Portal do Professor

Início do Conteúdo

Luiz Gonzaga: Rei do Bai?o

Autor e Co-autor(es)

Augusto Carvalho Borges imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Thiago Lenine Tito Tolentino ; L?gia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Cidadania e cultura contempor?nea
Ensino M?dio Hist?ria Cultura
Ensino M?dio Hist?ria Mem?ria
Ensino M?dio Hist?ria Processo hist?rico: na??es e nacionalidades
Ensino M?dio Hist?ria Sujeito hist?rico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos ir?o, com esta aula, desenvolver pr?ticas interpretativas vinculadas ao estudo da can??o brasileira e da hist?ria nacional. A partir de um conjunto de obras selecionadas, os alunos poder?o exercitar sua capacidade de relacionar conte?dos provenientes de diferentes esferas de atua??o humana, como a cultura e a pol?tica, com os saberes hist?ricos estudados. Trata-se de uma expans?o da vis?o de mundo dos alunos, um esfor?o para um desenvolvimento de uma perspectiva mais integrada que supere os limites comuns de um curr?culo compartimentado em diferentes disciplinas.

Duração das atividades

Tr?s aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? necess?rio que os alunos j? tenham trabalhado os seguintes conte?dos: Hist?ria da Primeira Rep?blica no Brasil (a Rep?blica Velha), Hist?ria da Era Vargas, Governos Populistas e Governos militares.

Estratégias e recursos da aula

?

INTRODU??O

O professor dever? fazer uma breve introdu??o, enfatizando que o estudo da hist?ria cultural brasileira ? um importante vi?s para a compreens?o das realidades passadas e presentes. Longe de se constituir em um recorte limitado e restrito, a aprecia??o dos fatores culturais de uma determinada sociedade constitui uma forma capaz de relacionar os diferentes aspectos do mundo hist?rico: cultural, pol?tico, econ?mico e social. Dessa forma, a op??o em se trabalhar com a can??o brasileira revela-se prof?cua, justamente por sua capacidade de remeter a diversos aspectos da realidade hist?rica. A aula que se segue ir? desdobrar-se em torno da obra de Luiz Gonzaga e, a partir desta, pretende abordar tr?s aspectos importantes na cultura do bai?o: a migra??o e a cr?tica social (tema t?pico da hist?ria social), o amor no bai?o (tema da hist?ria cultural sobre os modos de viver e se relacionar) e as festas (tema da hist?ria cultural e social que aborda costumes, comidas e g?neros t?picos de uma sociedade determinada).

O professor dever? dividir a turma em tr?s grupos. Dever? ser distribu?do a todos os alunos o texto sobre o bai?o e sua hist?ria (dispon?vel em: http://www.collectors.com.br/CS06/cs06_05a.shtml) e o texto com a biografia resumida de Luiz Gonzaga (dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u608.jhtm). Deve-se exibir, tamb?m, o pequeno v?deo referente ? hist?ria de Luiz Gonzaga (dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=PYkZbA-gI0U&feature=related).

?

Estes materiais servir?o para garantir uma primeira aproxima??o dos alunos com a obra e a vida de Luiz Gonzaga. Cada um dos grupos ficar? respons?vel por tr?s m?sicas que se relacionam com as tr?s tem?ticas que ser?o trabalhadas. Assim:

GRUPO 1 - Tema: ?Migra??o e cr?tica social na can??o de Gonzaga?.

M?sicas:

- Documento de Matuto, dispon?vel on line em: http://www.youtube.com/watch?v=ugCmMUsI_3A&feature=related

download: http://mp3skull.com/mp3/documento_de_matuto_luiz_gonzaga.html;

letra: http://www.letras.com.br/luiz-gonzaga/documento-de-matuto.

 

- Vozes da seca, dispon?vel on line em: http://www.youtube.com/watch?v=gZ1LuWmuBeo&feature=related ;

download: http://mp3skull.com/mp3/luiz_gonzaga_vozes_da_seca.html;

letra: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/47103/.

- Asa Branca, dispon?vel on line em:

http://www.youtube.com/watch?v=cWiJL0_yj9c;

download: http://mp3skull.com/mp3/luiz_gonzaga.html ;

letra:  http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/47081/.

GRUPO 2 - Tema: ?O amor do bai?o na can??o de Gonzaga?.

M?sicas:

- Vem morena, dispon?vel on line em: http://www.youtube.com/watch?v=JGZxxI0sjKA;

download: http://mp3skull.com/mp3/luiz_gonzaga_vem_morena.html ;

letra: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/68172/.

?

- Xamego, dispon?vel on line em: http://www.youtube.com/watch?v=lsokjUBcoHY&feature=related;

download: http://mp3skull.com/mp3/luiz_gonzaga_xamego.html ;

letra: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/261221/.

?

- O xote das meninas, dispon?vel on line em: http://www.youtube.com/watch?v=5g3GAbv7US4&feature=related;

Download: http://mp3skull.com/mp3/luiz_gonzaga_xote_das_meninas.html ;

Letra: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/47104/.

GRUPO 3 ? Tema: ?As festas na can??o de Gonzaga?.

M?sicas:

- Bai?o, dispon?vel on line em: http://www.youtube.com/watch?v=mwFGvGMxotc; download: http://mp3skull.com/mp3/luiz_gonzaga_baiao.html ;

letra: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/261208/.

- Lendas de S?o Jo?o, dispon?vel on line em: http://www.youtube.com/watch?v=nDzaykm0npI ;

downloadhttp://www.4shared.com/get/03wJZYfR/12_-_Luiz_Gonzaga_-_Lenda_de_S.html;

letra: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/1561841/.

