Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Agente Comunit?rio de Sa?de |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em An?lises Cl?nicas |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Ger?ncia de Sa?de |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Registros de Sa?de |
Ensino M?dio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino M?dio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
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Identificar os sintomas de dengue.
Conhecer quais os exames necess?rios para diagnosticar corretamente a doen?a.
Conhecer a necessidade de cuidados m?dicos ao suspeitar da doen?a.
? interessante que os alunos tenham conhecimento do tecido conjuntivo reticular (sangu?neo) e das fun??es celulares deste tecido.
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Inicie a aula perguntando aos alunos se eles j? tiveram dengue ou conhecem algu?m que teve esta doen?a. Quais os sintomas iniciais? Como saber que est? com dengue?
Em algumas regi?es do Brasil em que houve epidemias da doen?a ser? mais f?cil de ter a resposta positiva dos alunos. Se na sala de aula n?o houver alunos que j? adoeceram de dengue nem conhe?am ningu?m que teve dengue, enfatize a necessidade de conhecer esta epidemia e seu vetor, pois ela est? se alastrando para ?reas que antes seu vetor n?o se desenvolvia, ou seja, todos estamos vulner?veis a esta doen?a.
Apresente aos alunos a reportagem a seguir, dispon?vel no s?tio ?O Dia Online?, ?Dengue: 15 ?bitos suspeitos?.
http://odia.terra.com.br/portal/cienciaesaude/html/2011/4/dengue_15_obitos_suspeitos_155074.html acessado dia 02/04/2011)
O professor poder? levar para a sala de aula a reportagem fotocopiada para cada aluno ou uma alternativa mais ecol?gica ? apresentar a reportagem em um projetor. Estimule a leitura em voz alta, pedindo que os alunos leiam trechos. Ap?s a leitura, discuta com os alunos as quest?es a seguir.
QUEST?ES
Por que a preocupa??o com o correto diagn?stico da dengue no Rio de Janeiro?
Por que ? poss?vel diagnosticar err?neamente um paciente com dengue?
Quais s?o os sinais de agravamento da doen?a?
Por que a doen?a ? t?o temida? Explique.
Por que se acredita estar no pico da epidemia no Rio de Janeiro?
Afinal quais os sintomas de um doente de dengue?
Leve seus alunos ao laborat?rio de inform?tica para investigarem esta quest?o.
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Pesquisa direcionada
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Leve os alunos ao laborat?rio de inform?tica para que pesquisem sobre a dengue e quais foram os passos necess?rios para se chegar aos resultados at? agora obtidos. Aproveite o momento para lembr?-los que a aula no laborat?rio de inform?tica n?o ? uma aula livre e sim um espa?o para aprofundamento e pesquisa, e que para tanto, ? necess?rio a postura correta dos alunos, de pesquisadores s?rios e comprometidos com seu aprendizado.
Em 30 minutos, eles dever?o encontrar as respostas, anotar os s?tios pesquisados (no editor de texto) e montar um texto breve. Ao finalizar o texto (com as refer?ncias) no editor de texto, devem salvar o trabalho e podem mandar para seu pr?prio e-mail, pois este textos ser? trabalhado das aulas posteriores. Caso o professor deseje tamb?m poder? solicitar que ao fim da aula os alunos mandem os textos que fizeram para seu e-mail, a fim de acompanhar a atividade desenvolvida no laborat?rio.
Determine al?m do tempo de pesquisa, o n?mero m?nimo de s?tios que devem ser visitados pelos alunos, por exemplo 5 s?tios, priorizando s?tios de organiza??es e universidades.
Como fazer uma boa pesquisa:
Primeiro, determine o tema a ser trabalhado, no caso, a dengue e seus sintomas. Dedique-se ? elabora??o de um plano de investiga??o (Onde pesquisar? Em livros, revistas e s?tios da internet que tratem sobre o tema).
Neste passo sugerimos que os alunos busquem nos s?tios sugeridos, nos recursos complementares e tamb?m em buscadores da internet, como o Google (dispon?vel em:http://www.google.com.br acessado dia 22/09/2010).
Caso o professor deseje, ele mesmo poder? fazer um s?tio de pesquisa direcionada, adicionando os s?tios que ele julga mais relevantes.
Para o professor realizar um s?tio de pesquisa personalizada, ele dever? acessar o seguinte endere?o eletr?nico:http://www.google.com/cse/manage/create (acessado dia 12/11/2010) e seguir as instru??es, tais como inserir os s?tios de pesquisa que ele deseja que apare?am para os alunos. Depois de pronta a pesquisa direcionada, ele poder? clicar em visualizar para ter o endere?o eletr?nico a ser passado para seus alunos.
