Thiago Lenine Tito Tolentino ; L?gia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Cidadania e cultura contempor?nea |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cultura |
Ensino M?dio | Hist?ria | Mem?ria |
Ensino M?dio | Hist?ria | Processo hist?rico: na??es e nacionalidades |
Ensino M?dio | Hist?ria | Sujeito hist?rico |
Os alunos ir?o, com esta aula, desenvolver pr?ticas interpretativas vinculadas ao estudo da can??o brasileira e da hist?ria nacional. A partir de um conjunto de obras selecionadas, os alunos poder?o exercitar sua capacidade de relacionar conte?dos provenientes de diferentes esferas de atua??o humana, como a cultura e a pol?tica, com os saberes hist?ricos estudados. Trata-se de uma expans?o da vis?o de mundo dos alunos, um esfor?o para um desenvolvimento de uma perspectiva mais integrada que supere os limites comuns de um curr?culo compartimentado em diferentes disciplinas.
? necess?rio que os alunos j? tenham trabalhado os seguintes conte?dos: Hist?ria da Primeira Rep?blica no Brasil (a Rep?blica Velha), Hist?ria da Era Vargas, Governos Populistas e Governos militares.
?
INTRODU??O
O professor dever? fazer uma breve introdu??o, enfatizando que o estudo da hist?ria cultural brasileira ? um importante vi?s para a compreens?o das realidades passadas e presentes. Longe de se constituir em um recorte limitado e restrito, a aprecia??o dos fatores culturais de uma determinada sociedade constitui uma forma capaz de relacionar os diferentes aspectos do mundo hist?rico: cultural, pol?tico, econ?mico e social. Dessa forma, a op??o em se trabalhar com a can??o brasileira revela-se prof?cua, justamente por sua capacidade de remeter a diversos aspectos da realidade hist?rica. A aula que se segue ir? desdobrar-se em torno da obra de Luiz Gonzaga e, a partir desta, pretende abordar tr?s aspectos importantes na cultura do bai?o: a migra??o e a cr?tica social (tema t?pico da hist?ria social), o amor no bai?o (tema da hist?ria cultural sobre os modos de viver e se relacionar) e as festas (tema da hist?ria cultural e social que aborda costumes, comidas e g?neros t?picos de uma sociedade determinada).
O professor dever? dividir a turma em tr?s grupos. Dever? ser distribu?do a todos os alunos o texto sobre o bai?o e sua hist?ria (dispon?vel em: http://www.collectors.com.br/CS06/cs06_05a.shtml) e o texto com a biografia resumida de Luiz Gonzaga (dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u608.jhtm). Deve-se exibir, tamb?m, o pequeno v?deo referente ? hist?ria de Luiz Gonzaga (dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=PYkZbA-gI0U&feature=related).
?
Estes materiais servir?o para garantir uma primeira aproxima??o dos alunos com a obra e a vida de Luiz Gonzaga. Cada um dos grupos ficar? respons?vel por tr?s m?sicas que se relacionam com as tr?s tem?ticas que ser?o trabalhadas. Assim:
GRUPO 1 - Tema: ?Migra??o e cr?tica social na can??o de Gonzaga?.
M?sicas:
- Documento de Matuto, dispon?vel on line em: http://www.youtube.com/watch?v=ugCmMUsI_3A&feature=related;
download: http://mp3skull.com/mp3/documento_de_matuto_luiz_gonzaga.html;
letra: http://www.letras.com.br/luiz-gonzaga/documento-de-matuto.
- Vozes da seca, dispon?vel on line em: http://www.youtube.com/watch?v=gZ1LuWmuBeo&feature=related ;
download: http://mp3skull.com/mp3/luiz_gonzaga_vozes_da_seca.html;
letra: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/47103/.
- Asa Branca, dispon?vel on line em:
http://www.youtube.com/watch?v=cWiJL0_yj9c;
download: http://mp3skull.com/mp3/luiz_gonzaga.html ;
letra: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/47081/.
GRUPO 2 - Tema: ?O amor do bai?o na can??o de Gonzaga?.
M?sicas:
- Vem morena, dispon?vel on line em: http://www.youtube.com/watch?v=JGZxxI0sjKA;
download: http://mp3skull.com/mp3/luiz_gonzaga_vem_morena.html ;
letra: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/68172/.
?
- Xamego, dispon?vel on line em: http://www.youtube.com/watch?v=lsokjUBcoHY&feature=related;
download: http://mp3skull.com/mp3/luiz_gonzaga_xamego.html ;
letra: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/261221/.
?
- O xote das meninas, dispon?vel on line em: http://www.youtube.com/watch?v=5g3GAbv7US4&feature=related;
Download: http://mp3skull.com/mp3/luiz_gonzaga_xote_das_meninas.html ;
Letra: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/47104/.
GRUPO 3 ? Tema: ?As festas na can??o de Gonzaga?.
M?sicas:
- Bai?o, dispon?vel on line em: http://www.youtube.com/watch?v=mwFGvGMxotc; download: http://mp3skull.com/mp3/luiz_gonzaga_baiao.html ;
letra: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/261208/.
- Lendas de S?o Jo?o, dispon?vel on line em: http://www.youtube.com/watch?v=nDzaykm0npI ;
download: http://www.4shared.com/get/03wJZYfR/12_-_Luiz_Gonzaga_-_Lenda_de_S.html;
letra: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/1561841/.