- Olha para o c?u, dispon?vel on line em: http://www.youtube.com/watch?v=tQ3lmddw410&feature=related ;

download: http://www.4shared.com/get/cU_LbSd7/Luiz_Gonzaga_-_Festa_Junina_-_.html ;

 letra: http://letras.terra.com.br/luiz-gonzaga/47093/.

Cientes de seu tema e conjunto de m?sicas, cada grupo ir? come?ar a trabalhar as rela??es entre as m?sicas e suas respectivas tem?ticas, situando-as em uma perspectiva hist?rica e ter?o como base os textos sugeridos abaixo. O objetivo final das tr?s aulas ser? uma apresenta??o oral de cada grupo, reunindo as m?sicas, as imagens e os v?deos disponibilizados.

Assim, cada grupo ter?, como dever de casa, que acessar os seguintes materiais:

- GRUPO 1: Ler o texto sobre fluxos migrat?rios no Brasil (dispon?vel em: http://www.portalimpacto.com.br/docs/01Franco2ANOAula19.pdf) e assistir ao v?deo, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=KHWdHZkTLj4;

?

- GRUPO 2: Ler o texto sobre a dan?a Bai?o (dispon?vel em: http://blogdogutemberg.blogspot.com/2010/06/nascido-nos-anos-40-o-baiao-resiste-ao.html ) e assistir ao v?deo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=gLcuV1XFtzQ&feature=related;

?

- GRUPO 3: Ler o texto sobre festa de S?o Jo?o (dispon?vel em: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm ) e assistir ao v?deo dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=kmARpm2WlWM.

?

Segunda Aula

Com os materiais (m?sicas, textos e v?deos) j? trabalhados e disponibilizados, os alunos far?o durante a aula a pesquisa para a montagem da apresenta??o de cada grupo. Esta montagem dever? constituir-se de uma apresenta??o oral, mobilizando os conte?dos trabalhados, a confec??o de um painel com fotos e imagens referentes a cada m?sica, a reprodu??o das m?sicas dos respectivos grupos e, se poss?vel, a de algum dos v?deos disponibilizados.

Na sala de aula, os alunos dever?o fazer uma pesquisa de imagens e fotos que suportem a apresenta??o de cada grupo. Abaixo relacionamos alguns tipos de imagens que poder?o servir de refer?ncia para cada grupo.

Mapa da migra??o/d?cada de 1970

http://profcmazucheli.blogspot.com/2009/10/agricultura-brasileira-historico-da.html

?

mapa da migra????o  

?

Quadro Os Retirantes, de Portinari. http://dilmanarede.com.br/pernambuco-e-dilma/blog/dilma-lidera-com-62-no-nordeste

?

retirantes

A seca, uma das principais causas do ?xodo rural em v?rias partes do pa?s. http://www.anbnordestinos.com.br/exodo.php

secas

?

Migrantes. http://construindoumnovomaranhao.blogspot.com/2009/10/projeto-idealizado-no-brasil-imperio.html

?

migrantes

?

Dan?ando o Bai?o.

http://blogdogutemberg.blogspot.com/2010/06/nascido-nos-anos-40-o-baiao-resiste-ao.html

dan??ando o baiao

?

Bai?o se dan?a colado. http://www.recife.pe.gov.br/especiais/brincantes/5d.html

dan??ando colado

?

Luiz Gonzaga: Rei do Bai?o http://ciateatromusica.blogspot.com/2009_07_01_archive.html

?

luiz gonzaga rei do baiao

?

Festa de S?o Jo?o http://www.joaodorio.com/site/index.php?option=com_content&task=view&id=154&Itemid=117

?

festa de sao joao

?

Festa junina. http://formigueiros.com/2009/06/viva-sao-joao/

festa junina2'

Comidas t?picas do S?o Jo?o http://resumododia.com/comidas-tipicas-sao-joao-receitas-juninas.html

comias t?­picas

?

Fogueira de S?o Jo?o http://diariohermes.wordpress.com/2009/06/19/bingo-no-tiradentes-da-inicio-a-festa-de-sao-joao/

?

 fogueira de sao joao

Bal?o de S?o Jo?o http://felipewasser.blogspot.com/2010/07/baloes-de-sao-joao-sao-joao-balloons.html

?

bal??o de s??o joao

?

Como dever de casa da SEGUNDA AULA os grupos devem finalizar os preparativos para a apresenta??o dos respectivos trabalhos.

TERCEIRA AULA: A terceira aula ser? toda dedicada ? prepara??o e apresenta??o dos grupos.

Recursos Complementares

- V?deo ?Depoimento de Luiz Gonzaga?: http://www.youtube.com/watch?v=7G5sK7kNr4U

- V?deo ?Especial Luiz Gonzaga?: http://www.youtube.com/watch?v=6guc97Kj7jM&feature=related

- V?deo ?Document?rio Luiz Gonzaga?: http://www.youtube.com/watch?v=k66hNRj6dI4&feature=related

- V?deo ?Museu Luiz Gonzaga?:  http://www.youtube.com/watch?v=OXOVRcDj03o

- ?Luiz Gonzaga fala sobre Asa Branca?: http://www.youtube.com/watch?v=OXOVRcDj03o

Avaliação

A avalia??o ser? constante e dever? percorrer todo o processo das aulas. Avaliar com especial aten??o as apresenta??es e a capacidade dos alunos de relacionar as tem?ticas e as m?sicas apresentadas. O principal ? que os alunos sejam capazes de articular os materiais disponibilizados em uma apresenta??o que articule a fala e os objetos. N?o se trata de uma avalia??o quantitativa, mas, ao contr?rio, essencialmente qualitativa, visando ao reconhecimento da participa??o dos alunos e de seu esfor?o em criar uma interpreta??o que associe os temas propostos aos materiais disponibilizados.