Documenta??o e cr?tica bibliogr?ficas.
Nesta etapa, o aluno deve reunir a informa??o obtida na pesquisa, ler e refletir sobre a pertin?ncia, profundidade e veracidade do que est? escrito. A veracidade se d? ao comparar diversas refer?ncias sobre o mesmo tema. Lembrar de documentar os trechos da pesquisa com o local de onde foi encontrada (livros, revistas e s?tios da internet).
Realiza??o da pesquisa.
Leitura dos dados obtidos na pesquisa, debate dentro do grupo de pesquisa e an?lise do que ? relevante ao tema, e como ser? transmitidos estes dados aos colegas.
Elabora??o de um texto que sintetize as principais ideias pesquisadas.
O texto elaborado pelos alunos poder? ser digitado em um editor de texto presente no computador da escola. Este texto servir? de base para as atividades a seguir.
Mais dicas de como fazer uma boa pesquisa em:http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/cinco-etapas-realizar-boa-pesquisa-escolar-607946.shtml?page=4 (acessado dia 11/11/2010).
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SUGEST?O DE S?TIOS PARA PESQUISA
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Blog da Dengue do Portal do Professor, dispon?vel em: http://dengueportalprofessor.wordpress.com/10-2/ (acessado dia 28/03/2011).
Combate ? dengue, dispon?vel em: http://www.combateadengue.com.br/tag/dengue-no-brasil/ (acessado dia 27/03/2011).
Como tudo funciona, dengue, dispon?vel em: http://saude.hsw.uol.com.br/dengue1.htm (acessado dia 28/03/2011).
Portal da Sa?de, dengue, dispon?vel em: http://portal.saude.gov.br/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=22207 (acessado dia 28/03/2011).
Ag?ncia Fiocruz, dengue, dispon?vel em: http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=372&sid=12 (acessado dia 28/03/2011).
Brasil Escola, Dengue, dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/doencas/dengue.htm (acessado dia 02/04/2011).
ABC da Sa?de, Dengue, dispon?vel em: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?101 (acessado dia 02/04/2011).
Fiocruz, Dengue 100 anos depois, dispon?vel em: http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=376&sid=12 (acessado dia 02/04/2011).
Na pr?xima aula, discuta em sala de aula os resultados e as dificuldades encontradas.
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Que tal testarmos os resultados da pesquisa dos alunos e os conhecimentos at? aqui adquiridos? Para tanto, sugerimos uma atividade problematizadora. Divida os alunos em equipes de 4 integrantes. Instrua-os que nesta atividade eles desempenhar?o pap?is de agentes comunit?rios que trabalham em um posto de sa?de.
Esta atividade necessita de troca de informa??es entre os participantes, ? interessante que o professor consiga um ambiente que possibilite que cada equipe converse sem atrapalhar as outras.
Ao final da atividade cada equipe dever? apresentar seus resultados em um relat?rio.
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CEN?RIO
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Em uma cidade do Sul do Brasil, verificou-se at? meados de fevereiro de 2011, cerca de 500 casos de dengue. Voc? e os integrantes de sua equipe trabalham em um posto de sa?de desta cidade, em uma regi?o pouco desenvolvida da mesma. Nesta manh?, voc?s receberam 4 pacientes que pedem maior aten??o por causa de seus sintomas. S?o eles:
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Paciente 1
ESTADO DO PARAN?
Secretaria de Estado da Sa?de
Instituto de Sa?de do Paran?
Posto de Sa?de ? Nossa Senhora
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FICHA DE DADOS OCUPACIONAIS E CL?NICOS
Identifica??o:
NOME: Sebasti?o da Silva
IDADE: 41 anos SEXO: MASC (X) FEM( )
ENDERE?O: Rua das Palmeiras, sem n?mero
NOME DO M?DICO: Dra. Helena Penteado
Dados ocupacionais:
Local de trabalho: catador de recicl?veis
Atividades desenvolvidas: busca e separa??o de recicl?veis
Tempo de servi?o: 4 anos
Obs.: j? tomou vacina contra t?tano nos ?ltimos 12 meses.
Sintomatologia: fortes dores de cabe?a, febre alta, mialgia, fraqueza.
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Paciente 2
ESTADO DO PARAN?
Secretaria de Estado da Sa?de
Instituto de Sa?de do Paran?
