagem?
  2. Qual ? a posi??o do jornal sobre a ?reciclagem??
  3. Qual ? o objetivo do locutor ao fazer uma reportagem sobre ?reciclagem??
  4. Costuma-se dizer que os g?neros jornal?sticos, dentre eles a reportagem, s?o imparciais. Voc? concorda com essa afirma??o, considerando a reportagem assistida? Se n?o concordar, d? exemplos.
  5. O rep?rter (locutor) apresenta exemplos de experi?ncias de alguma empresa ou de pessoas que fazem reciclagem?
  6. Quais s?o as experi?ncias bem-sucedidas de reciclagem apresentadas pelo rep?rter?
  7. Quais s?o os dados apresentados sobre o lixo no Brasil?
  8. Qual ? a cr?tica apresentada sobre esses dados?
  9. Qual ? a cr?tica feita pelo especialista quanto ? situa??o da reciclagem no Brasil?
  10. Pode-se dizer que s?o usados dados, entrevistas, estat?sticas, depoimentos nas reportagens?
  11. Qual ? a finalidade do uso de dados, entrevistas, estat?sticas e depoimentos nas reportagens?
  12. Qual ? o objetivo do locutor ao apresentar a fala de algum especialista?

?

Ap?s essa primeira discuss?o e reflex?o sobre a reportagem assistida, o professor convidar? os alunos a lerem duas reportagens em duas revistas eletr?nicas, conforme os endere?os apresentados nos links abaixo:

Comece a reciclar. <http://veja.abril.com.br/050907/p_118.shtml > . Acesso em: 29/03/2011

?

Como reduzir o lixo.<http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI78183-15228,00.html>. Acesso em 29/03/2011.

?

Para ler as duas reportagens, clique no ?cone NAVEGADOR WEB na ?REA DE TRABALHO de seu computador e digite o endere?o na BARRA DE ENDERE?OS.

?

REPORTAGEM 1:


Comece a reciclar

Novos n?meros sobre reciclagem no Brasil mostram que o
pa?s reaproveita apenas 11% de tudo o que joga na lata de
lixo ? cinco vezes menos do que nos pa?ses desenvolvidos.


Monica Weinberg
?

De acordo com os dados reunidos pelo Cempre, uma entidade especializada no assunto, o Brasil est? melhor nesse indicador, mas mesmo assim s?o apenas 327 os munic?pios no pa?s que disp?em de algum sistema p?blico de coleta seletiva, 6% do total. O trabalho revela tamb?m que os ?ndices brasileiros de reciclagem variam muito de acordo com o material em quest?o. Enquanto o pa?s ? o campe?o mundial no reaproveitamento de garrafas PET e latas de alum?nio, pl?sticos e latas de a?o t?m como destino preferencial os "lix?es" a c?u aberto. A raz?o: esse ? um setor ainda dado a improvisos, como cooperativas que marcam hora para buscar o lixo mas n?o aparecem ou firmas especializadas que s? enviam ?s empresas recicladoras uma parte dos detritos ? o resto vai parar num lixo comum. Especialistas ouvidos por VEJA jogam luz nesses e noutros obst?culos ? vista para quem quer reciclar, mas s?o contundentes em rela??o ? necessidade de come?ar j?.

Os benef?cios ao meio ambiente s?o mensur?veis, como mostram os dados a seguir.


(...)

?

Fonte: <http://veja.abril.com.br/050907/p_118.shtml > . Acesso em: 29/03/2011

?

?

REPORTAGEM 2

Como reduzir o lixo

?

Confira um teste para saber se voc? est? produzindo detritos em excesso e saiba como diminuir o desperd?cio.

?

Ricardo Santos

?

PREJU?ZO
Brasil perde cerca de US$ 10 bilh?es por deixar de reaproveitar os res?duos que produz.