- Olha para o c?u, dispon?vel on line em: http://www.youtube.com/watch?v=tQ3lmddw410&feature=related ;
download: http://www.4shared.com/get/cU_LbSd7/Luiz_Gonzaga_-_Festa_Junina_-_.html ;
letra: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/47093/.
Cientes de seu tema e conjunto de m?sicas, cada grupo ir? come?ar a trabalhar as rela??es entre as m?sicas e suas respectivas tem?ticas, situando-as em uma perspectiva hist?rica e ter?o como base os textos sugeridos abaixo. O objetivo final das tr?s aulas ser? uma apresenta??o oral de cada grupo, reunindo as m?sicas, as imagens e os v?deos disponibilizados.
Assim, cada grupo ter?, como dever de casa, que acessar os seguintes materiais:
- GRUPO 1: Ler o texto sobre fluxos migrat?rios no Brasil (dispon?vel em: http://www.portalimpacto.com.br/docs/01Franco2ANOAula19.pdf) e assistir ao v?deo, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=KHWdHZkTLj4;
?
- GRUPO 2: Ler o texto sobre a dan?a Bai?o (dispon?vel em: http://blogdogutemberg.blogspot.com/2010/06/nascido-nos-anos-40-o-baiao-resiste-ao.html ) e assistir ao v?deo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=gLcuV1XFtzQ&feature=related;
?
- GRUPO 3: Ler o texto sobre festa de S?o Jo?o (dispon?vel em: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm ) e assistir ao v?deo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=kmARpm2WlWM.
?
Segunda Aula
Com os materiais (m?sicas, textos e v?deos) j? trabalhados e disponibilizados, os alunos far?o durante a aula a pesquisa para a montagem da apresenta??o de cada grupo. Esta montagem dever? constituir-se de uma apresenta??o oral, mobilizando os conte?dos trabalhados, a confec??o de um painel com fotos e imagens referentes a cada m?sica, a reprodu??o das m?sicas dos respectivos grupos e, se poss?vel, a de algum dos v?deos disponibilizados.
Na sala de aula, os alunos dever?o fazer uma pesquisa de imagens e fotos que suportem a apresenta??o de cada grupo. Abaixo relacionamos alguns tipos de imagens que poder?o servir de refer?ncia para cada grupo.
Mapa da migra??o/d?cada de 1970
http://profcmazucheli.blogspot.com/2009/10/agricultura-brasileira-historico-da.html
?
?
Quadro Os Retirantes, de Portinari. http://dilmanarede.com.br/pernambuco-e-dilma/blog/dilma-lidera-com-62-no-nordeste
?
A seca, uma das principais causas do ?xodo rural em v?rias partes do pa?s. http://www.anbnordestinos.com.br/exodo.php
?
Migrantes. http://construindoumnovomaranhao.blogspot.com/2009/10/projeto-idealizado-no-brasil-imperio.html
?
?
Dan?ando o Bai?o.
http://blogdogutemberg.blogspot.com/2010/06/nascido-nos-anos-40-o-baiao-resiste-ao.html
?
Bai?o se dan?a colado. http://www.recife.pe.gov.br/especiais/brincantes/5d.html
?
Luiz Gonzaga: Rei do Bai?o http://ciateatromusica.blogspot.com/2009_07_01_archive.html
?
?
Festa de S?o Jo?o http://www.joaodorio.com/site/index.php?option=com_content&task=view&id=154&Itemid=117
?
?
Festa junina. http://formigueiros.com/2009/06/viva-sao-joao/
Comidas t?picas do S?o Jo?o http://resumododia.com/comidas-tipicas-sao-joao-receitas-juninas.html
?
Fogueira de S?o Jo?o http://diariohermes.wordpress.com/2009/06/19/bingo-no-tiradentes-da-inicio-a-festa-de-sao-joao/
?
Bal?o de S?o Jo?o http://felipewasser.blogspot.com/2010/07/baloes-de-sao-joao-sao-joao-balloons.html
?
?
Como dever de casa da SEGUNDA AULA os grupos devem finalizar os preparativos para a apresenta??o dos respectivos trabalhos.
TERCEIRA AULA: A terceira aula ser? toda dedicada ? prepara??o e apresenta??o dos grupos.
- V?deo ?Depoimento de Luiz Gonzaga?: http://www.youtube.com/watch?v=7G5sK7kNr4U
- V?deo ?Especial Luiz Gonzaga?: http://www.youtube.com/watch?v=6guc97Kj7jM&feature=related
- V?deo ?Document?rio Luiz Gonzaga?: http://www.youtube.com/watch?v=k66hNRj6dI4&feature=related
- V?deo ?Museu Luiz Gonzaga?: http://www.youtube.com/watch?v=OXOVRcDj03o
- ?Luiz Gonzaga fala sobre Asa Branca?: http://www.youtube.com/watch?v=OXOVRcDj03o
A avalia??o ser? constante e dever? percorrer todo o processo das aulas. Avaliar com especial aten??o as apresenta??es e a capacidade dos alunos de relacionar as tem?ticas e as m?sicas apresentadas. O principal ? que os alunos sejam capazes de articular os materiais disponibilizados em uma apresenta??o que articule a fala e os objetos. N?o se trata de uma avalia??o quantitativa, mas, ao contr?rio, essencialmente qualitativa, visando ao reconhecimento da participa??o dos alunos e de seu esfor?o em criar uma interpreta??o que associe os temas propostos aos materiais disponibilizados.