Posto de Sa?de ? Nossa Senhora
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FICHA DE DADOS OCUPACIONAIS E CL?NICOS
Identifica??o:
NOME: Divanir do Amaral
IDADE: 78 anos SEXO: MASC () FEM(X )
ENDERE?O: Rua dos Coqueiros, 21
NOME DO M?DICO: Dr. Algacyr Nunes
Dados ocupacionais:
Local de trabalho: aposentada
Atividades desenvolvidas: nenhuma
Tempo de servi?o: -
Sintomatologia: Febre alta, mialgia e artralgias, n?useas, mau estar e dor no corpo, extremidades frias, diminui??o de diurese, sudorese profunda, dor abdominal intensa.
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Paciente 3
ESTADO DO PARAN?
Secretaria de Estado da Sa?de
Instituto de Sa?de do Paran?
Posto de Sa?de ? Nossa Senhora
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FICHA DE DADOS OCUPACIONAIS E CL?NICOS
Identifica??o:
NOME: Kelvin de Souza
IDADE: 1 ano e 5 meses SEXO: MASC (x) FEM( )
ENDERE?O: Rua das Palmeiras, 98
NOME DO M?DICO: Dr. Algacyr Nunes
Dados ocupacionais:
Local de trabalho: -
Atividades desenvolvidas: -
Tempo de servi?o: -
Sintomatologia: S?ndrome febril exantem?tica aguda cont?nua h? 3 dias, acompanhada de anorexia. Apresentou v?mitos e irritabilidade.
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Paciente 4
ESTADO DO PARAN?
Secretaria de Estado da Sa?de
Instituto de Sa?de do Paran?
Posto de Sa?de ? Nossa Senhora
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FICHA DE DADOS OCUPACIONAIS E CL?NICOS
Identifica??o:
NOME: Leidyanne Mariah da Silva
IDADE: 15 anos SEXO: MASC () FEM(x )
ENDERE?O: Rua dos Coqueiros, sem n?mero.
NOME DO M?DICO: Dr. Helena Penteado
Dados ocupacionais:
Local de trabalho: Estudante
Atividades desenvolvidas: -
Tempo de servi?o: -
Sintomatologia: Relata febre, dor de cabe?a, enj?o, apresentou v?mitos, sede e boca amarga.
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TAREFAS
Ao terminar de analisar as fichas dos 4 pacientes, voc?s devem:
Identificar os sintomas apresentados pelos pacientes;
Listar as poss?veis doen?as com base nos sintomas apresentados;
Indicar quais os exames adequados para ter certeza de que est?o falando de um caso de dengue;
Procurar as fontes de cont?gio;
Citar o tratamento adequado para reabilitar os doentes;
Prescrever cuidados profil?ticos pessoais e comunit?rios para evitar este problema.
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MATERIAL DO ALUNO ? ROTEIRO PARA O RELAT?RIO
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Voc?s dever?o redigir um relat?rio a ser entregue para seu supervisor na secretaria de sa?de desta cidade (que de fato ? seu professor).
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Diagn?sticos
A primeira tarefa a constar do relat?rio ? identificar atrav?s das fichas dos pacientes os sintomas que eles apresentam.
Agora ajude os trabalhadores da sa?de desta cidade, discutindo com seus colegas de grupo, quais as poss?veis doen?as que estas pessoas podem ter?
Leve em considera??o a informa??o de que esta cidade j? relatou nos dois primeiros meses deste ano mais de 500 casos de dengue. Mas estar?o os 4 pacientes com dengue? Quais pacientes remetem a uma aten??o redobrada? Por qu??
Caso necessite, busque informa??es complementares nos s?tios abaixo.
Combate ? dengue, dispon?vel em: http://www.combateadengue.com.br/sintomas-e-diagnostico/ (acessado dia 02/04/2011).
ABC da Sa?de, dengue, dispon?vel em: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?101 (acessado dia 31/03/2011).
MD Sa?de, dengue, dispon?vel em: http://www.mdsaude.com/2009/02/dengue-sintomas.html (acessado dia 02/04/2011).
Secretaria de Sa?de de S?o Paulo, Dengue em n?meros, dispon?vel em: http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/zoo/DENGUE07_N2012_arquivos/DENGUE%20EM%20NUMEROS/DENGUE%20EM%20N%C3%9AMEROS%2001%2002.htm (acessado dia 02/04/2011).
Ci?ncia News, Plaquetas e dengue, dispon?vel em: http://www.ciencianews.com.br/cien-news/plaquetas.pdf (acessado dia 02/04/2011).
Iguatu.org, Nota t?cnica sobre a dengue, dispon?vel em: http://www.iguatu.org/portal/nota-tecnica-alerta-profissionais-de-saude-sobre-tratamento-da-dengue/ (acessado dia 02/04/2011).