Em m?dia, o brasileiro que vive nas grandes cidades produz um quilo de lixo diariamente. Em alguns per?odos do ano, o descarte ? ainda maior. "No Natal, a produ??o de res?duos de uma pessoa aumenta de um para at? quatro quilos por dia", afirma Ivone Silva, professora do Departamento de Ci?ncias Exatas e da Terra da Universidade Federal de S?o Paulo (Unifesp). Ivone coordenou recentemente um mapeamento dos res?duos dom?sticos de Diadema, na Grande S?o Paulo, para mostrar a import?ncia de aumentar o programa de reciclagem da cidade onde mora. Junto com duas alunas de Ci?ncias Biol?gicas, coletou 200 quilos de lixo domiciliar de uma ?rea de transbordo e analisou sua composi??o. "O trabalho vai auxiliar na gest?o desses res?duos em Diadema e mostrar a necessidade de ampliar o programa de reciclagem no munic?pio", diz Ivone, que ajudou ?POCA a montar um teste (confira ao final da p?gina) para verificar o quanto de lixo est? sendo produzido em excesso. "Devemos come?ar a combater o lixo pensando: ?Pra que eu quero isso??", afirma.

Segundo a pesquisa em Diadema, metade do que as pessoas jogam fora ? composta de material recicl?vel, e 30% do lixo poderia n?o estar l? se os programas de reciclagem fossem mais efetivos. Das 400 toneladas di?rias de lixo coletadas em Diadema, pouco menos da metade ? composta de material org?nico. O restante s?o pap?is e papel?es (15,4%), pl?sticos moles (10,6%), trapos (7,4%), fraldas (6,2%), pl?sticos duros (4,8%) e vidro e alum?nio, que n?o chegam a 2%.

Muito do que vai para os aterros sanit?rios poderia ser reaproveitado. O ?ndice de reciclagem no pa?s, em torno de 20%, ? baixo se comparado com pa?ses desenvolvidos. Na Alemanha, por exemplo, 46% dos res?duos s?o reciclados. Ivone critica a falta de consci?ncia das pessoas na escolha de produtos com embalagens mais pr?ticas em detrimento daqueles que produzem menos lixo. Um argumento para estimular a reciclagem ? econ?mico. De acordo com o Instituto Brasil Ambiente, com o atual ?ndice de material reciclado, o pa?s perde US$ 10 bilh?es anualmente por n?o reaproveitar os res?duos. Sem contar as despesas de transportes para aterros, que est?o cada vez mais distantes dos centros urbanos.



(...)

?

Fonte:  <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI78183-15228,00.html>. Acesso em 29/03/2011.

?

Ap?s a leitura das duas reportagens, pe?a aos alunos para responderem as seguintes quest?es:

  1. Em quantas partes divide-se uma reportagem?
  2. Identifique a ?Manchete? nas duas reportagens lidas. Quais s?o os objetivos da ?Manchete??
  3. Identifique o ?Lead (ou olho)? nas duas reportagens lidas. Para que serve o ?Lead??
  4. Identifique o ?Corpo? das reportagens lidas. O que costuma conter no ?Corpo? da reportagem?
  5. Qual ? o tema das reportagens lidas?
  6. Qual ? o objetivo das reportagens lidas?
  7. Quais s?o os dados percentuais apresentados na primeira reportagem sobre a quantidade de munic?pios no pa?s que oferecem sistema p?blico de coleta seletiva?
  8. Quais s?o os dados apresentados na primeira entrevista sobre os itens com um percentual baixo de reciclagem no Brasil?
  9. Qual ? o depoimento apresentado na primeira reportagem? Considerando o ponto de vista adotado sobre o tema, com qual objetivo ele foi apresentado?
  10. Na segunda reportagem, s?o apresentados dados sobre a quantidade de lixo produzido no Brasil. Quais s?o esses dados?
  11. Quem ? o especialista respons?vel por ratificar esses dados na segunda reportagem? Por que foi usada a fala desse especialista?
  12. Os dados apresentados pelo especialista na segunda reportagem s?o considerados informa??es cient?ficas ou informa??es baseadas em experi?ncias pessoais? Justifique sua resposta.
  13.  Qual o sinal gr?fico usado para demarcar a fala do especialista na segunda reportagem e diferenci?-la da fala do locutor do texto?
  14. De acordo com as pesquisas apresentadas na segunda reportagem, qual ? a desvantagem percentual do Brasil em compara??o ? Alemanha no que se refere ? reciclagem?
  15. Considerando a leitura das duas reportagens, podemos afirmar que elas apresentaram dados estat?sticos, falas de especialistas, compara??es percentuais com outros pa?ses e depoimentos pessoais? Considerando o tema discutido nas reportagens e os objetivos dos dois textos, responda: qual ? objetivo do locutor do texto ao usar esses elementos como dados em sua reportagem?
  16. Conclua: qual ? a import?ncia do uso de dados estat?sticos, de falas de especialistas, de compara??es percentuais, de dados cient?ficos e de depoimentos pessoais na elabora??o de uma reportagem?