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Exames
Quais exames s?o necess?rios para confirmar ou excluir a dengue nos prontu?rios de cada paciente?
Voc?s devem ler a reportagem a seguir e pesquisar um pouco sobre os exames necess?rios para o diagn?stico preciso da dengue. Ag?ncia FAPESP, ?Dengue ou n?o?, dispon?vel em: http://www.agencia.fapesp.br/materia/10573/especiais/dengue-ou-nao.htm (acessado dia 02/04/2011).
Al?m do exame citado na reportagem, h? outros que s?o importantes para o diagn?stico. Voc?s podem pesquisar um pouco mais sobre eles, buscando na internet os exames listados a seguir.
Hemograma com contagem de plaquetas
Dosagem de Albumina e Prote?nas s?ricas
Provas de fun??o hep?tica e coagula??o
Urina procurando hematuria microsc?pica
Provas espec?ficas para dengue
Isolamento do v?rus (amostra de entre 5?-7? dias)
Serologia IgG e IgM anticorpos antidengue(12? dias)
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Para entender melhor o que ? IgG e IgM e como funciona os anticorpos acesse o recurso do Portal do Professor, Anticorpo 3: liga??o ao ant?geno.
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(tamb?m dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10253 acessado dia 02/04/2011).
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Quest?es
Quais os tipos de v?rus de dengue que ocorrem no Brasil?
O IgG e IgM s?o anticorpos espec?ficos? Explique sua resposta.
Por que se pede a sorologia de IgG e igM contra dengue apenas no 12? dia da doen?a?
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De posse das informa??es sobre os exames, que resultados podem excluir os pacientes de uma ocorr?ncia de dengue?
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Tratamento
Qual o tratamento indicado para os doentes de dengue?
Por que ? contraindicado o uso de aspirina (?cido acetilsalic?lico) em caso de dengue?
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Fontes de cont?gio
Como os pacientes entraram em contato com a dengue? Alguns dos pacientes mora em uma regi?o semelhante a que se mostra no jogo a seguir:
Jogo da Dengue, dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10819 acessado dia 02/04/2011).
Aponte no relat?rio as fonres de cont?gio mais prov?veis que se encontram na regi?o ilustrada no jogo.
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Profilaxia
Aponte no relat?rio os cuidados profil?ticos pessoais e comunit?rios que esta regi?o deve fazer para evitar a dengue. Pode ilustrar com exemplos e imagens retiradas da internet.
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Como fazer um bom relat?rio...
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Basicamente o relat?rio ? composto das seguintes partes:
Cabe?alho (com os dados dos alunos, disciplina e professora solicitante);
Introdu??o (fazer um resumo te?rico para situar o tema);
Desenvolvimento (registrar os materiais, procedimentos e equipamentos usados. No nosso caso, o desenvolvimento dever? conter a explica??o da situa??o problema, dados dos pacientes, s?tios visitados e informa??es obtidas);
Conclus?o (Pode conter os dados, mas ? imprescind?vel que aqui conste o significado dos dados obtidos, que ? a conclus?o que a equipe chegou com as experi?ncias. Novamente, neste caso, a conclus?o dever? conter a opini?o do grupo quanto ?s tarefas solicitadas, embasadas com dados obtidos das pesquisas).
O relat?rio poder? ter tamb?m uma parte chamada Anexos, onde constar? fotografias dos experimentos e se houver, tabelas que enrique?am e embasem as conclus?es obtidas nesta atividade.
Para orientar a confec??o dos relat?rios pe?a que os alunos acessem o s?tio , dispon?vel em:
http://adaoreinaldo.blogspot.com/2010/03/como-fazer-o-relatorio-de-uma_6400.html (acessado dia 14/11/2010) e ?Antes de fazer um relat?rio leia-me?, dispon?vel em:
http://collatio.tripod.com/regeq/relat.htm (acessado dia 05/05/10).
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Os alunos ainda em equipes (pode manter a mesma configura??o da atividade 2), devem confeccionar um folheto explicativo sobre os sintomas da dengue e os cuidados para evit?-la.
Separe uma aula de 50 minutos para a execu??o deste material. Avise os alunos com anteced?ncia, para que tragam para aula materiais como: tesouras, cola, l?pis de cor, giz de cera e canetas hidro cores, imagens impressas obtidas da internet, pap?is diversos. Se poss?vel consiga junto ? escola pap?is coloridos para o uso criativo nestes folhetos. Lembre de levar para a aula uma c?mera fotogr?fica para registrar a aula e o trabalho dos alunos.