?

AULA 2 (duas aulas de 50 minutos)

?

Ap?s a leitura e interpreta??o da reportagem, discuta com os alunos a import?ncia da coleta de dados, que ser?o usados como informa??es, para a elabora??o de uma reportagem. Questione-os sobre as possibilidades de pesquisa existentes para a produ??o de uma reportagem. Essas possibilidades s?o variadas, as quais apresento abaixo:

  1. Realiza??o de entrevistas.
  2. Realiza??o de Pesquisas de Opini?o.
  3. Coleta de depoimentos.
  4. Pesquisas em revistas cient?ficas, livros especializados, enciclop?dias, etc.

A partir disso, proponha aos alunos a elabora??o de instrumentos de pesquisa sobre reciclagem. Informe-lhes que os resultados dessas pesquisas ser?o usados na elabora??o de uma reportagem.

Pe?a-lhes para se reunirem em grupos, com o objetivo de pesquisarem e de elaborarem o g?nero discursivo ?Reportagem?.

Antes da produ??o da reportagem, o professor propor? a constru??o coletiva de um instrumento para a realiza??o de uma Pesquisa de Opini?o. Essa pesquisa dever? ser delimitada, ou seja, dever? ser feita ou com as pessoas da escola, ou com as pessoas de determinado bairro da cidade, ou um grupo espec?fico.  Caso os alunos apresentem dificuldade em identificar o g?nero Pesquisa de Opini?o, o professor poder? apresent?-lo e explicar sua fun??o aos alunos.

O formul?rio para a pesquisa dever? conter cinco perguntas (uma para cada item a ser reciclado), com quatro alternativas cada uma, conforme sugerido a seguir:

1) Com que frequ?ncia voc? recicla vidro?

(   ) nunca   (   ) ?s vezes     (    ) sempre  (   ) n?o sabe ou n?o respondeu

2) Com que frequ?ncia voc? recicla pl?stico?

(   ) nunca   (   ) ?s vezes     (    ) sempre  (   ) n?o sabe ou n?o respondeu

 3) Com que frequ?ncia voc? recicla papel/papel?o?

(   ) nunca   (   ) ?s vezes     (    ) sempre  (   ) n?o sabe ou n?o respondeu

4) Com que frequ?ncia voc? recicla metal?

(   ) nunca   (   ) ?s vezes     (    ) sempre  (   ) n?o sabe ou n?o respondeu

Cada grupo ter? de entrevistar, no m?nimo, 10 (dez) pessoas. Essas perguntas poder?o ser aprofundadas ou modificadas, conforme o professor assim desejar. Caso sejam modificadas, o professor dever? ficar atento ? elabora??o da Tabela, local onde os alunos anotar?o os dados obtidos na pesquisa de opini?o com o objetivo de quantific?-los. 

?

PARA FAZER O FORMUL?RIO DA "PESQUISA DE OPINI?O" NO COMPUTADOR:

Entre no ?cone PROCESSADOR DE TEXTOS na ?REA DE TRABALHO. O documento ser? aberto e o professor e os alunos poder?o escrever, cada um em seu computador, o texto sugerido acima.

Professor: V? construindo com os alunos o formul?rio para a pesquisa de opini?o.

Quando o texto estiver pronto, oriente os alunos a irem ? BARRA DE TAREFAS na parte superior e clicarem no ?cone ARQUIVO localizado no canto superior esquerdo. Depois dever?o clicar em SALVAR COMO . Ent?o, aparecer? uma janela. Em LOCALIZA??O dever? ser colocado o nome do arquivo e depois dever?o clicar em SALVAR.

Nessa mesma aula, o professor tamb?m dever? criar coletivamente uma tabela para que os alunos coloquem os dados obtidos na Pesquisa de Opini?o. Essa tabela dever? ser elaborada com 5 linhas e 6 colunas.

Em cada linha deve-se colocar o nome do material recicl?vel (vidro, pl?stico, papel/papel?o, metal).

Em cada coluna, os seguintes itens, nessa ordem: material recicl?vel, n?mero de entrevistados, nunca, ?s vezes, sempre, n?o sabe ou n?o respondeu.

?

Material recicl?vel

N?mero de entrevistados

Nunca

?s vezes

Sempre

N?o sabe ou n?o respondeu

Vidro

?

?

?

?

?

Pl?stico

?

?

?

?

?

Papel/papel?o

?

?

?

?

?

Metal

?

?

?

?

?

?

PARA FAZER ESSA TABELA NO COMPUTADOR:

?

Entre no ?cone PROCESSADOR DE TEXTOS na ?REA DE TRABALHO. Na BARRA DE TAREFAS, localizada na parte superior, clique no ?cone INSERIR, depois TABELA. Ser? aberta uma caixa de di?logo onde ser? necess?rio preencher o n?mero de linhas e colunas. Preencha 5 em LINHAS e 6 em COLUNAS. Depois clique em OK.

Preencha a tabela com os dados sugeridos anteriormente.

Quando o texto estiver pronto, oriente os alunos a irem ? BARRA DE TAREFAS na parte superior e clicarem no ?cone ARQUIVO localizado no canto superior esquerdo. Depois dever?o clicar em SALVAR COMO . Ent?o, aparecer? uma janela. Em LOCALIZA??O dever? ser colocado o nome do arquivo e depois dever?o clicar em SALVAR.

Importante: Ser? necess?rio um trabalho interdisciplinar com o professor de Matem?tica, para que ele auxilie cada grupo de alunos a converter em porcentagens os dados obtidos na pesquisa. Converse com o professor de Matem?tica sobre a possibilidade de dar uma aula para a computa??o e a convers?o estat?stica dos dados.

Ap?s a confec??o dos dois instrumentos de pesquisa, oriente cada grupo de alunos a pesquisar sobre institui??es, especialistas e/ou cidad?os comuns que realizam a??es de ou pesquisam sobre reciclagem. Oriente-os a realizarem uma entrevista com uma dessas pessoas. Cada grupo dever? elaborar as perguntas, conforme o entrevistado escolhido. O professor poder? auxili?-los. Oriente-os que a entrevista tamb?m dever? ser usada na produ??o da reportagem.

Aten??o professor: Sobre como elaborar o g?nero entrevista, consulte a seguinte aula sobre o tema dispon?vel nesse site, conforme o link indicado abaixo:

Sobre o g?nero discursivo ? entrevista

<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21260>

Sugira tamb?m aos alunos a pesquisa em livros, revistas e sites especializados sobre o tema ?Reciclagem?.

Al?m disso, fale da import?ncia de se colocar imagens (com legendas) na reportagem.

Oriente os alunos que, ap?s a realiza??o das pesquisas, cada grupo dever? elaborar uma reportagem sobre o tema ?reciclagem?, valendo-se, portanto, de todos os dados coletados. Oriente-os a se basearem nas reportagens lidas, as quais ser?o modelos de como usar os dados obtidos.

Essa reportagem dever? ser digitalizada e salva no arquivo do aluno em seu computador.

O professor decidir?, conforme a turma, se a produ??o da reportagem ser? no hor?rio da aula (nesse caso, deve-se acrescentar mais uma aula de 1h40 min nessa sequ?ncia did?tica)  ou se ser? um trabalho extra-classe.

Em uma data marcada previamente pelo professor, cada grupo dever? apresentar o trabalho para a turma.

?

AULA 3 (Duas aulas de 50 minutos)

?