O professor poder? passar exemplos aos alunos de folhetos, como os dispon?veis na internet, tais como:
(tamb?m dispon?vel em: http://www.combatadengue.com.br/downloads/ciclo-mosquito.jpg acessado dia 02/04/2011).
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Que tal ter relatos em ?udio do que os alunos aprenderam e o que acharam das atividades desenvolvidas? Para isto o professor dever? levar para a aula um recurso de grava??o de ?udio (MP3 que tenham gravador de voz, celulares com o mesmo dispositivo, notebook com a possibilidade de grava??o de voz e um microfone, ou o computador do laborat?rio de inform?tica e um microfone) e editar os ?udios com o programa Audacity.
Avise os alunos com anteced?ncia que ser? solicitado um relato do que eles aprenderam sobre a dengue. Caso deseje publicar na internet estes ?udios, o professor dever? tamb?m levar uma ficha de autoriza??o do ?udio para que os alunos levem para os pais preencherem. Avise na ficha que os ?udios poder?o ser material de consulta e conscientiza??o para a comunidade e tamb?m mais uma forma dos pais verem as produ??es de conhecimentos dos filhos.
Deixe no quadro algumas quest?es norteadoras para os estudantes, tais como:
Por que a dengue ? t?o temida?
Por que existe grande preocupa??o quanto ao correto diagn?stico da dengue? Ela pode ser confundida com outras doen?as? Quais?
Quais os sintomas da dengue?
Na sua opini?o, qual a melhor maneira de combater a dengue?
Ap?s gravar os relatos em ?udio, o professor poder? edit?-los no programa Audacity, dispon?vel em: http://audacity.sourceforge.net/download/ (acessado dia 02/04/2011).
Alguns tutoriais est?o dispon?veis nos s?tios a seguir:
EscolaBR, v?deo aula Audacity, dispon?vel em:http://www.escolabr.com/projetos/podescola/tutorial/videoaulas/audacity/controles_basicos.htm (acessado dia 30/03/2011).
Programas Linux, Audacity, dispon?vel em:http://programaslinux.com.br/html/modules/smartsection/item.php?itemid=197 (acessado dia 02/04/2011).
Dia a Dia Educa??o, Manual do Audacity, dispon?vel em: http://www.diaadia.pr.gov.br/multimeios/arquivos/File/tutoriais/Audacity_volume_1.pdf (acessado dia 02/04/2011).
Lbarroso, Audacity, dispon?vel em: http://www.lbarroso.com/downloads/tutoriales/audacity.htm (acessado dia 02/04/2011).
Nome | Tipo |
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Jogo da dengue | Anima??o/simula??o |
Anticorpo 3: liga??o ao ant?geno | Anima??o/simula??o |
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Scielo, Dengue no Brasil, dispon?vel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142008000300005&script=sci_arttext (acessado dia 02/04/2011).
Paran? contra a dengue, ficha de controle de pacientes com dengue, dispon?vel em:http://www.paranacontradengue.pr.gov.br/arquivos/File/profissionais/questionario_de_investigacao_de_obitos_prontuario.pdf (acessado dia 02/04/2011).
Scielo, Febre hemorr?gica da dengue em lactentes, dispon?vel em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037-86822004000200012 (acessado dia 02/04/2011).
Sociedade Brasileira de Infectologia, Exame de sangue para diagnosticar dengue, dispon?vel em: http://www.infectologia.org.br/default.asp?site_Acao=mostraPagina&paginaId=134&mNoti_Acao=mostraNoticia&NoticiaId=6957 (acessado dia 02/04/2011).
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O professor poder? avaliar os alunos por meio de rubricas de participa??o (onde poder? usar crit?rios preestabelecidos como: participa??o, pertin?ncia, oralidade entre outros) e nas atividades desenvolvidas pelos alunos.
Pesquisa direcionada: o professor poder? analisar a quantidade de s?tios visitados, a pertin?ncia das informa??es obtidas, a ortografia e gram?tica corretamente usada, a organiza??o e pontualidade de envio da tarefa.
Relat?rio da atividade 2: Al?m de analisar novamente a ortografia e gram?tica, o professor poder? observar a pertin?ncia das conclus?es dos alunos, o grau de profundidade que abordaram as tarefas, a pontualidade da entrega, o trabalho em grupo e organiza??o.
Panfleto: nesta atividade o professor pode avaliar a criatividade da abordagem, a pertin?ncia e profundidade das informa??es, se as mesmas est?o corretas, a ortografia e gram?tica bem utilizada, o trabalho em equipe, a organiza??o e a pontualidade de t?rmino da atividade.