Para apresentar a reportagem, eles poder?o usar o computador na rede sem fio, de modo que todos os alunos tenham acesso ao trabalho um do outro. Assim, cada grupo que for apresentar, envia o arquivo de sua reportagem aos colegas e ao professor, de modo que esses poder?o acess?-lo individualmente.

PARA USAR A REDE SEM FIO E COMPARTILHAR ARQUIVOS:

Na BARRA DE TAREFAS, posicione o cursor (seta) no ?CONE verde com um livro branco aberto. 

Clique com o bot?o direito em MODO DE COLABORA??O EM CLASSE.

Selecione MODO P2P EM REDE SEM FIO MESH.

V? ao MENSAGEIRO INSTANT?NEO.

Clique em ADICIONAR.

Clique em PROTOCOLO .

Clique em BONJOUR (preencha ?NOME?, ?APELIDO? )

V? em AVAN?AR (coloque os dados pessoais) e clique em SALVAR.

Para um aluno enviar arquivo para o outro:

Clique em CONVERSA. Depois em ENVIAR ARQUIVO. Selecione o arquivo . Clique em ABRIR e envie.

Com esse procedimento, cada grupo poder? compartilhar a sua reportagem com os colegas e o professor e assim apresentar a sua reportagem.

Recursos Complementares

Professor, caso voc? deseje outros v?deos ou reportagens sobre o tema reciclagem, poder? encontr?-los nos links citados abaixo:

 1) V?deo do Globo Rep?rter - GLOBO REP?RTER - RECICLAGEM NO BRASIL

<http://www.youtube.com/watch?v=4XfvPB6bIsg > Acesso em 28/03/2011

 2) V?deo: Especial - Reciclagem de lixo e coleta seletiva

<http://www.youtube.com/watch?v=8L1JjdklCrs&NR=1> Acesso em 28/03/2011

4) V?deo: Globo Rep?rter 2006 Reciclagem de garrafas Pet 2 litros.mp4

 <http://www.youtube.com/watch?v=LNlVo6ZS7jY>. Acesso em 29/03/2011

 5) Not?cia: Lei sobre reciclagem (Jornal do Brasil) 

Lula sanciona lei sobre pol?tica nacional de reciclagem de lixo.

 <http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2010/08/02/lula-sanciona-lei-sobre-politica-nacional-de-reciclagem-de-lixo/> Acesso em 28/03/2011

?

?

?

?

?

?

-

Avaliação

 AVALIA??O:

A avalia??o dever? realizar-se durante cada atividade proposta. Assim, s?o aspectos relevantes a serem observados:

1) A participa??o dos alunos na discuss?o inicial sobre reciclagem. Observe se deram suas opini?es, quem teve maior ou menor dificuldade para se expressar.

2) A participa??o dos alunos na leitura e interpreta??o da reportagem escrita. Observe se conseguiram responder as quest?es, em quais as quest?es eles demonstraram dificuldades, quais foram respondidas com facilidade.

3) A participa??o dos alunos na elabora??o dos instrumentos de pesquisa. Observe quais as dificuldades e habilidades apresentadas no uso do computador, na elabora??o do formul?rio de pesquisa e da tabela.

4) A apresenta??o da reportagem. Avalie se o texto produzido pelo grupo possui todas as caracter?sticas do g?nero reportagem, se o texto est? coeso e coerente, se os dados coletados foram inclu?dos no corpo do texto de modo coerente, ou seja, relacionado ao conte?do textual, se a sele??o de imagens est? adequada, se o texto est? bem configurado, se a apresenta??o oral foi clara e se ocorreram interven??es significativas de outros grupos.

Professor, a avalia??o deve possibilitar a identifica??o das habilidades j? desenvolvidas pelos alunos e das suas necessidades de aprendizagem. Fa?a dessa avalia??o um meio de direcionar o seu pr?ximo trabalho, ou seja, as necessidades de aprendizagem identificadas dever?o ser temas a serem tratados nas pr?ximas aulas, a fim de garantir a aprendizagem efetiva e o bom desempenho dos alunos.